sexta-feira, 26 de junho de 2009

Deram a descarga

A última semana foi semana de pós-graduação para mim. Num dos dias, o professor passou um trecho do filme Sonhos de Akira Kurosawa. Era a última parte do filme. Não conheço exatamente a estrutura do filme, pelo que encontrei na internet, deve-se tratar de uma reunião de contos. O trecho do filme mostrava um viajante, mochileiro chegando num vilarejo que vive numa interação direta e saudável com a natureza.
Assim que o mochileiro chegou, ele encontrou um ancião que no decorrer da conversa levantou com toda a saúde e firmeza dizendo que já tinha passado dos 100 anos de idade. Porém, o que mais me impressionou foi a visão do velho sobre a vida urbana. Está tudo muito errado. Os urbanóides vivem da forma mais complicada e autodestrutiva possível. As pessoas simplesmente despejam excrementos, produtos químicos, lixo na própria água que bebem. Mas isso é até lógico, pois é mais fácil e prático construir enormes estações de tratamento de água do que não poluir os rios e lagos.
A vida não é complicada, de jeito nenhum. As pessoas é que gostam de complicar a vida enchendo a cabeça dos outros e a própria de pensamentos vazios, de idéias mirabolantes, que a felicidade está no dinheiro, que as pessoas precisam de roupas caras, carros velozes e luxuosíssimos, iates gigantescos, helicópteros para serem reconhecido pelos outros e não pela simples companhia, da risada demorada, das conversas. Para você ser alguém, você precisa trabalhar e ganhar dinheiro.
A sociedade dita as regras, molda as pessoas ao bel prazer dela e as que não se enquadram ou ficam mandam todo mundo a merda ou ficam loucas. Quando isso acontece, ela trata de execrá-las, humilhá-las, julgá-las e dependendo do julgamento, o veredicto é a morte nas trevas da solidão com o atestado de maluco, excêntrico. É engraçado, a sociedade projeta as pessoas a serem gananciosas, só pensarem em dinheiro, para depois quando o cara tiver rico, virar pra ele e dizer que ele é metido a besta, arrogante. Não ser arrogante para ela é escancarar as portas da casa para uma câmera registrar o cara acordando, lendo o jornal e tomando café. Ou saindo para academia ou simplesmente dando um passeio no parque com a mulher e os filhos. E para justificar a (in)sanidade disso, vem com o queixo de que se a pessoa não quisesse aquilo que ela seguisse qualquer outra profissão e não aquela de celebridade.
Enquanto isso, os Frankensteins da sociedade tem de estar sempre se reinventando, mostrando a calcinha toda vez que vão descer do carro, comprando jatinhos, ilhas, tirando meleca do nariz. Aí eles ou entram na onda ou piram. Os que se mantêm fortes, não sucumbindo à lavagem cerebral, procuram o isolamento e assinam o atestado de loucos, excêntricos, egoístas por não dividir com o resto do mundo a sua vida amorosa, quando foi no shopping, onde comprou o pão, que horas foi no banheiro pra fazer o número 2. Tem uns que fazem de tudo para aproveitar o tempo perdido e começam a comprar parques de diversão aos 30, 40 anos para subirem na montanha russa e ficar dando voltas e voltas até vomitar, que nem as crianças fazem e depois se encher de brigadeiro, algodão doce, pipoca, sem que ninguém apareça com uma câmera fotográfica para registrar a cena e postar na internet segundos depois.
Se fosse normal viver de forma simples como o ancião japonês disse, sem engarrafamentos, poluição, dinheiro, talvez Michael Jackson tivesse sobrevivido a “parada cardíaca” fulminante que acabou de ter aos 50 anos de idade.

8 comentários:

Beti Timm disse...

Primeirona!!!
Vc tem razão, somos esmagados pela sociedade, que exclui os simples, os que tentam viver longe dos padrões por ela estabelecidos. É foda emergir, onde o espaço é restrito e pequeno. Mas somos teimosos e sempre estamos à tona!!

Beijos da mami.

Anônimo disse...

Oi Leandro saudades deste espaço!!
Adorei o texto, a cronica!!!
e concordo inteiramente com o texto aqui!!!

MAs que descanse em paz Michael!!!

bjusss=^.^=

Fernanda Magalhães disse...

Fui criada numa familia q abomina pré-julgamentos. E se tratando do Michael Jackson posso afirmar aqui que tenho admiração e respeito pelo o que ele foi.


Beijos Le!

Saudades!

Camilla disse...

Que saudade desse blog.
Pois é, viver a vida sem sentir que se está vivendo não tem graça.

Beijos

Marina disse...

Parace um bom filme esse, se apens a parte que você assistiu foi isso imagino o resto, verei se encontro ele para assistir. O mais engraçado de tudo o que escreveu é que esse ancião tem razão, nos destruimos a cada dia que passa e achamos que estamos com a razão, tudo, cada emoção, cada movimento nos leva a isso tudo, infelizmente.
Sentirei saudades do Michael Jackson, eu adorava as músicas dele, cresci ouvindo elas porque meus pais são fãs dele. Beijos.

Aline disse...

Fácil falar, mas ninguém sabe o que ele passou na vida.

Sou muito fã dele sim e vou defendê-lo até o fim!

DO disse...

Parabens pelo texto,Leandro. Forte mas muito verdadeiro.
Abração!

Vinicius Grissi disse...

Ótimo texto. E bem como você linkou no fim, esta semana tivemos um grande exemplo que dinheiro e sucesso não trazem a verdadeira felicidade.