A Fórmula 1 fez cirugia plástica. Aplicou botox para esconder um pouco as rugas, fez uma lipo e botou silicone. O campeonato de 2010 acabou com o reabastecimento durante as provas, o Pit Stop agora é só para troca de pneus e dura, em média, na casa dos 4 segundos. O grid aumentou, novas equipes estrearam, alguns pilotos também, enquanto que o velho heptacampeão mundial, Michael Schumacher, voltou.
Apesar das mudanças, a nova Fórmula 1 continua a velha Fórmula 1 da primeira década do século XXI. A velha e sonolenta procissão de milhões de euros continua com seus desfiles dominicais. Na primeira corrida do ano, no Bahrein, não houve ultrapassagens. Quem saiu na frente terminou na frente, excessão feita a quem teve problemas mecânicos como Sebastian Vettel que caiu da liderança para fechar a prova em quarto lugar. Outra excessão foi Fernando Alonso, que largou muitíssimo bem e roubou a segunda posição de Felipe Massa na segunda curva da prova, até herdar a liderança de Vettel, que nem na temporada de 2005 em que foi campeão ganhando algumas vitórias no colo por erros ou problemas mecânicos dos adversários. Alonso é rápido e frio no volante.
Michael Schumacher cansou de ficar na fila do INSS para receber a aposentadoria para desfilar com uma Mercedes nos circuitos do mundo inteiro. O alemão largou em sétimo e terminou em sexto. Ultrapassou apenas Mark Webber que também teve problemas mecânicos. A diferença é que o alemão gosta de dirigir em alta velocidade, se movimentar, por isso saiu da fila do INSS.
Apesar do tédio, a temporada de 2010 parece que será interessante. Tudo bem que a disputa pelo título ficará restrita a 4 equipes como sempre foi, o que significa que as 8 primeiras posições já estão marcadas, a menos que algum intruso resolva aprontar algo fora do normal. Mas Ferrari, Mclaren, Red Bull e Mercedes dominarão o circo desse ano. Além disso há equilíbrio entre os pilotos. Dos 8, 4 já foram campeões mundiais (Alonso, Hamilton, Button e Schumacher), 2 foram vice (Massa e Vettel) e os outros dois (Webber e Rosberg) são velozes e andarão no mesmo ritmo dos seus companheiros e adversários.
Os treinos de sábado vão continuar sendo interessantes, pois praticamente decidirão o resultado da prova. Enquanto que no domingo é fazer um café forte e torcer para São Pedro dar o ar (ou a chuva) da graça deixando as corridas emocionantes.
Um comentário:
A temporada ainda começou estranha. Mas com tantos ótimos pilotos e com regras que tendem a melhorar a disputa, a expectativa é muito grande para 2010. Cenas para os próximos capítulos.
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