sexta-feira, 27 de março de 2009

Olhos marejados

Acabei de assistir Gran Torino. Belíssimo, fantástico, excepcional. Clint Eastwood distribui, a torto e a direita, potentes socos no fígado de todos que passam na sua frente no filme e até mesmo naqueles que estão sentados nas poltronas dos cinemas.

É um filme emocionante que mostra que o homem pode estar rodeado de pessoas conhecidas, mas que na verdade ele está sozinho no meio de estranhos, de aberrações que vieram de outro planeta, entretanto as aberrações são um misto de extraterrestres, junto com as sequelas das inúmeras e graves lesões feitas pela vida. E a salvação não vem do céu, mas sim das pessoas iguais a ele, que apresentam-o ao convívio social, ao sorriso e o ajudam a dissolver a grande casca fria, infeliz, racista e durona que o envolve, fazendo com o homem passe o legado que ele tinha de mais rico, valioso e sentimental para o que o cerca e o que o assiste, através de lições e mais socos no fígado. O homem fica cara a cara com a Vida e passa a compreender o seu verdadeiro significado, que passa muito longe do que a própria mostrou durante toda a sua trajetória.

Um depoimento bastante pessoal, que espero que não seja a transcrição, na íntegra, da película e que vocês não compreendam bem nada do que leram aqui, antes de assistir ao filme, mas sim depois e de preferência logo depois. Não é, pra mim, o melhor filme da vida, pois está um pouco abaixo de Apocalypse Now e Edukatores. Estes dois últimos encontram-se na mais alta prateleira dos filmes que já vi na vida. Porém, Gran Torino figura-se logo abaixo desses dois ao lado de Cassino, O Último Imperador, Requiém para um sonho, e alguns outros que não me vêm logo a memória (me dêem um desconto). Mas é, seguramente, o melhor filme (novo) de 2009.

E também vou me confessar e pedir o meu perdão para que eu possa viver em paz: meus olhos ficaram marejados e algumas lágrimas rolaram muito discretamente, tanto que já ficaram imperceptíveis as luzes que se acenderam pouco tempo depois. Suspeito que eu esteja ficando mais sensível, pois é a segunda vez, em menos de uma semana, que isso acontece. A primeira foi no sábado ao ouvir (pela enésima vez, mas foi de um jeito como se tivesse sido a primeira) Björk cantando uma versão absurdamente linda de All is Full of Love. A percepção está aflorando a minha sensibilidade. É a única resposta que eu tenho para isso no momento. É algo novo para mim. Estou mudando também.

terça-feira, 24 de março de 2009

De volta a praça

Tenho algumas coisas a dizer, alguns comentários a fazer e algumas coisas a explicar. Recapitulando, o verão foi marcante, o carnaval muito bom e, no final, uma saudade sem tamanho. Sinto falta das pessoas, mas nunca fiquei tão pensativo antes, durante e depois de uma despedida e nem tão saudoso como agora.
Ronaldo: A estréia foi deprimente. O primeiro gol foi heróico, o segundo foi até bonito. O segundo clássico, não vi, dizendo que foi um pouco apagado. Ronaldo ainda está gordo, pesado. A mente observa, planeja e manda executar, porém, o corpo não consegue executar. Sem os quilos a mais, mente e corpo viverão em harmonia.
Crime: Transformaram o clássico Corinthians e Santos num duelo, para atrair audiência, entre Ronaldo e Neymar. O primeiro já provou e comprovou todas as expectativas, já ganhou tudo e já foi o melhor do mundo 3 vezes, atualmente, tenta jogar por puro prazer. Já o segundo tem 17 anos, por lei, não dirige carro e estreou no futebol profissional na semana passada. Não é preciso apontar mais nenhuma diferença entre os dois.
"Quem quer ser milionário?": É o ganhador do Oscar, né? Por isso que deletei a palavra Oscar do meu dicionário. Oscar só se for uma pessoa ou o maior jogador brasileiro de Basquete. Mas premiar esse filme como o melhor só pode ser loucura. Foi uma aula de direção que Danny Boyle deu e a lição foi "Como destruir um filme que tinha tudo para ser espetacular". Ao unir o passado com o presente, Boyle criou um futuro tenebroso para o filme e tratou de provocar o apocalypse com uma coreografia de boy-band.
Sumiço: Primeiro, fiquei de férias, como já havia dito em posts anteriores. Depois, meus pais inventaram de mudar a decoração do quarto deles, a casa ficou toda bagunçada, o acesso ao computador ficou ruim e o tempo nele curto. Isso tudo somado a minha preguiça para escrever, aos curtos tempo livre, toda hora era rua e sem a empolgação para postar. Por isso que sumi.
Blog: Todo os dias eu abria o blog, passava o olho, dava meus passeios pela blogosfera e me informava através dos links. Mas um belo dia, olhei bem para ele e concluí que a cara dele não tem muito a ver com meu atual momento. Cheguei a pensar em abandoná-lo, apertar o delete. Mas ainda não é pra tanto. Depois, pensei em criar outro blog, mais com a minha cara e minha atual fase. Atualmente, penso seriamente em manter dois blogs (???). Este para assuntos mais jornalísticos, formais e outro para análises, teorias, formas de ver a vida, enfim, muito mais pessoal e bastante informal, apenas soltando as idéias. Mas enquanto isso, antes de qualquer decisão, vou tocando o Nove do Quinto.
Estou de volta, nesse post algumas tendências apareceram. Muito obrigado aos que sentiram falta, aos que sempre deram uma passadinha aqui para ver se tinha sido atualizado e, para os que apareceram pela primeira vez, voltem, porque ele vai continuar. Pode ser que num futuro (não muito distante), ele pare, mas ainda estamos no presente (e com certeza, vocês não verão coreografia de boyband por aqui). Até a próxima!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O futebol na página policial

Como diz Zeca Pagodinho, camarão que dorme a onda leva. Pois é, a onda me levou. Não que eu estivesse dormindo, mas estive por um tempo na praia, em outro vendo a lua na esquina, tomando um chopp e na frente do supermix. Minha idéia na semana passada era falar um pouco das minhas expectativas no esporte em 2009, como as (ótimas) contratações do São Paulo, a possibilidade de grandes pegas na Fórmula 1 entre Alonso, Massa, Hamilton, Haikkonen e as BMW's.
Porém, a preguiça que bate quando se deita numa rede, ao ponto de nada passar pela minha cabeça, fez com que eu adiasse, adiasse, até explodir notícias de futebol nas páginas policiais de todos os jornais, revistas. As guerras nos grandes clássicos estaduais tomaram as manchetes de assalto, deixando a crise econômica, política, Big Brother Brasil e a preparação das musas para o carnaval de lado.
No Rio de Janeiro, São Paulo e Minas torcedores e policiais entraram em confronto. Em São Paulo, o Morumbi e arredores se transformaram em praça de guerra deixando muitos feridos, que nem no Rio no estádio do Maracanã. Já em Minas, foi mais violento, um torcedor foi assassinado no meio da confusão.
Episódios lamentáveis e justamente em plena preparação(?) para sediar a Copa de 2014. Esse é um grande problema do Brasil e ele não pode se visto apenas como um problema do futebol, pois já virou, há muito tempo, caso de polícia, que necessita de uma atuação em conjunta dessa última com a Justiça.
O despreparo da polícia é uma das causas, aliadas a lentidão e a falta de leis que punam os baderneiros. Enquanto que a solução passa longe da idéia de diminuir a carga de ingresso para a torcida rival. Os argentinos já tentaram fazer isso, mas não deu certo por lá. O que precisa ser feito é olhar para os torcedores brigões, baderneiros que só vão para o estádio para tumultuar, arranjar confusão, como sequestradores, assaltantes. Investigar as torcidas organizadas como se investiga uma quadrilha que assalta bancos, traficantes e mafiosos.
Claro que isso não é nada fácil, os ingleses penaram para controlar os hooligans e acabar com as guerras nos estádios, mas conseguiram. Hoje em dia os hooligans só arranjam confusões nos arredores dos estádios franceses, alemães, suiços, nos jogos da seleção inglesa. Mas nada de incidentes do tipo nos jogos na terra da rainha.
Corrigir esse problema da segurança nos estádios é de fundamental importância para quem quer sediar uma Copa do Mundo no mínimo decente. Mas tirar os torcedores dos estádios é tapar o sol com a peneira, pois a guerra vai continuar nas ruas das cidades. O torcedor do Atlético-MG foi morto no caminho do estádio e não dentro do Mineirão. Melhor tomar providências agora do que mobilizar o pessoal das relações exteriores com pedidos de desculpas para vários países que viram suas seleções em solo brasileiro em 2014.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sorrir e cantar como Bahia

Por Bolota da Bahia

*Texto que recebi por e-mail semana passada. O jogo foi dia 25/01.


Porra, véi... dia bonito da porra que fez domingo. Levantei cedo pra caralho. Quando abri o olho, tava batendo 11:30 no relógio. Dei uma espiada na broca da parede e vi o solzão virado no estopô. Balancei a nêga do meu lado e disse carinhosamente:

- Acorda, porra. Acorda nessa desgraça que a gente vai quebrar essa gelada na praia antes de ir pra Pituaço.

Como era um dia muito especial pra mim, resolvi levar a sacaneta pruma praia de bacana. Jardim de Alá. Ou como diz meu bróder Obama: "God´s Garden". Peguei meu ingresso, o dinheiro do buzú e me piquei com a neguinha. Normalmente eu escolho a barraca que eu vou ficar pela trilha musical. A que tiver tocando o som mais nigrinhagem, é a que eu fico. Fui passeando entre as barracas e comecei a ouvir um som que eu não escutava há uns 10 anos. Um repertório que ia do antigo Gera-Samba, passando por Neon do Samba, Pagolada, Feras Potentes e finalizando com o show do Kiribamba LIVE em Juiz de Fora (MG). Só os clássicos. "A capenguina, a capenguinha, a capenguinha, a capenguinha, a capenguinha, a capenguinha quer andar. A capenguinha quando não tá de muleta, ela pega no porrete pra poder se equilibrar...". Era esse o nível do som. Puro jazz. Bom pra caralhos. O nome da barraca era Ponto G. Pronto. Achei a porra do Ponto G. Pelo menos uma vez na minha vida eu achei essa porra. Com um nome desse, não tive dúvida. É aqui mermo. Pedi logo uma gelosa e uma dúzia de lambreta. O lugar era muito bacana. Várias gostosas. O único mal é que tinha muito pombo. Parecia o Barradão, a porra.

Tava tudo muito de fuder até a hora que encontrei Marquinho Sabonete. Sabonete é um torcedor do vice (Vitória ou na gíria Vicetória). Ele tem esse apelido porque, dizem as más línguas, quando ele serviu o exército, foi tomar banho, deixaram cair um sabonete e ele foi catar do chão. Depois desse incidente, o bicho ficou manco. Não sei porquê. O fato é que o sacana resolveu tirar sarro com a minha cara. Disse que eu não tinha estádio. Que tava a não sei quanto tempo sem ganhar porra nenhuma e todas aquelas merdas que a gente tá acostumado a ouvir dos vices. E pra fuder com tudo, ainda disse que a gente ia tomar pau do Ipitanga!! Aí eu pirei. Mandei ele repetir o que ele disse:

- Repita aí o que você falou, véi...

- O Jahia (Bahia na gíria...) vai tomar de 1 a zero do Ipitanga - o filadaputa repetiu.

- Repita aí de novo, véi...

- Tá surdo, porra?? o Jahia vai tomar gude preso do Ipitanga.

Rapaz... o sangue me subiu à cabeça. E a nega dizendo "calma, calma". O garçom dizendo "segura o gordo". E a baiana de acarajé dizendo "fudeu!!". E o pombo dizendo "gurururu, gurururu....". Aí eu explodi.

- Ó seu viado desgraçado filadaputa corno manco do cu brocado. O Bahia hoje vai meter de 4 que nem fizeram com você no quartel, sinhá nisgraça. Só vou apostado, miserável!!

- Bora!! Pra cada gol do Bahia, uma grade pra você. Pra cada gol do Ipitanga, uma grade pra mim.

Eu não sei se o sacana tava bebo ou maluco. Só sei que aceitei a porra da aposta doida do fornecedor de briôco. Saí virado na porra da praia. Já era dez pras três e eu ainda tinha que pegar a zorra do buzú pra Pituaço. As palavras de Sabonete ecoavam na minha cabeça... Mas o Bahêa não ia me decepcionar. Não dessa vez.

Cheguei lá no estádio e me arrepiei de ver a massa tricolor. Puta que pariu. Coisa linda demais. A cidade é nossa, galera. Agora temos 2 estádios!! Um numa ponta (a boa e velha Fonte Nova) e o outro na outra ponta da cidade. E que estádio. PituAÇO é lindo pra caralho. Me senti numa Copa do Mundo. Sem putaria nenhuma. Hino do Brasil, Placar eletrônico de última geração, helicóptero jogando pétalas brancas, vermelhas e azuis... um SHOW! Fui pegar logo meu copão de cerveja. Cerveja cara da porra!! 3 real lá dentro. E o balcão também era meio apertado, mas vamo nessa.

Começou o jogo. O Ipitanga na pressão e eu ouvindo a voz de Sabonete na minha cabeça... "O Jahia vai tomar cacete". Porra... será que vou ter que pagar engradado praquele viadinho?? Minha cerveja acabou. Mandei a nêga pegar outra pra mim. Foi ela subir a zorra da escada que eu só vi Élton matar a bola na coxa e meter um tirambaço pro fundo da rede!!

- GOOOOOOL DO BAHIA MINHA PORRAAAA!!!! AHAHAHAHA!!! UMA GRADE!!!! UMA GRADE!!!! UMA GRADE!!!!

Fiquei feliz pra caralho!!! Pena que a nêga não viu o gol... pena uma porra!!! Vai ver foi isso!!! Ela tava dando azar, a miserável. Ela voltou com um copão e fiquei vendo o jogo. O Bahia até que melhorou. Vai ver é viagem da minha cabeça. Deixa a nêga quieta curtindo o jogo do tricolaço. Só que aí o Ipitanga desceu num contra-ataque virado na porra. O sacana do atacante chutou a queima roupa e Marcelo espalmou. O cara chutou de novo e Marcelo defende novamente. Caralho! Que sufoco. E pra fuder com tudo, meu copo ficou vazio.

- Neguinha.... pega outra pra mim?

Quando eu peço assim cheio de carinho, num tem não certo... a nêga faz tudo que eu quero. Lá foi ela pegar outra cerva. Fiquei olhando ela subir pra pegar a cerveja. E não é que quando ela sumiu da multidão, Hélton Luiz recebe um passe da porra, sai picado, deixa dois zagueiros pra trás e BROCA!!!

- GOOOOOOOOOOLLLL DO BAHIA, PORRA!!!! DUAS GRADES!!! DUAS!!! DUAS GRADES!!! É grade pra caralho!!! Eu nem queria mais a cerveja que a nêga foi pegar. Fica lá, mizéra!!! Já tenho 2 grades!!! AHAHAHAHAHAHAH!!!

Mas aí ela voltou cheia de chamego. Me deu um beijo na boca, entregou meu copão e a gente ficou curtindo o intervalo juntinho. Feliz da vida. Aproveitei também o intervalo pra bater o mijão. Porra véi... banheiro de primeiro mundo. Mijar em mureta nunca mais. A porra limpinha, véi. Bonito pra caralho. Naquele dia eu tava achando tudo lindo! Até mictório. Nada de mijar na mureta, viu, porra??

Começa o segundo tempo. O Bahia só administrando. Naquele reme-reme. Naquele toquinho pra cá, toquinho pra lá. Deu uns 20 minutos e a nêga percebeu que meu copão tava vazio.

- Quer tomar, mais uma, preto?

- Porra, nêga... pegue lá pra mim, vá...

E lá foi ela. Com aquele bundão pra lá e pra cá. Eu fiquei lá olhando aquele bundão lindo subindo a escada. Hipnotizado. Aí ela sumiu. Quando voltei o olho pro campo, tava rolando um bafafá na área do Ipitanga, a bola sobra pra Hélton Luiz e.... saco!!! 3 grades de cerveja. Na moral... comecei a ficar com pena de Sabonete. Ô, meu Deus. O desgraçado vai ter que falar com a moça nos balcões BPN da Insinuante e pedir um empréstimo pra pagar minha aposta. Fale com a moça, filadaputa!! A nêga tava demorando dessa vez. Mal terminei de comemorar o terceiro, quando o pequeno Ananias broca mais um. Quatro. Quatro a zero, papá!!! Quatro grades de pura alegria!! Eu tinha cantado a pedra. Sabonete tomou no cu. Dessa vez não foi literalmente. Mas deve ter doído pra caralho do mesmo jeito. Neguinha chegou com a minha cerveja na hora de um pênalty do Ipitanga. Só que o dia era do Bahia. Pituaço era do Bahia. O sacana mandou a bola lá na casa da porra. Valeu a reza, maluco!! A torcida era só alegria: "Rubro-negro otário!! Enfie no cu seu aterro sanitário!!!". Era só o que se ouvia na saída do estádio: "Vamos torcer pro Bahia ser campeão, em Pituaçu meu Caldeirãoooo!!!". Caldeirão mermo. Aquela porra ferveu, véi. E se você não foi, vá!!! Porque é bom demais. E arranje um otário rubro-negro pra apostar umas grades. Eu já ganhei quatro, pai véi!!!


BORA BAHÊA, MINHA PORRAAAAAAAA!!!!


* E agora deixa eu ir comprar meu ingresso, hoje tem jogo do Bahia, depois de um testemunho desse fiquei arrepiado. Até a próxima!!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Uma metamorfose ambulante

"Eu vou desdizer aquilo tudo que eu lhe disse antes. Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante. Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo." Agora leiam esse post e esse daqui.
O dia 1º de janeiro de 2009 foi um dos melhores da minha vida. Mudei completamente de um dia para o outro. No texto "Ano novo, vida velha", eu disse que as pessoas não vão mudar ao despertarem pela primeira vez no ano. A diferença é que eu não cheguei nem a dormir entre o dia 31 e o dia 1º (entendam como o dia mudar depois que você dorme, mesmo que você vá dormir de manhã), emendei tudo, mas senti extamente como são, dias diferentes. O dia 1º eu mudei completamente minha forma de pensar e, de uma certa maneira, de agir. Começei uma vida nova nesse dia.
Eu estava em Arraial D'Ajuda. Para quem não conhece e nunca ouviu as histórias, o reveillon de lá são 5 dias de festas (de axé, pela ordem desse ano, André Lelys, Ivete Sangalo, Trivela, Banda Eva e a virada com Asa de Águia) na barraca do Parracho. Eu e meus 3 irmãos (sou filho único) saimos da festa, que já tinha acabado a banda e tocava som eletrônico, e fomos direto para praia do espelho (uma praia paradisíaca, é a Indonésia na Bahia, um dos lugares mais bonitos que já fui na vida), do lado, talvez apenas uns 12km, e passamos o dia lá. Deixamos o resto da galera que estava com a gente na viagem na festa, pois ninguém quis ir nossa barca.
Eu era de um jeito em 2008, hoje sou de outro jeito e começou extamente no 1º dia desse ano. Várias coisa que eu pensava, agora penso de forma diferente. E a mudança já perceptível. No ano passado, fiquei doente, perdi a Trivela e por causa disso escrevi esse texto. Nesse ano, escolhi não ir para a Trivela. Depois que voltei de Arraial, não estava muito afim de ir pra essa festa. Quando foi na véspera(09/01), já com a camisa na mão decidi vender e não ir mais. Como eu conhecia a menina (ela é do meu círculo de amizades), vendi barato, abaixo do preço no mercado negro (o oficial já tinha esgotado). Em 2008 não fui porque fiquei doente, em 2009 não fui porque escolhi não ir.
O segundo texto que recomendei vocês a lerem, lá em cima no primeiro parágrafo, eu disse que dificilmente voltaria no Vale do Capão. A praia do espelho me despertou uma grande vontade de voltar lá. Estou com uma percepção das coisas diferente do que tinha quando fui pra lá na primeira vez. E é por isso que eu quero voltar pra lá. Quero fazer mais trilhas, conhecer outros picos.
Estou num momento de mais tranquilidade. Não quero grandes agitações, grandes festas... Quero festas pequenas, tranquilas. E é exatamente assim que eu quero no próximo reveillon. Escolhi ir pra Arraial, porque eu queria festa grande, axé, pegação. Dentre as opções que tinha Barra Grande não se enquadrava nessas especificações. Se fizesse a escolha hoje, com certeza iria pra Barra Grande. Um outro lugar que é nesses moldes de BG é Trancoso. No dia seguinte voiltamos novamente na praia do espelho, dessa vez com a galera toda e na volta, demos uma paradinha em Trancoso, que é perto também. Outro lugar muito bonito, mas esse quero ir logo para lá, devo ir na semana santa.
Pois é, Ano novo, vida nova. Estou curtindo muito essas minhas mudanças. Mas o blog vai continuar, só que num ritmo menos frenético, não por causa do meu momento, mas sim porque é verão, férias, sol, praia. Tudo isso ocupa demais o tempo.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O último será o primeiro

Andei lendo uns blogs e me deu vontade de blogar. Resolvi espanar a poeira daqui, dá uma varrida, tirar as teias de aranha... A verdade é que esses dias cheguei até começar um texto, mas estava sem inspiração, não gostei do saiu e fechei a janela. Bom, mas vamos lá, recomeçar tudo novamente.
Deveria ter escrito alguma coisa antes de 2009 se apossar do lugar, mas não tive tempo no dia 26 e no dia seguinte, 27, peguei estrada as 4 da madrugada rumo a Arraial D'Ajuda. Sim, passei o reveillon lá. Não gostei das festas, achei esse ano o mais fraco de todos (foi a 3ª vez que fui pra lá), mas a galera que foi comigo era boa e os 2 últimos dias foram espetaculares. Viajei no dia 27 e só pisei em casa dia 03 depois das 22h.
Todos os anos sempre faço um balanço do ano que terminou. Geralmente é no último post. Esse ano teve duas diferenças. A primeira é mais visível a olho nu, estou escrevendo pós-reveillon. A segunda é menos visível, está na forma do texto, sempre escrevo os acontecimentos em tópicos divididos em positivos e negativos. Dessa vez será em forma de texto mesmo e farei um balanço mais de mim do que das outras coisas e notícias. Não falarei de Olimpíadas, Fórmula-1, tragédias, eleições, futebol, cinema, tv e por aí vai.
Gostei de 2008. Aprendi muitas coisas, me soltei mais, falei mais (talvez não transpareça no blog, mas sou tímido), conversei mais, conheci mais pessoas, passei a ser mais visto, parei mais para pensar, refletir, viajar nas coisas. Me conheci mais. Cresci muito nesse ano. Fortaleci as amizades mais importantes, conquistei novas amizades, também, importantes. Viagem, no real sentido da palavra, foi menos, mas conheci lugares novos. Lugares um pouco comuns, sem nada demais, mas que foram boas viagens. Descobri belas e espetaculares músicas, velhas bandas (Os Mutantes de 1970 e, a melhor de todas, Os Novos Baianos). Assisti ótimos filmes (Requiém para um sonho, Magnólia). Além de ter escrito alguns textos que guardarei com cuidado na minha estante sem troféus, nem prêmios. Profissionalmente nada mudou, sem novidade no front. Continuo no mesmo lugar, ganhando a mesma coisa. Mas esse ano passei a dar menos importância a dinheiro, claro que quero ganhar mais, quero ganhar bem, porém não faço disso uma cruzada, muito menos uma obssessão.
Mudei bastante em 2008. E mais uma vez, como já escrevi, talvez no post do início de 2008, as mudanças aconteceram ao longo do ano, a vida mudou durante os 365 dias e não no 1º dia do ano. Não acredito (ava) em reviravoltas após a meia-noite. E no reveillon de 2009 foi diferente? Será? Cenas dos próximos posts... Feliz 2009 para todos, cheio de saúde, paz e realizações!!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Feliz Natal

Título mais clichê esse. Mas em tempos de falta de inspiração vai esse mesmo. O post de hoje é pra jogar conversa fora. Tô sem inspiração pra escrever algo interessante essas últimas semanas, por isso o blog está um pouco irregular, postagens escassas e, desculpem, estou em falta também no blog de vocês. Perdão. E como um bom cara-de-pau, aproveitem o espírito natalino e me desculpem.
O dia 24/12 é sempre a mesma coisa. Maresia, morgação, sem nada pra fazer. A festa de natal na minha família não acontece na minha casa, então não preciso ajudar na arrumação. Como ainda não sou pai, não tenho que passar o dia no shopping, sendo engolido pelo mar de gente, a procura de algum brinquedo que todas as crianças pediram para Papai Noel. Por isso meu dia é chato. Fico de saco cheio de ficar dentro de casa. Quando eu era guri, adolescente, descia e passava a tarde jogando bola, reunia com poucos gatos-pingados, pois a maioria nunca estava em casa. Depois que cresci, passei a assistir filmes. No ano passado, assisti Pulp Fiction - Tempo de Violência na tarde da véspera natalina. Estava de saco cheio de não ter nada pra fazer e resolvi dar risada com Samuel L. Jackson na pele de um gângster "maldito desgraçado" recitando Ezequiel 25:17 antes de matar alguém.
Esse ano não fiz absolutamente nada. Antes de dormir fiquei ouvindo música. Depois que apaguei, dei uma olhada na tv, conversei um pouco no programa de mensagens instantâneas e agora estou aqui, dizendo "amém" por já ser 20h. Gosto do natal, gosto de reunir a família, amigo secreto.
Bom, deixa eu ir, porque já estão me chamando pra sair. Feliz natal para todos vocês!! E volto, nos próximos dias, para o derradeiro post. Até!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ainda tenho esperança

O mundo está violento. É pai jogando filha da janela, policial fuzilando carro de uma mãe de família com crianças dentro (e a pior parte é que o policial foi absolvido do homicídio), mulher sendo estuprada e morta num parque. Além de brigas entre vizinhos que terminam em morte, gangues fantasiadas de torcedores de futebol marcando confronto via internet e indo munidas de barras de ferro, facas, armas. São notícias e fatos de hoje que deixam transparecer que a vida vale menos do que nada.
O mundo está condenado? O homem não tem mais salvação? Devemos deixar de acreditar num futuro melhor? Será que devemos acreditar que um dia a paz reinará nesse planeta? Sim, mesmo com toda essa violência, temos que ter esperança.
Ontem eu tentei escrever, mas não achei nada de interessante, nenhum tema, nada. Mas hoje o Jornal Nacional foi aberto com uma notícia que me encheu de esperança. Ainda acredito no homem. Ainda tenho esperança de que um dia o mundo será um lugar melhor.
Um agricultor de Ilhota (SC) devolveu 20 mil reais encontrados dentro de um casaco que foi doado para a família dele. A casa do agricultor Daniel da Silva foi destruida pelas fortes chuvas que caíram nas últimas semanas. A neta de Daniel achou o dinheiro dentro do casaco. O agricultor devolveu todo o dinheiro, pois já estava feliz com as doações que chegavam até ele. Não é preciso dizer que os 20 mil reais seriam úteis para ele, porém a honestidade falou mais alto. Ele procurou o dono do dinheiro e devolveu.
É por isso que ainda acredito no ser humano. São fatos como esse que me enchem de esperança e que reforçam a teoria, que acredito, de que todos são inocentes até que se prove o contrário. Não sou otário de crer cegamente em qualquer um, não boto minha mão no fogo por ninguém, mas ainda acredito que na existência de muitas pessoas honestas, do bem. Pois é, a esperança respira e sobrevive até num cenário de total destruição e dor.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ouvindo 1 som

Acabei de chegar do ensaio da Timbalada. Sim, aqui são 03:11 da madrugada, amanhã tenho que tá de pé 07h. Tem que acordar? Tem. Mas também tenho que atualizar abagaça aqui. Não posso deixar assim. A Timbalada foi massa, ainda estou sob os efeitos dela. Domingo de noite, verão em Salvador... Isso acontece... E vai continuar acontecendo até a quarta-feira de cinzas quando decretarem o "The End" do carnaval. Quando decretarem, porque da minha boca vocês não ouvirão esse decreto. Jamais falarei isso!!!

Bom, gosto desse música, ainda mais desse vídeo Jim Morisson está simplesmente... mais doidão do que nunca!

Acho que por hoje é só. Preciso dormir, mas bem que eu queria viajar. Tenho até um tema na cabeça, já havia pensado nisso beeeeeem antes, cheguei até a conversar, e para culminar no fechamento do raciocínio "Os pingo da chuva" me deu a idéia para introdução, desenvolvimento e conclusão. Um dia explico o que eu penso, minha teoria da vida.

Por falar nisso, tenho que dormir, o fim de semana foi muitíssimo bom, totalmente excelente. Ah, tem também o filme Amnésia, que assisti quinta-feira, excelente. Ontem, sábado assisti O Iluminado. Este último não se trata de um filme de terror, trata-se simplesmente de Stanley Kubrick. Não gosto de filmes de terror, tinha medo quando era criança e, hoje em dia, do alto dos meus 26 anos de vida, procuro evitá-los. Mas assistam O Iluminado com Jack Nicholson, porém sob uma ótica mais observadora, aí vocês não terão medo, muito pelo contrário acharão que estão confusos. Dizem até que Nicholson não tinha a sombrancelha em forma de triângulo antes desse filme. Dizem que de tanto incorporar o personagem ele ficou desse jeito. No filme ele está insano!! Tem outro filme também que mudou minha forma de pensar. Naço assisti nesse final de semana, mas me lembrei agora, Magnólia. Bom filme, preciso assistí-lo novamente, mas mudou minha forma de pensar, de ver a vida (um dia eu explico).

Gosto dessa música assim como gosto de Light my fire e, a melhor de todas, My wild love (a primeira vez que ouvi essa música, fiquei olhando para os lados para ver se apareciam índios-guerreiros querendo me matar e ter um tempo, mesmo que curto, para me proteger).
Tenho que dormir, amanhã preciso estar em pé do lado da cama, me dirigindo para o banho às 07h. Essa música é massa, a performance dele está insana, aliás, nos últimos dias baixei o primeiro álbum deles, também o Waiting for the sun e um ao vivo, mas infelizmente não tem essa música The End. Morisson é o coração da banda e o teclado é a alma. Nessa música não tem muito teclado, eu sei. Mas nas outras sim.

Se divirtam com a música ou ouçam que nem Morisson cantou. Se não gostarem, leiam o texto e depois comentem, mesmo para dizer que a música não presta ou que o texto tá rum... Mas a música presta!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Crenças de criança

Quando eu era criança acreditava em algumas fantasias, histórias da carochinha e mitos populares. Acreditava mesmo, de tentar convencer alguém que não acreditava. Mas claro que não eram todas as histórias que me convenciam e nem sempre conseguia fazer com que alguém acreditasse.
Por exemplo, eu acreditava em Papai Noel. Talvez esse seja uma das maiores histórias ou fantasia que eu acreditava. Tinha um amigo meu que morava no meu prédio, que desde pequeno, os pais dele diziam que Papai Noel não existia, mas um dia consegui convencê-lo da existência do bom velhinho. Entretanto, nunca acreditei em coelhinho da páscoa. Sempre saía com minha mãe para comprar o ovo de páscoa que eu gostava (o Laka, chocolate branco).
Acreditava também em Caipora, que era a mulher do Saci. Diz a lenda que se você chegar no meio do mato e chamar por ela, Caipora aparecerá no lugar que você acha mais impossível dela estar. O que me fazia ter medo dela, era que se você conseguisse vê-la, ela lhe daria uma surra de cipó. Logicamente que eu não era maluco de tirar a prova disso. Jamais gritei o nome dela no mato. Também acreditava em duendes, mas sabia que não existia aqui no Brasil, só na Europa ou nos Estados Unidos que diziam que existia uma floresta de duendes (com árvores pequenas que não passavam da altura do joelho da gente).
Essas histórias eu ouvia das pessoas, geralmente eram de amigos mais velhos. Outra também que sempre ouvi na minha infância era que o Flamengo era o clube mais vencedor do Brasil, o maior detentor de títulos do Campeonato Brasileiro. Mas eu já tinha escolhido o meu time, o São Paulo brilhava com muito mais intensidade, apesar de acreditar que o Flamengo era o maioral do Brasil. Ah, mas o São Paulo já tinha 2 mundiais, sim, o Flamengo tinha 1 e para me impressionar era pentacampeão brasileiro. Diziam que o São Paulo foi melhor por uma época, já o Flamengo por uma década...
Do mesmo jeito que um belo dia descobri que Papai Noel não existia, que dava pra ver duendes, mas não "de cara", nesse domingo o São Paulo destruiu de vez o Flamengo. Já tinha status de grande respeito sendo o único time brasieliro 3 vezes campeão mundial, mas faltava ser o dono do Brasil. E o hexa só não está sendo tão falado, porque de quebra o São Paulo atingiu outro feito inédito no Brasil, o de ser campeão três vezes consecutivas. Pronto, agora eu não posso mais falar de futebol com mais ninguém, a menos que seja com algum torcedor do Boca Juniors, Milan, Real Madrid, Liverpool, porque o resto não tem mais nenhum argumento sólido para dizer que algum outro time é melhor do que o meu. A menos que a conversa seja sobre fantasias de criança, histórias da carochinha, mitos...
*****
Esse ano tudo ficou no seu devido lugar: Palmeiras campeão Paulista 2008, Corinthians campeão Brasileiro da série B 2008, São Paulo tricampeão Brasileiro da série A 2008 e Santos bicampeão mundial de 63.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Bomba na F-1!!

Cheguei em casa, essa é a semana de aulas de dezembro do meu curso de Pós-graduação, decido a atualizar o blog com a seção Ouvindo 1 som. O clipe/música já tinha escolhido, iria colocar Aqueous Transmission do Incubus, pela segunda vez na seção, mas é porque eu não páro de ouví-la desde domingo, é uma das melhores músicas que eu já ouvi em minha vida e ouví-la nunca é demais.
Mas, porém, todavia, entretanto, abro o Blog de Flávio Gomes e me deparo com a notícia bombástica de que a Honda encerrou suas atividades na Fórmula 1. Atônito, vou ao site Grande Prêmio para ler a reportagem. Sim, a montadora Honda jogou sua equipe de Fórmula 1 ao vento. Marcou uma reunião com todos os funcionários e os comandantes da equipe, Nicky Fry e Ross Brawn, nessa madrugada (horário de Brasília), para fazer o comunicado oficial.
Acabou o milho, acabou a pipoca. A montadora Honda, cansou de torrar 400 milhões de dólares por ano para a equipe disputar as últimas colocações do grid com a Force India. Agora, se quiserem tocar o barco pra frente, Fry e Brawn terão que correr atrás de patrocinadores e de dois motores para manter a equipe na ativa, mas sem um tostão e sem um mísero parafuso da montadora. Nessa hora, Brawn já deve está pendurado no telefone tentando entrar em contato com a Ferrari para ver se consegue descolar 2 motores. Para quem não sabe, Ross Brawn foi estrategista da Ferrari nos anos de ouro, trabalhava diretamente com Michael Schumacher e chefiava a equipe italiana junto com Jean Todt. Se não conseguirem motor, nem dinheiro, Fry e Brawn terão que procurar um comprador para a equipe.
Essa notícia é péssima para 3 brasileiros Bruno Senna, Rubens Barrichello e a Petrobrás. O sobrinho de Senna agora terá que procurar a Toro Rosso para ver se descola uma vaguinha, Rubinho vê a carreira dele na F-1 acabar e, como disse que não vai correr mais em nada que não atendesse pelo nome de Fórmula 1, pode já ir entrando na fila da Previdência Social para pedir o dinheiro da aposentadoria. Já a Petrobrás, deverá marcar uma reunião com seus executivos para decidirem qual rumo tomar, se vão esquecer a F-1, pelo menos em 2009, ou se vão convocar seus advogados para arrancar uma graninha de recisão de contrato unilateral e pensar num outro nome para a gasolina aditivada que se chamaria Senna, já que a carona no sobrenome de Bruno não deverá rolar.
Pois é, reflexos da crise financeira que está assolando o mundo. Outra coisa também é a ilusão de as empresas estão preocupadas com a ecologia. A Honda não tinha patrocinadores e pintava seus carros de verde em prol da campanha ecológica. Tudo no mundo gira em torno do dinheiro. Proteger o meio ambiente é um ótimo marketing e todas as empresas vão defender essa causa enquanto que ela esteja vendendo seus produtos e gerando lucro. Fora isso amigo, esqueça, porque o que importa mesmo é o dinheiro entrando no caixa. Se não entra, cortam-se os gastos, demitem funcionários, fecham fábricas, equipes... E o resto? TVN - Te Vira Negão.

domingo, 30 de novembro de 2008

Dia de Blogueiro (3)

Agora fiquei preocupado!
O dia hoje foi improdutivo. Só fiz assistir jogos de futebol (dois e meio), conversar no msn e blogar. O Arsenal conseguiu uma importante vitória, de virada 2 a 1, sobre o Chelsea, em pleno Stamford Bridge, casa do Chelsea. Com 2 gols van Persie matou o time de Felipão. Em seguida assistir o início de Valência x Bétis. Não sei o placar final, mas o Valência já metia 2 a 0 quando troquei de canal para assistir São Paulo e Fluminense.
Por falar em São Paulo, o empate foi decepcionante, o time não jogou bem e mais uma vez o Fluminense foi o carrasco.Estou preocupado, com medo. Será uma tragédia se o São Paulo perder esse título, proém ainda confio no time, acho que vai conquistar esse Tricampeonato. Mas o Goiás será páreo duro, o empate arrancado contra o Flamengo mostra que o time ainda não entrou de férias e mesmo sem ter pra onde ir nesse Brasileiro, tá brincando sério.
Enquanto converso no msn, ouço músicas. Semana passada meu PC deu problema e teve que fazer backup dos arquivos e instalar o Windows novamente. Resultado: tenho que passar as músicas que estão na pasta para o windows media player. Passei o disco ao vivo do Incubus, Look A Live. O disco é legal. Incubus é uma banda bacana e a música Aqueous Transmission é de outro mundo! Agora estou passando um outro disco ao vivo, mas é da doidona Amy Winehouse. Que também é muito bom, foi gravado em Glastonbury. E por quê eu não passei nenhum disco do Novos Baianos ou dos Mutantes ou de Gil? Simplesmente porque já ifz isso no dia que o computador deu novamente as caras aqui em casa.
*****
“Aquele que melhor conhece a si mesmo, é o que menos se exalta”.
Platão

Dia de Blogueiro (2)

Luto!
Acabei de ler no blog do André Kfouri que Marcelo Portugal Gouvêia, ex-presidente, do São Paulo morreu hoje aos 70 anos de idade. É uma perda lamentável, fiquei sentido. Marcelo Portugal foi o presidente dos tris da Libertadores e Mundial em 2005. Foi um ótimo presidente. Que Deus o coloque no lugar que merecer, ao lado dos justos.

Dia de Blogueiro

Hoje acordei com vontade de blogar. Quer dizer, não foi não foi na hora que acordei, mas assim que consegui reunir forças para levantar da cama, fui dar uma olhada nas coisas básicas da internet, orkut, blog e msn. Abri o blog e deu vontade. Me deu vontade de ter um dia de Jucka Kfouri, Flávio Gomes, Vinícius Grissi e Gui, de blogar várias vezes no dia. Ainda estou bêbado de ontem e, depois de muito tempo sem, de ressaca. Não sei por que, tomei 2 engovs (a óstia de bêbado como dizem, pelo menos já ouvi dizer) antes de dormir, mas não adiantou.
Acordei e fui pro sofá, ou melhor, depois que passei pelo computador... Estou assistindo Chelsea 1 x 0 Arsenal. Bom jogo. Disputado, corrido, mas discordo do Mauro Cezar Pereira, o Chelsea não teve essas chances todas para ampliar o placar. O segundo tempo ainda vai começar.
Chove bastante em Salvador. Acordei com 'os pingos da chuva' batendo forte na janela. Se continuar assim quem vai para o Harém de Alexandre Peixe é o coelho. Odeio festa com chuva. Não gosto de tomar chuva em festa e lá o espaço é aberto, pelo menos na minha "reduzida" memória, não lembro de nenhum abrigo por lá.
O segundo tempo do clássico inglês vai começar. Daqui a pouco eu volto ou mais tarde... Na pior das hipóteses depois das 18h locais (19h no horário de Brasília, ACM fez uma coisa decente de acabar com o horário de verão aqui, senão ainda teria resquício de sol na hora do "Boa Noite" de Fátima Bernardes), tenho uma idéia na cabeça e quero postá-la depois que 'o rodo passar'. Ou, muito na pior das hipótese, laaaaá no fundo do poço, amanhã, porque hoje talvez tenha Harém e eu preciso conversar...

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ouvindo 1 som

Para quem não conhece, essa é Björk. Björk, meus leitores. Meus leitores, Björk.
Björk é uma mulher que faz da música seu parque de diversões. Não aqueles que tem roda-gigante, montanha-russa, mas sim aqueles que tem brinquedos simples como balanço, gangôrra, aqueles que as crianças brincam usando a imaginação. É exatamente isso que ela faz, usa a imaginação pra fazer músicas. E faz o que der na telha dela, sem está nem aí para os cofres das gravadoras.
Ela muda o estilo das músicas dela em todos os cds. Alguns ela faz um pouco mais próximo da música eletrônica, coloca batidas, em outro ela não usa nenhum instrumento sequer, apenas um coral de vozes imitando os instrumentos. Em outro, como essa música aí, Unison, utiliza instrumentos de música clássica.
Essa foi a primeira música que ouvi de Björk. Foi de bate e pronto. Eu gostei na hora, de primeira, nem precisei ouvir mais vezes.
Depois disso, foi apenas se aprofundar na discografia dela. O primeiro que baixei, que é ótimo para iniciantes, uma espécie de The Legend de Bob Marley, chama-se Vespertine. Em seguida o Homogenic também é espetacular. Depois disso se gostarem, procurem os outros.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Apenas dois comentários

Hoje não sei sobre o que escrever. Olhei as notícias e não encontrei nada de interessante, ou melhor, nada que me inspirasse escrever algo. Mas apenas uma notícia que eu queria expressar a minha opinião. Aliás, um não, dois.

O primeiro é a resposta de Michael Schumacher à Rubens Barrichello. Numa à Veja dessa semana, Barrichello disse que um dia dirá o que realmente aconteceu no GP da Áustria em 2002, no qual ele recebeu ordens de deixar Schumacher passar. Em resposta, o alemão falou que "Ninguém pode tornar um piloto lento somente por causa de um contrato. Se você é rápido, é rápido e ponto. Vai ser o número um".

Não sou pró-Schumacher, nem fã, nem nada, muito pelo contrário sempre torci para os adversários dele, mas convenhamos, ninguém é sete vezes campeão do mundo, por causa de uma cláusula de contrato. Schumacher foi o melhor piloto da época dele, de 2000 a 2004 ele foi imbatível. Era o mais rápido e teve o melhor carro. Rubinho foi, ops, é um bom piloto, também rápido, mas não era páreo para Schumacher. Isto é fato. Veja o caso de Felipe Massa. Ano passado, Kimi Raikkonen foi campeão do mundo. Esse ano, naturalmente, ele deveria ser o número 1 da Ferrari, mas Massa foi mais rápido do que ele e, por isso, ganhou todas as atenções do time no final dessa temporada e Raikkonen teve que se contentar em ser o segundo piloto. Não existe essa teoria da conspiração que tentam criar para explicar as derrotas de Barrichello, sem reconhecer que Schumacher era melhor do que ele.

O segundo, talvez seja até óbvio. O passeio do São Paulo sobre o Figueirense, 3 a 1. Fiquei orgulhoso do meu time. Jogou muito domingo, dominou o jogo inteiro, apesar de ter passado um pouco de sufoco quando o Figueira diminuiu a vantagem. Borges foi impecável, Jorge Wágner espetacular e Hugo excelente. Dagoberto jogou bem, brigou, marcou, porém continua perdendo gols feitos. O resto do time também jogou muito, mas não vou ficar aqui citando nome por nome.

Gostei também das goleadas do Náutico sobre o Cruzeiro por 5 a 2 e do Flamengo sobre o Palmeiras, também pelo mesmo placar. Cruzeiro e Palmeiras estão fora da briga pelo título, à eles resta apenas disputar por uma vaga na Libertadores. Já o Flamengo, com muita boa vontade e otimismo, pode-se dizer que segue na briga pelo título, porque tirar 5 pontos em 3 jogos, só na matemática. E o Grêmio também fez o dever de casa, venceu por 2 a 1 o Coritiba e continua com 2 pontos a menos que o São Paulo.

Domingo tem mais e os jogos serão fora de casa para os dois que brigam pelo título e para o terceiro que, teoricamente, está na briga. Vasco x São Paulo no São Januário, Vitória x Grêmio no Barradão (sou Vitória desde criancinha, também) e Cruzeiro x Flamengo no Mineirão. Quem somar mais pontos fora de casa deverá levar o caneco. E eu apostei uma grade (engradado de cerveja) na vitória do São Paulo...

Por hoje é só. Até a próxima!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Trinta e dois anos de atraso

Cheguei na estação com 2 horas de antecedência ao embarque. Dei um passeio por ela e fui procurar um café. Enquanto tomo meu café fresco e leio o jornal, observo o vai-e-vem das pessoas. Algumas apressadas, outras mais calmas. O tempo passa e o auto-falante anuncia 15 minutos para o embarque. É o meu trem. Procuro o portão de embarque e quando chego lá, novamente ouço o auto-falante. Porém dessa vez ele fala o meu nome e pede que eu me encaminhe para a administração.
Chego lá um senhor me pede o cartão de embarque. Ele lê, olha pra mim e entra numa sala. O auto-falante anuncia 5 minutos para o trem partir. Fico nervoso. Procuro o senhor com o meu cartão de embarque e ele me diz: "O Lord quer você entre na sala dele". Explico que o meu trem já está para sair e ele repete a mesma coisa e diz para eu me apressar se não quiser perder o trem. Na sala, o Lord me aguarda e, pacientemente, manda-me sentar. Ele diz: "Hum, ano de nascimento 1950." Da janela vejo meu trem partir... Perdi o meu trem.
Eu deveria ter nascido no ano de 1950. Sim. Era para eu ter 18 anos em 1968, quando a música brasileira surgia já no seu apogeu. A revista Rolling Stone listou os 100 melhores álbuns nacionais. No site que achei ela divulga apenas 10 e apenas 1 único álbum foi lançado em 1959, o resto entre 1968-1972. Eu deveria ter vivido essa época. Deveria ter visto a olho nu o apogeu da música brasileira. Queria ter ido para um show dos Novos Baianos, Os Mutantes, Gilberto Gil, Gal Costa. Mas perdi o trem que saiu em 1950.
Na sala, o Lord me diz: " Você vai perder esse trem. Vai lamentar quando começar a enxergar o mundo com outros olhos e com outra cabeça, isto é, quando você abrir a sua mente para o passado. Me desculpe, mas é assim que tem que ser.". E eu digo que já estava tudo acertado, tudo pronto para eu ter embarcado nesse trem. E ele, pacientemente, me explica: "Você é calmo, tranquilo, vai se sentar, esperar o ano de 1982. Botei você num avião. É mais rápido, seguro e utiliza tecnologia de ponta, de última geração. Você vai gostar, apesar de trem de ser mais charmoso." E Ele continua: "Essa época é perigosa para você. Quero te poupar, pois sei que fará de tudoe conseguirá ir para uma fazenda em Berthel, Nova Iorque, onde acontecerá o Woodstock. Lá vai ser muita doidera, temo o seu futuro. Mas não serei mau com você. Você curtirá os anos 90, que não será nada comparado a 1960-1980, porém lhe dará os alicerces necessários para que um dia você goste do som dessa época que você perdeu. E se você quiser, poderá ter uma idéia do que foi o Woodstock, se for a Glastonbury. E se der sorte poder ser que seja no ano em que tenha seus sons preferidos que aparecerão na década de 90."
E Ele finalizou: "Lamento que os sons de 1968-1972 que você curtirá nos anos 2000 não poderão ser vistos na sua época. Pelo menos não na mesma performance. Mesmo que eles voltem ou continuem ativos na música, não terão o mesmo pique, nem as mesmas imaginações. Mas sei que você irá aproveitar bem a sua época, coloquei algumas coisas que a geração de 60 e 70 não terão, mas eles vão abrir portas, para as gerações seguintes, inclusive a sua, escancará-las. Você vai gostar, tenho certeza disso e pode ver isso como uma recompensa pelo trem perdido. O seu embarque foi remarcado para 1982 e será de avião. Se divirta.".
"Ah! Tome aqui umas diárias do hotel aqui do lado, enquanto você espera o seu avião. Nos anos 2000, você verá muito disso no seu país. Ele será subdesenvolvido, você irá vê-lo crescer, mas é bonito, divertido, o povo é alegre e as mulheres sensacionais.". E eu deixo a sala triste por ter perdido a melhor época da música, mas esperançoso com as promessas Dele. E ainda bem que Ele não é político.

*****

Para ver o site dos 10 melhores álbuns brasileiros, clique aqui

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Mais um

Tudo bem. Ok. Que os EUA são a maior potência do mundo, isso é indiscutível e todo mundo sabe. Mas achei exagerada a cobertura das eleições norte-americanas. Achei um exagero levar jornalistas do 1º time apenas para acompanhar as eleições e acompanhar as apurações das urnas voto por voto.

Entendo que as grandes decisões, principalmente as do setor econômico, que são tomadas lá pelos governantes americanos refletem no mundo inteiro. Mas algumas decisões recentes de países de menor expressão que os EUA, impactaram diretamente aqui e, ainda por cima, fez muita gente perder o cabelo. Por exemplo, quando Evo Morales tomou a Petrobrás e todo o seu investimento milionário na Bolívia de assalto, botando o exército nos portões das refinarias, chegaram a cogitar uma ecassez de gás natural e rabiscar um possível racionamento aqui do produto. E por que não enviaram o apresentador do Big Brother Brasil para fazer a cobertura das eleições presidenciais da Bolívia? E o presidente do Paraguai, Fernando Lugo? Uma das promessas da campanha presidencial dele era rever o contrato do valor da energia elétrica de Itaipu. Ele queria aumentar o preço do ecedente de energia elétrica que o Brasil compra do Paraguai. Itaipu foi construída somente pelo Brasil, o Paraguai só entrou na participação da usina por cuasa da localização dela, que pegava terras do nosso vizinho. No contrato firmado, compramos a energia por preço de mercado. E desde o início da campanha, Lugo prometia rasgar essa parte do contrato e aumentar o preço da energia que é vendida para o Brasil. E por que não enviaram o âncora do Jornal Nacional para acompanhar voto a voto a apuração das urnas?

Entretanto deixemos isso de lado... Não espero nada de Barack Obama. Ele será apenas mais um presidente dos EUA. Enquanto que os governantes daqui gostam de levar um punhado (ou dois) de dinheiro público, lá os caras adoram bombardear o Oriente Médio e enviar tropas onde o circo pega fogo. Será mais ou menos isso que Obama fará. Só acho que ele será uma Britney Spears do segundo semestre de 2008, isto é, vai começar a recuperar a economia, tirando o cigarro dos dedos, recolhendo o copo com uísque na metade e levá-la para a academia, para voltar a brilhar nas próximas premiações da MTV. Pois Bush recebeu o país de cofres cheios, esbanjando dinheiro, com uma saúde econômica impecável e agora largou um rombo lá e a saúde da economia consegue ser pior que a da Amy Winehouse.

A eleição de Obama foi bonita, importante? Sim, foi. Pela primeira vez um país com um histórico de forte racismo e preconceito elegeu um negro para assumir o principal cargo do país. A la Caetano, foi lindo os EUA eleger um negro para a presidência. Foi um fato histórico, mas não esperem muito mais do que isso de Obama. Aqui também já teve uma eleição histórica, mas parou por aí.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ainda pegando no tranco...

Pela primeira vez fiz uma viagem sem sair da minha cidade. Aliás, já fiz outras... Bom, mas o importante é que o clima era outra cidade, apesar de conhecê-la. E na casa que fiquei tinha até tv, que só foi ligada no único momento que sentimos falta dela, na hora da corrida.
A corrida não foi lá essas coisas não. Um tempinho depois da saída do Safety Car, dei uma cochilada, os caras também não passavam... Mas vi a melhor parte, as 2 últimas voltas e, principalmente, a última curva. Não houve nenhuma teoria da conspiração, nem mala preta, ninguém chantagiou ninguém como a Flora faz, nem trocaram favores. Simplesmente, Timo Glock (que os corintianos estão chamando de "Timão" Glock) estava com pneus de pista seca, no asfalto molhado. Glock fez o máximo possível para simplesmente se manter na pista, enquanto que Hamilton fazia de tudo para chegar na frente do sexto colocado. Na última curva achou Glock se arrastando e fez a ultrapassagem ficando em quinto e sagrando-se campeão mundial. No pódio, parecia mais que tinha sido Alonso o vice-campeão e não Felipe Massa. O brasileiro não perdeu o título na última curva e sim ao longo do ano. Hamilton liderou a maior parte do campeonato e seria uma enorme zebra se não conquistasse o título.
Já as melhores notícias do final de semana foram o empate do Flamengo (o celular de alguém recebia mensagens informando os resultados dos jogos) e a bela, extraordinária, espetacular vitória do São Paulo por 3 a 0 sobre o Internacional. Com o empate do Grêmio, o Tricolor paulista chegou a liderança.
Hoje estou sem inspiração e é só. Até a próxima!!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O Batman está nas ruas

Quando eu era criança sempre tive minhas épocas de super-herói. Já fui Homem Aranha, He-Man, Jaspion, Batman, Robocop, Ciclope dos X-men. Desses todos o que mais brilhava pra mim era Batman, tudo porque ele era uma pessoa comum por trás da fantasia. Ele não tinha super poderes, apenas o cinto de mil-e-uma utilidades e sabia brigar mais do que Edmundo, Amy Winehouse e Mike Tyson.
Batman era na verdade o playboy milionário Bruce Wayne. A história dele é trágica. Quando criança, viu os pais, Thomas e Martha Wayne, serem assassinados na frente dele durante um assalto. A partir desse dia, o pequeno Bruce jurou vingança. Daí pra frente, ele só fez se preparar para o combate ao crime. Um dia, nos arredores da mansão onde morava, Bruce achou uma caverna, que era habitada por morcegos. Inspirado nos moradores da caverna, ele criou o Batman. Fantasiado de homem morcego, todas as noites ele saía para caçar os bandidos nas ruas de Gotham City. Como ele era rico, construiu vários equipamentos para auxiliá-lo no combate ao crime, como o bat-móvel, o bat-avião (tô chutando, não lembro o nome, mas sei que ele tinha um), a bat-moto (idem), a bat-lancha (idem) e, para não o criticarem por falta de criatividade, arrumou um ajudante que chamou de Robin.
Como a dupla estava conseguindo manter uma certa ordem, na bagunçada Gotham City, Batman foi convidado para fazer parte da Liga da Justiça e seu parceiro (dizem que até para as horas que não combatiam o crime...) Robin para os Titãs.
Toda essa história do Batman, que na minha infância eu acreditava que era verdade, foi destroçada ontem. Depois da emocionante vitória do São Paulo sobre o Botafogo, que junto com a vitória do Cruzeiro, colocou o Tricolor paulista na liderança junto com o Grêmio, fiquei zapeado pela tv até que parei no Jornal do SBT e vi a notícia que o Batman tinha fugido da prisão(???). Pois é, o policial militar Ricardo Carvalho dos Santos é o Batman do paraguai. Ele é integrante da milícia Liga da Justiça. Mas, ao contrário do Batman e da Liga da Justiça verdadeiras, esse Batman e essa Liga da Justiça são criminosos que comandam uma comunidade carioca e vendem proteção, gás, transporte alternativo, tv por assinatura e não admitem concorrentes. Isto é, você tem três opções, ou compra na mão deles ou não compra e fica sem o produto/serviço ou então vai comer grama pela raiz se comprar na mão de outra pessoa.
As investigações suspeitam que Batman teria pago 2 milhões de reais (dividido em duas parcelas, uma antes da fuga e outra depois). Misteriosamente, as câmeras do circuito interno de tv do presídio Bangu 8 parece que não estavam funcionando no momento da fuga, já que ninguém sabe até agora se elas registraram alguma coisa. No jornal do SBT ontem, informaram que o Batman teria sido visto numa comunidade do Rio cercado de pessoas fortemente armadas, será que eram o Aquaman, o Lanterna Verde e o Super-Homem? Se era só homens, então a Mulher Maravilha devia está na sala da justiça...

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Ouvindo 1 som

Minha trilha sonora das últimas semanas é Novos Baianos. E essa música, Mistério do Planeta, tenho ouvido entre 7 a 10 vezes para que o dia não fique faltando alguma coisa.
Não tenho palavras para escrever sobre esse música no momento. O máximo que eu posso fazer é ouví-la e viajar, sem me preocupar com quem está ao redor. Essa música faz parte do disco Acabou Chorare de 1972. Este disco encabeça a lista dos 100 melhores discos do Brasil, segundo a revista Rolling Stone.
Novos Baianos é uma senhora banda, no bom português, uma banda do caralho. É aquela que tinha Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby e, este que está cantando, Paulinho Boca de Cantor. Fez músicas famosas como Preta Pretinha, Brasil Pandeiro ("Brasil esquentai vossos pandeiros, iluminai os terreiros que nós queremos sambar").
Mas crianças, muito cuidado! Não tentem isso em casa. É uma banda para se começar a ouvir aos poucos, em doses homeopáticas, apenas 10 gotas num copo de 200ml com água uma vez por dia. No ínicio, eu só gostava de duas músicas (Linguagem do Alunte e Ao Poeta) do disco Linguagem do Alunte. Há duas semanas atrás, num dia nublado, eu estava, no carro, estressado (problemas + trânsito congestionado), de mau humor e botei esse disco pra tocar. Relaxei, voltei a sorrir e cheguei de bom humor em casa. Poucos dias depois, baixei outro disco deles, Acabou Chorare, e descobri essa música aí, além de A Menina Dança. Já ouvi o disco de cabo à rabo, várias vezes e ainda não consegui me cansar dele e nem dessa música. Além disso, ele conseguiu uma proeza (algo do tipo, Corinthians ser campeão da Libertadores ou o Vitória ser campeão Brasileiro), ofuscar o Dig Out Your Soul o novo álbum do Oasis (uma das minhas bandas preferida para quem não sabia), que foi lançado no início desse mês.

domingo, 26 de outubro de 2008

Esquentando...

Sábado que vem tem gravação do DVD do Chiclete. eta porra! Na semana seguinte, terá o primeiro ensaio da Timbalada. Eta porra! Já comprei também o ingresso da Trivela. Eta Porra!! Sauipe Folia, Eva Nave em novembro e dezembro. Eta Porra!!! O sol tá esquentando, o calor está começando a aumentar. ETA PORRA!!! AAAAhhhh o Verão!!!!
A melhor estação do ano está chegando. As festas começam a pipocar, a cidade começa a ficar mais bonita, a praia, o sol. O mal é que é uma festa atrás da outra e todas são caras. É preciso sabe escolher as melhores, porque haja dinheiro. Fora isso, já paguei a primeira parcela de Arraial, passarei o reveillon lá ao som de Ivete, Banda Eva e a virada com Asa de Águia.
Está na hora de começar a ouvir axé no carro. De axé, só gosto mesma é da Timbalada, é a única banda de axé que ouço sem precisar de um copo de cerveja e pessoas em volta. Mas o clima do verão propicia esse tipo de coisa, ouvir axé no carro e curtir. Além disso, é bom fazer um regime, intensificar o treino na academia, aumentar os pesos, correr, fazer abdominal.
No verão o lugar é aqui. Tem festa boa a semana inteira. Os ensaios das bandas bombam, as mulheres começam a mostrar os resultados da academia, as gatas aparecem de todos os lados e a cidade enche de turistas. É a estação da perdição.
Esse ano a logística terá que ser mais pensada. Em tempos de Lei Seca não dá pra beber em qualquer lugar de peito aberto. Por exemplo, o ensaio da Timbalada será dia 09 e ainda estamos pensando como vamos, quem irá dirigindo, se vamos pegar táxi, onde possivelmente terá blitz. Pois é, mais um gasto a mais, agora teremos que pegar mais táxi e não gastar dinheiro apenas com ingressos e bebidas.
*****
"Se seus filhos são trabalhadores, não precisarão de sua herança, se são vagabundos, não a merecem, por isso gaste tudo"
Confúcio, filósofo.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Não se fala de outro assunto

Esse final de semana rendeu bons assuntos que estão sendo discutidos por todo mundo e em todos os lugares, principalmente nas mesas de bar na hora dos happy hour.
O primeiro é o mais trágico, aconteceu na última sexta-feira, na hora do happy hour. O desfecho do sequestro em Santo André. O jovem Lindemberg sequestrou a ex-namorada Eloá e a amiga dela, Naiara, na segunda-feira da semana passada. Lindemberg não é sequestrador profissional e a intenção dele não era arrancar dinheiro da família de Eloá, ele queria apenas voltar o namoro com ela. Atitude imatura, irracional e louca do jovem. Na última sexta, a Polícia invadiu o apartamento onde Lindemberg mantia as duas garotas em cativeiro, teve tiroteio e Eloá morreu e Naiara saiu ferida, mas está viva. Na minha opinião de leigo, rapaz comum, a polícia não deveria ter invadido. Mas não sei se o disparo, que motivou a ação dos policiais, de fato ocorreu. A Polícia poderia ir minando a resistência do cara, até que ele se entregasse. E o qual punição eu daria para Lindemberg? Bom, a mesma para todo mundo que sequestra pessoas e depois mata. De jovem normal ele passou a ser sequestrador e homicida. Prisão é o lugar ideal para loucos como ele.
O segundo é interessante. Na madrugada de domingo, o inglês Lewis Hamilton, da Mclaren venceu o GP da China e abriu 7 pontos de vantagem para o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, na disputa do título do Mundial de Fórmula 1. Falta apenas o GP do Brasil, que acontecerá no dia 02. A situação de Massa está complicada, apesar de Hamilton ser muito afoito, ansioso e não sabe andar atrás de ninguém, mesmo que continue na frente na tabela. Na temporada passada, depois de uma sucessão de erros, Hamilton perdeu o título para Raikkonen. Não acredito que um raio possa cair no mesmo lugar duas vezes e seguidas, ainda por cima. Por isso, se fosse apostar em alguém, seria em Hamilton.
Já o terceiro é o que eu acho melhor. A decisão do título do Brasileirão voltou a ficar mais embolada do que nunca. Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo e Flamengo disputam o título acirradamente. Para mim, o Flamengo é o mais fraco de todos. É o único que não aposto na conquista do título. São Paulo é meu time de coração e como tem chance, é nele que aposto. Está difícil porque o Tricolor paulista está muito irregular na competição, ainda não embalou. Porém os concorrentes também estão na mesma irregularidade e nenhum aponta como grande campeão. Então, "Vamo São Paulo, vamo São Paulo. Vamo ser campeão!!".
Por hoje é só ou é tudo. Pelo menos esses dias não aconteceu nada que batesse em nenhuma dessas notícias. O desfecho do sequestro é lamentável e as outras duas disputas são emocionantes. E como não tenho mais nada a dizer por hoje, vou parando por aqui antes que começe a falar besteira.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ouvindo 1 som

A primeira vez que eu ovui era "Ana Júlia". Por um tempo escaldei (gozei, brinquei, dei risada com a cara), quer dizer, por um bom tempo.
Um dia acordei (depois de muito tempo), e decidi ouvir Los Hermanos. Perguntei para um amigo meu, que gostava, qual o cd bom para começar a ouvir Los Hermanos. Ele me falou ouça o "Ventura" e o "Bloco do Eu sozinho". Pronto, já foi!
Além dos dois cds, ouvi o ao vivo "Cine Íris". Puta que Pariu!!!!
Ouvi no tempo errado! Porra, caralho!!! Os caras acabaram com a banda uns 2 meses depois!! E depois que passaram por aqui, por Salvador.
Cheguei a ver um show deles, mas na época, eu não gostava, pensava: "Ah, é o Los Hermanos que tá tocando?!? Beleza...". E continuava a comer minha água (beber, encher a cara). Se fosse alguém que gostava deles, eu escaldava e dizia, além disso: "A música que mais gosto é 'Ana Júlia'". Quem gostava me xingava. 'Ana Júlia' é a mesma coisa que xigar a mãe pra quem gosta de Los Hermanos.
Hoje em dia eu canto pra caralho: "E só de te ver eu penso em trocar
a minha TV num jeito de te levar
a qualquer lugar que você queira
e ir onde o vento for, que pra nós dois
sair de casa já é se aventurar.
Ah vai, me diz o que é o sossego
que eu te mostro alguém afim de te acompanhar
E se o tempo for te levar
eu sigo essa hora e pego carona pra te acompanhar". E, eles fizeram 'Ana Júlia'?!?! Pelo menos EU, não me lembro...
Rodrigo Amarante é o Cara, junto com Noel Gallagher... É ele quem canta nesse vídeo.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Novas brincadeiras

Quando eu era criança gostava de brincar de polícia e ladrão. Não curtia muito aquele que era tipo pega-pega, a menos que valesse no bairro todo. A que eu mais curtia era a que usava armas de brinquedo. Nada de atirar bolinhas, ou água, apenas apontar a arma pro outro e dizer a palavra "pow" que o adversário morria. Tudo corria bem, não tinha roubos de dizer que a bala não pegou.
Gostava também de jogar War, mas aí foi quando eu já era adolescente. Junto com jogo da Vida era o meu preferido. Com o sucesso de War, a Grow tratou de lançar novas versões dele. O War II tinha aviões, tanques de guerra, era mais estratégico e tinha mais objetivos. Mas o II não cheguei a jogar. O primeiro era mais tradicional. Depois do II, lançaram o War: Império Romano. O nome já auto-explicativo, o mapa tinha províncias e os domínios do grande Império em torno do Mar Mediterrâneo.
Depois o designer Fábio Lopez criou o War in Rio. O mapa era dividido em Zona Sul, Norte, Oeste, Central, Av. Brasil e Baixada Fluminense. As sub-divisões dessas Zonas são dos morros, Jacarézinho, Mangueira, Providência, Cidade de Deus, Cantagalo e por aí vai. Ao invés, dos exércitos serem identificados pelas cores, eles foram chamados de BOPE, Comando Vermelho, Terceiro Comando, Polícia Militar, Amigos dos Amigos e Milícias. O jogo reproduz o cenário policial do Rio de Janeiro. O criador fez o jogo apenas por brincadeira, uma piada, mas não duvido que se alguém, com uma mala preta de 007 cheia de dinheiro, sentar para conversar com ele, essa piada pare nas prateleiras da B-Mart.
Na minha infância, ladrão era ladrão. Os traficantes não tinham espaço na mídia, nem mandavam fechar escolas e lojas, muito menos transformavam ruas e avendias em praça de guerra nos confrontos com a polícia e os postes de luz não se transformavam em trincheiras. Não sei se as crianças dos anos 2000 mudaram o nome de Polícia e Ladrão para Polícia e Traficantes.
Hoje a Polícia Militar e a Polícia Civil entraram em confronto e não foi contra traficantes dos morros do Rio e sim entre eles, em plena Sessão da Tarde e transformaram a porta do Palácio do Governo de São Paulo. Transfomaram a rua numa praça de guerra, tal como as ruas de acesso aos morros cariocas ou as principais ruas de Bogotá. Só espero que as crianças dos anos 2010 não inventem de brincar de Polícia e Polícia e nem batam par ou ímpar para ver quem será Polícia Militar e quem será Polícia Civil. Essa "política" já foi longe demais!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Meninos eu vi...

... o São Paulo ser bicampeão mundial, com um golaço de Müller em 93. E vivi os tris de 2005. Mas não vi a conquista do primeiro Mundial em 92, muito menos a Libertadores daquele ano e do ano seguinte. Vi 2 títulos de Ayrton Senna, os pegas com Prost. Entretanto, vi apenas alguns grandes feitos de Nelson Piquet pelo Youtube e os de Fittipaldi pelos arquivos da televisão. Vi o jogo antológico da seleção brasileira metendo 2 a 0 no Uruguai, em 93, na melhor atuação individual de um jogador, Romário. E acompanhei, conscientemente, a minha primeira Copa do Mundo em 94, cuja até hoje trago todos os gols (e os autores) do Brasil na memória. Vi também um golaço de Maradona e depois a aposentadoria trágica do craque argentino naquela mesma Copa. E vi Fernando Alonso bater Michael Schumacher. Guga aparecer e se despedir. Ronaldo calar a boca dos críticos em 2002. O Real Madrid dá show com Zidane. E Ronaldinho na sua melhor forma.
Já viajei de carro, de ônibus, de ferry-boat, de avião com minha família e com meus amigos. E já viajei também com meus amigos sem ter saído do lugar. Vi shows dos Raimundos, Planet Hemp, ORappa in loco. Mas nunca curti um show de Los Hermanos, muito menos aproveitei a oportunidade de ir pra um show do Oasis, Dave Matthews Band e Björk. Já fiquei com medo ouvindo My Wild Love e Celebration of the Lizard King. Já chorei assistindo filme, já vibrei com Snatch , já me impressionei com Michael Corleone, Jason Bourne e Cap. Nascimento. E também já refleti com Requiém para um sonho, Magnólia.
Tive amores correspondidos, mas também não fui correspondido, do mesmo jeito, mas não por isso, correspondi a alguns. Já tomei foras, e já dei foras também. Já tive transas maravilhosas, mas também já fui embora depois de uma mal dada. Ainda não transei na praia, nem com levei duas mulheres para cama. Mas já fiz conquistas importantes, de dormir orgulhoso depois. Em contrapartida, já tomei sustos quando acordei. Já fiz sexo por amor, mas também por puro interesse na beleza.
Já vi o sol se pôr e também raiar. Já viajei de carro, de ônibus, de ferry-boat, de avião. Vi as Cataratas, fui na Europa brasileira que é Gramado-RS, mas ainda não conheço o Rio de Janeiro, nem fiz um mochilão na Europa. Fiz trilhas na Chapada Diamantina, vi belas paisagens. E também já viajei sem sair do lugar.
Já mudei de opinião, já parei para pensar na vida, na felicidade x tristeza. Já refiz objetivos, metas. Já estive errado. Andei com pessoas erradas, cujo o único problema delas é que eram certinhas demais. Hoje, ando com pessoas certas, que não são muito erradas, nem certinhas, que sabem curtir a vida com muito mais intensidade. Já detectei cabelos brancos na minha cabeça, mas ainda não vi nenhum indício de calvice. Já dei muita risada, já chorei também. Já comemorei, já lamentei. Mas ainda tenho muito o que ganhar e muito o que perder. Ainda não enterrei nenhuma pessoa querida, mas vi gente perdendo pessoas importantes.
E nesses 26 anos, completados hoje, tenho buscado, ao máximo, aproveitar a vida, viver tudo o que ela me oferece e ainda tem para me oferecer. Tenho histórias para contar, mas ainda quero mais! Tenho muito o que ver, sentir (, escrever) e viver.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Faz de conta

... que hoje é domingo. E como teve jogo do Brasil, a galera se reuniu pra assistir, comendo água (bebendo). Só fui chegar em casa depois das 23:30 e fui direto dormir.
Como tenho andado sem assunto esses dias e hoje não é diferente, vou responder a um meme que Camila do Caminhos me indicou.
Regras:
• Escrever uma lista com 8 coisas que sonhamos fazer antes de ir embora daqui;
• Convidar 8 parceiros(as) de blogs amigos para responder também;
• Comentar no blog de quem nos convidou;
• Comentar no blog dos nossos(as) convidados(as), para que saibam da "intimação";
• Mencionar as regras.
Meus 8 sonhos:
1. Ver, no Morumbi, o São Paulo ganhar uma Libertadores, depois de um jogo dramático impróprio para cardíacos (como dizia o Championshiop Manager, jogo futebol para computador).
2. Ir para um show do Oasis (não importa o lugar).
3. Comprar um aptº para mim.
4. Passar em um concurso na minha área de administração e que pague um bom salário... Dando nome aos bois, na Petrobrás.
5. Manter firme, forte e unido com meus amigos (já vem desde os tempos de colégio).
6. Morar fora da minha cidade (Londres, São Paulo, Rio de Janeiro ou qualquer cidade da Austrália), por um tempo e depois voltar pra cá.
7. Ganhar dinheiro sem trabalhar
8. E assinar uma coluna em jornal ou revista.
Bom, repasso o meme para quem quiser, para os que tão linkados aqui e para os que sempre visitam. Se gostarem da idéia do meme, tem o meu aval de indicação. Fiquem a vontade.
E agora os selos. Ganhei dois selos de Brisa Feliz! nas últimas semanas.






Do mesmo jeito do meme, fiquem a vontade para pegar. Mas com a diferença de que só vale para quem está linkado e para os que visitam e comentam com frequência.
Bom, amanhã eu volto!! Até!
*****
"As piores coisas são feitas com a melhor das intenções."
Oscar Wilde, escritor

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Quando a marcação é forte, espera-se os lampejos

Tem dias que você força, força e a inspiração não vem. É como em um jogo de futebol, mais precisamente, um São Paulo e Náutico no Morumbi. O time pernambucano vem com o objetivo de não deixar o São Paulo jogar e entra fechadinho, marcando forte. O São Paulo ainda não se encontrou nesse ano, ganha alguns poucos jogos jogando bem, nos outros não joga nada. André Dias toca a bola para Jean que avança um pouquinho, passa para Hernanes que gira para um lado, gira pro outro, não consegue sair do marcador e toca de lado para Jorge Wágner que olha para dentro da área e erra o cruzamento, que é afastado pela zaga do Náutico.
Já girei para um lado, fui no Globo.com, girei pro outro, passei no G1, toquei de lado e fui pro Terra. Vi todo mundo marcado, fui no Grande Prêmio depois no Terra, levantei a bola na área e... a zaga adversária tirou. Nada de inspiração.
Para vencer um jogo como esse, o São Paulo precisa de um cruzamento perfeito que geralmente sai do pé de Jorge Wágner ou de algum lampejo de inspiração de Hernanes. Muricy precisa dar mais velocidade ao meio campo, abrir mais os laterais e arriscar o chute de fora da área.
No site da Globo.com, vi a bela filha, do horroso Bernie Ecclestone, coberta apenas com uma bandeira quadriculada, fazendo campanha contra o uso de pele de animais em roupas. O lateral puxa a marcação e no G1 encontro a notícia de que o Guns N’ Roses vão, finalmente, lançar o novo disco Chinese democracy. Já faz uma década que Axl Rose, líder da banda, ameaça lançar esse disco. A reportagem diz que o álbum será lançado no dia 23 de novembro, só não disse o ano, algo importante diante das promessas de Axl que já duram 10 anos...
Para piorar, Muricy tira Jorge Wágner, que não acertou nenhum cruzamento e ainda entrou em impedimento 3 vezes, e coloca Richarlysson, que dele não sairá um cruzamento perfeito. E para o bem do time, tira Dagoberto, que perdeu gol de cara, e bota André Lima. Continuando no G1, o Cadillac Ecto, dos Caça-Fantasmas, vai a leilão no site eBay por 27 mil dólares.
Hernanes acerta um belo chute de fora da área e faz 1 a 0 São Paulo, aos 37 do segundo tempo. No Terra, a o Fisco venezuelano fechou TODOS os McDonald's de lá, por "supostas" irregularidades nos livros contábeis. No Grande Prêmio, Hamilton domina a primeira sessão livre em Fuji e Massa fica em segundo. O juiz apita o fim de jogo e o São Paulo conquista um importante resultado na briga pelo título.
Na tv, Christiane Pelajo dá "boa noite". Vou ouvir Heroin do The Velvet Underground e depois dormir, amanhã é dia de branco.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Ouvindo 1 som

Por menos que a pessoa represente pra você ou que mal tenha conhecido-a, visto apenas uma única vez na vida, é impossível não ser contaminado pela emoção no enterro dela.
Hoje fui pro enterro da mulher de um primo meu. Ele é daqueles parentes que só encontramos uma vez por ano que é no natal (no caso dele duas vezes, porque sempre o encontro no carnaval e nós dois vestidos de filhos de Gandhy). Então, não lembro nem do rosto da mulher dele, mas devo ter conhecido-a.
Fui para o enterro sem grandes preocupações, mas a atmosfera carregada de tristeza, sempre me deixa abatido. Como ainda não vi nenhum pessoa querida morrer, sempre vou para os enterros por causa dos que ficaram.
Quando ouvi essa música, Gravedigger de Dave Matthews, achei bonita. Em seguida, procurei e prestei atenção na letra e aí me arrepiei. E depois que vi esse clipe, me arrepiei mais ainda.
O refrão é o cara pedindo para o coveiro fazer a cova dele rasa, para que ele possa sentir a chuva. A música conta a história de 3 pessoas.
Primeiro é Cyrus Jones que promete para os netos que viverá 103 anos. De fato, Cyrus morre com a idade prometida. E 103 anos é como se fosse viver para sempre na visão de uma criança, então ele viveu para sempre. Até aí tudo bem.
Na segunda história é que começo a me arrepiar e viajar na letra. Muriel Stonewall perde seus dois filhos na Segunda Guerra Mundial. Uma cena que ninguém deveria ver é uma mãe enterrando seus filhos.
Já a terceira fiquei arrepiado quando assisti o clipe. O pequeno Mike Carson vivia pra cima e pra baixo andando na sua bicicleta até morrer aos 8 anos de idade. Quando crescesse, Mike queria voar nos trapézios.
Essa música foi a trilha sonora do meu dia. Começou tranquilo, apenas lamentando a morte de alguém, como a música começa com a história de Cyrus Jones. Depois senti o ar pesado de várias pessoas chorando e no final fiquei abatido ao dar um abraço no meu primo. Nessas horas, não sei o que dizer, apenas abraço em silêncio. A morte dela foi cruel. Morreu de câncer, sofrendo até o estágio fatal e os últimos momentos sob o efeito de morfina.
Graças a Deus ainda não perdi nenhuma pessoa querida para ir para o enterro em memória do morto. Por enquanto só fui apenas por causa dos ficaram aqui. Devemos levar os mortos na memória e cuidar dos vivos, que é o mais importante. A única certeza que temos na vida é de um dia vamos todos morrer. Por isso a vida não pode parar para os que ficaram aqui, mas coveiro faça a minha cova rasa para que eu possa sentir a chuva.

P.S: Quando postei o vídeo do Youtube, ele não abriu. Então coloquei o link dele dentro do texto, basta apenas clicar em cima do nome da música e clicando em "letra" vai para a letra da música, porque o texto ficou grande e o post ficaria imenso se ainda botasse a letra toda.

domingo, 5 de outubro de 2008

Ano I

Há, exatamente, um ano atrás inaugurei o Nove do Quinto postando o primeiro texto nele. Vinha de uma recesso de uns sete meses (é, foi prematuro, não aguentava mais esperar coisa nenhuma para recomeçar uma vida no mundo blogueiro), pelo que me lembro. No antigo, eu já devia ter uns 3 anos de blog.

No início do recesso, não senti falta alguma de ter um blog, de vem em quando dava uma olhada nos comentários, mas estava gostando de não ter que escrever mais. Já da metade pro final do período de recesso, ficava com vontade de escrever, a inspiração vinha, os temas apareciam, mas eu não escrevia. Primeiro, porque o provedor do antigo blog ficava vários dias fora do ar. A partir daí, começei a pensar em criar um novo blog em outro endereço. No brainstorm tinha algumas novidades, como postar alguma foto interessante, música para tocar no blog (não as do youtube) e, principalmente, um novo nome. O nome do antigo era Fúria Verbal, mas os tempos de gestação do novo blog eram diferentes e por isso não justificava manter o nome do antigo. Precisava de algo novo, um nome simples, mas complexo ao mesmo tempo, um nome que não dissesse nada numa primeira impressão, que não fosse tão óbvio, mas que tivesse um siginificado real e uma tradução fidedigna do que é o blog. Dentre alguns nomes interessantes, gostei mais desse, Nove do Quinto.

O meu blog é de opinião. Aqui eu escrevo sobre qualquer tema que me chame atenção, do meu cotidiano, esporte, música, dos acontecimentos no mundo, qualquer coisa que me inspire traçar algumas linhas. O Inciso Nove do Artigo Quinto da Constituição versa sobre a liberdade de expressão. Por isso, o blog se chama Nove do Quinto.

Faço o blog por pura diversão, hobby. Serve como um passatempo e para fazer uma coisa que eu gosto, escrever. Não ganho dinheiro nenhum com o blog, ele é sem fins lucrativos (pelo menos até o momento em que alguém se disponha a me pagar para fazê-lo, o que seria muito bem-vindo). Minha satisfação está puramente em escrever textos e conhecer pessoas, esta última é a mais prazerosa. Através do blog, conheço pessoas que dificilmente conheceria no mundo real. Ainda não tive o prazer de conhecer alguém da blogosfera no mundo real, mas isso eu deixo à cargo da vida, ela sempre sabe o que faz. Entre os sonhos que tenho, está um encontro com todos os donos dos blogs que estão linkados aí do lado. O encontro seria numa cidade que agradasse, de uma certa maneira, a gregos e troianos, no estilo de uma viagem de excursão em que todos vivem juntos momentos diferentes. Seria ótimo reunir todo mundo para conversar, trocar experiências, botar o papo em dia. Mas nem sempre as coisas acontecem do jeito que sonhamos, um encontro desses dificilmente acontecerá.

Estou gostando cada vez mais desse blog. O template dele é do jeito que eu gosto, simples, limpo e eficiente. Por enquanto não tenho novas idéias para implantar no blog. No momento estou curtindo pesquisar músicas e versões no youtube para postar na seção Ouvindo 1 som. E além disso, o número de comentários cresceu sensivelmente. No blog antigo, os comentários eram escassos, em média, eram 2, 3 comentários por post, com picos entre 5 e 7. Atualmente, o mínimo está ficando em 7, 9 e o pico de 19. E isso está me deixando muito feliz e orgulhoso. Muitíssimo obrigado a vocês!

Bom, vou ficando por aqui. Aniversário do blog, parabéns para ele e muitos anos de vida! E como o nome dele é inspirado na liberdade de expressão, aproveitem e digam o que vocês mais gostam dele, o que não gostam, o que pode mudar, onde pode melhorar, como tamanho da fonte, a seção Ouvindo 1 som. Críticas construtivas e sugestões são muito bem vindas. E muito obrigado a todos pelas visitas e comentários. Não faço o blog apenas para mim, faço também para vocês. Vocês também são responsáveis por ele, pela minha inspiração e pela minha vontade de continuar tocando esse barco. Muitíssimo Obrigado por esses 365 dias!!