Mostrando postagens com marcador Futebol Europeu. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Futebol Europeu. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O que é impossível?

A palavra impossível não faz parte do vocabulário do futebol.

No dia 29 de novembro de 2010, primeiro turno do campeonato espanhol, o Barcelona aplicou humilhantes 5 a 0 no Real Madrid. O Barça desfilou em campo e o Real não conseguiu fazer absolutamente nada naquele dia.

Hoje teve o segundo encontro entre Barcelona e Real Madrid, desta vez em jogo válido pela decisão da Copa do Rei. Porém, antes de falar de bola rolando e invertendo a ordem dos fatores, faço um adendo logo de cara. Li que a organização do jogo iria colocar o hino da Espanha a 120 decibéis para abafar as vaias da torcida catalã. Para quem não sabe, a região da Catalunha são os gaúchos em maiores proporções. O Rio Grande do Sul já tentou se independer, mas esse desejo foi perdendo força ao logo dos anos. Já na Espanha, se o governo der um cochilo, os catalães gritarão independência ou morte e era uma vez uma região que pertencia ao território espanhol... O Rei Juan Carlos também estaria nas tribunas do velho estádio Mestalla, casa do Valência, e poderia ser exposto a algo do tipo.

De volta ao jogo, o que vi foi um primeiro tempo dominado pelo Real Madrid. José Mourinho neutralizou a maneira de jogar do Barça ao adiantar a marcação e botar 3 volantes cercando Messi, toda vez que a bola se encontrava com o melhor do mundo. Sem deixar o rival a vontade, o Real mandou no jogo e chegou algumas vezes com bastante perigo na defesa catalã.

Não pude ver o segundo tempo, por causa do trabalho e do horário. Antes de sair para o curso de espanhol, dei uma olhada no placar que permanecia inalterado, 0 a 0.

Agora de noite, li que Cristiano Ronaldo acertou um chute de cabeça numa bola cruzada por Di Maria, definindo o clássico e dando o título ao Real Madrid. Ao ver o gol, abri um sorriso por ver que a jogada teve grande participação do lateral esquerdo da seleção brasileira, Marcelo (temos uma belíssima defesa para a seleção, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo). É, o melhor treinador do mundo, conseguiu mais uma vez superar o melhor time do mundo. Uma missão que parecia impossível em novembro, Mourinho virou o jogo.

No dia 23 de março de 2010, o Fluminense conseguiu uma virada histórica (gol de Deco aos 42 do segundo tempo) que manteve os aparelhos ligados, mantendo o time vivo na Libertadores. Dessa vez, o Flu conseguiu uma classificação até então impossível, ao vencer o Argentinos Juniors, em pleno estádio Diego Armando Maradona, por 4 a 2.

Mais uma virada histórica do Flu, daquelas tão impressionantes como em 2009, que evitou um rebaixamento tido como inevitável. Dessa vez, a eliminação não era inevitável e sim a classificação é que era impossível. Mas que não foi impossível para os guerreiros do Flu. Tomara que consigam seguir até a final.

Definitivamente, o futebol não sabe o significado da palavra impossível.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sonho meu

Que suerte

Coloquei meu passaporte e o formulário de imigração preenchido, no balcão da polícia federal espanhola.

Uma policial simpática me deu bom dia, verificou os documentos e iniciou o diálogo:

- Madri… férias?

- Não, trabalho.

- Ah, que pena… por quanto tempo?

- Vinte e dois dias. Mas não é só Madri…

- Que outros lugares pretende visitar?

- Valência, Madri novamente e Barcelona.

- O que vai fazer?

- Os clássicos entre Real Madrid e Barcelona.

Ela sorriu e disse:

- Que sorte.

Esse texto é de autoria de André Kfouri e está no blog dele (o link está aí do lado) postado no dia 14/04/2011. O texto continua falando sobre o clássico entre Real Madrid e Barcelona. Nos próximos dias, terá uma overdose do clássico, quatro jogos válidos pelo Campeonato Espanhol (2º turno), Copa do Rei (final) e Liga dos Campeões (2 jogos pela semifinal), respectivamente, nos dias 16/04, 20/04, 27/04 e 04/05.

O texto de André é um complemento do que me fez sonhar em ser jornalista e me motivou a entrar numa faculdade de jornalismo. Olha que sacrifício, cobrir um jogo com craques que há de melhor no mundo, em pleno Santiago Bernabéu ou no Camp Nou. Claro que isso é sonho. São poucos que chegam a esse nível ou estágio.

Como sou pé no chão, já me contento com a obrigação de ter que assistir a esses quatro jogos pra depois escrever sobre eles, em troca de um salário. Pra mim será a glória quando esse dia chegar. E deixarei meus braços roxos de tanto me beliscar quando estiver dentro do estádio com a incumbência de cobrir um ou quatro jogos desses.

Enquanto esses dias não chegam, vou brincar de cobrir essa seqüência daqui de casa mesmo e tecer meus comentários e observações aqui no Nove do Quinto, em troca de duas satisfações, assistir os jogos e escrever sobre eles.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Asas a imaginação

Entre a cobertura da briga de um título e outro, a imprensa européia dá asas a imaginação especulando possíveis transferências de jogadores. É uma coisa de colocar um jogador pra cá, outro pra lá, trocando este por aquele.

Algumas notícias tem até pé como por exemplo, essa do Corriere dello Sport que diz que a Inter de Milão prepara uma oferta de 30 milhões de euros (R$ 68,50 milhões) por Tévez do Manchester City. Além de Tévez, a imprensa italiana especula que a Inter também poderá desembolsar 35 milhões de euros (79 milhões de reais) pelo meia francês Nasri do Arsenal. O site britânico Caughtoffside disse que o Arsenal está interessado em Felipe Melo, mas que a Juventus não libera o brasileiro por menos de 15 milhões de libras (algo em torno de R$ 38,7 milhões). Os dirigentes do clube inglês estariam pensando em oferecer uma parte em dinheiro e a outra parte seria um jogador, que poderia ser o brasileiro Denílson, o francês Abou Diaby ou o dinamarquês Nicklas Bendtner. A imprensa turca afirma que uma delegação do time espanhol Atlético de Madrid teria desembarcado lá para tratar com o Besiktas sobre uma possível transferência do atacante uruguaio Diego Forlán que veste a camisa 7 do time espanhol e foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010. Notícia que foi negada pelos dirigentes turcos que disseram que o encontro dos presidentes dos dois clubes foi apenas de amizade, e por isso uma possível transferência de Forlán para a Turquia não pode ser descartada.

Outras notícias poderiam até ser verdade como Seedorf no Corinthians, porém o meia holandês ainda é muito importante para o Milan, o que faz a diretoria italiana pensar em renovação de contrato. Além do interesse do clube italiano em continuar com o jogador, o jornal britânico Daily Mail diz que o “compra-compra da estrela” Manchester City também demonstra interesse no futebol de Seedorf, o que já torna um sonho bem mais distante para o time brasileiro.

Tem notícias que circulam, plantadas por alguém ou pela própria imprensa, ávida por uma manchete que possa alavancar as vendas, que não tem nem cabeça, muito menos pé, como outra do mesmo Corriere dello Sport que diz que caso o Real Madrid não conquiste a Liga dos Campeões da Europa, as portas se abririam para a saída de Cristiano Ronaldo. Ora, alguém acha que José Mourinho vai abrir as portas para a saída do segundo melhor jogador do mundo? O treinador português pode ser arrogante, chato, mas louco ele não é. Cristiano é o melhor jogador do Real Madrid e não apenas isso, é fundamental para o time e sem ele o Real perde muito a sua força. Quer um exemplo disso? Na derrota para o Sporting Gijón, dentro do Santiago Bernabéu, que praticamente encerrou a disputa pelo título espanhol, Ronaldo não esteve em campo. Segundo o diário italiano, o Milan ofereceria Ibrahimovic ao Real Madrid para ter o português no seu ataque. Especula-se que Mourinho não fique no comando do clube espanhol na próxima temporada, mas mesmo que não fique acho muito difícil o Real liberar Ronaldo assim. Já Kaká ir para o Manchester City, como especula a imprensa inglesa, pode ser menos fantasia do que a saída de Ronaldo. O brasileiro vive lesionado no clube espanhol, custou muito caro aos cofres madridistas e a oferta de um bom saco de euros pode fazer o time balançar. O que conta a favor de Kaká para permanecer no time espanhol é que Mourinho sabe da capacidade do meia e isso pode pesar na decisão, já que o português costuma ter muita voz nos clubes que comanda.

Daqui até o início da próxima temporada aparecerão muitas especulações, muitos jogadores serão colocados nos clubes pela imprensa, seja por obra de algum empresário interessado numa transferência ou num contrato maior, seja por pura falta do que falar durante o recesso do futebol europeu.

terça-feira, 5 de abril de 2011

O céu é logo ali. E o inferno também.

O interessante do futebol é que ele é uma gangorra. Um dia um técnico ou um jogador pode estar no céu e em questão de dias parar no inferno. O inverso também pode acontecer. Quer dois exemplos? Leonardo e José Mourinho.

Leonardo chegou numa Inter de Milão bagunçada, desacreditada e bem longe da disputa do Scudetto (mais conhecido como título do Campeonato Italiano). Arrumou a casa e o time começou a colecionar ótimos resultados até chegar no clássico contra o Milan, nesse último sábado, apenas a dois pontos do rival, que ocupava a liderança. Uma vitória no clássico e a Inter assumiria a liderança isolada do campeonato. A euforia era tanta que recorreram a história, lembrando de Giovanni Invernizzi, que assumiu a mesma Inter na 6ª rodada do campeonato na temporada 70/71 e levou a equipe ao título italiano. Leonardo foi mandado pro inferno por uma atuação magistral de Alexandre Pato, que anotou 2 gols e ainda sofreu pênalti convertido por Cassano, dando a vitória por 3 a 0 ao Milan. Hoje, em pleno Giuseppe Meazza, a Inter de Milão caiu novamente e de goleada, mas dessa vez para o Schalke 04 em jogo válido pelas quartas-de-finais da Liga dos Campeões. Os 5 a 2 fora de casa aplicados pelo time alemão garante um pé na semifinal.

Claro que as coisas podem ser revertidas na semana que vem, mas dificilmente o time alemão deixará escapar essa classificação. Além disso, Leonardo terá que juntar os cacos do derby e dessa goleada indigesta dentro de casa.

Já José Mourinho vinha tentando uma recuperação heróica na tabela do Campeonato Espanhol. O Barcelona, jogando um futebol de outro mundo, conseguiu abrir uma vantagem de 5 pontos em relação ao Real Madrid. Há duas rodadas do clássico, o Real tinha tudo para encostar no Barça e tentar virar o jogo no confronto direto. No sábado, o Real enfrentou o Sporting Gijón, que patina no meio da tabela, em pleno estádio Santiago Bernabéu. Mas a zebra resolveu dar as caras, Real Madrid 0 x 1 Sporting. Logo mais, o Real viu o Barcelona bater o Villarreal, que disputa com o Valência a 3ª posição, fora de casa por 1 a 0 e ampliar a vantagem para 8 pontos.

Assim que o juiz apitou o fim de jogo no Santiago Bernabéu, um poucos antes do Barcelona entrar em campo contra o Villarreal, vi uma cena que me chamou muito atenção. Não sei se ele sempre faz isso nas derrotas, mas vi José Mourinho cumprimentando jogador por jogador após a derrota para o Sporting, que fatalmente seria a perda do título, como de fato foi. Vi Casillas com um olhar desolado andando em direção ao vestiário e sendo cumprimentado pelo chefe.

O Real chegava ao inferno. Barcelona campeão espanhol da temporada 2010/2011. A perda do título poderia minar as forças psicológicas do time no primeiro confronto contra o Tottenham pela Champions League, que já era 2 dias depois. Estrategista como é, na coletiva Mourinho disse que o Real poderia tomar de 10 do Sporting, já que o jogo importante seria o da Champions. Hoje, o Real Madrid enfiou 4 a 0 no Tottenham, praticamente selando a classificação para a semifinal do principal torneio da Europa.

Só não dá pra dizer que é impossível que Schalke e Real Madrid não consigam a classificação para as semis, pois futebol você sabe, né? Pra você ir do céu ao inferno é daqui pra ali... Leonardo que o diga.

domingo, 20 de março de 2011

Em busca do prazer

As pessoas buscam o prazer de diferentes formas. Elas escolhem a melhor que lhes convém e vão a luta.

David Luiz, zagueiro do Chelsea, que foi contratado recentemente, tem no futebol a sua fonte de prazer. No clássico de hoje contra o novo rico Manchester City, o zagueirão acabou com o jogo. Não deixou passar nada lá atrás, tirou tudo e ainda teve pulmão pra subir ao ataque e arranjar uma falta no lado esquerdo do campo, junto a linha lateral. Drogba cobrou a falta e David Luiz atingiu o ápice do prazer ao se antecipar da marcação e cabecear para o gol abrindo caminho para a importante vitória do seu time, aos 80 minutos de jogo. E para selar a vitória dos Blues, outro brasileiro também balançou as redes. O volante Ramires, que teve um início difícil no Chelsea, marcou o seu primeiro gol em Stamford Bridge diante da torcida do clube londrino.

Já quem procura o prazer em lutas de Vale Tudo tem que estar preparado pra bater e apanhar. No ano passado, Maurício Shogun Ruas atropelou Lyoto Machida e conquistou o cinturão. Ontem, Shogun fez o papel de trilho que a locomotiva Jon Jones passou. E além da luta, Shogun teve que passar o cinturão para Jon Jones se tornar o mais jovem campeão da categoria.

E quem não é jogador de futebol, nem lutador, encontra o prazer no romantismo da noite da maior lua de todos os tempos como a de sábado que ainda por cima estava linda.


Errata: Quem cobrou a falta na cabeça de David Luiz foi Lampard e não Drogba.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A última eleição de 2010


Não votei no segundo turno dessas eleições. Estava longe da minha cidade e justifiquei o voto. Foi uma eleição fraca, em que o roto venceu o esfarrapado. Nenhum dos candidatos inspirava mudanças. A candidata da oposição continuará fazendo tudo o que o seu antecessor e mentor fez, com a diferença de que será obrigada a cortar a mamata do empréstimo, do carnê de pagamento. O da oposição, não faria nada diferente do que o seu partido sempre fez.

A segunda eleição de 2010, a de melhor jogador do mundo, também está assim. Não existe um franco-favorito, uma escolha unânime. Ontem, a FIFA e a revista francesa France Football, que agora dão juntas o prêmio de melhor do mundo, anunciaram os três finalistas da votação. E todos vestem a camisa azul-grená do Barcelona. Messi, Iniesta e Xavi.

Messi é magistral, um demônio dentro de campo, um jogador de vídeo-game, daqueles que você chega rir da jogada e diz que isso só acontece no mundo dos games. Mas Messi não conseguiu conduzir o Barcelona ao principal título europeu, a Liga dos Campeões. Já Iniesta fez o gol do título mundial da Espanha na Copa do Mundo da África. Mas mal conseguiu entrar em campo com a camisa do Barcelona por toda a temporada.

Nesse ano, o melhor do mundo não armou uma jogada sequer, não deu nenhum chute a gol e não fez nenhum desarme, tudo porque ele não podia passar do retângulo que fica do lado de fora da linha lateral do campo, mais conhecida como área técnica. O técnico português José Mourinho foi o melhor do mundo de 2010. Comandou a Inter de Milão na conquista do título da Liga dos Campeões, eliminando o Barcelona na semifinal. A Inter ganhou tudo que disputou na temporada passada sob o comando de Mourinho. Sem o português no comando, a Inter patina no campeonato italiano e se classificou, hoje, em segundo lugar do grupo A na Liga dos Campeões, com direito a uma surra de 3 a 0 do Werder Bremen.

Esqueci de falar de Xavi? Não, deixei-o por último de propósito. Discreto, cerebral e genial. É nele que eu votaria nessa eleição. Xavi é o cérebro do todo poderoso Barcelona e da seleção campeã da Copa do Mundo, Espanha. Em ambos, as jogadas começam, passam ou saem dos seus pés. Não é driblador como Messi, nem veloz como Iniesta, mas deixa um companheiro na cara do gol com um simples toque ou um lançamento perfeito por baixo ou por cima.

Xavi é o cara que bota a bola no pé do homem do gol, talvez isso explique, porque o melhor do mundo ainda não apareceu pra mídia.


*****


Em tempo: A revista italiana Gazzetta dello Sport, que antecipou o anúncio dos 3 finalistas ao prêmio de melhor do mundo, cravou que Iniesta levará a bola de ouro pra casa.

No texto, eu escrevi sobre em quem eu votaria, se fosse participar dessa votação. O anúncio do melhor do mundo será feito no dia 10 de janeiro de 2011.

domingo, 28 de novembro de 2010

Duelo de Titãs


Imagine esses gols com esse áudio original um pouco mais lento e em alta definição. Era a chamada perfeita, simplesmente, por começar com uma jogada que pode ser rotulada de obra-de-arte pela tirada no zagueiro e a fuzilada no goleiro, que meses mais tarde viria ser o símbolo da conquista da Copa do Mundo por ter levantado a taça fechando o gol quando exigido e dado um beijo na mocinha (injustamente feita de vilã, mas que foi salva pelo mocinho garantindo um final feliz do conto de fada). Um gol de videogame, o passe foi Y+L (são os controles do X-box...) mais a declaração de Arsené Wenger.

A segunda parte da propaganda, que ficaria pro dia seguinte, seria justamente a enfiada de bola do maestro, do cérebro do time para um novato, deixando-o na cara do gol com Casillas.


1* Hoje, direto do Camp Nou, com transmissão ao vivo nos canais Espn e Espn HD as 17h (horário de Brasília). Um dia para arranjar um atestado médico ou adiantar o serviço na hora do almoço para sair mais cedo.

2* O conto de fadas foi ótimo pra mídia, mas, pra mim, o destaque da Copa foi esse aqui.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Momento EGO do futebol

Enquanto que a Copa do Mundo da África não começa, o mundo da bola se diverte com as especulações. Tá um troca-troca danado todos os dias. Cada jornal vai falando uma coisa diferente e, geralmente, os assuntos giram em torno do Real Madrid e do seu novo técnico José Mourinho.

Mourinho chegou badalado no Real Madrid e a imprensa passou a especular desde as suas exigências para assinar com um dos clubes mais ricos e vencedores do mundo até as suas possíveis futuras contratações. Por exemplo, uma hora chega o "As", jornal espanhol, e bota Kaká entre os titulares do possível time de Mourinho, além de contratações como Gerrard, Maicon. Outra hora vem o Marca, outro jornal espanhol, e diz que Kaká poderá ser trocado por Frank Lampard e Ashley Cole. O Corriere Dello Sport, jornal da Itália, publica que Diego Milito, concentrado com a Seleção Argentina, está brigando com seu clube Inter de Milão e pode parar no Real Madrid. Já o arqui-rival do Real, o Barcelona contra-atacou comprando David Villa, atacante espanhol, que era do Valência. E para fazer frente as especulações do Real, andam fazendo um forte lobby para Cesc Fábregas voltar ao time catalão, além de tirar Javier Mascherano do Liverpool e vender Bojan Krkic para o Manchester United. Em terras italianas, o técnico Rafa Benitez e o atacante Fernando Torres estão praticamente na Inter de Milão. E o Milan está de olho em Paulo Henrique Ganso.

Voando para o país da Copa do Mundo de 2010, os assuntos que realmente interessam são os cortes de 7 jogadores das seleções que chamaram 30 pra pré-Copa e a que pé anda a recuperação dos lesionados, como Kaká, Luís Fabiano, Fernando Torres, Wayne Rooney, entre outros. De resto só vem besteira da África. O zagueiro Thiago Silva erra e grita "Desgraça!". O crente Kaká ouve e cai no campo sentindo o ouvido doendo por causa do palavreado de Thiago. Aí, um jornalista, que devia tá jogando conversa fora com os colegas de profissão, não vê o lance e quando vira o olho pro campo, Kaká está caído. Ele elege Felipe Melo, o zangado dos anões de Dunga, para ser o responsável pelo "tostão" em Kaká. Mas como a seleção tomou a vacina H1essaépravocêsbandodetraíras2, o vírus da picuinha é automaticamente destruído pelos anti-corpos e Kaká e Felipe Melo se abraçam no meio do campo protagonizando uma cena pra inglês, espanhol, holandês ver. Enquanto que a cartilha em branco de Maradona na concentração argentina gera polêmica de quem gosta ou não de fazer sexo. Maradona se deu conta de que não é técnico e que tem excelentes jogadores em grande fase, então adotou a tática do façam o que quiserem, inclusive jogar bola.

É, enquanto que não tem os campeonatos europeus, Libertadores da América e Copa do Brasil paralisados, a imprensa tem que trabalhar especulando no mercado europeu e fazendo os relatórios diários das concentrações das seleções quem espirrou, quem disse que a bola era uma merda, quem bocejou...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mês quatro

Alguns gostam de fazer gols, como os meninos da Vila. Outros fazem o complicado parecer a coisa mais simples do mundo, como faz o melhor do mundo Messi. Tem pessoas que tem o dom de brincar com as palavras como Armando Nogueira, que foi escrever no andar de cima. Enquanto que uns se esforçam para traçar linhas, que só saem tortas, por pura brincadeira como este que vos escreve.

Tem gente que nasceu para desarmar bombas como o sargento James em Guerra ao Terror, tendo que cortar fios que ligam a vida com a morte. Enquanto que outros administram duas TPMs debaixo do mesmo teto com extrema facilidade e transformando a gritaria e aporrinhação em beijos, abraços carinhosos que terminam na conjugação do verbo amar, como Juan Antonio faz com Cristina e Maria Elena no sensacional e mais do que recomendado Vicky Cristina Barcelona de Woody Allen.

Existem pessoas que gostam de dar risada e falar besteira com os amigos em dia de chuva. Outras assistem, isolados no meio da multidão, um pôr-do-sol nublado e achando o cenário divino maravilhoso. Enquanto que há pessoas que iludem o povo jogando a culpa em São Pedro, pelos deslizamentos de terra. Porém os mais responsáveis e precavidos fecham aeroportos, em detrimento de bilhões de euros, para não culpar um vulcão pelas iminentes quedas de aviões e assim preservando milhares de vidas.

Umas estão no começo da vida e já estão preocupadas se vão ou não casar. Enquanto que outras, as vésperas da menopausa, estão marcando a balada de sexta-feira.

Tem gente que se mete a escrever sobre tudo. Outras lêem sobre tudo. Enquanto que agora, vocês vão escolher sobre o que querem comentar, neste texto que pincela um pouco tudo que aconteceu no mês de abril.

*****

Esse texto era pra ser publicado antes, mas a culpa foi de Paulo Henrique Ganso domingo...

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Abertura da Semi-final da UEFA Champions League: Brasil x Argentina

O Manchester United era um dos favoritos da Liga dos Campeões, mas caiu diante de um Bayern, organizado e experiente, ao ter uma grande baixa na sua tropa, o seu guerreiro, Wayne Rooney, fora de combate. Já os outros dois favoritos atropelaram os seus adversários cada um do seu jeito.

José Mourinho e Dunga são inteligentes. Mourinho é experiente, já ganhou uma Liga dos Campeões, com competência e bastante sorte. Dunga foi uma peça e assistiu uma conquista de Copa do Mundo. Os dois construíram seus pilares na defesa com Júlio César, Maicon e Lúcio, enquanto que o reboco foi feito com as peças que dispõem nos seus elencos. Samuel e Juan são companheiros de Lúcio, respectivamente na Inter de Milão e Seleção Brasileira. Zanetti fecha a lateral-esquerda de Mourinho, enquanto que Dunga pede que Deus o ilumine para encontrar o seu lateral esquerdo para a Copa do Mundo da África do Sul. O resto é um articulador técnico e um matador, que são Sneijder e Etoo no time italiano e Kaká e Luís Fabiano com a camisa amarela.

Já Pep Guardiola e Maradona só se assemelham na inexperiência, até um certo ponto. Maradona é um mito, mas transloucado. Ele não sabe armar o tabuleiro, mas arma um xeque-mate com a mesma naturalidade com que aprendemos a respirar. Enquanto que Guardiola está aprendendo a colocar as peças nos lugares corretos. Guardiola só tem Ibrahimovic. Alguns especulam que Maradona irá com o genro Agüero, a única luz que brilha no Atlético de Madrid, outros apostam que Diego Milito, artilheiro do Italiano, será o matador da Argentina. Guardiola já viu que o tempo de Henry está chegando ao fim e Pedro vem numa enorme crescente. O batalhador Tévez está pronto para dar o sangue para a seleção argentina.

O ponto que Guardiola distoa de Maradona é justamente Lionel Messi. Guardiola já disse que se não fosse Messi ele ainda estaria treinando time de segunda divisão. Pep armou o seu excelente time, depois sentou no banco, botou "Deixa o menino brincar" de Jorge Ben para tocar no seu iPod, virou pra Messi e deu a seguinte orientação tática: Coloque as caneleiras e as chuteiras, pegue a camisa 10 e entre em campo. A partir daí, Messi passou a chamar todos os defensores dos times adversários, tanto os da esquerda quanto os da direita, para brincar de esconde-esconde, pega-pega, polícia e ladrão e fazer os goleiros decorarem bem o fundo do gol.



Nas eliminatórias da Copa, o Brasil de Dunga meteu 3 a 1 na Argentina de Maradona. Messi nem parecia estar em campo naquela ocasião. As semi-finais da UEFA Champions League entre a Inter de Milão, de Mourinho, e o Barcelona, de Guardiola, serão nos dia 20/04, o jogo de ida, e 28/04 o jogo de volta. É o trunfo de Mourinho e Dunga contra o messias de Guardiola e, talvez, de Maradona.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Lionel Messi x Wayne Rooney

Quem você escolheria para jogar no seu time: Messi ou Rooney? Essa é a pergunta da moda junto com "Quem deve sair da casa?". Muita gente tem a resposta na ponta da língua, outras começam a responder com o famoso depende.
Os estilos dos dois jogadores são diferentes, mas eficiência é igual. O argentino Lionel Messi é mais genial, mais habilidoso. Já o inglês Wayne Rooney é mais raça, brigador, mas também tem muita técnica. Quem gosta do futebol arte responde sem titubear que escolheria Messi. Já os admirados do futebol força, não pensam duas vezes para falar Rooney. Os que começam a resposta com depende, perguntam qual seria o cenário do futebol. No futebol de marcação forte, bastante pegado, Rooney cai como uma luva. Já no futebol de marcação mais frouxa, menos duro, Messi será o maestro da orquestra.
Rooney é o símbolo do futebol de resultado. O inglês tem feito gols em praticamente todos os jogos importantes. Faço parte do coro que prefere o argentino. Dá gosto de ver um time jogando bonito, como Barcelona, Arsenal e Santos estão fazendo atualmente. E o sabor fica ainda mais especial quando o time que dá espetáculo é o seu. Por isso, escolheria Messi para o meu time, já que o São Paulo não está jogando nada.

quinta-feira, 11 de março de 2010

E agora José?

Ou melhor, e agora Manuel? O sonho do Real Madrid fazer uma final de Liga dos Campeões, dentro de casa, no Santiago Bernabeu foi pro espaço. Ontem o time do técnico Manuel Pellegrini foi eliminado nas oitavas de final pelo Lyon, no mesmo palco que abrigará a final no dia 22 de maio.
A eliminação na Liga dos Campeões deverá custar o emprego do técnico Pellegrini. Já correm boatos que Rafa Benítez, atual técnico (e em crise) do Liverpool, poderá ser o substituto. Mas de antemão, é preciso sentar com os dirigentes ingleses para negociar a saída do treinador, já que a multa rescisória é de 20 milhões de euros.
O Real Madrid investiu pesado, algo em torno de 250 milhões de euros. Trouxe dois dos maiores jogadores do mundo, Kaká e Cristiano Ronaldo. Além do ótimo Xabi Alonso e do jovem promissor Benzema. Muitos craques, um super elenco, mas a soma deles não resultou num grande time. Manuel Pellegrini não conseguiu montar um time dos sonhos.
O investimento visava uma final européia dentro de casa e, por que não um título europeu ao lado da torcida? Mas como diz a felicíssima manchete do El País, futebol não tem preço.

*****

Outro grande clube europeu que se despediu da Liga dos Campeões desse ano de forma melancólica, pra não dizer humilhante, foi o Milan que tomou 4 a 0 do Manchester Utd (no agregado 7 a 2). O problema do time do Milan é exatamente o contrário do Real Madrid, falta dinheiro. Uma andorinha só não faz verão e apesar de contar com a boa fase de Ronaldinho, o time italiano não deu nem pra fazer cócegas no Manchester.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A complicação vem da cabeça

Cada dia que passa me apego mais a vida. Adoro ir pra praia, ouvir música, assistir filme, sair, me divertir, cultivar amizades, jogar conversa fora, jogar bola, fazer sexo, viajar, enfim, adoro viver. Procuro sempre me manter vivo e ativo.

Ignoro certas recomendações médicas, tipo deixar de comer tal coisa porque evita câncer. No momento, acho que aproveitar a vida é bem mais recompensador do que se privar de certas coisas, certos hábitos que eu gosto e me fazem sentir bem, por causa de conseqüência futura. Não sei o dia de amanhã, não faço a mínima idéia de como e quando minha vida terá um ponto final. Por isso quero aproveitá-la ao máximo para, na visão da bíblia, descansar em paz.

Viver é algo simples. Porém a sociedade, as pessoas procuram complicá-la ao máximo. É preciso ter responsabilidade para viver, a vida não é brincadeira, é uma coisa muito séria são clichês com presença garantida em discursos politicamente corretos, conselhos e sermões para os mais novos. Quando na verdade precisamos apenas de oxigênio e comida, coisas que o planeta nos oferece em abundância e só não tem mais, por causa da nossa condição de seres racionais. Mas calma, não é pra ninguém largar o trabalho, os estudos e se picar pra praia ou pro mato. Só estou dizendo pra ninguém se estressar com problemas no trabalho, na escola, na faculdade, porque tudo isso é efêmero diante do nosso maior bem que é a vida.

Não quero julgar ninguém, mas suicídio é pra Kamikaze e pessoas desequilibradas. O goleiro do Hannover e da seleção alemã, Enke, morreu na terça passada (10/11/09), atropelado por um trem lá na Alemanha. As autoridades suspeitaram de suicídio logo de cara, o que foi confirmado horas mais tarde ao encontrar uma carta de despedida na casa do goleiro. Em 2006, Enke perdeu uma filha de apenas 2 anos de idade, por problemas cardíacos. O goleiro deixou uma filha de apenas oito meses que tinha adotado em março passado.

Perante a sociedade Enke tinha tudo que um jogador poderia sonhar. Era titular no clube que jogava e tinha presença garantida na seleção alemã para disputar a Copa do Mundo da África do Sul, com enormes possibilidades para ser o arqueiro titular. As coisas mais complexas ele tinha fama, dinheiro e uma carreira bem-sucedida. Porém, ao contrário do que muitos pensam, isso não é tudo na vida.