terça-feira, 5 de agosto de 2008

Só isso é pouco

Num dia ensolarado, acompanhando o vai-e-vem das ondas do mar começo a viajar na nossa existência. Qual a nossa missão? Qual o sentido da vida? Fomos criados apenas para nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer? Somos feitos apenas para povoar o planeta e deixar descendentes?
Se for apenas isso, acho insignificante. Batalhamos a vida inteira apenas para sobreviver e darmos o melhor mundo que somos capazes de fazer para os nossos filhos (ainda não sou pai, pretendo ser um dia, mas não agora)? Ou será que quando morremos viramos alguma coisa, alguma matéria que alimente alguma outra entidade?
Eu assistia Arquivo X. No seriado, Chris Carter insinuou que o mundo e, consequentemente, todos nós somos controlados por alieníginas, milhares de vezes superiores a nós, que estariam preparando terreno para a vinda deles para cá num futuro (talvez) distante. Os planos dos aliens era colonizar a terra. Ficção ou verdade, será que a nossa alma vira algum tipo de energia ou matéria que alimenta os aliens?
Apesar de todos os avanços tecnológicos, todas as descobertas até então, são coisas microscópicas diante do verdadeiro tamanho das coisas: elas são infinitas, como dizia Jim Morrisson. Até hoje fomos apenas para a Lua e os projetos para enviar o homem à Marte são para daqui a 20 anos. Isso tudo é praticamente nada diante da especulação de que o universo é infinito. O tamanho do universo é especulação com base é milhares de contas matemáticas e previsões que podem ser verdadeiras ou não. Se ele não for infinito, não temos a mínima idéia do que possa existir a partir do ponto que ele termina.
E não precisamos nem viajar pelo espaço, pois não sabemos se o centro da Terra é de fato caldeirão de fogo. Isso é o que os cientistas disseram para a gente, com o aval dos governos. Galileu também havia cantado a pedra de que a Terra era redonda, mas a igreja mandou ele desmentir isso, ameaçando queimá-lo na fogueira. Galileu não pensou duas vezes e voltou atrás. Vivemos na crosta terrestre e nunca conseguimos dar um passeio pelo fundo do mar. O que tem nas profundezas do oceano ninguém sabe, mas no raso sabemos que tem o Titanic.
Descobrimos a roda, a internet, o celular, mas ainda não construímos nenhum motor capaz de nos levar para qualquer lugar no espaço em tempo hábil.
Dizemos que o universo é infinito, mas nem sabemos o que o fundo do oceano esconde, não conhecemos os habitantes de lá. Daqui a pouco os alieníginas de Chris Carter estão escondidos lá com sua nave gigante e o efeito da pressão causada em grandes profundidades nada mais do que a defesa que eles usam para nunca chegarmos lá. Enquanto isso, os terremotos, os tsunamis são obra deles quando precisam de mais energia.
Não sei. Viagens a parte, deve existir algum outro motivo para a gente nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer, além de povoar este planeta. A vida é bela, mas se for só isso é pouco demais, não?
*****
Antes que alguém especule, não perdi o sentido da vida. Quero mais é curtí-la, ganhar dinheiro para financiar minhas baladas, festas, quero sair com meus amigos, pegar mulheres bonitas, assistir futebol, viajar, enfim, viver!! Mas claro que tem momentos em que tenho perguntas de difíceis respostas quem ninguém até agora se mostrou capaz de respondê-las. Morpheus ainda não apareceu na minha frente para me oferecer a pílula vermelha e conhecer toda a verdade. Por enquanto estou curtindo a minha vida dentro dos limites do conhecimento humano ou no mundo ilusório. E prêmios no próximo post!

10 comentários:

Bruno Pinto disse...

Que magnífico texto! Grande dissertação sobre o que realmente andamos na Terra a fazer. Num dia ou noutro, todos pensamos nisso.

Vinicius Grissi disse...

Belo texto. Apesar de achar meio viagem a maioria das divagações, concordo que ainda não temos idéia do que existe nem no nosso próprio planeta, quanto mais no resto do universo.

Beti Timm disse...

Leandro,
"para que viemos e para onde vamos", será quem sabe uma pergunta sem resposta imediata! Mas tb concordo com vc, não vamos ficar nos mortificando com isso. Vamos é continuar vivendo, que´é uma obrigação nossa. E vivendo bem de preferência! Que bonitinho meu link, no seu blog. Sempre que alguém coloca fico toda boba. Obrigada! Beijos muito vivos

Anônimo disse...

às vezes eu tbem entro nesta filosofia. Mas como nunca chego a lugar algum e nem tenho um minimo de boas respostas,o melhor a fazer é mesmo ir vivendo. Da melhor forma possivel.
Abraçao!!

Jogo Aberto disse...

eu acho que o Flamengo ganha hoje e bem.
o flu perde
o vasco ganhar

eu acho neh!

Juliana Dacoregio disse...

O sentido da vida é viver! Nada mais, creio eu. Obrigada pela visita. Um grande abraço!

Anônimo disse...

"Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo entendimento" . Clarice Lispector
Este é meu lema: viver e viver.
Mas é claro que alguém precisa mergulhar no entendimento. Não fosse assim, eu não estaria hj acumulando conhecimentos de quem pensou por mim, né? rs...
Muito bom o texto!
Beijoconas

Mamãe de primeira viagem disse...

ah... eu tento nem viajar nessas coisas.... senão eu piro... mas sua viagem foi muito bacana...
acho que mais que deixar herdeiros, a gente deixa aqui nossa ética, nossa educação, nosso amor....
beijos

Menina Nina disse...

se ets nos controlam para um vinda futura, acresito que eles estão esperando a gente destruir o planeta para eles virem morar por aki (pq é so isso que estamos fazendo aqui, né?)...
Mas, realmente todo mundo um dia para pensar em qual o sentido disso tudo ne? Nos julgamos tão inteligentes e todos nós sabemos que só utilizamos 10% do nosso cerebro... ainda temos muito o que fazer, ser, aprender, evoluir...
excelente post!!

Renata Silva disse...

Pior que eu já viajei em todas essas questões como vc... E a minha curiosidade maior é ref ao que tem no fundo do mar...

Eu acredito em monstros marinhos.

Bjs