quarta-feira, 28 de abril de 2010

A César o que é de César

O Carnaval na Bahia cresce a cada ano. Não em tamanho da festa ou popularidade, mas ele tem sido extendido cada vez mais em sua duração. Antes, o carnaval começava na quinta-feira. Na véspera do carnaval, quarta-feira, os pequenos blocos de fanfarra vão para o Farol da Barra. Eram poucas pessoas que iam para a rua atrás deles. A quantidade de gente era tão pequena que o trânsito nem era interditado. Os carros podiam passar entre as pessoas, claro que lentamente, mas podiam.

Esse ano foi diferente, tinha uma multidão na rua na quarta-feira. Virou carnaval. Outro indicativo foi a quantidade de gente que tinha nas lanchonetes da cidade as 4h da manhã, para comer antes de ir para casa. Meu carnaval de 2010 começou na terça-feira. O que antes era quarta, passou a ser terça.

Hoje recebi um e-mail da Central do Carnaval. Vocês que não moram em Salvador, mas estão sempre ligados no carnaval daqui, já devem ter ouvido falar dessa loja ou já compraram os abadás nela. A Central do Carnaval vende abadás de diversos blocos, inclusive pela internet. Pois bem, voltando ao assunto, recebi um e-mail deles com a seguinte propaganda.



Já estão vendendo o Carnaval de 2011 e, de quebra, dando o São João de 2010.

É nesse ponto que eu queria chegar. Estão matando a tradicional festa do São João. Antes as facadas não estavam sendo em pontos vitais. Agora só querem saber de fígado, coração e pescoço. O Carnaval está tomando conta do São João. As principais atrações do São João são Asa de Águia, Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Timbalada e por aí vai. As atrações secundárias? Cavaleiros do Forró, Forró do Miúdo, Seu Maxixe, Estakazero, entre outros. Aviões do Forró, Calcinha Preta são um dos poucos focos de resistência. Ainda são anunciadas como principais atrações, batem de frente, ou melhor, acham um espaço do lado das bandas de Axé.

Mas o Axé já está quase atingindo seu objetivo de conquistar 24 territórios e 1 continente a sua escolha. Antes as festas de Axé no São João duravam 1 ou, no máximo, dois dias. Como geralmente as pessoas chegavam dois ou três dias antes, a cidade ficava lotada, os bares entupidos de gente e o forró rolando nas caixas de som. A festa era nas ruas das cidades. Agora, as festas de Axé são no mínimo 2 dias, o que não sobra tempo para curtir a cidade e suas "minhocas" (as pessoas da terra, que nasceram e moram naquela cidade). Dançar forró com as minhocas agora é só para os guerreiros que ainda tem gás de ir pra praça depois de uma tarde inteira e início de noite de carnaval em pleno São João.

Por favor Durval, Ivete, Bel e cia, deixem a sanfona, o triângulo ditar o ritmo da festa. Se contentem apenas com o "curto" verão baiano que começa em agosto e só termina no primeiro domingo pós-carnaval. Deixem o São João pro Forró, todos tem seu direito a um lugar ao sol.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ouçam a letra


De tarde, eu vi a capa da Veja dessa semana. De noite, ouvi essa música. Não teve como não lembrar da revista. Não estou direcionando essa crítica exclusivamente para quem está na capa da Veja, muito menos falando a favor dos outros candidatos ao cargo mais importante desse país. As eleições terão o mesmo roteiro de sempre. Um vai falar da "beleza" em que se encontra o nosso país e dizer que precisa manter o trem no mesmo trilho rumo ao paraíso. Outros vão rebater o que é chamado de "beleza" e dizer que o trem está descarrilado, mas que eles trazem a solução de todos os problemas dentro de suas bolsas mágicas.

As chuvas que acontecem todos os anos em boa parte do Brasil sempre mostraram que as necessidades do povo não é sediar Copa do Mundo nem Olimpíada. O povo precisa de outras coisas mais importantes que não estão num sambódromo, nem num estádio de futebol e tampouco num complexo aquático. Porque o povo não se alimenta de bola na rede, não se veste com medalha de ouro e nem mora em carros alegóricos.

mas dar uma esmola não é solução
eles precisam de cultura e boa alimentação
porque um povo sem cultura me dá insônia

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Abertura da Semi-final da UEFA Champions League: Brasil x Argentina

O Manchester United era um dos favoritos da Liga dos Campeões, mas caiu diante de um Bayern, organizado e experiente, ao ter uma grande baixa na sua tropa, o seu guerreiro, Wayne Rooney, fora de combate. Já os outros dois favoritos atropelaram os seus adversários cada um do seu jeito.

José Mourinho e Dunga são inteligentes. Mourinho é experiente, já ganhou uma Liga dos Campeões, com competência e bastante sorte. Dunga foi uma peça e assistiu uma conquista de Copa do Mundo. Os dois construíram seus pilares na defesa com Júlio César, Maicon e Lúcio, enquanto que o reboco foi feito com as peças que dispõem nos seus elencos. Samuel e Juan são companheiros de Lúcio, respectivamente na Inter de Milão e Seleção Brasileira. Zanetti fecha a lateral-esquerda de Mourinho, enquanto que Dunga pede que Deus o ilumine para encontrar o seu lateral esquerdo para a Copa do Mundo da África do Sul. O resto é um articulador técnico e um matador, que são Sneijder e Etoo no time italiano e Kaká e Luís Fabiano com a camisa amarela.

Já Pep Guardiola e Maradona só se assemelham na inexperiência, até um certo ponto. Maradona é um mito, mas transloucado. Ele não sabe armar o tabuleiro, mas arma um xeque-mate com a mesma naturalidade com que aprendemos a respirar. Enquanto que Guardiola está aprendendo a colocar as peças nos lugares corretos. Guardiola só tem Ibrahimovic. Alguns especulam que Maradona irá com o genro Agüero, a única luz que brilha no Atlético de Madrid, outros apostam que Diego Milito, artilheiro do Italiano, será o matador da Argentina. Guardiola já viu que o tempo de Henry está chegando ao fim e Pedro vem numa enorme crescente. O batalhador Tévez está pronto para dar o sangue para a seleção argentina.

O ponto que Guardiola distoa de Maradona é justamente Lionel Messi. Guardiola já disse que se não fosse Messi ele ainda estaria treinando time de segunda divisão. Pep armou o seu excelente time, depois sentou no banco, botou "Deixa o menino brincar" de Jorge Ben para tocar no seu iPod, virou pra Messi e deu a seguinte orientação tática: Coloque as caneleiras e as chuteiras, pegue a camisa 10 e entre em campo. A partir daí, Messi passou a chamar todos os defensores dos times adversários, tanto os da esquerda quanto os da direita, para brincar de esconde-esconde, pega-pega, polícia e ladrão e fazer os goleiros decorarem bem o fundo do gol.



Nas eliminatórias da Copa, o Brasil de Dunga meteu 3 a 1 na Argentina de Maradona. Messi nem parecia estar em campo naquela ocasião. As semi-finais da UEFA Champions League entre a Inter de Milão, de Mourinho, e o Barcelona, de Guardiola, serão nos dia 20/04, o jogo de ida, e 28/04 o jogo de volta. É o trunfo de Mourinho e Dunga contra o messias de Guardiola e, talvez, de Maradona.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Nostradamus

Deu no G1 que Noel Gallagher fez na noite desta quinta-feira(25), em Londres seu primeiro show desde que o Oasis acabou no fim do ano passado. Gallagher não estava sozinho, ele levou o guitarrista Gem Archer (bingo!) e o tecladista Jay Darlington, ambos ex-integrantes da extinta banda.
O repertório do show foi composto por várias músicas lado B do Oasis, além das clássicas como Wonderwall. Não teve nenhuma música inédita.
Em 2006, depois de assistir um show, em Paris, de Noel Gallagher junto com Gem no site do MSN, escrevi o texto no dia 03/12/2006, que segue abaixo, no extinto e apagado "Fúria Verbal"(o meu blog antecessor ao Nove do Quinto) sobre as impressões que ele, o show, causou em mim:

O que restará do Oasis

Estou vendo aqui um show do Oasis em Paris, ou melhor não é bem o Oasis completo, mas sim o que restará no futuro. O show é do Noel Gallagher, guitarrista, vocalista (o 2º), compositor (o principal) e líder da banda, junto com o Gem que também é guitarrista do Oasis.

Assistindo o show começo a viajar na banda, lembrar das brigas, confusões, ameaças de término da banda, entre outras. Imagino que o fim do Oasis está próximo, não sei quanto, mas que está próximo está. O contrato com a Sony acaba agora. E por pura obrigação da gravadora eles estão lançando um álbum só com as músicas que fizeram sucesso e outras do Lado B que saíram em singles. O álbum se chama Stop the Clocks e os integrantes da banda não queriam lançar um álbum desse tipo agora, mas tiveram que engolir a gravadora, afinal de contas, estava no contrato.

Com o fim do contrato, o Oasis pensa em lançar seus próximos discos com selo próprio. Já li notícias no site da MTV, da Transamérica que eles, inclusive, já entraram em stúdio para gravar. Músicas novas eles tem, empolgação parece que sim. Mas os boatos do fim da banda são muitos. Tudo bem que agora esses boatos não estão aparecendo mais, só que imagino que o Oasis esteja com os dias contados.

O futuro do Liam Gallagher, vocalista da banda, eu não sei. Muito menos do resto da banda. Mas do Noel imagino que seja isso, carreira solo, pode até ser que leve o Gem junto com ele para os dois tocarem um violão ou uma guitarra juntos. Os Beatles também foi assim. A banda acabou e o Lennon se dividiu entre a carreira solo e as carreiras no solo da casa junto com a Yoko Ono, até que veio um maluco de lá e meteu bala no ex-líder dos Beatles. Carreira solo não é má idéia para o Noel, muito pelo contrário, seria uma ótima.

Não será por agora, mas esse show que teve em Paris nessa semana se repetirá bastante. O Liam deve voltar para casa cuidar da família, se tentar alguma coisa parecida com carreira solo não dará certo, pois a base de sustentação, o pilar do sucesso é o irmão Noel. Liam não passa de um excelente intérprete das letras do Noel. Já este último, o céu será o limite. Vejo uma carreira solo muito bem sucedida para o Noel. Posso até estar errado, pode ser que no futuro seja completamente o contrário ou nenhum dos dois dê certo separados, mas essa é a minha aposta.

É, acho que quase 4 anos depois a "profecia" pode estar se realizando...

segunda-feira, 22 de março de 2010

Lionel Messi x Wayne Rooney

Quem você escolheria para jogar no seu time: Messi ou Rooney? Essa é a pergunta da moda junto com "Quem deve sair da casa?". Muita gente tem a resposta na ponta da língua, outras começam a responder com o famoso depende.
Os estilos dos dois jogadores são diferentes, mas eficiência é igual. O argentino Lionel Messi é mais genial, mais habilidoso. Já o inglês Wayne Rooney é mais raça, brigador, mas também tem muita técnica. Quem gosta do futebol arte responde sem titubear que escolheria Messi. Já os admirados do futebol força, não pensam duas vezes para falar Rooney. Os que começam a resposta com depende, perguntam qual seria o cenário do futebol. No futebol de marcação forte, bastante pegado, Rooney cai como uma luva. Já no futebol de marcação mais frouxa, menos duro, Messi será o maestro da orquestra.
Rooney é o símbolo do futebol de resultado. O inglês tem feito gols em praticamente todos os jogos importantes. Faço parte do coro que prefere o argentino. Dá gosto de ver um time jogando bonito, como Barcelona, Arsenal e Santos estão fazendo atualmente. E o sabor fica ainda mais especial quando o time que dá espetáculo é o seu. Por isso, escolheria Messi para o meu time, já que o São Paulo não está jogando nada.

terça-feira, 16 de março de 2010

Procissão dominical

A Fórmula 1 fez cirugia plástica. Aplicou botox para esconder um pouco as rugas, fez uma lipo e botou silicone. O campeonato de 2010 acabou com o reabastecimento durante as provas, o Pit Stop agora é só para troca de pneus e dura, em média, na casa dos 4 segundos. O grid aumentou, novas equipes estrearam, alguns pilotos também, enquanto que o velho heptacampeão mundial, Michael Schumacher, voltou.
Apesar das mudanças, a nova Fórmula 1 continua a velha Fórmula 1 da primeira década do século XXI. A velha e sonolenta procissão de milhões de euros continua com seus desfiles dominicais. Na primeira corrida do ano, no Bahrein, não houve ultrapassagens. Quem saiu na frente terminou na frente, excessão feita a quem teve problemas mecânicos como Sebastian Vettel que caiu da liderança para fechar a prova em quarto lugar. Outra excessão foi Fernando Alonso, que largou muitíssimo bem e roubou a segunda posição de Felipe Massa na segunda curva da prova, até herdar a liderança de Vettel, que nem na temporada de 2005 em que foi campeão ganhando algumas vitórias no colo por erros ou problemas mecânicos dos adversários. Alonso é rápido e frio no volante.
Michael Schumacher cansou de ficar na fila do INSS para receber a aposentadoria para desfilar com uma Mercedes nos circuitos do mundo inteiro. O alemão largou em sétimo e terminou em sexto. Ultrapassou apenas Mark Webber que também teve problemas mecânicos. A diferença é que o alemão gosta de dirigir em alta velocidade, se movimentar, por isso saiu da fila do INSS.
Apesar do tédio, a temporada de 2010 parece que será interessante. Tudo bem que a disputa pelo título ficará restrita a 4 equipes como sempre foi, o que significa que as 8 primeiras posições já estão marcadas, a menos que algum intruso resolva aprontar algo fora do normal. Mas Ferrari, Mclaren, Red Bull e Mercedes dominarão o circo desse ano. Além disso há equilíbrio entre os pilotos. Dos 8, 4 já foram campeões mundiais (Alonso, Hamilton, Button e Schumacher), 2 foram vice (Massa e Vettel) e os outros dois (Webber e Rosberg) são velozes e andarão no mesmo ritmo dos seus companheiros e adversários.
Os treinos de sábado vão continuar sendo interessantes, pois praticamente decidirão o resultado da prova. Enquanto que no domingo é fazer um café forte e torcer para São Pedro dar o ar (ou a chuva) da graça deixando as corridas emocionantes.

quinta-feira, 11 de março de 2010

E agora José?

Ou melhor, e agora Manuel? O sonho do Real Madrid fazer uma final de Liga dos Campeões, dentro de casa, no Santiago Bernabeu foi pro espaço. Ontem o time do técnico Manuel Pellegrini foi eliminado nas oitavas de final pelo Lyon, no mesmo palco que abrigará a final no dia 22 de maio.
A eliminação na Liga dos Campeões deverá custar o emprego do técnico Pellegrini. Já correm boatos que Rafa Benítez, atual técnico (e em crise) do Liverpool, poderá ser o substituto. Mas de antemão, é preciso sentar com os dirigentes ingleses para negociar a saída do treinador, já que a multa rescisória é de 20 milhões de euros.
O Real Madrid investiu pesado, algo em torno de 250 milhões de euros. Trouxe dois dos maiores jogadores do mundo, Kaká e Cristiano Ronaldo. Além do ótimo Xabi Alonso e do jovem promissor Benzema. Muitos craques, um super elenco, mas a soma deles não resultou num grande time. Manuel Pellegrini não conseguiu montar um time dos sonhos.
O investimento visava uma final européia dentro de casa e, por que não um título europeu ao lado da torcida? Mas como diz a felicíssima manchete do El País, futebol não tem preço.

*****

Outro grande clube europeu que se despediu da Liga dos Campeões desse ano de forma melancólica, pra não dizer humilhante, foi o Milan que tomou 4 a 0 do Manchester Utd (no agregado 7 a 2). O problema do time do Milan é exatamente o contrário do Real Madrid, falta dinheiro. Uma andorinha só não faz verão e apesar de contar com a boa fase de Ronaldinho, o time italiano não deu nem pra fazer cócegas no Manchester.

terça-feira, 9 de março de 2010

Use o cinto de segurança!

Nos últimos dois dias aconteceram diversos acidentes de trânsito. Alguns deixaram feridos, enquanto outros foram fatais. A culpa é sempre dela, a imprudência. Uns bebem e vão dirigir, outros se excedem na velocidade e não conseguem evitar o acidente.

Ontem, um maluco inventou de andar na contramão por 12km na Raposo Tavares, em plena madrugada. Resultado? Colidiu com um veículo que vinha na mão correta, deixando dois mortos e um ferido levemente, além dele próprio que sofreu ferimentos graves. De manhã, três caminhões e uma ambulância colidiram no quilômetro 13 da Rodovia BR-470, na região de Navegantes(SC), deixando 17 feridos. Ainda de manhã, outro acidente em Santa Catarina, na BR-101, a colisão entre um caminhão e um carro matou as três pessoas que estavam no carro. Já o motorista do caminhão não sofreu nenhum ferimento. A tarde, em Botafogo, Zona Sul do Rio, um motorista atropelou um motoqueiro. Houve um engavetamento entre dois veículos e o condutor de um deles perdeu o controle e invadiu o canteiro central da pista. Além do motoqueiro, o veículo ainda atingiu um pedestre. No início da noite, um motorista supostamente bêbado e sem habilitação invadiu o Parque dos Paturis, em Carapicuíba, região oeste da Grande São Paulo, e atropelou um homem com o filho de 8 meses. A criança teve afundamento no crânio e está em estado grave, enquanto que o pai fraturou a bacia e a clavícula.

Hoje, um moleque de 14 anos inventou de pegar o carro do pai. O moleque entrou numa rodovia de Palmas-TO, perdeu a direção e capotou. Das sete crianças que estavam no carro, apenas uma ficou ferida, mas não corre risco de morte. No Rio Grande do Sul, um carro perdeu a direção atravessou a pista e colidiu num paredão de pedras. Um casal e um bebê morreram na hora, outros dois filhos do casal ficaram feridos. O acidente aconteceu no quilômetro 8 da rodovia RSC-446. No Rio de Janeiro, uma estudante foi atropelada no aterro do Flamengo, ao sair de uma comemoração por ter passado no vestibular. O motorista fugiu sem prestar socorro.

Não precisei ver esses exemplos para voltar a usar o cinto de segurança neste final de semana. Nesse trânsito cheio de imprudentes, usar o cinto é o mínimo que eu posso fazer, porém ele pode ser o suficiente para preservar uma vida.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ouvindo 1 som

Sei que já postei essa música uma vez, não lembro da data, mas se não estiver enganado foi no mês de novembro. Já tinha ouvido essa versão antes. Há um bom tempo, não é de agora. Mas desde lá venho resistindo a não repetí-la no blog. Pois é, não resisti.
Essa música é a melhor de todos os tempos da última semana. Por obra do acaso ou da minha vontade, um dia dessa última semana, resolvi ouvir Radiohead. Pronto, foi o bastante repetir essa música mais de 15 vezes por dia. Não consegui ouví-la apenas uma única vez, sempre tenho que repetir, no mínimo 3 vezes.
Acho essa música sensacional. Pra mim é a melhor música da (minha) atualidade e, com certeza absoluta, seria ela e mais quatro no meu Top 5.
Ouçam e viajem!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Oceano de gente

Existem filmes e filmes. Tem filmes foram feitos para serem assistidos apenas uma única vez. Outros são feitos para serem vistos diversas vezes e cada vez será uma sensação, uma lição, uma observação diferente. Na terça-feira de carnaval assisti Profissão de Risco mais uma vez. Já perdi a conta de quantas foram, de encontrá-lo entre uma zapeada e outra pegando na metade pro final, e pegar do início ao fim. Dessa vez, foi em dvd e vi do início ao fim.
Depois de quatro anos consecutivos saindo de Gandhy, nesse carnaval não consegui comprar a fantasia. Deixei pra fazer negócio em cima da hora. Quando a procura é muito maior do que a oferta, o preço do produto atinge proporções estratosféricas. A sede do Gandhy já fechada, enquanto que na rua tinha um ou outro cambista vendendo a fantasia por 400 reais. Para quem tinha pagado 120 reais no ano anterior, não pensei duas vezes em recusar a oferta. Voltei pra casa de mãos vazias. E fui pro camarote do Guetho pra ver o show da Timbalada no meio do carnaval.
Lá em cima no camarote, vi como é bonito ver o desfile dos principais trios, os blocos de corda (Chiclete, Jammil, Asa de Águia, André Lellys). A multidão em volta do trio e todo mundo pulando ao mesmo tempo, parecendo as ondas no mar. E com o mexe-mexe das ondas, as espumas terminam quebrando o verde do mar com um toque de branco, o mesmo acontece na avenida, com os Filhos de Gandhy na corda dos blocos, dando o tom de branco no mar de gente, escolhendo e sendo escolhidos na corda pelas foliãs do Camaleão, Me Abraça, Balada, Me Ama. Depois que os blocos de corda passam, é a vez dos trios independentes, os sem corda. São os blocos do povo, da mistura do carnaval. E no meio do povo, claro, os Filhos de Gandhy, porém não mais na corda e sim atrás do trio, distribuindo beijos e colares. E eu lá de cima, confirmando o que já vinha sempre frisando. Meu lugar é lá embaixo, na rua e não em camarote.
No filme Profissão de Risco, se não estiver enganado, nas cenas deletadas, George Jung (Johnny Depp) e Pablo Escobar estão selando uma parceria. Pablo chama George num lugar isolado para conversar pra conhecer e saber das intenções do americano antes de repassar qualquer grama de mercadoria para ele. Pablo pergunta como George ver a vida e o americano diz: "A vida é como o oceano. Tem que se afogar nele para sentir sua intensidade. Pablo gostou da filosofia de vida de Jung e fecham negócio.
O carnaval é o oceano. Um oceano de gente. Gente de todo o tipo, peixe pequeno, peixe grande. O oceano é bonito, misterioso, inspira aventura, porém ele traiçoeiro, a luta pela sobrevivência é intensa. A sensação de liberdade naquela imensidão é algo incrível. A mesma coisa é a alegria do carnaval, a beleza do mar do de gente. Correr atrás de um trio na voz de Bel, Durval, Ivete é ótimo, mas a corda em volta impõe um limite. O trio independente puxado pela voz da guitarra de Armandinho te dá prazer e o fato de não ter corda te passa uma sensação de liberdade, porém a duração de um circuito como o Barra/Ondina é de apenas 4 a 6 horas. Pode parecer muito para peixinhos de beira-mar, mas não é nada diante da imensão do oceano de gente durante os 7 dias de folia. E além disso, existem os peixes maiores e quando aquela onda termina, o instinto de sobrevivência volta a dominar.
O Filhos de Gandhy é famoso por dois motivos. O motivo real, o mais nobre é o de estender o tapete branco na avenida representando a Paz. O segundo motivo é o algazarra, como diz a música do Chica Fé, "E aí? Quer trocar meu colar por um beijo?". E as mulheres são loucas pra ganhar alguns colares. Gandhy tem uma mística para as mulheres um brilho a mais, principalmente para as de fora. É como se fosse um carimbo de que realmente esteve no Carnaval de Salvador, tem que beijar um Gandhy e voltar com pelo menos um colar na mala. E os Gandhys tocam terror mesmo. De lá de cima eu vi. Mas a definição de vida de Jung, pode ser usada para definir Carnaval vestido de Filhos de Gandhy. Sair de Gandhy no Carnaval é se afogar no oceano e sentir sua intensidade. Gandhy é respeitado e admirado por todos. Ninguém mexe com Gandhy, ninguém procura briga com Gandhy, é aquele mesmo esquema de emprego público, no qual você só é demitido se fizer uma grande merda, se você não pretende fazer isso, ficará lá até a aposentadoria que ninguém vai mexer com você.
De Gandhy, policial pede licença, ladrão não te rouba, ninguém vai procurar briga com você. Trânsito livre nos dois circuitos da Folia. Aí você pode sentir o verdadeiro espírito do Carnaval. A brincadeira segura, jogando alfazema no ar, a curtição, a risada, o colar, o beijo, onde ninguém é de ninguém e todo mundo é de todo mundo. Esse é o significado do carnaval para mim. E não a corda de bloco que separa os iguais dos iguais, os camarotes que mantém a ilusão da sociedade de que alguns poucos iguais tem que ficar acima da maioria dos iguais. Carnaval é todo mundo brincando junto na rua.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

De olho na Austrália

Bela final feminina do Aberto da Austrália, Serena Williams x Justine Henin. Duas espetaculares tenistas. A americana Serena Williams é a atual número 1 do mundo. Já a belga e bela Justine Henin fez o mesmo que Michael Schumacher, desistiu da aposentadoria. A diferença entre a tenista, ex-número 1 do mundo e o heptacampeão de Fórmula 1, é que a bela se aposentou precocemente aos 27 anos.
Henin voltou em grande estilo. Vem jogando muito bem no Aberto da Austrália e tenta igualar ao feito da sua comptriota Kim Cljsters, que parou por 2 anos para ser mãe, voltando ao tênis vencendo a última edição do US Open. Porém, Henin encarará a força e o vigor físico de Serena, que também está em ótimo nível técnico, jogando muito.
A final vai ser nessa madrugada de sábado, as 5:30 da manhã horário de Salvador (que não está dentro do horário de verão). Não vou poder assistir por motivos, óbvios, de sono. Não tenho essa raça toda para acordar cedo para assistir um jogo de tênis. As vezes, muito as vezes, faço isso para assistir corrida de Fórmula 1 e dependendo do jogo, acordo cedo com o maior prazer para ver uma partida de futebol.
Já a final masculina do Aberto da Austrália será entre o extraterrestre, Roger Federer contra o inglês Andy Murray. Essa final será bastante interessante também, no mesmo horário da final feminina só que no domingo, mas se não vou acordar para ver a bela Justine Henin em ação, não preciso nem dizer nada com relação aos cuecas...

*****

Enquanto isso nas frases da semana da Veja, Maria Sharapova justificou a sua eliminação do Aberto da Austrália, dizendo que existem coisas mais importantes no mundo do que uma partida de tênis. Do ponto de vista político, social, da vida, a belíssima (ex)tenista (em atividade) está coberta de razão. Porém do ponto de vista profissional, cuja a principal profissão dela é (ou era?) o tênis, é melhor ela fazer como Henin fez, tirar 20 meses de férias sob o pretexto de aposentadoria. Ou então fazer da linda carinha dela o ganha-pão.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

De volta, mais uma vez!

Estou com saudades daqui. Tirei umas férias, não-programadas, do blog. Mas não apenas dele, do mundo blogueiro como um todo, parei de ler blogs, comentar. Foi uma mistura de falta de inspiração, de vontade, de cansaço, preguiça... Enfim, não estava mais afim de tocar esse barco pra frente. Mas agora estou ensaiando uma volta. É sempre assim, sumo, mas depois reapareço.
Admito que fui meio relapso com o blog nesse ano de 2009. Escrevi menos, enrolei mais, pulei datas, acontecimentos, tradições do Nove do Quinto.
Pessoalmente, gostei do ano de 2009. Não digo que deixou saudades, pois gosto de viver o presente e acho o futuro sempre fascinante, o que vem por aí? Só o futuro irá mostrar e deixa ele mostrar na hora que tem que ser, na hora certa, nada de antecipações, previsões, visões. Do passado, gosto de guardar as lembranças, tanto as ruins que geralmente servem de aprendizagem, quanto as boas para relembrar as histórias, alegrias, risadas, bons momentos.
Tradicionalmente, sempre faço um balanço do ano no último post dele. Em 2009 não fiz. Assim como sempre traço algumas metas e expectativas no primeiro post do novo ano, que é geralmente quando chego de viagem do reveillon. Coisa que não fiz em 2010. Cheguei de Pipa-RN, onde vi 2010 começar, no dia 03 e hoje já é dia 28.
Uma das coisas que não fiz em 2009 e manterei em 2010 é não seguir datas. Deixa as coisas acontecerem naturalmente. Se é pra falar de algum dia especial, falarei no dia especial. Caso contrário, nada feito. A menos que eu queira muito.
Mas pretendo continuar postando músicas, sugestões de filmes, talvez discos também. E continuarei escrevendo, dando meus pitacos sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Pretendo também indicar lugares que já viajei, postando algumas fotos que tirei para ilustrar.
Bom, por hoje é só. Acabei de assistir O Lerdo, oops, perdão, O Leitor. Não tenho muita coisa pra dizer sobre o filme, é apenas bom, não achei nada além disso. Kate Winslet tá bem no papel, muito bem, não tiraria o Oscar da estante dela. Não achei-a estupenda, mas mereceu a estatueta. Já é tarde, amanhã é dia de branco. Até a próxima e estou de volta!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Cadeia neles!

Chegou a hora, ele botou a camisa do time preferido, mas na verdade a camisa é o uniforme de um assassino. Toda marcada surrada, manchada de sangue. Você confundiu, isso é torcida, não é gangue.
Cê você mantém o respeito eu respeito e muito obrigado. Mas se você não merece muito cuidado. Porque se na tua cabeça isso é um istinto animal, na da grande maioria não passa de um paga-pau. Paga-pau, uma vez é pouco. Esse daqui, paga-pau, eu fiz pra te alertar. Porque do jeito que vai você vai se arrasar. Eu grito U-tererê pro time do coração. Pobre que mate pobre, pra mim é vacilão. Se atraca com macho,deixa a fêmea de lado. Dá o suor pro patrão e ainda é esculachado. Se a finalidade é brigar, escolha o inimigo certo. Seja esperto, deixa de leva e traz. Viva ou descanse em paz.
Leva e traz , meu irmão só te faz brigar. Presta atenção e viaja aqui na minha rima. Cê fez gol, Pow! Mas esse gol foi contra, na realidade cê deu foi soco em faca de ponta, classe A!
Estão na tua cola, vacilou, vacilou e agora não tem caô, o cão tá pra trás. Fica esperto, cumpadi, se liga no que faz. Se você não sabe o pente tá cheio. Escureceu, já era, cortaram a vida no meio. Você não pensa e não nem o que fala. Arregaça um hoje e amanhã vai pra vala. Pra mim covarde é covarde, e nunca vai ser homem. Faça um favor pra mim, não mate em meu nome. Que sangue bom não tem parada errada. Vacilou e agora tua cova tá cavada. Se tu sangra igual aos outros, fique com pé atrás.
Viva ou descanse em paz

Mas a manchete principal...

... tem que ser desse conteúdo.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

"Paratodos"

Acabo de chegar em casa e me deparar com uma entrevista que vai cair no Youtube e dar o que falar, se não é que já começaram a falar... “Xuxa no Jô Soares”.
*****

O Grêmio não está fazendo nenhum estardalhaço, ao melhor estilo: "deixa que digam, que pensem, que falem. Deixa isso pra lá, vem pra cá, o que é que tem? Eu não estou fazendo nada, você tambem". Pois é, e o Inter nem se atreve a sonhar com o maior milagre depois da Ressurreição.
Enquanto que os chorões, que não sabem onde fica o pé do cabloco por pura amarelice, correm pra chamar o irmão mais velho que vai proteger dos brigões da mesma idade. Já os que pararam de chorar no pé do caboclo, começam a planejar dois futuros, o tenebroso e o da reorganização.
*****
E a ordem dos fatores altera o produto na divisão. Quem gosta do segundo assunto lê até o final, sem se importar com o início, enquanto que outros decidem se vão ou não, até o final, no arrear das malas.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Adaptação brasileira

Estou terminando um curso de Metodologia do Ensino Superior, em outras palavras estou sendo apresentado ao mundo de falar para umas 50 pessoas num retângulo, que no bom português significa dar aula. Vou treinar um pouco com vocês: "Para o trabalho do bimestre quero que vocês assistam o filme Intrigas de Estado e acompanhem os jornais para fazermos um debate em sala de aula daqui a duas semanas. Vamos analisar esse caso do Furo da Folha de S.Paulo".


Intrigas de Estado conta um caso fictício, que está em vias de ser comprovado também na vida real. O curioso é a trajetória da história que nasceu numa série dramática da BBC, divulgada mundialmente pelos Yankees através da adaptação para o cotidiano deles e que agora foi importada pelo país que adora encher o peito e falar com toda arrogância possível: "Subdesenvolvido é o caralho, eu agora sou quase-Desenvolvido, Porra!!".

A Folha de S.Paulo dedicou uma página inteira para o artigo do ex-guerrilheiro César Benjamin, o Cesinha, um dos ícones da luta armada, que conta a história de uma tentativa de estupro protagonizada pelo atual presidente da República e um menino como o coadjuvante num cenário de presídio. Jornalismo político não é que nem o "Ok, ok!" do Ego que quando publica uma nota, de que o casamento de fulaninho com fulaninha está em crise, mas que as partes envolvidas corre para o twitter para desmentir tudo em tempo rela e em seguida a foto de Sicrana, mostrando o samba no pé e a calcinha, na quadra da escola de samba, passa a ser a machete de destaque do site, ficando tudo por isso mesmo. A Folha não tem vocação para esse papel, logo o roteiro da série e do filme será transcrito para os jornais e, posteriormente aos furos, contados nos telejornais pelas próximas semanas. Porém, se isso não for comprovado, é melhor fechar a Folha, porque depois de uma "bola murcha" dessa, deveria entrar na votação do Fantástico depois dos lances da última rodada do Brasileirão.

Não dá pra imaginar que um jornal, do porte da Folha, publique um artigo com esse teor sem ter ao menos uma dupla como Cal McAffrey e Della Frye a frente dessa reportagem e com a história toda na ponta dos dedos. Eles devem ter inúmeras provadas guardadas a sete chaves no cofre do prédio, esperando o tempo certo pra irem pra sala de impressão. Porque bancar uma coisa dessas e depois meter o rabo entre as pernas e sair de fininho vai ser muito feio.
Quanto ao filme, vale a pena a diversão, é um thriller político muito bem embasado.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

De vez em quando...

... surge umas pérolas como essa.
Ah, Jacques Wágner, atual governador da Bahia, é petista e Paulo Souto é DEM, logo "... se correr o guarda prende, se ficar o banco toma. Brasileiros pós-ditadura ainda se encontram em estado de coma semi-profundo e um dos sintomas mais visíveis é a falta de percepção. Acariciam um lobo achando que é o seu animal de estimação. Não conseguem diferenciar banqueiros de bancários, mega traficantes de meros funcionários e assim permanecem estagnados, quando não regredindo...".

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ouvindo 1 som

É o anexo do post anterior. Essa música mudou a forma como vejo a vida, prestem atenção na letra.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A complicação vem da cabeça

Cada dia que passa me apego mais a vida. Adoro ir pra praia, ouvir música, assistir filme, sair, me divertir, cultivar amizades, jogar conversa fora, jogar bola, fazer sexo, viajar, enfim, adoro viver. Procuro sempre me manter vivo e ativo.

Ignoro certas recomendações médicas, tipo deixar de comer tal coisa porque evita câncer. No momento, acho que aproveitar a vida é bem mais recompensador do que se privar de certas coisas, certos hábitos que eu gosto e me fazem sentir bem, por causa de conseqüência futura. Não sei o dia de amanhã, não faço a mínima idéia de como e quando minha vida terá um ponto final. Por isso quero aproveitá-la ao máximo para, na visão da bíblia, descansar em paz.

Viver é algo simples. Porém a sociedade, as pessoas procuram complicá-la ao máximo. É preciso ter responsabilidade para viver, a vida não é brincadeira, é uma coisa muito séria são clichês com presença garantida em discursos politicamente corretos, conselhos e sermões para os mais novos. Quando na verdade precisamos apenas de oxigênio e comida, coisas que o planeta nos oferece em abundância e só não tem mais, por causa da nossa condição de seres racionais. Mas calma, não é pra ninguém largar o trabalho, os estudos e se picar pra praia ou pro mato. Só estou dizendo pra ninguém se estressar com problemas no trabalho, na escola, na faculdade, porque tudo isso é efêmero diante do nosso maior bem que é a vida.

Não quero julgar ninguém, mas suicídio é pra Kamikaze e pessoas desequilibradas. O goleiro do Hannover e da seleção alemã, Enke, morreu na terça passada (10/11/09), atropelado por um trem lá na Alemanha. As autoridades suspeitaram de suicídio logo de cara, o que foi confirmado horas mais tarde ao encontrar uma carta de despedida na casa do goleiro. Em 2006, Enke perdeu uma filha de apenas 2 anos de idade, por problemas cardíacos. O goleiro deixou uma filha de apenas oito meses que tinha adotado em março passado.

Perante a sociedade Enke tinha tudo que um jogador poderia sonhar. Era titular no clube que jogava e tinha presença garantida na seleção alemã para disputar a Copa do Mundo da África do Sul, com enormes possibilidades para ser o arqueiro titular. As coisas mais complexas ele tinha fama, dinheiro e uma carreira bem-sucedida. Porém, ao contrário do que muitos pensam, isso não é tudo na vida.

domingo, 15 de novembro de 2009

Enquanto isso no parque de diversão doméstico...


Atira no pato azul. Acertou, menos um! Agora naquele preto e branco... Beleza! Mais outro. Hum, aquele pato vermelho já foi... Falta só aquele rubro-negro e o verde. E o prêmio é uma bala 7 Belo. Vamos tentar, faltam mais três tiros. Acho que vamos ganhar...
*****
Cruzeiro 1 x 1 Grêmio, Coritiba 2 x 1 Atlético-MG