É engraçado como as coisas são. Cada nicho tem suas características, seu mundo, suas escolhas, seus gostos, enfim, todo mundo vive de maneira igual, seguem as mesmas leis, mas com ideais e pensamentos diferentes e cada um no seu canto ou, como se diz no pagode baiano, cada qual no seu cada qual.
Domingo de noite, abri a internet, no meu computador a página inicial é o site Terra, pra ver as notícias e uma das manchetes era de que naquele momento estava acontecendo o MTV Movie Awards, premiação do cinema feita pela MTV. A manchete dizia que o filme Crepúsculo era o mais indicado e favorito a levar a maioria dos prêmios.
Existem várias premiações do cinema. Cada uma interessa quase que exclusivamente ao seu público-alvo. O da MTV é voltado para os adolescentes e por isso Crepúsculo recebeu mais indicações. Já vi o trailer, só que não pretendo assistir o filme, mas suspeito que trate-se de um filme sobre vampiros (ou criaturas do além originadas nas profundezas do mal, com força e poderes sobrenaturais e que sempre tem um desertor que passa pro lado do bem) que tem ação para empolgar os garotos com as lutas e um romance água com açúcar para as menininhas suspirarem com a história de amor entre o casalzinho que é formado no início da história, entre o mocinho de gel no cabelo, corrente no pescoço, coragem e força pra vencer o mal, e a linda mocinha de chapinha no cabelo, corpo de modelo, que passam o filme inteiro sendo separados por tudo e por todos, se beijam selando a união eterna no final do filme sob a trilha sonora feita pela banda pop do momento, que coincidentemente ganhou a Escolha da Audiência no último VMA (também lembro da minha época).
Já o Oscar é para a massa pop adulta que se julga culta, esperta, jurando de pé junto que não engole os enlatados que a grande mídia impõe, mas que na verdade engole tudo sem nem sentir e ainda acha gostoso. A escolha de Quem quer ser milionário? como melhor filme do ano ilustra muito bem isso. É um filme com ar de cult, jeito de bem bolado e uma maquiagem de politicamente correto, fazendo de conta que está dando oportunidade para os pobres coitados indianos catadores de lixo mostrarem que também são gente e que tem algo para mostrar para o mundo. No entanto, por debaixo do pano está a enorme vontade de Hollywood em fazer um filme de baixo orçamento com ingredientes sob medida para cair no gosto do grande público e faturar mais uma grana de 9 dígitos. E um diretor com enorme vontade de querer aparecer.
Já os festivais de cinema de Cannes, Palma de Ouro e entre outros são feitos pelos, verdadeiramente, cults, gênios arrogantes e gente que está no mundo a passeio, se divertindo fazendo filmes com criatividade, criando inúmeras técnicas de filmagem, iluminação e dando opiniões excêntricas, se esforçando ao máximo para trazer a realidade a tona. Utilizando o hobby como fonte de (uma boa) renda e fama.
Os públicos de cada festival ou premiação apenas se aturam. Alguns vivem se bicando, mas sem chegar as vias de fato, além daqueles que tentam ignorar, a todo custo, a existência do outro. O público da MTV nunca ouviu falar de Bernardo Bertolucci. Do mesmo jeito que o público de Cannes não sabe nem do que se trata Crepúsculo. Já o público do Oscar acha infantil filmes como Crepúsculo, nunca ouviram falar de Edukators e acharam justo Titanic ganhar um monte de estatuetas. Já o pessoal de Cannes não sabem da existência de Crepúsculo, ridicularizam Quem quer ser milionário? e dá valor a belas tomadas, edições de imagem, histórias complexas e a exposição da vida sem maquiagens ou plásticas na "versão do diretor".
Porém todo mundo vive no seu canto, cada um com sua cerveja ou refrigerante e pipoca na mão, sentados confortavelmente em suas poltronas, idolatrando seus ídolos, delirando com seus filmes e observando seus vizinhos para criticar a vida alheia. Todo mundo se comporta de maneira igual, mas cada um se acha diferente e estão sempre lamentando a escolha "anormal" da pessoa ao lado. Cada um com seu gosto distinto pensando que está botando pra fuder, mas todos estão vivendo no seio da mesma sociedade e fazendo as mesma coisa: bebendo leite. A diferença é que cada um sente o gosto que achar melhor.