Mostrando postagens com marcador Axé. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Axé. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vem pra Bahia!


Para dar a largada num GP de Fórmula 1, o famoso “1, 2, 3 e Já” das brincadeiras de criança, cinco luzes vermelhas se acendem. O “Já” é quando todas as 5 luzes apagam de vez.

Domingo acenderá a primeira luz vermelha para o carnaval de Salvador. O verão já está enfiando o pé na porta. Dia 05 de dezembro terá o primeiro ensaio da Timbalada no verão 2010/2011.

Sou fã da Timbalada, não me canso de falar que é a única banda de axé que me faz parar durante uma festa apenas para ver a música. Sim ver a música. Um show de músicos, cantores que você gosta é sempre assistido e não apenas ouvido. Você fica parado em êxtase ouvindo sua banda predileta tocar. Claro que tem aqueles que dançam, que vão pro bate-cabeça, mas mesmo assim a música é o que mais importa naquele momento.

Tem festas de axé que sei quem vai tocar, mas nunca lembro de ter ouvido tocar nenhuma música. É porque nessas festas, a música é apenas um detalhe. Não gosto da música de Ivete Sangalo, de Cláudia Leitte, de Asa de Águia, Chiclete com Banana, Banda Eva e Cia limitada. Respeito todos eles, afinal de contas não conquistaram a legião de fãs a toa, alguma coisa eles tem, eu é que não consigo ver nada. Mas a Timbalada é diferente. É a Nação Zumbi do axé.

Criada por Carlinhos Brown que hoje não faz mais parte no oficial, mas que tudo passa pela aprovação e tem o DNA dele. É como se Carlinhos Brown fosse Don Vito Corleone depois que Michael Corleone assumiu o comando da família recebendo do seu pai o Don no nome. A Timbalada caminha com as próprias pernas, mas sempre anda com os conselhos de “Don” Carlinhos.

Por ser timbaleiro, no meu calendário o verão começa no primeiro ensaio da Timbalada e vai até o último ensaio, no primeiro domingo pós-carnaval. A partir daí começa o inverno em Salvador, o período de chuva. Mas não vamos falar do final e sim celebrar a chegada do verão.

É no verão que Salvador faz jus a estória que o povo conta de que aqui é festa todo dia. Durante o verão sim, é festa de segunda a segunda. Tem os ensaios da Timbalada q cada quinzena, tem ensaios do Harém, ensaio da Banda Eva, Trivela (festa do Asa), Cerveja e Cia Folia (de Ivete), Ensaio Geral (do Chiclete), Evanave (da Banda Eva) e Cláudia Leitte também tem a festa dela, só que agora não me lembro.

Tudo isso vai ser depois que as luzes vermelhas se acenderem e se apagarem. A primeira acenderá domingo, mas, assim como na Fórmula 1, a quinta não vai demorar muito de acender e muito menos as cinco vão demorar pra apagar.

"Vai começar, hein!?!"

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A César o que é de César

O Carnaval na Bahia cresce a cada ano. Não em tamanho da festa ou popularidade, mas ele tem sido extendido cada vez mais em sua duração. Antes, o carnaval começava na quinta-feira. Na véspera do carnaval, quarta-feira, os pequenos blocos de fanfarra vão para o Farol da Barra. Eram poucas pessoas que iam para a rua atrás deles. A quantidade de gente era tão pequena que o trânsito nem era interditado. Os carros podiam passar entre as pessoas, claro que lentamente, mas podiam.

Esse ano foi diferente, tinha uma multidão na rua na quarta-feira. Virou carnaval. Outro indicativo foi a quantidade de gente que tinha nas lanchonetes da cidade as 4h da manhã, para comer antes de ir para casa. Meu carnaval de 2010 começou na terça-feira. O que antes era quarta, passou a ser terça.

Hoje recebi um e-mail da Central do Carnaval. Vocês que não moram em Salvador, mas estão sempre ligados no carnaval daqui, já devem ter ouvido falar dessa loja ou já compraram os abadás nela. A Central do Carnaval vende abadás de diversos blocos, inclusive pela internet. Pois bem, voltando ao assunto, recebi um e-mail deles com a seguinte propaganda.



Já estão vendendo o Carnaval de 2011 e, de quebra, dando o São João de 2010.

É nesse ponto que eu queria chegar. Estão matando a tradicional festa do São João. Antes as facadas não estavam sendo em pontos vitais. Agora só querem saber de fígado, coração e pescoço. O Carnaval está tomando conta do São João. As principais atrações do São João são Asa de Águia, Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Timbalada e por aí vai. As atrações secundárias? Cavaleiros do Forró, Forró do Miúdo, Seu Maxixe, Estakazero, entre outros. Aviões do Forró, Calcinha Preta são um dos poucos focos de resistência. Ainda são anunciadas como principais atrações, batem de frente, ou melhor, acham um espaço do lado das bandas de Axé.

Mas o Axé já está quase atingindo seu objetivo de conquistar 24 territórios e 1 continente a sua escolha. Antes as festas de Axé no São João duravam 1 ou, no máximo, dois dias. Como geralmente as pessoas chegavam dois ou três dias antes, a cidade ficava lotada, os bares entupidos de gente e o forró rolando nas caixas de som. A festa era nas ruas das cidades. Agora, as festas de Axé são no mínimo 2 dias, o que não sobra tempo para curtir a cidade e suas "minhocas" (as pessoas da terra, que nasceram e moram naquela cidade). Dançar forró com as minhocas agora é só para os guerreiros que ainda tem gás de ir pra praça depois de uma tarde inteira e início de noite de carnaval em pleno São João.

Por favor Durval, Ivete, Bel e cia, deixem a sanfona, o triângulo ditar o ritmo da festa. Se contentem apenas com o "curto" verão baiano que começa em agosto e só termina no primeiro domingo pós-carnaval. Deixem o São João pro Forró, todos tem seu direito a um lugar ao sol.