quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O Batman está nas ruas

Quando eu era criança sempre tive minhas épocas de super-herói. Já fui Homem Aranha, He-Man, Jaspion, Batman, Robocop, Ciclope dos X-men. Desses todos o que mais brilhava pra mim era Batman, tudo porque ele era uma pessoa comum por trás da fantasia. Ele não tinha super poderes, apenas o cinto de mil-e-uma utilidades e sabia brigar mais do que Edmundo, Amy Winehouse e Mike Tyson.
Batman era na verdade o playboy milionário Bruce Wayne. A história dele é trágica. Quando criança, viu os pais, Thomas e Martha Wayne, serem assassinados na frente dele durante um assalto. A partir desse dia, o pequeno Bruce jurou vingança. Daí pra frente, ele só fez se preparar para o combate ao crime. Um dia, nos arredores da mansão onde morava, Bruce achou uma caverna, que era habitada por morcegos. Inspirado nos moradores da caverna, ele criou o Batman. Fantasiado de homem morcego, todas as noites ele saía para caçar os bandidos nas ruas de Gotham City. Como ele era rico, construiu vários equipamentos para auxiliá-lo no combate ao crime, como o bat-móvel, o bat-avião (tô chutando, não lembro o nome, mas sei que ele tinha um), a bat-moto (idem), a bat-lancha (idem) e, para não o criticarem por falta de criatividade, arrumou um ajudante que chamou de Robin.
Como a dupla estava conseguindo manter uma certa ordem, na bagunçada Gotham City, Batman foi convidado para fazer parte da Liga da Justiça e seu parceiro (dizem que até para as horas que não combatiam o crime...) Robin para os Titãs.
Toda essa história do Batman, que na minha infância eu acreditava que era verdade, foi destroçada ontem. Depois da emocionante vitória do São Paulo sobre o Botafogo, que junto com a vitória do Cruzeiro, colocou o Tricolor paulista na liderança junto com o Grêmio, fiquei zapeado pela tv até que parei no Jornal do SBT e vi a notícia que o Batman tinha fugido da prisão(???). Pois é, o policial militar Ricardo Carvalho dos Santos é o Batman do paraguai. Ele é integrante da milícia Liga da Justiça. Mas, ao contrário do Batman e da Liga da Justiça verdadeiras, esse Batman e essa Liga da Justiça são criminosos que comandam uma comunidade carioca e vendem proteção, gás, transporte alternativo, tv por assinatura e não admitem concorrentes. Isto é, você tem três opções, ou compra na mão deles ou não compra e fica sem o produto/serviço ou então vai comer grama pela raiz se comprar na mão de outra pessoa.
As investigações suspeitam que Batman teria pago 2 milhões de reais (dividido em duas parcelas, uma antes da fuga e outra depois). Misteriosamente, as câmeras do circuito interno de tv do presídio Bangu 8 parece que não estavam funcionando no momento da fuga, já que ninguém sabe até agora se elas registraram alguma coisa. No jornal do SBT ontem, informaram que o Batman teria sido visto numa comunidade do Rio cercado de pessoas fortemente armadas, será que eram o Aquaman, o Lanterna Verde e o Super-Homem? Se era só homens, então a Mulher Maravilha devia está na sala da justiça...

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Ouvindo 1 som

Minha trilha sonora das últimas semanas é Novos Baianos. E essa música, Mistério do Planeta, tenho ouvido entre 7 a 10 vezes para que o dia não fique faltando alguma coisa.
Não tenho palavras para escrever sobre esse música no momento. O máximo que eu posso fazer é ouví-la e viajar, sem me preocupar com quem está ao redor. Essa música faz parte do disco Acabou Chorare de 1972. Este disco encabeça a lista dos 100 melhores discos do Brasil, segundo a revista Rolling Stone.
Novos Baianos é uma senhora banda, no bom português, uma banda do caralho. É aquela que tinha Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby e, este que está cantando, Paulinho Boca de Cantor. Fez músicas famosas como Preta Pretinha, Brasil Pandeiro ("Brasil esquentai vossos pandeiros, iluminai os terreiros que nós queremos sambar").
Mas crianças, muito cuidado! Não tentem isso em casa. É uma banda para se começar a ouvir aos poucos, em doses homeopáticas, apenas 10 gotas num copo de 200ml com água uma vez por dia. No ínicio, eu só gostava de duas músicas (Linguagem do Alunte e Ao Poeta) do disco Linguagem do Alunte. Há duas semanas atrás, num dia nublado, eu estava, no carro, estressado (problemas + trânsito congestionado), de mau humor e botei esse disco pra tocar. Relaxei, voltei a sorrir e cheguei de bom humor em casa. Poucos dias depois, baixei outro disco deles, Acabou Chorare, e descobri essa música aí, além de A Menina Dança. Já ouvi o disco de cabo à rabo, várias vezes e ainda não consegui me cansar dele e nem dessa música. Além disso, ele conseguiu uma proeza (algo do tipo, Corinthians ser campeão da Libertadores ou o Vitória ser campeão Brasileiro), ofuscar o Dig Out Your Soul o novo álbum do Oasis (uma das minhas bandas preferida para quem não sabia), que foi lançado no início desse mês.

domingo, 26 de outubro de 2008

Esquentando...

Sábado que vem tem gravação do DVD do Chiclete. eta porra! Na semana seguinte, terá o primeiro ensaio da Timbalada. Eta porra! Já comprei também o ingresso da Trivela. Eta Porra!! Sauipe Folia, Eva Nave em novembro e dezembro. Eta Porra!!! O sol tá esquentando, o calor está começando a aumentar. ETA PORRA!!! AAAAhhhh o Verão!!!!
A melhor estação do ano está chegando. As festas começam a pipocar, a cidade começa a ficar mais bonita, a praia, o sol. O mal é que é uma festa atrás da outra e todas são caras. É preciso sabe escolher as melhores, porque haja dinheiro. Fora isso, já paguei a primeira parcela de Arraial, passarei o reveillon lá ao som de Ivete, Banda Eva e a virada com Asa de Águia.
Está na hora de começar a ouvir axé no carro. De axé, só gosto mesma é da Timbalada, é a única banda de axé que ouço sem precisar de um copo de cerveja e pessoas em volta. Mas o clima do verão propicia esse tipo de coisa, ouvir axé no carro e curtir. Além disso, é bom fazer um regime, intensificar o treino na academia, aumentar os pesos, correr, fazer abdominal.
No verão o lugar é aqui. Tem festa boa a semana inteira. Os ensaios das bandas bombam, as mulheres começam a mostrar os resultados da academia, as gatas aparecem de todos os lados e a cidade enche de turistas. É a estação da perdição.
Esse ano a logística terá que ser mais pensada. Em tempos de Lei Seca não dá pra beber em qualquer lugar de peito aberto. Por exemplo, o ensaio da Timbalada será dia 09 e ainda estamos pensando como vamos, quem irá dirigindo, se vamos pegar táxi, onde possivelmente terá blitz. Pois é, mais um gasto a mais, agora teremos que pegar mais táxi e não gastar dinheiro apenas com ingressos e bebidas.
*****
"Se seus filhos são trabalhadores, não precisarão de sua herança, se são vagabundos, não a merecem, por isso gaste tudo"
Confúcio, filósofo.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Não se fala de outro assunto

Esse final de semana rendeu bons assuntos que estão sendo discutidos por todo mundo e em todos os lugares, principalmente nas mesas de bar na hora dos happy hour.
O primeiro é o mais trágico, aconteceu na última sexta-feira, na hora do happy hour. O desfecho do sequestro em Santo André. O jovem Lindemberg sequestrou a ex-namorada Eloá e a amiga dela, Naiara, na segunda-feira da semana passada. Lindemberg não é sequestrador profissional e a intenção dele não era arrancar dinheiro da família de Eloá, ele queria apenas voltar o namoro com ela. Atitude imatura, irracional e louca do jovem. Na última sexta, a Polícia invadiu o apartamento onde Lindemberg mantia as duas garotas em cativeiro, teve tiroteio e Eloá morreu e Naiara saiu ferida, mas está viva. Na minha opinião de leigo, rapaz comum, a polícia não deveria ter invadido. Mas não sei se o disparo, que motivou a ação dos policiais, de fato ocorreu. A Polícia poderia ir minando a resistência do cara, até que ele se entregasse. E o qual punição eu daria para Lindemberg? Bom, a mesma para todo mundo que sequestra pessoas e depois mata. De jovem normal ele passou a ser sequestrador e homicida. Prisão é o lugar ideal para loucos como ele.
O segundo é interessante. Na madrugada de domingo, o inglês Lewis Hamilton, da Mclaren venceu o GP da China e abriu 7 pontos de vantagem para o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, na disputa do título do Mundial de Fórmula 1. Falta apenas o GP do Brasil, que acontecerá no dia 02. A situação de Massa está complicada, apesar de Hamilton ser muito afoito, ansioso e não sabe andar atrás de ninguém, mesmo que continue na frente na tabela. Na temporada passada, depois de uma sucessão de erros, Hamilton perdeu o título para Raikkonen. Não acredito que um raio possa cair no mesmo lugar duas vezes e seguidas, ainda por cima. Por isso, se fosse apostar em alguém, seria em Hamilton.
Já o terceiro é o que eu acho melhor. A decisão do título do Brasileirão voltou a ficar mais embolada do que nunca. Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo e Flamengo disputam o título acirradamente. Para mim, o Flamengo é o mais fraco de todos. É o único que não aposto na conquista do título. São Paulo é meu time de coração e como tem chance, é nele que aposto. Está difícil porque o Tricolor paulista está muito irregular na competição, ainda não embalou. Porém os concorrentes também estão na mesma irregularidade e nenhum aponta como grande campeão. Então, "Vamo São Paulo, vamo São Paulo. Vamo ser campeão!!".
Por hoje é só ou é tudo. Pelo menos esses dias não aconteceu nada que batesse em nenhuma dessas notícias. O desfecho do sequestro é lamentável e as outras duas disputas são emocionantes. E como não tenho mais nada a dizer por hoje, vou parando por aqui antes que começe a falar besteira.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ouvindo 1 som

A primeira vez que eu ovui era "Ana Júlia". Por um tempo escaldei (gozei, brinquei, dei risada com a cara), quer dizer, por um bom tempo.
Um dia acordei (depois de muito tempo), e decidi ouvir Los Hermanos. Perguntei para um amigo meu, que gostava, qual o cd bom para começar a ouvir Los Hermanos. Ele me falou ouça o "Ventura" e o "Bloco do Eu sozinho". Pronto, já foi!
Além dos dois cds, ouvi o ao vivo "Cine Íris". Puta que Pariu!!!!
Ouvi no tempo errado! Porra, caralho!!! Os caras acabaram com a banda uns 2 meses depois!! E depois que passaram por aqui, por Salvador.
Cheguei a ver um show deles, mas na época, eu não gostava, pensava: "Ah, é o Los Hermanos que tá tocando?!? Beleza...". E continuava a comer minha água (beber, encher a cara). Se fosse alguém que gostava deles, eu escaldava e dizia, além disso: "A música que mais gosto é 'Ana Júlia'". Quem gostava me xingava. 'Ana Júlia' é a mesma coisa que xigar a mãe pra quem gosta de Los Hermanos.
Hoje em dia eu canto pra caralho: "E só de te ver eu penso em trocar
a minha TV num jeito de te levar
a qualquer lugar que você queira
e ir onde o vento for, que pra nós dois
sair de casa já é se aventurar.
Ah vai, me diz o que é o sossego
que eu te mostro alguém afim de te acompanhar
E se o tempo for te levar
eu sigo essa hora e pego carona pra te acompanhar". E, eles fizeram 'Ana Júlia'?!?! Pelo menos EU, não me lembro...
Rodrigo Amarante é o Cara, junto com Noel Gallagher... É ele quem canta nesse vídeo.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Novas brincadeiras

Quando eu era criança gostava de brincar de polícia e ladrão. Não curtia muito aquele que era tipo pega-pega, a menos que valesse no bairro todo. A que eu mais curtia era a que usava armas de brinquedo. Nada de atirar bolinhas, ou água, apenas apontar a arma pro outro e dizer a palavra "pow" que o adversário morria. Tudo corria bem, não tinha roubos de dizer que a bala não pegou.
Gostava também de jogar War, mas aí foi quando eu já era adolescente. Junto com jogo da Vida era o meu preferido. Com o sucesso de War, a Grow tratou de lançar novas versões dele. O War II tinha aviões, tanques de guerra, era mais estratégico e tinha mais objetivos. Mas o II não cheguei a jogar. O primeiro era mais tradicional. Depois do II, lançaram o War: Império Romano. O nome já auto-explicativo, o mapa tinha províncias e os domínios do grande Império em torno do Mar Mediterrâneo.
Depois o designer Fábio Lopez criou o War in Rio. O mapa era dividido em Zona Sul, Norte, Oeste, Central, Av. Brasil e Baixada Fluminense. As sub-divisões dessas Zonas são dos morros, Jacarézinho, Mangueira, Providência, Cidade de Deus, Cantagalo e por aí vai. Ao invés, dos exércitos serem identificados pelas cores, eles foram chamados de BOPE, Comando Vermelho, Terceiro Comando, Polícia Militar, Amigos dos Amigos e Milícias. O jogo reproduz o cenário policial do Rio de Janeiro. O criador fez o jogo apenas por brincadeira, uma piada, mas não duvido que se alguém, com uma mala preta de 007 cheia de dinheiro, sentar para conversar com ele, essa piada pare nas prateleiras da B-Mart.
Na minha infância, ladrão era ladrão. Os traficantes não tinham espaço na mídia, nem mandavam fechar escolas e lojas, muito menos transformavam ruas e avendias em praça de guerra nos confrontos com a polícia e os postes de luz não se transformavam em trincheiras. Não sei se as crianças dos anos 2000 mudaram o nome de Polícia e Ladrão para Polícia e Traficantes.
Hoje a Polícia Militar e a Polícia Civil entraram em confronto e não foi contra traficantes dos morros do Rio e sim entre eles, em plena Sessão da Tarde e transformaram a porta do Palácio do Governo de São Paulo. Transfomaram a rua numa praça de guerra, tal como as ruas de acesso aos morros cariocas ou as principais ruas de Bogotá. Só espero que as crianças dos anos 2010 não inventem de brincar de Polícia e Polícia e nem batam par ou ímpar para ver quem será Polícia Militar e quem será Polícia Civil. Essa "política" já foi longe demais!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Meninos eu vi...

... o São Paulo ser bicampeão mundial, com um golaço de Müller em 93. E vivi os tris de 2005. Mas não vi a conquista do primeiro Mundial em 92, muito menos a Libertadores daquele ano e do ano seguinte. Vi 2 títulos de Ayrton Senna, os pegas com Prost. Entretanto, vi apenas alguns grandes feitos de Nelson Piquet pelo Youtube e os de Fittipaldi pelos arquivos da televisão. Vi o jogo antológico da seleção brasileira metendo 2 a 0 no Uruguai, em 93, na melhor atuação individual de um jogador, Romário. E acompanhei, conscientemente, a minha primeira Copa do Mundo em 94, cuja até hoje trago todos os gols (e os autores) do Brasil na memória. Vi também um golaço de Maradona e depois a aposentadoria trágica do craque argentino naquela mesma Copa. E vi Fernando Alonso bater Michael Schumacher. Guga aparecer e se despedir. Ronaldo calar a boca dos críticos em 2002. O Real Madrid dá show com Zidane. E Ronaldinho na sua melhor forma.
Já viajei de carro, de ônibus, de ferry-boat, de avião com minha família e com meus amigos. E já viajei também com meus amigos sem ter saído do lugar. Vi shows dos Raimundos, Planet Hemp, ORappa in loco. Mas nunca curti um show de Los Hermanos, muito menos aproveitei a oportunidade de ir pra um show do Oasis, Dave Matthews Band e Björk. Já fiquei com medo ouvindo My Wild Love e Celebration of the Lizard King. Já chorei assistindo filme, já vibrei com Snatch , já me impressionei com Michael Corleone, Jason Bourne e Cap. Nascimento. E também já refleti com Requiém para um sonho, Magnólia.
Tive amores correspondidos, mas também não fui correspondido, do mesmo jeito, mas não por isso, correspondi a alguns. Já tomei foras, e já dei foras também. Já tive transas maravilhosas, mas também já fui embora depois de uma mal dada. Ainda não transei na praia, nem com levei duas mulheres para cama. Mas já fiz conquistas importantes, de dormir orgulhoso depois. Em contrapartida, já tomei sustos quando acordei. Já fiz sexo por amor, mas também por puro interesse na beleza.
Já vi o sol se pôr e também raiar. Já viajei de carro, de ônibus, de ferry-boat, de avião. Vi as Cataratas, fui na Europa brasileira que é Gramado-RS, mas ainda não conheço o Rio de Janeiro, nem fiz um mochilão na Europa. Fiz trilhas na Chapada Diamantina, vi belas paisagens. E também já viajei sem sair do lugar.
Já mudei de opinião, já parei para pensar na vida, na felicidade x tristeza. Já refiz objetivos, metas. Já estive errado. Andei com pessoas erradas, cujo o único problema delas é que eram certinhas demais. Hoje, ando com pessoas certas, que não são muito erradas, nem certinhas, que sabem curtir a vida com muito mais intensidade. Já detectei cabelos brancos na minha cabeça, mas ainda não vi nenhum indício de calvice. Já dei muita risada, já chorei também. Já comemorei, já lamentei. Mas ainda tenho muito o que ganhar e muito o que perder. Ainda não enterrei nenhuma pessoa querida, mas vi gente perdendo pessoas importantes.
E nesses 26 anos, completados hoje, tenho buscado, ao máximo, aproveitar a vida, viver tudo o que ela me oferece e ainda tem para me oferecer. Tenho histórias para contar, mas ainda quero mais! Tenho muito o que ver, sentir (, escrever) e viver.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Faz de conta

... que hoje é domingo. E como teve jogo do Brasil, a galera se reuniu pra assistir, comendo água (bebendo). Só fui chegar em casa depois das 23:30 e fui direto dormir.
Como tenho andado sem assunto esses dias e hoje não é diferente, vou responder a um meme que Camila do Caminhos me indicou.
Regras:
• Escrever uma lista com 8 coisas que sonhamos fazer antes de ir embora daqui;
• Convidar 8 parceiros(as) de blogs amigos para responder também;
• Comentar no blog de quem nos convidou;
• Comentar no blog dos nossos(as) convidados(as), para que saibam da "intimação";
• Mencionar as regras.
Meus 8 sonhos:
1. Ver, no Morumbi, o São Paulo ganhar uma Libertadores, depois de um jogo dramático impróprio para cardíacos (como dizia o Championshiop Manager, jogo futebol para computador).
2. Ir para um show do Oasis (não importa o lugar).
3. Comprar um aptº para mim.
4. Passar em um concurso na minha área de administração e que pague um bom salário... Dando nome aos bois, na Petrobrás.
5. Manter firme, forte e unido com meus amigos (já vem desde os tempos de colégio).
6. Morar fora da minha cidade (Londres, São Paulo, Rio de Janeiro ou qualquer cidade da Austrália), por um tempo e depois voltar pra cá.
7. Ganhar dinheiro sem trabalhar
8. E assinar uma coluna em jornal ou revista.
Bom, repasso o meme para quem quiser, para os que tão linkados aqui e para os que sempre visitam. Se gostarem da idéia do meme, tem o meu aval de indicação. Fiquem a vontade.
E agora os selos. Ganhei dois selos de Brisa Feliz! nas últimas semanas.






Do mesmo jeito do meme, fiquem a vontade para pegar. Mas com a diferença de que só vale para quem está linkado e para os que visitam e comentam com frequência.
Bom, amanhã eu volto!! Até!
*****
"As piores coisas são feitas com a melhor das intenções."
Oscar Wilde, escritor

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Quando a marcação é forte, espera-se os lampejos

Tem dias que você força, força e a inspiração não vem. É como em um jogo de futebol, mais precisamente, um São Paulo e Náutico no Morumbi. O time pernambucano vem com o objetivo de não deixar o São Paulo jogar e entra fechadinho, marcando forte. O São Paulo ainda não se encontrou nesse ano, ganha alguns poucos jogos jogando bem, nos outros não joga nada. André Dias toca a bola para Jean que avança um pouquinho, passa para Hernanes que gira para um lado, gira pro outro, não consegue sair do marcador e toca de lado para Jorge Wágner que olha para dentro da área e erra o cruzamento, que é afastado pela zaga do Náutico.
Já girei para um lado, fui no Globo.com, girei pro outro, passei no G1, toquei de lado e fui pro Terra. Vi todo mundo marcado, fui no Grande Prêmio depois no Terra, levantei a bola na área e... a zaga adversária tirou. Nada de inspiração.
Para vencer um jogo como esse, o São Paulo precisa de um cruzamento perfeito que geralmente sai do pé de Jorge Wágner ou de algum lampejo de inspiração de Hernanes. Muricy precisa dar mais velocidade ao meio campo, abrir mais os laterais e arriscar o chute de fora da área.
No site da Globo.com, vi a bela filha, do horroso Bernie Ecclestone, coberta apenas com uma bandeira quadriculada, fazendo campanha contra o uso de pele de animais em roupas. O lateral puxa a marcação e no G1 encontro a notícia de que o Guns N’ Roses vão, finalmente, lançar o novo disco Chinese democracy. Já faz uma década que Axl Rose, líder da banda, ameaça lançar esse disco. A reportagem diz que o álbum será lançado no dia 23 de novembro, só não disse o ano, algo importante diante das promessas de Axl que já duram 10 anos...
Para piorar, Muricy tira Jorge Wágner, que não acertou nenhum cruzamento e ainda entrou em impedimento 3 vezes, e coloca Richarlysson, que dele não sairá um cruzamento perfeito. E para o bem do time, tira Dagoberto, que perdeu gol de cara, e bota André Lima. Continuando no G1, o Cadillac Ecto, dos Caça-Fantasmas, vai a leilão no site eBay por 27 mil dólares.
Hernanes acerta um belo chute de fora da área e faz 1 a 0 São Paulo, aos 37 do segundo tempo. No Terra, a o Fisco venezuelano fechou TODOS os McDonald's de lá, por "supostas" irregularidades nos livros contábeis. No Grande Prêmio, Hamilton domina a primeira sessão livre em Fuji e Massa fica em segundo. O juiz apita o fim de jogo e o São Paulo conquista um importante resultado na briga pelo título.
Na tv, Christiane Pelajo dá "boa noite". Vou ouvir Heroin do The Velvet Underground e depois dormir, amanhã é dia de branco.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Ouvindo 1 som

Por menos que a pessoa represente pra você ou que mal tenha conhecido-a, visto apenas uma única vez na vida, é impossível não ser contaminado pela emoção no enterro dela.
Hoje fui pro enterro da mulher de um primo meu. Ele é daqueles parentes que só encontramos uma vez por ano que é no natal (no caso dele duas vezes, porque sempre o encontro no carnaval e nós dois vestidos de filhos de Gandhy). Então, não lembro nem do rosto da mulher dele, mas devo ter conhecido-a.
Fui para o enterro sem grandes preocupações, mas a atmosfera carregada de tristeza, sempre me deixa abatido. Como ainda não vi nenhum pessoa querida morrer, sempre vou para os enterros por causa dos que ficaram.
Quando ouvi essa música, Gravedigger de Dave Matthews, achei bonita. Em seguida, procurei e prestei atenção na letra e aí me arrepiei. E depois que vi esse clipe, me arrepiei mais ainda.
O refrão é o cara pedindo para o coveiro fazer a cova dele rasa, para que ele possa sentir a chuva. A música conta a história de 3 pessoas.
Primeiro é Cyrus Jones que promete para os netos que viverá 103 anos. De fato, Cyrus morre com a idade prometida. E 103 anos é como se fosse viver para sempre na visão de uma criança, então ele viveu para sempre. Até aí tudo bem.
Na segunda história é que começo a me arrepiar e viajar na letra. Muriel Stonewall perde seus dois filhos na Segunda Guerra Mundial. Uma cena que ninguém deveria ver é uma mãe enterrando seus filhos.
Já a terceira fiquei arrepiado quando assisti o clipe. O pequeno Mike Carson vivia pra cima e pra baixo andando na sua bicicleta até morrer aos 8 anos de idade. Quando crescesse, Mike queria voar nos trapézios.
Essa música foi a trilha sonora do meu dia. Começou tranquilo, apenas lamentando a morte de alguém, como a música começa com a história de Cyrus Jones. Depois senti o ar pesado de várias pessoas chorando e no final fiquei abatido ao dar um abraço no meu primo. Nessas horas, não sei o que dizer, apenas abraço em silêncio. A morte dela foi cruel. Morreu de câncer, sofrendo até o estágio fatal e os últimos momentos sob o efeito de morfina.
Graças a Deus ainda não perdi nenhuma pessoa querida para ir para o enterro em memória do morto. Por enquanto só fui apenas por causa dos ficaram aqui. Devemos levar os mortos na memória e cuidar dos vivos, que é o mais importante. A única certeza que temos na vida é de um dia vamos todos morrer. Por isso a vida não pode parar para os que ficaram aqui, mas coveiro faça a minha cova rasa para que eu possa sentir a chuva.

P.S: Quando postei o vídeo do Youtube, ele não abriu. Então coloquei o link dele dentro do texto, basta apenas clicar em cima do nome da música e clicando em "letra" vai para a letra da música, porque o texto ficou grande e o post ficaria imenso se ainda botasse a letra toda.

domingo, 5 de outubro de 2008

Ano I

Há, exatamente, um ano atrás inaugurei o Nove do Quinto postando o primeiro texto nele. Vinha de uma recesso de uns sete meses (é, foi prematuro, não aguentava mais esperar coisa nenhuma para recomeçar uma vida no mundo blogueiro), pelo que me lembro. No antigo, eu já devia ter uns 3 anos de blog.

No início do recesso, não senti falta alguma de ter um blog, de vem em quando dava uma olhada nos comentários, mas estava gostando de não ter que escrever mais. Já da metade pro final do período de recesso, ficava com vontade de escrever, a inspiração vinha, os temas apareciam, mas eu não escrevia. Primeiro, porque o provedor do antigo blog ficava vários dias fora do ar. A partir daí, começei a pensar em criar um novo blog em outro endereço. No brainstorm tinha algumas novidades, como postar alguma foto interessante, música para tocar no blog (não as do youtube) e, principalmente, um novo nome. O nome do antigo era Fúria Verbal, mas os tempos de gestação do novo blog eram diferentes e por isso não justificava manter o nome do antigo. Precisava de algo novo, um nome simples, mas complexo ao mesmo tempo, um nome que não dissesse nada numa primeira impressão, que não fosse tão óbvio, mas que tivesse um siginificado real e uma tradução fidedigna do que é o blog. Dentre alguns nomes interessantes, gostei mais desse, Nove do Quinto.

O meu blog é de opinião. Aqui eu escrevo sobre qualquer tema que me chame atenção, do meu cotidiano, esporte, música, dos acontecimentos no mundo, qualquer coisa que me inspire traçar algumas linhas. O Inciso Nove do Artigo Quinto da Constituição versa sobre a liberdade de expressão. Por isso, o blog se chama Nove do Quinto.

Faço o blog por pura diversão, hobby. Serve como um passatempo e para fazer uma coisa que eu gosto, escrever. Não ganho dinheiro nenhum com o blog, ele é sem fins lucrativos (pelo menos até o momento em que alguém se disponha a me pagar para fazê-lo, o que seria muito bem-vindo). Minha satisfação está puramente em escrever textos e conhecer pessoas, esta última é a mais prazerosa. Através do blog, conheço pessoas que dificilmente conheceria no mundo real. Ainda não tive o prazer de conhecer alguém da blogosfera no mundo real, mas isso eu deixo à cargo da vida, ela sempre sabe o que faz. Entre os sonhos que tenho, está um encontro com todos os donos dos blogs que estão linkados aí do lado. O encontro seria numa cidade que agradasse, de uma certa maneira, a gregos e troianos, no estilo de uma viagem de excursão em que todos vivem juntos momentos diferentes. Seria ótimo reunir todo mundo para conversar, trocar experiências, botar o papo em dia. Mas nem sempre as coisas acontecem do jeito que sonhamos, um encontro desses dificilmente acontecerá.

Estou gostando cada vez mais desse blog. O template dele é do jeito que eu gosto, simples, limpo e eficiente. Por enquanto não tenho novas idéias para implantar no blog. No momento estou curtindo pesquisar músicas e versões no youtube para postar na seção Ouvindo 1 som. E além disso, o número de comentários cresceu sensivelmente. No blog antigo, os comentários eram escassos, em média, eram 2, 3 comentários por post, com picos entre 5 e 7. Atualmente, o mínimo está ficando em 7, 9 e o pico de 19. E isso está me deixando muito feliz e orgulhoso. Muitíssimo obrigado a vocês!

Bom, vou ficando por aqui. Aniversário do blog, parabéns para ele e muitos anos de vida! E como o nome dele é inspirado na liberdade de expressão, aproveitem e digam o que vocês mais gostam dele, o que não gostam, o que pode mudar, onde pode melhorar, como tamanho da fonte, a seção Ouvindo 1 som. Críticas construtivas e sugestões são muito bem vindas. E muito obrigado a todos pelas visitas e comentários. Não faço o blog apenas para mim, faço também para vocês. Vocês também são responsáveis por ele, pela minha inspiração e pela minha vontade de continuar tocando esse barco. Muitíssimo Obrigado por esses 365 dias!!

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Saudades de Xuxa, Eliana e Mara

Eu sou homem, gosto de mulher, admiro belos rostos e corpos femininos. No entanto ando meio enjoado com o destaque que estão dando a certas mulheres. Mulheres que não passam de bundas ambulantes ou as que fazem qualquer coisa, eu disse qualquer coisa, para virarem notícia de fofocas.
Sabe-se que o Brasil é um país agrícola, que o grosso da exportação brasileira vem da agricultura, mas ao invés de produzir toneladas de soja, o país inventou de produzir Melancias, Melões, Jacas, Maçãs, Morangos. E depois que a poeira da febre aftosa baixou, o Filé também está em alta. A produção dessas frutas bundudas tomaram conta das capas da Playboy, da Sexy, dos programas de tv, enfim de qualquer coisa que utilize biquinis, micro-shortinhos quase estourando devido ao tamanho dos quadris e decotes sufocando peitos gigantes.
O mais engraçado e, ao mesmo tempo, mais patético é a Mulher Melão que usa todos os seus recursos (e as vezes não usa nada) para mostrar os seus dotes, a fim de estampá-los na capa de alguma revista masculina. Chega ser rículos as tentativas dela para virar notícia. Ela usa pseudo-roupas (porque os minis e micros já foram bastante reduzidos) até em dias de frio para ser fotografada por algum paparazzi. Vira e mexe a moça vai para praia e entre um banho de sol e outro faz poses provocantes. Além é claro do investimento em silicone e lipos. Mas até agora ela foi a única das mulheres-frutas que não posou para Playboy e nem para a Sexy, exceto a Mulher Maçã que foi colhida a pouco tempo.
Além das frutas, uma outra também tem buscado seu lugar ao sol e alguns cachês para sua conta bancária. Carol Miranda intitula-se sobrinha de Gretchen, que na verdade é apenas de consideração, e a nova Rainha do Bumbum. Carol já posou na Sexy, mas o que chamou atenção nesses últimos dias foi a novela da virgindade estrelada por ela. Essa novela, serviu de trampolin para essa garota de 19 anos, estrelar um filme pornô. Ela jura de pé junto que não sabe mais nada além de rebolar com muita sensualidade, no quesito sexo. E por conta dessa virgindade, ela acabou de lançar um filme pornô. A produtora do filme pagou 500 mil reais para ela ser protagonista do filme "Fiz Pornô, Continuo Virgem". Sim, segundo dizem, o lacre da moça ainda está intacto mesmo depois de ter feito o filme. Para não perder o símbolo da pureza em frente as câmeras, filmaram a moça fazendo sexo anal.
Eu não tenho nada a ver com a vida de nenhuma delas. (Graças a Deus)Não sou pai, nem namorado/marido e muito menos irmão de nenhuma delas. Elas são adultas e tem o livre arbítrio para fazerem o que quiserem e venderem, pela máxima quantia que conseguirem, os seus corpos, virgindade e aproveitar os 15 minutos de fama. Apenas fico me perguntando quem irá respeitá-las e torcendo para que as menininhas estejam assistindo cartoon network, sábado animado, tv globinho. Diante desse quadro, vejo que Xuxa, Eliana e Mara Maravilha fazem muita falta.

domingo, 28 de setembro de 2008

Ouvindo 1 som

Hoje fez sol forte e quente. Fiz concurso de manhã para Petrobrás. Prova cansativa. Na saída tive duas opções, feijoada ou macarronada com a família no mesmo bat-local de todos os domingos ou praia com os amigos. Não pensei duas vezes. Cansado da prova, sol quente, aquele momento não merecia outra coisa que não fosse uma cerveja gelada. Praia com os amigos.
Na volta da praia um yakisoba para encher a barriga e depois casa. Morgação total, estirado no sofá vendo o segundo tempo de São Paulo 2 x 0 Cruzeiro e a volta da esperança do Tri.
Depois de praia, algumas (várias) cervejas e sol na moleira, a maresia impera em casa e nada como uma música tranquila para relaxar e tirar um cochilo.
Essa versão de Natural Mystic se enquadra ao momento, calma, tranquila e Bob Marley com essa guitarrinha paloza, mostrando como ele estava no show.
Tenho ouvido muito reggae ultimamente. É, estou na fase do reggae agora. Acabei de sair da fase The Cranberries mais Bob Dylan. Essa semana ouvi até a banda de um amigo meu, que inclusive já acabou, Los Baganas. É reggaezinho massa, romântico ("E se ao meu redor é cinzas/ Azuis são os olhos daquela que... Brilhaaaa"). Pena que acabou. Mas tudo bem, Bob Marley também já morreu há 27 anos. A vida segue, a caravana não pode parar. E nem este blog. Essa semana me esforçarei ao máximo para não ficar 1 semana sem atualizar. Foi uma mistura de agenda cheia e pouca inspiração. Até a próxima!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Apenas uma coisa notável

O Andróide da propaganda do Johnnie Walker dizia: "Eu posso alcançar a imortalidade, basta não me desgastar. Você também pode alcançar a imortalidade. Basta fazer apenas uma coisa notável".

No dia 4 de dezembro desse ano, J.K. Rowling lançará Os Contos de Beedle, o Bardo, seu primeiro livro pós-Harry Potter. A frase do andróide cai como uma luva na história da autora. Antes de lançar o primeiro livro de Harry Potter, ela era pobre. Foi secretário, professora de inglês e o Antes de Harry Potter, ela comeu o pão que o diabo amassou. Morou de favor na casa da irmã, morou na Escócia vivendo do bolsa família de lá e em alguns outros lugares sem um tostão no bolso.

Mas durante todo esse tempo de pindaíba, Harry Potter e seu mundo foram sendo gestados em um rabisco e outro. Até que a senhorita Rowling passou a frequentar o bar Nicolson's e o The Elephant House Café onde entre um cochilo e outro da filha pequena, ela escrevia as histórias das aventuras de Harry Potter.

Depois de bater na porta de umas 8 ou 12 editoras oferencendo as histórias do bruxo e só ouvindo "não", a editora Bloomsbury decidiu comprar os direitos e publicou o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal. O resto da história todos conhecem, as crianças idolatraram o bruxo, os adolescentes amaram e os jovem adultos curtiram.

A saga do bruxo, composta de 7 livros, foi a única coisa notável que J.K. Rowling fez na vida e não só garantiu a imortalidade, como também uma fortuna de 1 bilhão de dólares, segundo a Forbes em estimativa feita em 2004.

E como J.K. nasceu em 31 de julho de 1965 e não em 22 de setembro de 2008, o livro dela, pós-Harry Potter, foi citado no último volume da saga do bruxo. É um livro de contos que remetem ao universo de quem? Lógico que da sua mina de ouro HP!! E agora de bolso entupido, J.K. destinará todo o retorno financeiro do novo livro para caridade.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Dupla Dinâmica

O Compact Disc já era. A música digital chegou para tomar o lugar do CD aos poucos. Apesar das luxações, contusões, por causa dos inúmeros confrontos corporais, o CD se mantinha em pé e também contra-atacava com socos e pontapés o MP3 Player. Ele parecia Rocky Balboa na luta contra Dragon no quarto filme, apanhava, apanhava, batia um pouco, mas não caía.
Atordoados com superação do CD, os inovadores começavam a pensar numa convivência pacífica entre os dois. Uns diziam: "Ah, bota um cabo ligando o rádio/CD ao MP3". Outros diziam: "Não, uma entrada de USB é melhor." Mas nada disso pegou. A capacidade de armazenar músicas no formato de mp3 em 700MB de memória permitia que o Life do CD não acabasse, porque também não tinha mais Continue. Se morresse já era!
Mas um cara chamado Steve Jobs disse para o mundo: Vocês necessitam ouvir música digital. E para isso criou um novo lutador, o IPod. Assim como vinha fazendo com o MP3 Player, o CD resistiu aos ataques do novo lutador. Sem conseguir acabar de vez com o CD, o IPod se refugiou no Vale do Silício e começou um treinamento pesado feito por Mestre Yoda e Pai Mei. E um dos inventores do Vale do Silício disse: "Porra de cabo e entrada de USB, estamos em pleno século XXI!! Vamos meter a música digital via rádio. Pergunte-me como!". E então o IPod se aliou ao ITrip (aparelhozinho que conecta no IPod e o faz tocar todas as músicas no rádio, numa estação que não tem nenhuma emissora).
Round II Fight!! E o IPod voltou para a luta contra o CD, se concentrou, esperou o seu poder ficar completo e desferiu um poderosíssimo Haduken Especial matando de vez o seu oponente. O CD não apenas beijou a lona, como foi direto comer grama pela raiz.
Pois é, depois que comprei um IPod e um ITrip, você não encontra mais nenhum CD no meu carro. Hoje em dia, basta apenas um simples aparelho de rádio, sem que toque cd, para eu escutar 2mil músicas. Ruim para os ladrões de som, que não ganharão nem 10 conto se arrombarem meu carro. Pior ainda para o CD que, para mim, perdeu totalmente sua utilidade, música agora é só digital. O IPod & ITrip entraram no rol das melhores duplas dinâmicas como Pinky & Cérebro, o Gordo e o Magro, Batman & Robin, Bebeto & Romário...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ouvindo 1 som

Oasis e Dave Matthews Band estão entre as minhas bandas preferidas. Ambos tem influência de Neil Young. E diante de uma carta de apresentação dessas, por que não procurar algumas músicas de Young?
Ouvi alguas coisas dele, boas por sinal, mas por enquanto achei essa, Down by the river, a melhor de todas. Inclusive Dave Matthews Band já gravou essa música.
Agora estou nessa fase de procurar conhecer as influências de quem eu gosto.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Pela centésima vez

100 postagens! Nunca parei para pensar na quantidade de postagens, mas nos últimos meses vi alguns blogueiros comemorando essa marca e resolvi (diante da falta de tema nos últimos dias) pensar em algo para escrever ao bater essa marca.Não vejo lá grande importância nela, mas é um bom tema tapa-buraco.
Sou amador na escrita, não ganho um centavo sequer com minhas linhas, apenas escrevo por puro prazer, diversão, lazer. Um dia quero sobreviver da minha escrita, mas não é nada planejado, deixa a vida me levar. Se um dia meus textos forem meu ganha-pão ótimo, mas se esse dia nunca vier, me contento com meu blog ou em reler meus textos (caso eu não tenha mais blog).
Descobri o gosto da escrita um belo dia na faculdade. Já estava no final do curso de Administração de Empresas, quando uma professora pediu para fazer uma resenha sobre o texto que ela tinha entregue. Fiz uma analogia do texto com o futebol e, no final, foi elogiado. Daí não parei mais de escrever. Primeiro começei escrevendo textos só pra mim, no papel. E depois descobri o mundo dos blogs, mas falarei mais sobre isso quando este blog completar 1 ano e está próximo, será mês que vem.
Por se tratar de quantidade de posts, gosto de escrever, mas sempre gosto do que escrevo. Não gosto de alguns textos, outros acho normais. Mas é claro que tiveram alguns que gostei muito, demais, que achei fantásticos. Se um dia Jô Soares me entrevistar para eu falar sobre o meu blog (claro o programa dele agora é jabá, tenho que ir lá fazer propaganda de alguma coisa) e me perguntar qual o texto que escrevi que mais gostei digo o do dia 14/10/07 (meu aniversário), intitulado "Salve John" (que, pensando depois, deveria ser Salve Connor). O texto foi do jeito que eu gosto, sutil. Uma garota que conheci nessas viagens disse que eu tinha que escrever algo sobre o meu aniversário, sugeriu como foi o meu dia, mas a idéia do meu blog não é diário. Até que estalou e contei a história do supercomputador Skynet do Exterminador do Futuro 2 e no final, sutilmente, disse que naquele dia estava comemorando 25 anos, porque Schwarzenegger junto com Sarah e John Connor conseguiram salvar o mundo.
Tem também o que eu escrevi dia 26/02/07, "O politicamente (in)correto", que me diverti demais escrevendo. Foi sobre os vilões e mocinhos da novela Duas Caras. "A Copa do Mundo é Nossa", dia 30/10/07, foi outro também gostei muito, sobre a escolha do Brasil para sediar a copa de 2014. Se vocês tiverem curiosidade, deixarei uma lista aqui com os outros textos que gostei bastante, como eles não estão mais disponíveis em links isolados, colocarei as datas deles, além dos títulos, para vocês procurarem depois aí no arquivo.
Bom, vamos parar por aqui. Já rendeu demais. 100 postagens que venham outras 100, 1.000, 10.000...
16/10/07 - Rico não pode criticar
21/11/07 - Luís Fabigol, o Fabuloso
20/11/07 - Minha novela das sete
06/01/08 - O passeio de Tyler
12/02/08 - AHHHHcabou o Verão...
27/03/08 - Algumas grandes invenções e o triunfo de um mosquito
03/04/08 - Meus 12 fios de cabelo branco
01/04/08 - Dia da Mentira
28/05/08 - Memórias de uma terça-feira
08/05/08 - Da tragédia ao ponto turístico e terminando no reality-show
03/06/08 - Un poquito de portuñol

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Não sei se é pra rir ou pra chorar

Dunga pode não ter experiência na profissão de técnico, mas o que falta nesse quesito, sobra (e pra dar e vender) em sorte. Tudo bem que ele acabou de vim de uma desastrosa (esse termo de secretário de segurança pública me pegou) olimpíada, com apenas a medalha de bronze no peito. Mas o Brasil deitou e rolou nos confrontos contra a Argentina, venceu a Copa América e agora, ele conseguiu afrouxar um pouco a incômoda corda no seu pescoço, com a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre o Chile, jogando fora de casa.
Só assisti o primeiro tempo, porque me interessei mais em procurar músicas de Bob Dylan e ouvir o show do The Cranberries em Paris em 1999, do que ver a seleção brasileira jogar. O Chile é muito ruim, parece até o Bahia jogando! Não prestei atenção, mas talvez Galvão Bueno deva ter classificado a atuação do Brasil como espetacular. A Globo é extremamente ufanista, mas na verdade o que ela quer mesmo é vender o produto dela que é a transmissão dos jogos da seleção.
O que eu mais gostei do jogo foram dos dois gols de Luís Fabiano. Gosto dele desde os tempos de São Paulo, virei fã do Luís Fabigol, o Fabuloso, quando vestia a camisa 9 do tricolor paulista.
Apesar dos gols do Fabuloso, não gostei dessa vitória do Brasil. Um empate ou uma derrota contra o Chile poderia significar a demissão técnico (estagiário) da seleção. Não gosto de Dunga no comando da seleção, simplesmente por ele nunca ter comandado nenhum time. O mal é que Dunga consegue as vitórias importantes nos momentos certos e é isso que vai garantí-lo no cargo por mais um tempo, ainda mais agora que o Brasil assumiu a segunda posição na Eliminatória e ainda de quebra, para fazer barba, cabelo e bigode, está na frente da Argentina. O próximo jogo do Brasil é nessa quarta-feira contra a Bolívia em solo brasileiro, vitória garantida, mesmo que seja por um magro 1 a 0.
*****
“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivesse morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos.”
Vinícius de Moraes, poeta

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Tempo perdido

O que vocês fizeram nos últimos 2 anos? Bom, eu trabalhei, esboçei uma tentativa de estudar para concurso público, assisti a final da Libertadores de 2006 no estádio do Morumbi, viajei para Coité, Pombal, Santa Luz (todas cidades do interior da Bahia), Aracaju (SE) atrás de festas, passei os últimos reveillons, respectivamente, em Arraial D'Ajuda (BA) e em Caldas Novas (GO) e nesse ano começei um curso de MBA.
Já Renato Correia de Brito, William César de Brito e Wagner Conceição da Silva passaram os 2 últimos anos na presos. Eles foram presos porque confessaram ter estuprado e matado a jovem Vanessa Batista de Freitas em agosto de 2006. No início dessa semana, o caso teve uma reviravolta. Um rapaz de 19 anos confessou ser o verdadeiro autor desse crime e de ter matado mais 11 pessoas. Renato, William e Wagner alegam ter sido torturados pelos policiais para confessarem o crime que não cometeram. Os policiais chegaram a pedir 20 mil reais para deixar os três fugirem, como eles não pagaram, tiveram que assinar a confissão e foram para a cadeia.
Ontem os três foram soltos, agora a corregedoria da polícia de São Paulo terá que apurar a denúncia de tortura por parte de quatro policiais civis de Guarulhos envolvidos no caso. Mais um episódio vergonhoso da polícia que já não tem tanta credibilidade com a sociedade.
Renato, William e Wagner perderam 2 anos de suas vidas presos. Imagine se tivesse pena de morte no Brasil e eles tivessem sido condenados e executados. Será que ainda dava tempo para desenterrá-los, tirá-los do caixão e ressucitá-los?

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Ouvindo 1 som

Aí está mais uma integrante da minha seleta lista das bandas/cantores(as) que eu gosto (Oasis, Dave Matthews Band, ORappa, Planet Hemp e ela). Claro que não escuto apenas essas, mas o resto eu sempre digo que ouço algumas músicas, mas não é nada mais do que isso. Por exemplo, seria capaz de viajar para assistir o show de alguma delas em qualquer lugar do Brasil.
Essa aí foi a primeira música de Björk que ouvi, Unison. E pirei. A música é linda demais (mas nesse show ela está parecendo foto de orkut... ela não é lá muito bonita).
Björk é meio doente por música. Ela inventa muito, por exmeplo tem em Aurora o percussionista passa a música inteira arrastando o pé numa caixa de pedras, em Hidden Place o cara embaralha cartas. Ela mistura os sons. A maluquice dela permite fazer o que der na telha, sem se importar com que ela baterá de frente. A música dela varia muito de cd para cd, inclusive ela lançou um álbum só de vozes, sem ter nenhum instrumento na música, é ela cantando e o coral atrás.
Gosto de Björk, já baixei vários cds dela e nunca canso de ouvir. E uma das coisas que tentarei, ao máximo, fazer antes de morrer é ir para um show dela. Não importa onde, mas eu dia eu irei. Curtam aí, mais uma música tranquila para vocês relaxarem.