domingo, 11 de maio de 2008

Time maduro

Na temporada 2004-2005, o Machester United caiu nas oitavas-de-finais diante do Milan com o placar de 1 a 0 para os italianos nos dois jogos. A superioridade do Milan era nítida, o Manchester não era páreo para os rubro-negros italianos. Paulo Vinícius Coelho, comentarista da ESPN Brasil, disse, naquela ocasião, que o Machester United era um time muito bom, mas ainda estava verde.
Hoje o Manchester United conquistou bicampeonato da Premier Liga Inglesa. A base do time que foi eliminado pelo Milan há 3 temporadas atrás foi mantida, inclusive os principais jogadores do time dessa temporada, o veterano Ryan Gigss e os jovens Wayne Rooney, Cristiano Ronaldo, além do zagueirão Rio Ferdinand.
PVC tinha razão. Quando perdeu do Milan, o time ainda estava verde. Hoje, o time está maduro. A campanha do bicampeonato teve altos e baixos, mas o time soube se comportar, aproveitou as oportunidades que apareceram e soube administrar a vantagem que construiu diante o Chelsea. Na reta final do campeonato, o Manchester caiu de produção. Antes disso, o time vinha jogando muito, jogava bonito, encantava. Foi apontado como o melhor time do mundo. Mas da metade de Abril pra cá, o Manchester caiu de produção, algo normal no futebol, pois são muitos jogos e não tem preparo físico que permita um time jogar bonito a temporada inteira. Porém, o time soube administrar a vantagem e mesmo com a subida de produção do rival, Chelsea, não permitiu que fosse ultrapassado. O técnico Alex Fergusson soube fazer o rodízio na hora certa e, além disso, outros jogadores que eram coadjuvantes começaram a aparecer nos últimos jogos, como Tévez e Paul Scholes.
No jogo de hoje, que garantiu o título, os diabos vermelhos venceram o Wigan, fora de casa por 2 a 0. Cristiano Ronaldo e Giggs marcaram os gols. Este último inclusive se tornou o jogador que mais vestiu a camisa do Manchester United, ao lado de ex-jogador, Sir. Bobby Charlton, completando a marca dos 758 jogos. Ryan Giggs deverá superar Charlton no próximo dia 21 quando o Manchester entrará em campo para disputar a final da Liga do Campeões contra o Chelsea.
O Manchester é um time maduro. Seus jovens craques de 2004, estão mais experientes, inclusive Cristiano Ronaldo é o favorito para levar o prêmio de melhor jogador do mundo 2008. A diretoria soube segurar seus talentos e esperou o amadurecimento deles. Agora falta apenas o título de campeão europeu para coroar de vez este belo time que o Manchester vem montando desde 2004.
*****
"A primeira lei da natureza é a tolerância, já que temos todos uma porção de erros e fraquezas"
Voltaire, filósofo

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Da tragédia ao ponto turístico e terminando no reality-show

A tragédia começou na noite de sábado, 29 de março, quando Isabella de apenas 5 anos foi encontrada caída de bruços no jardim do prédio onde seu pai, Alexandre Nardoni, morava. Dali começava algo nunca visto antes na televisão brasileira. A reação do povo também é algo que ultrapassa o ridículo.
O povo brasileiro se comoveu com a morte da garotinha. Até aí tudo bem, tudo aceitável. A polícia entrou em cena, iniciou as investigações e logo suspeitou que os autores do assassinato de Isabella foram o próprio pai da garotinha e a madrasta, Ana Carolina Jatobá. Sabendo disso, o povo começou a protestar, fazer cartazes lembrando de Isabella e se postou ora no prédio onde a garotinha morreu, ora na casa dos pais de Alexandre e na porta da delegacia quando os suspeitos foram presos por alguns dias. O ridículo começou quando a televisão mostrava quem eram as pessoas que estavam fazendo hora extra na porta do prédio, da casa e da delegacia. Não eram pessoas desempregadas ou que não fazem nada, eram pessoas que faltavam o trabalho para ir pra lá fazer parte do protesto e, também, pessoas que vinham de outros estados só para acompanhar o caso in loco. Rapidamente, esses três locais onde as pessoas se postavam na frente, e mais a casa dos pais de Ana Carolina Jatobá, viraram pontos turísticos de São Paulo, assim como o Parque Ibirapuera, a Catedral da Sé, Praça da Sé, Avenida Paulista, entre outros.
Com a comoção do povo brasileiro, a televisão tratou de transformar a tragédia num bizarro reality-show. Além de comentaristas de esporte, de política, criou-se um novo personagem na tv, o comentarista criminalista. A tv fez igual ao povo e tratou de alugar as varandas, as casa, os terraços, os telhados das casas, prédios que ficavam em frente aos novos pontos turísticos da cidade de São Paulo de colocar suas equipes ali 24 horas por dia e filmar todos os passos de Alexandre e Ana Carolina. Quando os dois iam tomar banho, a tv fazia as tomadas das igrejas onde Anna Carolina Oliveira ia para as missas em memória da filha Isabella. Os debates do caso Isabella pareciam mais uma disputa pela presidência da república, entre a promotoria e os advogados de defesa do casal Nardoni.
Qualquer movimento da polícia ou do casal Nardoni, a tv transmitia tudo ao vivo. Foi assim com as convocações do casal para depor, quando foram para a cadeia. Até mesmo a reconstituição do crime, a televisão tratou de transmitir tudo ao vivo, como se fosse a chegada do Papa ao Brasil. E como não se tem o que dizer nessa hora, os comentaristas trataram de imaginar o que os peritos estavam pensando e narrar o que as imagens mostravam, o que foi uma grande sacada para que os cegos pudessem saber o que estava acontecendo.
Não vou entrar no mérito de apontar os culpados. Não sou perito, nem comentarista criminalista e muito menos juiz. Este último é quem vai dizer quem é culpado ou não. As investigações foram concluídas, a promotoria já entrou com o processo de indiciamento. Acho esse reality-show bizarro. A cobertura da tv no caso, deveria restringir-se apenas aos telejornais. Transformar uma tragédia num circo é algo de extremo mal-gosto. É a tv aproveitando a morte de uma criança para ganhar a audiência de gente idiota que toda hora esquece que uma garotinha morreu.
Nos reality-shows da tv, sempre acabam definindo quem é o vilão e quem é o mocinho, com um vencedor que ganha 1 milhão de reais ou um super emprego numa super empresa e os que perderam tiram a roupa para as revistas. Mas nesse reality-show não terá mocinhos, apenas vilões, e não haverá um vencedor no final, seremos todos os derrotados, pois uma criança de 5 anos morreu.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Até agora não consegui entender...

Na semana passada, Ronaldo saiu de uma boate no Rio de Janeiro e procurou uma prostituta. Parou no calçadão da Barra da Tijuca e convidou uma mulher para entrar no carro. Depois percebeu que não se tratava realmente de uma mulher e dispensou os serviços "dêla". Mas o travesti Andréia, que até antes das 19h é chamada de André Luiz Ribeiro Albertino, tentou extorquir 50 mil reais do Fenômeno.
O caso foi parar na delegacia e o sr. Andréia dizia que chegando no motel, Ronaldo pediu para que "êla" trouxesse drogas e chamasse mais dois amigas. Êla só conseguiu fazer uma coisa que foi arranjar os dois amigas e trouxe apenas um pouco de droga, que Ronaldo, além de ter consumido, ainda obrigou que êlas consumissem também. Além da cocaína, sr. Andréia disse que Ronaldo teve relações sexuais com 2 dêlas.
Hoje, Andréia e Carla (1 dos 2 que Andréia chamou para fazer o programa) foram para a Delegacia e confessaram que não aconteceu nada disso que êlas haviam dito antes. Ronaldo pegou-as na rua, levou para o motel e quando descobriu que não eram mulheres, tentou abortar o programa. Ofereceu o dinheiro referente aos serviços que elas iriam fazer e cada um voltava para as suas casas. O sr. Andréia viu os sifrõezinhos no lugar das pupilas, começou toda a história de extorsão e tratou de ligar para todas as redações dos jornais para relatar o suposto ocorrido.
Agora, como é que um cara como Ronaldo, que tem no currículo atrizes globais, apresentadoras de tv, modelos de vários cantos do mundo, além das beldades e "cavalas" anônimas que as câmeras fotográficas não conseguiram focalizar, não consegue distinguir um travesti horroroso de uma mulher? Não era um travesti bonito, todo produzido que só dá para peceber do que se trata, quando ela tira a roupa e dá de cara com a surpresinha. Não! Se tratava de travestis horríveis. Ainda mais em pleno Rio de Janeiro, cidade cheia de mulheres bonitas, com corpos mais do que em dia. E além do que se tratava de Ronaldo Fenômeno, um cara que as interesseiras de plantão dariam tudo para dar pra ele. E o pior de tudo, ele disse para a polícia, e esta confirmou, que não estava bêbado na hora!!
Entendo que ele queria pegar uma mulher escondido e não dava para ser na boate, porque devia ter fotógrafos de plantão, além dos celulares com câmera de praticamente todos os presentes no lugar. Ele tinha uma noiva e não queria estragar tudo...
Não sou fã de Ronaldo. Apenas gosto dele e torço por ele, por causa de 2002, da volta por cima que ele deu sendo o dono da Copa do Mundo, num momento em que a enorme maioria (inclusive eu) não acreditava nele, porque ele vinha da grave contusão no joelho e estava há muito tempo sem jogar. Sempre acreditei na versão dele nesse caso, não achava que ele fosse levar travestis para o motel de propósito, ter relações sexuais com êlas e ainda por cima usar droga (mas não boto minha mão no fogo e nem apostaria dinheiro!). Mas ainda não consegui entender como um cara que pega as mulheres que ele pegou (e continua pegando), não consegue identificar um traveco horroroso.
*****
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier, médium.

domingo, 4 de maio de 2008

Na vitória ou na derrota

Um amigo meu apostou que Botafogo, Bahia e Palmeiras seriam campeões hoje. Se ele apostou de fato, ganhou apenas com o Palmeiras que meteu 5 a 0 na Ponte. Já os outros dois times, como diz o Mão Branca do programa Se Liga Bocão, o fumo entrou!!
Na verdade não sei se ele apostou nesses três times. O que eu sei é que ele torce pra esses três times. As televisões daqui passaram os jogos dos três times. A Globo passou Botafogo x Flamengo; a Band Palmeiras x Ponte Preta; e a Record Bahia x Vitória da Conquista. Fico tentando imaginar como seria ver os jogos ao mesmo tempo. Eu preciso me concentrar no jogo pra me emocionar, xigar juiz, jogador que erra, jogador adversário, pular, gritar, enfim, me emocionar com o jogo, para no fim, se der tudo certo, eu gritar e depois ficar aliviado pelo resultado.
Claro que dá para acompanhar vários jogos simultaneamente, os comentaristas de futebol fazem isso toda quarta, quinta e nos finais de semana, mas você não sente as emoções, apenas acompanha friamente o que acontece nos jogos, ver os gols e pronto. No final levanta da poltrona e a vida segue normalmente. Vejo jogo assim sempre que meu time não está jogando. Liga Inglesa, espanhola, italiana. Pouco me importa quem ganha, nesses jogos eu só quero ver jogadas bonitas e gols.
A graça do futebol está nas emoções que o seu time te proporciona durante os jogos e não apenas nos resultados e nas conquistas. Eu adoro sofrer durante os jogos, principalmente nos que o São Paulo vence no final. Por exemplo, tomara que o Tricolor paulista se classifique de forma dramática, e nos pênaltis se possível. Dá mais graça e sabor na conquista. Mas também dormir puto depois de uma derrota e ouvir as gozações no dia seguinte, fazem parte da graça do futebol.
No lugar do meu amigo, hoje não seria um dia lá muito bom. Ganhar de uma larga diferença é bom, mas é muita tranquilidade. E engolir duas derrotas na mesma hora é um filme de terror, ainda mais sem poder sentir a emoção.
*****
"Excepcionalmente hoje, a frase de domingo será na terça."
Leandro Aragão, administrador de empresa e blogueiro.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

terça-feira, 22 de abril de 2008

Meme musical

Fui convidado para participar de um Meme musical. Não sei o que significa a palavra Meme, só sei que é uma brincadeira entre os blogueiros que segue a linha de uma corrente. O blogueiro recebe o Meme de um outro, faz o que tem que fazer e depois indica outros blogueiros amigos para fazerem a mesma coisa.

Nesse Meme musical que recebi de Cacá do Mundo Cão, eu tenho que listar 5 cds que marcaram a minha vida e mais 1 que eu esteja ouvindo atualmente. Vamos á eles:

1. (What's The Story) Morning Glory? - Este foi o cd que me fez gostar do Oasis (uma das minhas bandas preferidas) e a começar a me entender por música. A primeira música ouvi dos caras foi Wonderwall que é uma das mais conhecidas deles. Foi num clipe de Wonderwall que passei a admirar Noel Gallagher, era um clipe gravado num show, ele entrava no palco sozinho, sentava num banquinho, pegava o violão e começava a cantar, eu pensava: "Porra, o cara é miserável". Eu era guri nessa época devia ter meus 14, 15 anos. Qualquer cantor faz isso que ele fez, mas eu tive a visão, que depois foi confirmada: Noel Gallagher é mísero (O cara). É um cd fantástico e vira e mexe ouço no carro. Todas as músicas são boas e fizeram muito sucesso na época.

2. Usuário - Idem ao anterior. Foi o cd que descobri o Planet Hemp. Talvez essa tenha sido a banda mais divertida e a mais polêmica. E como na época eu era guri, sofri muita censura aqui em casa, meu pai sempre chiava quando eu ouvia. Não aguentei as críticas e cometi uma das maiores merdas da minha vida: vendi o cd. Não comprei outro, mas no ano passado baixei na internet e fiz um cd com a discografia completa do Planet Hemp. E este cd, Usuário, é o que mais ouço da banda.


3. Listener Supported - Este cd me marcou, porque a partir dele passei a descobrir música de alta qualidade. Não que as outras não sejam, mas por causa dele passei a ser mais exigentes com as bandas. Hoje em dia agradeço muito e não gosto de qualquer coisa que aparece na minha frente. É
mais ou menos aquela transição da adolescência à fase adulta. Descobri que a música não se resume à bateria, guitarra e baixo. E que os outros instrumentos como violino, saxofone não são usados apenas para as músicas de velhos. Aliás, as músicas de velhos também são boas.





4. MTV Unplugged in New York - Não sou lá muito fã do Nirvana, gosto de algumas músicas e só. Mas esse cd está espetacular. Todas as músicas são boas e a transição do rock pesado para o violão foi muito bem feita, além disso, Kurt Cobain está muito bem, inclusive a gravação desse cd foi uma das últimas coisas que ele fez antes de se matar. É cd que não pode faltar em nenhuma lista de cds.





5. Vespertine - Este cd é espcial para mim porque ele é simplesmente o melhor cd de Björk e foi através dele que começei a gostar dela. Começei a ouví-la recentemente, é a última cantora que eu posso dizer que gosto (há muito tempo que não encontro nada que me faça afirmar isso). Tenho todos os outros cds na minha coleção (com excessão do Usuário, mas é porque eu vendi), menos esse, pois ele é da época dos downloads (já tô matando o cd) e ainda não achei o nacional para comprar (o importado é caríssimo!).


Atualmente este é o cd que mais tenho ouvido, Fallen Angel de Michele Adamson. Ela faz música eletrônica e foi através de um vídeo no Youtube que fui apresentado a ela. Gostei tanto da música que saí baixando procurando, até encontrei duas músicas desse d e resolvi baixá-lo todo. É um cd que eu gostei muito, tem músicas tranquilas, relaxantes e... são sombrias, estranhas do jeito que eu gosto. Move in é a música que mais gosto e ouço desse cd.




Indico o Meme musical para:

Marina do Teimosa opinião;

terça-feira, 15 de abril de 2008

Nosso Fulano do Brasil

Pelo segundo ano consecutivo Maya Gabeira ganhou o o mais importante prêmio do surfe como melhor desempenho feminino da temporada 2007/2008. Ela surfa ondas gigantes, o tamanho delas, em média, é algo entre 10 e 15 metros. Sim, a bela Maya dropa em cima de ondas que equivalem a um prédio de 4 andares.
Quando dava as manchetes do dia, o Globo Esporte se referiu à Maya Gabeira como a "nossa" Maya... Nossa? Não, ela não é nossa. Ela é dela mesma, da família dela. Digo isso porque duvido que o governo brasileiro, carioca e a própria Globo ajudou-a em algum momento no início da carreira dela, quando ela era simplesmente Maya, uma surfista desconhecida que ainda engatinhava no esporte, rumo à profissionalização. Poucas pessoas devem ter ajudado ela, apenas familiares, amigos e professores de surf.
A Globo tem dessas de chamar todo mundo de nosso, do Brasil, como a "nossa" Daiane, a "nossa" Jade, o "nosso" Guga Kuerten, "nosso" Felipe Massa e por aí, e sempre depois do nome de cada vem o "do Brasil". Só a Globo não ajuda ninguém a se desenvolver no esporte, ela não dá um centavo para ajudar na formação dos "nossos" atletas. Se o esporte não for futebol, vôlei ou basquete, o Brasil também não move uma palha para desenvolver os outros esportes para justificar o "do Brasil" depois do nome dos atletas barsileiros que sobem no pódio.
O governo brasileiro não deu um par tênis para Claudinei Quirino começar a dar seus primeiros piques na rua, nem uma passagem aérea para Acelino Popó de Freitas viajar para lutar em outro lugar que não fosse em Salvador. Não estou falando apenas do governo federal, mas no geral, incluindo os governos estaduais também.
Se dependesse do nosso país para se desenvolver no esporte, jamais que Felipe Massa, Nelsinho Piquet chegariam na Fórmula-1. Quando subir ao pódio alguma vez, Nelsinho será Nelsinho Piquet do Nelson, pois foi o pai dele que bancou toda a carreira do garoto até conseguir ingressar na F-1. Mas Nelsinho deverá subir no pódio enrolado na bandeira do país dele que não ajudou ele em nada para chegar onde chegará (se um dia chegar...). Por essas e outras é que admiro Fernando Alonso. O espanhol nunca falou o nome do país nos seus 2 títulos mundiais e sempre deixou claro que a Espanha não participou hora nenhuma da sua formação como piloto. Ele chegou onde está hoje, sozinho.
Do mesmo jeito, Gustavo Kuerten chegou ao topo do mundo no tênis, Daiane dos Santos, Jade Barbosa, Diego Hipólito foram campeões mundiais de ginástica superando seus limites e treinando em equipamentos defasados e recebendo uma bolsa-auxílio insignificante, ao contrário dos deputados e senadores do nosso país que juntando todos os auxílios, ajudas, benefícios, salários, verbas, batem fácil fácil nos 100 mil reais.
Por falar nos homens do Congresso, Maya Gabeira é filha do deputado federal Fernando Gabeira, que um dos políticos mais corretos do país. Li no blog dela que ou foi hoje ou será amanhã que ela irá passar o dia junto com pai, depois 8 meses sem se verem direito. Seria uma ótima oportunidade para a melhor do mundo duas vezes consecutivas dá um puxão de orelhas no pai e pedir mais verbas para os esportes que tem menos visibilidade no país. Para os esportes que só vemos os campeões colhendo seus frutos e nunca arando a terra. Mas por enquanto ninguém é "nosso", são apenas brasileiros e não do Brasil.

domingo, 13 de abril de 2008

De volta à Matrix

Acabo de me reconectar ao mundo. Levanto da cama ando pela casa. Já são 18:05 e eu não sei o que aconteceu no mundo durante o período de hibernação (durou apenas 5 horas). Ligo a tv e ela me informa que o Botafogo meteu 3 a 0 no Flamengo. Boa informação, mas não era essa que eu realemente queria ter.
Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, ela chega aos poucos. Dizem que tem jornalista que se especializou em ver melhores momentos e depois comentar o jogo. Alguns não arriscam a fazer isso e assumem quando não viram determinado jogo porque era no mesmo horário do outro. Hoje fiz parecido, mas um pouco diferente, pela primeira vez gritei, vibrei e comemorei vendo os melhores momentos de um jogo. O São Paulo ganhou do Palmeiras por 2 a 1, mais uma vez o matador miserável Adriano decidiu o jogo. O primeiro gol foi com a mão de Deus (se Maradona pode...) e o segundo um contra-ataque em que mais uma vez o zagueiro tentou derrubá-lo, mas como se bateu em algo parecido com um muro, este último caiu e deixou o matador miserável esperou Marcos sair para mandar a bola para as redes.
A vantagem e o favoritismo eram do Palmeiras. Agora para o próximo jogo, no Palestra Itália, o Verdão tem a apenas o fato de ter um time mais organizado que o Tricolor. O time do Morumbi perdeu Richarlysson e Zé Luís para a decisão, o que deve forçar a volta de Fábio Santos ao time. Aliás, li que Zé Luís anulou Valdívia completamente. Venho gostando do Zé Luís, é um cara muito esforçado.
Depois disso abri a internet para o que de menos importante aconteceu no mundo. Britney Spears bateu sua Mercedes no fundo de um carro. Batida normal, mas a machete dessa notícia parecia ser algo devastador.
Continuando com acidentes de trânsito. Imagine o prejuízo você bater uma Ferrari? Agora, imagine o prejuízo você bater um Ferrari e o pior é que ela não é sua. Pois é, isso aconteceu com um amigo de Romário... Antes ele do que eu.
*****
“Quando as portas da percepção forem abertas o homem verá como as coisas realmente são: Infinitas”.

Jim Morrison, ex-vocalista do The Doors

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Hoje é dia de Maria

Esse título é de uma mini-série da Globo que passou há um tempo atrás, eu não assisti, não sei do que se trata, mas vou usar o título. Hoje dia de (eu) escrever. E como até agora não achei nenhum tema, nenhuma notícia interessante vou simplesmente escrever o que vem na minha cabeça.
Na volta pra casa, agora de noite, começei a acelerar um pouco meu carro e procurei o câbio borboleta atrás do volante, mas não achei... No meu carro não tem, mas no Stilo tem. Porém não é um Stilo que queria estar dirigindo naquela hora e sim um Fórmula 1. Servia qualquer um até um Force India ou Super Aguri até, vá lá tudo bem, um Honda. Mas o meu carro um Gol e eu gosto dele. É um carro que, segundo a tv, abriu o Mar Vermelho usando apenas o limpador de pára-brisa e diante disso ele deve ser o carro de Chuck Norris (se você não entendeu, procure no orkut alguma comunidade dedicada à ele e leia os feitos dele), mas sei que é o carro de Capitão Nascimento, porque eu vi! E por falar em carro, a tv também disse que o Renault Sandero é o carro que você não esperava... Garanto também que o R28 (o carro de F-1 da Renault) era o carro que Fernando Alonso não esperava... Vai assistir de cockpit, ops, de camarote a briga entre Mclaren e Ferrari, talvez ele torça um pouquinho para a BMW atrapalhar a briga das duas.
Sábado tem banda Eva na terra onde tem festa o ano inteiro. Acertou quem disse São Paulo e errou quem disse Salvador. Mais um argumento para a minha tese de que aqui não tem festa o ano inteiro. O São Paulo joga daqui a pouco contra o Audax Italiano lá no Chile. Se o tricolor empatar garante a classificação, se vencer é campeão do grupo e vai brigar pra ficar nas cabeças na classificação geral da Libertadores (o esquema é o melhor 1º da competição enfrenta o pior 2º, além de jogar em casa o jogo de volta). Pois é, aos trancos e barrancos o meu time vai se garantindo nas competições.
Chega de enrolação! Quatro parágrafos está bom. Hoje é dia de atualizar meu blog, ele está atualizado. Agora só domingo e espero estar explodindo de alegria ou terei que escrever chorando de tristeza... Domingo é dia de clássico, São Paulo x Palmeiras. Que Deus salve o São Paulo!

terça-feira, 8 de abril de 2008

Mudanças na terra da Rainha

Há 5 anos atrás, quando eu fazia faculdade, a professora, de uma matéria que eu não lembro mais, pediu para todo mundo fazer uma resenha sobre um texto que falava dos modelos industriais, o Fordismo, o Toyotismo e o Volvismo. O texto explicava cada um dos modelos e mostrava a diferença entre eles atrás da evolução da indústria.
Resumindo, na resenha ilustrei a explicação dos modelos com o futebol, escrevi que o Fordismo por ser um modelo burocrático e repetitivo (aqueles filmes do Charles Chaplin saindo da fábrica apertando porcas imagináveis, movimento que ele fazia o durante a jornada inteira de trabalho) era o futebol inglês que era puramente tático e bicuda pra cima, que o Toyotismo, modelo um pouco burocrático, mas que seus empregados tinha um pouco de liberdade dentro do grupo, era o futebol espanhol, por ser tático, mas que dava liberdade para os jogadores mais habilidosos, e por fim, o Volvismo que era o modelo que os empregados tinham mais liberdade para tomar as decisões e fazer os reparos antes que o produto chegasse na fase final de produção, era o futebol brasileiro, que é um pouco tático, mas que é sempre decidido na criatividade de seus jogadores.
Se eu fosse utilizar esse texto hoje, teria que fazer modificações nele, mais especificamente no que diz respeito ao futebol inglês. O futebol jogado na Inglaterra não é mais puramente tático e você não vê mais os jogadores dando chutão pro alto. O Campeonato inglês atualmente é o mais bonito de se ver. As jogadas são feitas com a bola no chão, os jogadores são habilidosos e criativos. Por exemplo, o Manchester United é o time que joga mais bonito no mundo na atualidade.
Os times ingleses também estão mandando no futebol europeu e dois times, Chelsea e Liverpool, farão uma das semifinais da Liga dos Campeões da Europa, o maior torneio entre times do velho continente. Amanhã o Manchester Utd também poderá carimbar sua classificação para a semifinal, pode até perder da Roma por 1 a 0 em pleno Old Trafford que garantirá sua vaga.
Se por um lado o Campeonato inglês é um colírio para quem gosta de futebol, a seleção inglesa, apelidada de English Team, não conseguiu nem se classificar para a Eurocopa que será disputada nesse ano. A seleção não está jogando nada e o motivo disso são os estrangeiros. Hoje Flávio Gomes, no Bate-Bola 1ª edição, atentou para o fato da quantidade de estrangeiros no clássico de hoje entre Liverpool e Arsenal. No lado dos Reds, tinha apenas Gerrard e Carragher de inglês no time titular, enquanto que o Arsenal não tinha nenhum inglês entre os titulares.
De 2003 pra cá, os estrangeiros invadiram em massa a Inglaterra, deram um "up grade" no futebol do país, mas a seleção do país não evoluiu junto. Por exemplo, quem é o craque do Manchester (e do mundo), que citei anteriormente, é o português Cristiano Ronaldo, já no Arsenal o cérebro do time é o espanhol Fábregas, apenas o Liverpool que é o mais inlgês de todos, e tem como principal jogador um inglês que é Steve Gerrard.
O futebol inglês hoje está mais para Toyotismo do que para Fordismo. Os times são extremamente obedientes taticamente, mas a liberdade para os habilidosos aumentou. Talvez se refizesse o texto de 2003, ilustraria o Fordismo através do futebol italiano, que está ficando cada vez mais chato de se assistir, com muita marcação, muita força e muita amarração no meio-de-campo.
*****
P.S: Não posso deixar de falar do jogaço Liverpool x Arsenal que (fiz de tudo e consegui) assistir hoje. O Arsenal começou ganhando, mas tomou a virada. Aos 40 minutos do segundo tempo, jovem e talentoso inglês Walcott fez uma jogada espetacular e deu o passe para Adebayor empatar o jogo, que garantia o time na semifinal da Liga dos Campeões. Mas aos 42, Babel sofreu pênalti a favor do Liverpool, e Gerrard, o Noel Gallagher do futebol (alguma coisa me faz achar que o Gerrard parece com o Noel), bateu e fez o 3º gol botando os Reds novamente na semi. E o mesmo Babel que sofreu o pênalti, matou a partida fazendo o 4º gol. O placar Liverpool 4 x 2 Arsenal parece um goleada, mas não traduz nada do que foi o eletrizante jogo.

domingo, 6 de abril de 2008

Os diabos vestem máscara

Eliot Spitzer, Max Mosley e Ilkka Kanerva perderam ou estão perdendo suas cabeças por causa da hipocrisia da sociedade e por seus exageros. Dos três, apenas o chefe da diplomacia finlandesa, Kanerva, perdeu o emprego por causa da caretice da sociedade.
Eliot Spitzer era governador de Nova York até que a Polícia investigando um esquema que agenciava garotas em Nova York, Paris, Londres, Miami e Washington, descobriu que ele era o cliente 9 de uma empresa chamada Emperor's Club Vip. Para não se descoberto antes em casa, o ex-Governador fazia o pagamento para a empresa, pelas garotas que fazia programa, usando empresas de fachada. Como esses pagamentos eram frequentes, o HSBC estranhou a movimentação financeira e comunicou as autoridades. Spitzer perdeu o emprego por ser hipócrita como a sociedade. Ela condenou o governador não apenas por causa das suas estripulias extraconjugais, mas principalmente por que ela o elegeu por ele ser a encaranação da ética, da moral e da lei. Antes de ser governador, Spitzer foi procurador-geral do estado e caçou os antiéticos, os imorais, os corruptos. Ele até estourou uma rede de prostituição e passou a apoiar o endurecimento da lei de Nova York para homens que pagam por sexo. O certinho Eliot é hipócrita como a sociedade, combate a prostituição quando está trabalhando e vai relaxar nos braços de uma prostituta quando o expediente acaba.
Já o atual e futuro ex-presidente da FIA, Max Mosley, pecou pelos seus exageros. Suas taras à parte, o erro dele foi querer se vestir exatamente de soldado nazista para dar chicotadas no bumbum das garotas que participaram da farra. Max ficou sem palavras por causa disso para explicar que suas fantasias sado-masô não são nada de extraordinário, nada que dentro de uma sociedade encontre pessoas com fantasias semelhantes, porém a referência nazista foi exagero dele.
O chefe da diplomacia finlandesa, Ikka Kanerva, obsecado por Johanna Tukiainen, uma dançarina de stripper americana, enviou entre 150 e 200 mensagens para ela desde que se encontraram em janeiro desse ano. Algumas mensagens eram até explicitamente sexuais.
A sociedade é hipócrita com relação a sexo. Todo mundo faz, mas ninguém pode ser descoberto, correndo o risco de ser ridicularizado, desrepeitado por todos. Alguns exageram nas suas brincadeiras entre quatro paredes, levantam a bandeira do moralismo, mas esquecem que são pessoas normais. Eles extrapolaram e como são pessoas públicas as chacotas e a ridicularização não ficam restritas apenas ao círculo de amigos ou aos colegas do trabalho, faculdade, escola. Nenhum deles é santo, mas na sociedade não existe nenhum santo. Entretanto, os diabos não podem ocupar cargos de destaque sem suas máscaras de santo.
*****
"Você é um bom pai."
Christopher em À Procura da Felicidade.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Meus 12 fios de cabelo branco

Sou jovem ainda para ter cabelos brancos. Tenho 25 anos, para alguns estou velho e para muitos ainda sou novo. Apesar da idade, já tenho alguns cabelos brancos, não são muitos, mas consigo contar 12. A sabedoria popular diz que cabelo branco é motivo de preocupação.
Acredito no povo. Os motivos para eu ter 12 fios de cabelo branco tem nomes: Rogério Ceni; Zé Luís, Miranda, André Dias e Richarlysson; Fábio Santos, Hernanes, Éder Luís e Jorge Wágner; Borges e Adriano; Técnico: Muricy Ramalho. Esses 12 caras estão deixando meus cabelos brancos. Estou muito preocupado com o São Paulo. O time não está jogando nada, ainda não vi um jogo que me fizesse acreditar em alguma conquista esse ano.
A Libertadores é a menina dos olhos para mim. Não faço questão que o time vença o Paulista, claro que estou torcendo para ser campeão, mas se for eliminado na semifinal ou perder a final, não vou ficarei puto da vida com isso. Mas a Libertadores é diferente, ficarei muito puto se o time for eliminado prematuramente. Claro que vai classificar no torneio continental, mas será vergonhoso ser eliminado nas oitavas como no ano passado.
Os dois jogos do São Paulo no Morumbi pela Libertadores foram duas torturas. Quase morri do coração. No primeiro jogo foi o adversário, Audax Italiano, que abriu o placar e o tricolor suou para virar o jogo. Ontem o time venceu pelo placar mínimo o Sportivo Luqueño. Nos dois jogos, o São Paulo não jogou nada. As jogadas eram sempre as mesmas, ou alçava bola na área para Adriano ou chutava de longe e o que conseguia era o tiro de meta para o adversário. O time não consegue botar a bola no chão, furar a defesa adversária e entrar na área, muito menos faz jogada de linha de fundo.
O São Paulo não precisa jogar bonito, quero apenas que o time jogue bem, que dê esperança para a torcida de que pode ganhar alguma coisa dentro de campo e não simplesmente olhando para os nomes no papel. Bons jogadores o tricolor tem, mas falta ter um time de verdade como no segundo semestre do ano passado, como tinha também em 2006, apesar de perder a Libertadores para o Inter e, principalmente, como teve em 2005. O São Paulo não deu show em 2005, mas era um time extremamente eficiente e mostrava que podia ser campeão. O desse ano está longe disso.
Estou muito pessimista com meu time esse ano. A Libertadores não tem nenhum bicho papão, apesar do Fluminense ter um belo time, o Cruzeiro estar bem arrumado, o Flamengo bem entrosado e o Santos crescendo, mas na hora do vamos ver, se tiver se acertado, sou mais São Paulo. O Boca é sempre Boca e o River também é sempre perigoso, mas é bom lembrar que o São Paulo venceu o River nas duas partidas da semifinal de 2005.
Hoje estou muito desanimado com o São Paulo. Claro que vou continuar torcendo, principalmente na Libertadores, mas não estou gostando da maneira como o time (não)vem jogando e por isso estou muito preocupado. Tomara que o time se acerte ainda na Libertadores e jogue bem até o final do ano, caso contrário ficarei totalmente grisalho no reveillon. Alguém aqui usa Grecin 5? É bom?
P.S: Hoje vi na internet que Adriano poderá ser trocado por Ronaldinho. Adriano vai para o Barcelona e Ronaldinho vem para o São Paulo...

terça-feira, 1 de abril de 2008

Dia da mentira

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse hoje, no Recife, que o governo montou um banco de dados com informações de despesas de cartões corporativos. Ela ressaltou que a coleta de dados não teve nenhuma intenção de fazer um dossiê do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas para atender a possíveis pedidos legais. (Fonte: Terra).
Os advogados do pai e da madrasta da menina Isabella Oliveira Nardoni, 5 anos, afirmaram hoje que a mulher perdeu as chaves do apartamento algum tempo antes do suposto crime. Eles não souberam informar datas, mas disseram que há uma testemunha que comprovaria a perda das chaves. Ela seria apresentada no "momento oportuno". Além disso, segundo os advogados, havia cópias das chaves da residência na portaria do prédio. (Fonte: Terra).
O depoimento de duas testemunhas está colocando a polícia de um lado e a defesa do consultor jurídico Alexandre Nardoni do outro. Ele é pai de Isabella, de 5 anos, que morreu na noite de sábado (29). Ela foi encontrada no jardim de um prédio da Zona Norte de São Paulo e a polícia investiga se ela foi agredida e arremessada ou caiu do 6° andar. De acordo com os relatos colhidos pelos policiais, na mesma noite vizinhos teriam ouvido uma criança gritar “Pára, pai! Pára, pai”. Já o advogado de Nardoni, Ricardo Martins, disse aos jornalistas na porta da delegacia que a exclamação da criança leva a mais de uma interpretação. “Veja bem, uma pessoa que está em uma situação de risco fala pára, pára e chama quem? Ela chama o pai: Pai, pára. Pai, pai!”, exclamou o advogado. (Fonte: G1).
Como vocês leram, o 1º de abril, dia da mentira, não passou em branco, as pessoas levaram a sério... Até a próxima.

domingo, 30 de março de 2008

Na calada da noite

A minha rua é de fases. Já teve um tempo que tinha muitos assaltos, arrombamentos de carros. Mas isso acabou. Não tem mais isso aqui. Não por causa da ação da polícia e sim pela ação dos cidadãos exemplares e honestos que moram aqui, que pagam, além dos impostos, a segurança particular.
Agora o que está acontecendo aqui são os filhos da classe média, com seus carros, dando cavalo-de-pau nas ruas. Todo sábado de madrugada o que se mais ouve são os pneus cantando nas ruas. Ontem não foi diferente e talvez não tenha sido atípico. Quando cheguei de festa de madrugada, ouço o cantar de pneu seguido de uma batida. Sim, o habilidoso motorista bateu em dois carros parados ao longo do meio-fio (passeio). Bateu e fugiu. Enquanto que os donos dos carros ficaram putos, um saiu correndo atrás e o outro chamou a polícia. Como estava de longe, não ouvia nada, deitei e fui dormir. Cada um com seus problemas.
Já presenciei outros casos como esse alguns anos atrás. Também perto da minha casa, um motorista idiota e burro, inventou de dar um cavalo-de-pau na frente de uma viatura da polícia. Os policiais apontaram a arma para ele, mandando de descer do carro. Me parece que nada aconteceu com ele. Um outro carro parou perto, dois caras que estavam nesse carro, desceram conversaram com os policiais e cada foi para seu lado. O motorista que deu o cavalo-de-pau foi embora feliz com seus amigos e os policiais foram embora também felizes, já que devem ter recebido uma cervejinha para liberá-los. O outro caso foi de um carro que bateu num outro parado no meio-fio. Não sei como e nem por quê isso aconteceu, deve ter sido por causa do maior mal dos motoristas, a bebida. O carro que bateu fugiu. E o dono do outro chamou a polícia e a SET. Mas alguns minutos depois o fugitivo voltou, junto com o pai para mostrar ao filho o que é ser homem e assumir os erros e as consequências.
Não sei se no caso de ontem, o fugitivo voltou, sozinho ou com o pai. Fui dormir, estava com sono e não esperei para ver o final. Talvez não tenha voltado e os inocentes pagaram o pato. Faltam pais que sirvam de exemplo para os filhos e os conduzam para uma formação correta. Que dêem seus cavalos-de-pau pelas ruas, mas que se algo sair errado, que assumam a responsabilidade e aguentem as consequências e não fugindo, deixando inocentes desesperados e com o prejuízo.
*****
"Nossa maior glória não está em jamais cair, mas em levantar a cada queda".
Confúcio, filósofo

quinta-feira, 27 de março de 2008

Algumas grandes invenções e o triunfo de um mosquito

Homem inventou a roda a cerca de 5.500 anos atrás. Foi originada do rolo, um tronco de árvore. Mais tarde este rolo se transformou em disco. Daí foi um pulo para ela ser utilizada no transporte e depois nas máquinas servindo de polia e de engrenagem.
A roda também está presente em outra grande invenção do homem, o carro. Em 1769, Nicolas Cugnot utilizou um motor a vapor para movimentar um veículo. Esse veículo possuia três rodas e tinha lugar para duas pessoas. Quase dois séculos depois, Henry Ford passaria a fabricar automóveis em série, destacando-se o Ford T, fabricado de 1908 a 1927, cujas vendas ultrapassaram os 15 milhões de unidades.
A roda aparece também no avião criado por Santos Dumont, que no dia 23 de outubro de 1906 fez o seu primeiro vôo público em Paris, em seu avião 14-Bis. A aeronave utilizava meios próprios para levantar vôo e por isso foi considerado o primeiro avião da história.
Deixando a roda de lado... Em 1860, Antonio Meucci inventou um dispositivo chamado telefrone (como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos em 15 de junho de 2002). Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, sendo esta geralmente atribuída a Alexander Graham Bell. A primeira demonstração pública de Meucci teve lugar em 1860, e sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque. Quase 1 século depois, em 1947, o laboratório Bell, nos Estados Unidos, inventou o celular.Outra grande invenção foi a lâmpada em 1879, por Thomas Alva Edison. Após mais de 1.200 experiências, ele inventou a primeira lâmpada elétrica. Um filamento de carvão produziu luz durante dois dias seguidos, causando sensação, inclusive, muitas pessoas tomaram o invento como magia.
O planeta Terra ficou pequeno e o homem partiu para conquistar o espaço. Em 1957, a URSS lançou o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1. Uma semana depois o Sputnik 2 foi lançado com a cadela Laika a bordo sendo o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Em 1961, foi a vez do homem ir ao espaço e Iuri Gagarin tripulou a cápsula espacial Vostok 1. Já em 1969, o homem conquistou a Lua. Neil Armstrong foi o primeiro homem e pisar em solo lunar. A conquista do espaço ainda engatinha, mas o próximo alvo é Marte. A NASA estuda as possibilidades de mandar um homem para lá.
A grande invenção do homem no século XX foi o computador. Em 1943-44, Howard Aiken elabora o primeiro computador eletrônico com a IBM. Esse computador se chamou Mark 1, tinha 15 metros de comprimento e 2,5 de altura. Depois de 32 anos, em 1975, a 4ª geração dos computadores chegaram menores, o que permitiu entrar nas casas, e mais rápidos. Hoje, estamos na 5ª geração e o computadores continuam evoluindo a cada dia.
A Guerra Fria inspirou também outra grande invenção, a Internet. Tudo para possibilitar que os computadores militares trocassem informações de uma base militar para outra. O que hoje forma a Internet começou em 1969, até virar de interesse público no final de 1994.
A grande ferramenta que serviu de fonte de informações para fazer esse texto foi criada em 15 de janeiro de 2001. O Wikipédia é a grande enciclopédia da Internet. Lá tem tudo, a história de tudo que já foi visto e criado até agora, histórias das pessoas famosas, das revolucionárias. Tem também dos animais, até mesmo do Aedes aegypti, o mosquito da dengue que assola a cidade do Rio de Janeiro. Até agora já foram 29.889 pessoas infectadas pela denguem segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Depois de tantas invenções e até viagens espaciais, em pleno século XXI, 2008, a Secretaria estadual de Saúde já registrou a morte de 114 pessoas, até de crianças, pela dengue. A humanidade de grandes invenções ainda perde seus semelhantes para um mosquito.

terça-feira, 25 de março de 2008

O Brasil paradisíaco

Existe um Brasil que só tem milionários. Um Brasil cheio de mansões e até castelos. Nesse Brasil não existe analfabetos, não existe miséria, nem favelas. Para se chegar nesse Brasil, você tem que ir de barco ou então de helicóptero, porque não dá para ir de carro, a menos que ele seja anfíbio.
Este Brasil fica nos Emirados Árabes Unidos, mais precisamente em Dubai. Lá construíram várias ilhas artificiais. Cada conjunto de ilha é um condomínio e eles são de diversas formas. Existe um condomínio em forma de palmeira, outro de sistema solar e de mapa-múndi (e nesse está o Brasil milionário da Arábia). Esses arquipélagos fazem parte de um projeto que já investiu 45 bilhões de dólares e ainda virão mais outros 45 bilhões. No projeto tem hotéis luxuosos, resorts paradisíacos, ilhas artificiais, mansões, castelos... e a Dubailand, uma espécie de Disneylândia duas vezes maior que a original. Um paraíso milionário, completamente voltado para o turismo.
Para esse paraíso dar certo, o governo de Dubai está investindo pesado em campanhas publicitárias e para isso nada melhor do que seduzir celebridades presenteando-as com ilhas ou dando ótimos descontos. Por exemplo, Pelé e Michael Schumacher ganharam uma cada um (o povo gritando na rua... Gol do Brasil?? Não, Rafinha que ganhou o BBB). David Beckham, Michael Owen (atacante inglês de futebol), Rod Stewart e outros, ganharam um belo desconto para adquirirem uma ilha, um troco, basta só eles meterem a mão bolso, tirar uns torcados e contar 7 milhões de dólares que a ilha está paga. Tudo isso para atrair os não famosos para passarem férias lá nos resorts ou adquirindo uma ilha por cerca de 60 milhões de dólares. Bom, esses aí terão que assinar um cheque ou entregar uma mala de 007 cheia de dinheiro ou fazer a transferência bancária pelo notebook.
Quem tiver 60 milhões parado na conta, pode comprar uma ilha e se for no arquipélago The World, pode comprar o Brasil e escolher entre São Paulo, Rio de Janeiro, Belém ou Brasília. No Rio de Janeiro de Dubai, você não vai poder tirar foto do Cristo, nem ver o Pão de Açúcar, mas em compensação nenhuma bala perdida te encontrará, muito menos correrá risco de ser sequestrado na São Paulo de lá. Pois é, Dubai que não tem Cristo Redentor, nem Pão de Açúcar recebe 6 milhões de turistas por ano, por causa de sua orla paradisíca, bem projetada e organizada de apenas 1.200 km. Enquanto isso, tem turista sendo esfaqueado na praia de Copabana por causa de uma mochila ou sendo assaltado visitando o Cristo no Rio de Janeiro do Brasil ou no elevador Lacerda de Salvador do Brasil ou no Parque Ibirapuera em São Paulo do Brasil...

quarta-feira, 19 de março de 2008

Pintaram os favoritos

Demorei para digerir a vergonhosa derrota do São Paulo por 4 a 1 do Palmeiras. Já esperava que o São Paulo fosse mal no clássico e que fosse derrotado por 1 a 0, 2 a 1. Acharia normal, não me estressaria e nem ficaria mal. Só que 4 a 1 é foda (ainda bem que essa palavra existe no português, ela é precisa e não deixa dúvida alguma)!
Não vi o jogo. Como as minhas expectativas não eram tão boas para esse clássico, não fiz questão de assistir e fui jogar video-game com meus amigos (sou da geração do vide-game, gosto até hoje e rachei um Playstation 2 com 6 amigos), campeonato de Winning Eleven... Só vi o gol de Adriano, um pênalti do Palmeiras e só. O resto foi pela internet e tendo que ouvir as gozações. Confesso inclusive que sinto falta de um palmeirense, um corintiano. Seja para eu escaldar nas vitórias do tricolor, seja para ser escaldado nas derrotas. Sinto falta. Mas voltando ao assunto, o Palmeiras pinta como favorito. Luxemburgo vem arrumando o time direitinho, organizando. O meio-campo do Palmeiras talvez seja o mais forte do Brasil. Valdívia e Léo Lima estão jogando muito. Como no Paulista ninguém se apresenta como favorito e as surpresas Guaratinguetá e Ponte Preta (a semi-final deveria ser entre os quatro grandes se seguisse a lógica...) vem cada vez mais conquistando suas vaguinhas na fase seguinte, o Palmeiras surge como o único favorito. São Paulo e Corinthians ainda não se firmaram, o primeiro ainda não se acertou em 2008 e o segundo tenta se levantar na segunda. O Santos precisa continuar com os bons resultados nas últimas rodadas e um pouco de sorte para entrar para o G4, mas ainda está longe entrar na disputa do título.
A outra é favorita. Gysele eliminou Thatiana, que teve 70% de rejeição. É uma boa diferença e é bom levar em consideração que Thati não era vista como vilã e nem como um zero à esquerda. Era uma adversária forte, que passou por outros vários paredões. O mal é que brasileiro gosta sempre do pobrinho, do coitadinho e não do bom jogador. No meio de tantos BBBs fracos, Gysele provou que é a favorita ao prêmio. Rafinha ainda tem que passar por um paredão difícil (que se tiver sorte, será na hora de decidir quem fica com o milhão), porque eliminar um vilão não significa muita coisa.
E o doutor maluco até hoje caça briga com todo mundo que aparece na frente. Não vi, mas li que ele quase arranja briga com Ana Maria Braga no programa dela. Alguém tem que avisá-lo que o BBB8 já acabou para ele, o milhão não será mais dele em hipótese alguma. O momento agora é ser legal com todo mundo, dar uma entrevista aqui ou ali e quando der 16 minutos voltar para casa, para o anonimato.

domingo, 16 de março de 2008

Viajando na rima

Admiro quem faz rap ou hip hop (segundo KL Jay, dj do Racionais MCs, rep, hip hop é tudo a mesma coisa), mas o rap nacional (não gosto do internacional porque não entendo muita coisa que eles falam). Ultimamente tenho ouvido bastante rap. Curto muito Racionais MCs, Black Alien, os velhos e bons tempos de Planet Hemp e Marcelo D2, Sabotagem, Instituto e por aí vai.
Não sou um fã de rap, mas gosto da letras. Elas sempre contam uma história e não são simplesmente um conjunto de palavras que rimam. Por exemplo, tem uma música do Racionais que descreve o passo a passo de um assalto, começa da criação do grupo criminoso, passa pelo planejamento, até culminar no assalto que no final dá errado e um dos ladrões é morto. O nome dessa música é Eu sou 157 e é cantada por Mano Brown e Ice Blue. Outra música que também fico viajando na letra é Expresso da meia-noite, também do Racionais, cantada por Edy Rock. É uma letra que me impressiona muito, tem umas frases que me fazem parar para pensar e viajar no significado. A música mais famosa do Racionais é Diário de um detento, que narra o espisódio da chacina do Carandiru. A letra é perfeita. Quando assisti o filme Carandiru fui lembrando da música inteira, a rotina da cadeia, suas entranhas, os presidiários, a ação da polícia, o papel dos repórteres, os familiares. A letra da música dizia tudo, parecia até que o roteiro do filme foi baseado nela.
Os caras contam uma história rimando. Para mim é impossível fazer uma coisa dessa. Não sei rimar. Até consigo inventar uma história puramente imaginada (fictícia) ou baseada em fatos reais como os rappers fazem. A maioria das histórias que eles contam são baseadas na vida dura de quem mora na periferia, nos problemas sociais do Brasil.
A maioria das músicas eu gosto por causa da letra, porque elas sempre dizem alguma coisa. Mas também gosto de algumas músicas que tem um bom som, que tem um bom arranjo. Instituto é uma banda que até onde eu sei, já acabou. As vezes ela faz participações especiais com algum outro grupo de rapper ou com um rapper. O Instituto mistura os scratches normais de todos os raps (feitos pelos Djs) e as rimas com vários instrumentos como flauta, guitarra, baixo, teclado. Dá uma boa sonoridade, ótima para você relaxar e curtir uma música de qualidade.
Vou parar por aqui hoje e voltar a viajar nas rimas de Black Alien ouvindo o ótimo álbum Babylon by Gus. Vou deixar os das duas músicas dos Racionais que eu citei no texto. Se vocês abrirem os links, favor voltar depois para comentar aqui.
*****
"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas para vencer."
William George Ward, teólogo.
*****
Links:

quarta-feira, 12 de março de 2008

A casa caiu

Em uma semana o Brasil acabou com o Big Brother. Tudo começou na terça-feira da semana passada quando a mais linda mulher da casa, Juliana, foi, inesperadamente, eliminada. Tudo bem que o BBB8 ganhou mais uma semana de vida respirando por aparelho. E ontem, o cérebro parou de funcionar. O corpo ainda vive, mas sob a ajuda de aparelhos não passa de um vegetal.

Marcelo era o suspiro de agito do BBB8. Era ele quem arranjava as confusões, brigava com todo mundo e tumultuava o ambiente. A casa só não ficava em harmonia por causa dele. E foi o único cara que armava as brigas. E como o povo brasileiro só gosta do pobrinho, do representante da paz, do calminho... Aí a cabeça dele rolou.

Sem o agitador, a casa vai chata. Agora todo mundo é amigo de todo mundo, ou na pior das hipóteses vão se aturar até o final. Dos que sobraram ninguém vai ter coragem de puxar uma arma e dar um tiro na paz. Não vai ter mais as lavagens de roupa suja. Rafinha vai continuar na dele do jeito que ficou o programa inteiro; Nathália (se não tem tu, vai tu mesmo... é a única que eu daria o milhão) parou com a fase das loucuras há muito tempo e agora faz de tudo para ser amiga todo mundo, se defendendo; Marcos dispensa comentários; Tati não passa de uma metralhadora verbal sem bala (fala muito, mas sem maldade); e Gysele é a pobrinha que já ganhou a vida no exterior, experiente em reality show, vai continuar naquela de nem fede, nem cheira.

Se fosse uma novela, o paredão de ontem seria o último capítulo. Foi o capítulo que o vilão teve o seu fim. O casal sobreviveu e hoje está rodeado dos amigos queridos que se gostam muito e não vão brigar de jeito nenhum. Com certeza não era o que Boninho queria. O programa vai ser chato até o fim, a menos que ocorra uma reviravolta na casa. O autor poderia escrever mais capítulos, fazer com que o casal se separe com litígios e que respinga no resto do pessoal. Só assim para adiar o fim da novela Big Brother Brasil 8.

quinta-feira, 6 de março de 2008

O país do futebol não é o Brasil

Na terça-feira estava assistindo o Bate-Bola 1ª edição da ESPN Brasil. O assunto era a Liga dos Campeões e Paulo Vinícius Coelho, o PVC, um dos melhores comentaristas de futebol do Brasil, estava falando do duelo entre Real Madrid e Roma. Ele disse que leu no jornal italiano Gazzetta dello Sport a possível escalação do time da Roma. Entre Totti, Mancini, Cicinho, Aquilani, Juan e etc começei a viajar.

Sonhei comigo abrindo o jornal ATarde (o maior jornal daqui, o outro é da família Magalhães) de hoje e no caderno de esportes eu encontro a ficha técnica do jogo Bahia x Boca pelas oitavas-de-finais da Libertadores da América, partida que acontecerá logo mais a noite na Fonte Nova com a escalação dos times com jogadores desse nível. Imagine ir para um estádio hoje no Brasil para ver Ronaldinho jogar com a camisa do Grêmio, Kaká e Luís Fabiano com a camisa do São Paulo, Robinho com a do Santos, Alex ser disputado por Palmeiras, Coritiba e Cruzeiro, Daniel Alves com a camisa do Bahia... Chego na Fonte Nova para assistir o jogo e não encontro pilares rachados, ferros de sustenção saindo da parede e muito menos um buraco na arquibancada.

O futebol no Brasil está uma merda. Não existe jogador jogando aqui. O que existe são milhares de revelações que acabaram de ser promovidos das divisões de base e que dentro de no máximo 18 meses já estarão embarcando para o exterior. O resto que completam os times são jogadores veteranos que já não tem mais mercado lá fora e os problemáticos que estão em má fase por lá. Esses últimos voltam, entram dentro de campo, correm um pouco e jogam alguma coisa parecida com o futebol. Não existe aqui um clube que contrate um jogador como Cristiano Ronaldo no auge da carreira ou um Rooney, um Pirlo, um Gerrard. Os clubes estão falidos, precisando que o governo federal, descaradamente, invente uma loteria para eles pagarem uma dívida que eles não pagaram, mas recolheram o tributo na folha de pagamento (o que é um crime e todos os dirigentes de clubes deveriam estar na cadeia, além de pagarem o que recolheram e sonegaram).

Os jogadores brasileiros também procuram o exterior (os melhores que vão para os grandes centros) porque os governantes brasileiros são incapazes de oferecerem uma boa qualidade de vida aqui. Nesse país, a segurança é uma piada, enquanto que nos hospitais tem gente morrendo por falta de atendimento. O caos não é apenas aéreo, isso ocorre também no trânsito. Aqui um jogador não pode ganhar um salário condizente com o retorno que ele dá para o clube, porque seus familiares serão alvos de sequestradores. A mãe de Robinho ficou 41 dias em poder de sequestradores em 2004. Luís Fabiano viveu no mesmo drama de Robinho por 61 dias. Tudo isso interfere nas ecolhas dos jogadores tanto para sair quanto para voltar.

O futebol brasileiro vai muitíssimo bem, dá show praticamente todas as semanas, mas lá na Europa. Aqui a gente tem que se contentar com estádios em precárias condições, rezar não apenas para o time ganhar dentro de campo, mas também para uma arquibancada não cair. Entramos nos estádios para ver um desconhecido Zé Luís jogar, o veterano Edmundo entrar em campo, um problemático Adriano (que pela bola que está jogando foi chamado carinhosamente de "Imperrador") ou esperar algum relampejo de Roger com a camisa do Grêmio. Temos que admirar os gols de Washington, as jogadas de Diego Souza, idolatrar Obina e pedir a convocação de Leonardo Moura para a seleção.

O Brasil não é o país do futebol. Os países do futebol são Espanha, Inglaterra, Itália... aliás a Europa é o continente do futebol. A única coisa que liga o Brasil ao futebol é a nacionalidade dos jogadores que estão no Milan, no Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique, Chelsea...

terça-feira, 4 de março de 2008

Imprevisível

A graça do futebol é ser imprevisível. Um clichê bastante usado é que o futebol é uma caixinha de surpresas. Evitarei recorrer ao clichê. Não quero usá-lo, mesmo que ele traduza bem o futebol. O bom desse esporte é que ele adora pregar uma peça quando menos se espera.


Da temporada 97/98 até 2005/2006, o Arsenal montou grandes equipes, teve craques como Henry, Pires, Vieira, Bergkamp e companhia. Venceu o campeonato inglês 3 vezes, foi vice 5 vezes. O time sempre deu show na Inglaterra, mas faltava um título na Liga dos Campeões, competição que sempre fracassava. Em 2006 chegou na final da competição européia, mas perdeu o título para o Barcelona.


Antes do início da temporada 2006/2007, o Arsenal acabou a construção do belíssimo e moderno estádio Emirates. A construção esvaziou o cofre do clube obrigando-o a vender seus craques. Sem dinheiro, só restou montar um elenco modesto, com muitos jovens, sem grandes craques. O Arsenal terminou o campeonato inglês na quarta colocação. Na Liga dos Campeões, o time foi eliminado pelo modesto PSV da Holanda nas oitavas-de-finais.


Na atual temporada, ainda sem dinheiro para montar um belo elenco, o Arsenal manteve a base da sua modesta equipe sem craques e montou um time eficiente. O técnico Arsene Wenger tratou de dar consistência à equipe. Os destaques do time são o excelente meia Fábregas e o matador Adebayor. O time eficiente, mas sem craques do Arsenal encontrou nas oitavas da Liga dos Campeões o todo poderoso Milan do melhor jogador do mundo Kaká, do talentoso Pato, do excelente Seedorf e do considerado melhor volante do mundo Pirlo. A diferença do Milan para o Arsenal não se restringia apenas na quantidade de craques, mas também na experiência do time italiano. Além do mais, o Milan é o atual campeão da competição. No primeiro jogo, o Milan conseguiu sair da Inglaterra com um empate de 0 a 0. O segundo jogo aconteceu hoje no estádio Sansiro, na casa do Milan. A lógica seria a classificação da equipe italiana que precisava apenas de uma vitória pelo placar mínimo. Mas como o futebol é imprevisível e não segue nenhuma lógica, o Arsenal meteu 2 a 0 no Milan em pleno estádio Sansiro, se classificando para as quartas-de-finais. Claro que ainda tem muito campeonato pela frente, ainda faltam as quartas, semi-final e a final para o Arsenal ser campeão. Ainda é muito cedo para dizer que o jovem time londrino será campeão. Porém, a conquista do Arsenal já é grande. Um time de muitos jogadores jovens e com pouca experiência bateu o atual campeão do mundo.


Quando tudo apontava para a classificação do Milan, o futebol prega das suas e o Arsenal se classifica. O futebol é uma caixinha de surpresas.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Ontem e hoje

Como novamente não sei sobre o que tratar darei um giro pelas notícias. Começando pelo futebol. Ronaldinho fez um golaço de bicicleta na derrota do Barcelona por 4 a 2 para o Atlético de Madrid, enquanto que Robinho fez dois gols, um deles inclusive foi um golaço de cobertura, dando a vitória para o Real Madrid.
No campeonato paulista, o São Paulo voltou para a zona classificação!! O Tricolor venceu o Mirassol por 2 a 1. Depois da confusão no fim da semana, Adriano entrou em campo, mas não jogou... E como me cobraram na semana passada que eu não tinha falado do Santos, o peixe perdeu de 1 a 0 para o Sertãozinho, acendendo a luz amarela para a zona do rebaixamento. Mas o melhor do domingo (vão me estapear...) foi a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Corinthians. Gostei desse resultado, não pelo Palmeiras, mas sim pelo Corinthians. Já no campeonato baiano, o Bahia venceu o BaVi... O tricolor baiano bateu o Vitória Conquista por 2 a 1. Para quem não sabe, BaVi é Bahia e Vitória (o que está na Série A do Brasileirão).
No Big Brother 8 (sim, acompanho do mesmo jeito que a novela!!), a bela Juliana, a porre e disfarçada de pobre Gysele e o chato encrenqueiro que se acha dono da verdade Marcelo estão no paredão de terça. Pelos elogios, vocês já devem perceber quem eu quero que saia da casa... (Gysele, porque Marcelo é encrenqueiro e eu quero ver é o circo pegando fogo) Mas para o 1 milhão estou torcendo para a bela louca joselita Nathália. O mal é que agora na reta final, ela está morrendo de medo de ser eliminada e tem se segurado mais nas loucuras. Não tem mais se soltado, falado besteira e feito mais merda depois de comer água (encher a cara), ela está muito quietinha no canto dela.
E um avião caiu no Rio de Janeiro. Não sei mais detalhes, não li mais nada a respeito, apenas a manchete no Terra, que ainda dizia que um empresário e um fazendeiro estavam no avião. Aqui, a cidade vai recuperando seus carros depois do estrago do dilúviu de quinta, as garagens dos prédios, supermercados já estão secas e a vida continua. Bom, por hoje é só. Até a próxima!!
*****
"Quando alguém tentar te desencorajar, dizendo que você não é capaz de realizar qualquer projeto, não se deixe abater. Ao invés disso, lembre-se que amadores construíram a Arca de Noé e profissionais construíram o Titanic."
Autor Desconhecido.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O dia em que Salvador virou São Paulo

Dia 28 de fevereiro de 2008, 21:00. Relâmpagos caem com frequência e os trovões estouram com toda força e o vento começa ficar forte, o que é uma boa, já todos os dias está fazendo muito calor. Às 21:21 começa uma forte chuva em Salvador. Estou no computador, como a maioria das noites durante a semana de trabalho. Não dou grande importância para chuva que só faz aumentar.
Inicalmente estava tudo tranquilo, a chuva caía, estava ventando bem. Os relâmpagos continuavam cortando os céus seguido dos trovões. Conversa vai conversa vem, gente saindo do msn, gente entrando, gente caindo de repente e sem aviso prévio... Enquanto que na tv Duas Caras terminava e o Big Brother começa. E a chuva não parava nem diminuia, continuava forte, muito forte.
Os minutos vão passando, as horas vão passando, o msn que antes bombava começava ter menos gente. Big Brother chegou ao fim, Rafinha ganhava a prova líder. E a chuva continuava forte.
Começa Queridos Amigos. Durante o intervalo da segunda parte, vou fechar a janela, preparar o terreno para dormir e como dia de quinta a diarista arruma a casa inteira, tenho que arrumar a minha cama (que fica "arrumada" para eu dormir a semana inteira, com excessão também de segunda, pelo mesmo motivo de quinta). Quando chego na janela do meu quarto me deparo com um cenário que só vejo na televisão. Por uns instantes penso que estou em São Paulo. A rua que fica em frente a janela do meu quarto estava toda alagada, não existia mais calçada, a água já invadia a portaria dos prédios e um monte de carros parados ao redor da pracinha que não estava alagado. Eram pessoas que chegavam da faculdade, do trabalho e não conseguiram atravessar a lagoa para chegarem em suas casas.
Um pouco mais de meia-noite a chuva começa a ficar fraca, mas nada de parar. Vou dormir, para mim o dia acaba na segurança do meu lar em quanto do lado de fora, as pessoas esperam a água escoar ou vão procurar outras casas para dormir.
De manhã abro a janela para ver como ficou a rua. Toda suja, cheia de lama e... um carro virado!!! Não de cabeça para baixo e as quatro rodas para cima, mas de lado. Na televisão, o jornal local mostra os saldos do dilúvio. Um cara num utilitário importado quis tirar uma onda com a mulher e inventou de passar pelo alagamento que só os ônibus estavam conseguindo. O resultado foi carro parado no meio da travessia e o casal desfilando com água na cintura. Um carro foi arrastado pela correnteza e desapareceu no mundo de água. Foi parar dentro do rio em plena avenida ACM (como um nome desse... é uma das principais daqui).
Segundo a loirinha gata do Jornal Hoje que dá a previsão do tempo, ontem de noite foi chuva para mais de um mês aqui. E a previsão é que o tempo continue ruim. Agora são 21:23 e nem uma gota caiu do céu, nem um relâmpago deu as caras e nem um trovão rompeu o silêncio da noite.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O politicamente (in)correto

Juvenal Antena é um criminoso politicamente correto e por causa disso eu não gosto dele. Ele é em cima do muro, não sabe se é bandido ou se é mocinho. Aguinaldo Silva tenta empurrá-lo como mocinho e ele não deveria ser, suas características são de um chefe da máfia ou, talvez muito mais apropriado, um dono de morro.

Juvenal enriquece as custas do pagamento dos moradores da Portelinha pela proteção. A mesma atividade que o recém-chegado aos EUA, Vito Corleone desempenhava quando a sua "famiglia" estava nascendo. A base do império dos Corleone foi feita às custas da venda de proteção no bairro. Assim como Don Vito que colocou Michael no seu lugar, Juvenal deveria ter passado o comando da família para Evilásio após o atentado que sofreu e ficaria como conselheiro. Mas assim como os gângsters italianos, ele deveria ser mais assassino. Juvenal descobriu que o marido de Alzira foi quem atirou nele durante a invasão da Portelinha. Também por traição, Don Michael Corleone mandou matar o próprio irmão. Além disso, nos três filmes Michael faz uma chacina, eliminando todos os seus inimigos.

Deixando um pouco a profissão de lado, Juvenal é nada mais nada menos do que um dono de morro. E, como todas as favelas cariocas o tráfico deveria reinar para dar um caráter mais real à novela. Como o rei da Portelinha pensa muito no povo, deveria ser um chefe do tráfico inspirado em Marcinho VP, que segundo o livro O Abusado, era um cara culto, que lia os livros de vários pensadores, Marx, Focault e tinha idéias de liberdade. Mas sem deixar de andar de fuzil na mão e ter um exército de soldados do morro menores de idade. Ao invés de pegar os bandidos fora da linha, ameaçar de morte e mandar embora, Juvenal deveria era botar no microondas e fim de papo. Além disso, ele também continuaria com Alzira, já que o marido dela um dia acordou com a boca cheia de formiga.

Acabei de pensar numa coisa!! Ao invés de só ter Ferraço como principal vilão, Juvenal seria o traficante dono do morro e o principal seria um gângster tipo Michael. Eles poderiam até entrar em confronto, mas tecnicamente são ramos diferentes de negócios. Enquanto que um é da construção civil, o outro é do tráfico. Ferraço deveria ter um esquema de corrupção com deputados, senadores envolvidos. Passaria a vida inteira tentando legalizar os negócios da família, mas apenas o que conseguiria no final era uma morte solitária no jardim da sua bela mansão, depois de ver o seu filho ser morto no seu lugar num atentado orquestrado por algum inimigo. Já o Juvenal Antena teria um fim próprio de traficante. Depois de mandar fechar lojas e escolas próximas à Portelinha, o governador do Rio de Janeiro mandaria o Core (o BOPE da Polícia Civil, porque tem aparecido muito nos jornais) para prendê-lo. O Core subiria o morro da Portelinha e desceria de lá com o corpo de Juvenal num carrinho de mão.

O roteiro está ótimo, para mim. Vilão é vilão e na vida real não existe herói. O herói na vida real são os policiais de verdade, que não são corruptos e defendem a população porque entendem bem os seus papéis na sociedade. Um dos problemas é que Duas Caras teria que trocar de horário com Queridos Amigos por ordem judicial. E o principal problema é que eu não sou autor, não trabalho na Globo, sou apenas um cara que escreve por puro lazer e diversão. Mas não estou conseguindo gostar de Juvenal Antena como um herói. Seria mais apropriado e teria mais graça se ele fosse um vilão de verdade.


*****

Primeiro quero dizer que não sou noveleiro. Geralmente acompanho as novelas das 21h quando elas não são de época. Naõ assisto todos os dias, não deixo de sair, de assistir outra coisa, enfim, não deixo de fazer nada por causa da novela. Não sei os detalhes porque não assisto todos os dias, mas sei o que está acontecendo na trama.

*****

Errata: No post anterior escrevi que o São Paulo tinha empatado com o Paulista. Não! O tricolor empatou com o Noroeste. Peço desculpas pelo erro e agradeço ao Vinícius e a Maria que me chamaram a atenção disso. Prometo ser mais cuidadoso nas próximas vezes.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Sem inspiração

Não sei sobre o que escrever. Um tema surgiu na minha cabeça ontem no meio de uma festa de aniversário (que não era meu), mas a cerveja (e foram muitas) tratou de me fazer esquecer e hoje não consegui lembrar até agora.
Até que aconteceram muitos fatos importantes como a decisão da Taça Guanabara, a decisão da Copa da Liga Inglesa, o Corinthians que venceu a líder do Campeonato Paulista, Ponte Preta e de quebra ainda tirou o São Paulo, que apenas empatou hoje com o Paulista, da zona de classificação (o famoso G4) e daqui a pouco vai começar o Oscar.
Mas nenhuma dessas notícias me instiga em escrever um texto para apenas 1 deles. Sobre o Oscar só tenho a dizer que faltou Tropa de Elite entre indicados à melhor filme estrangeiro (mas me parece que quem foi para a pré-lista foi O ano que meus pais saíram de férias) e sobre uma das indicadas a melhor atriz que é a bela Ellen Page (lembrei dela quando assisti X-Men 3 um dia desses).
Um detalhe me chamou muita atenção nos dois jogos finais de hoje. O Tottenham conquistou a Copa da Liga Inglesa ao vencer o todo poderoso Chelsea por 2 a 1, de virada na prorrogação. Não vi o jogo todo, assisti o início e os momentos finais da prorrogação. E no último lance do jogo o Chelsea meteu uma bola na trave, por pouco não empatou a partida e levou pros pênaltis. Assim que a bola bateu na trave, o juiz encerrou o jogo. Na Taça Guanabara aconteceu a mesma coisa. O Flamengo foi bicampeão ao vencer o Botafogo por 2 a 1 também de virada, mas no tempo normal. O último lance dessa partida também foi uma bola de Jorge Henrique que bateu na trave e após o lance, o juiz encerrou o jogo. A diferença entre é que a final da Taça Guanabara eu assisti o jogo inteiro.
Hoje não dá ficar enchendo choriça. Passei o dia de ressaca, sem forças, vontade para fazer nada. Estou melhor agora de noite, mas a maresia ainda toma conta de mim. Bom, vou continuar aqui na minha com o msn aberto e ouvindo música. Até a próxima!
*****
"O limite é uma fronteira criada só pela mente."
Edy Rock, rapper do Racionais MC's.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Finalmente uma brecha na agenda!

Já era para eu ter atualizado esse blog desde a semana passada, porém minha agenda social andou um pouco cheia na semana passada e os compromissos me impediram de escrever alguma coisa. Por isso que hoje vai ser mais ou menos um giro pelo que aconteceu no mundo nos últimos dias.
Queria escrever sobre a nova e grave contusão de Ronaldo. Como já passou uma semana e ele não apenas operou como já está pra ter alta do hospital, escreverei apenas algumas palavras. Fiquei triste e chocado com a contusão. É a mesma que ele teve em 2000, só que no outro joelho. Especialistas dizem que Ronaldo tomou anabolizante, ganhou muita massa muscular e o tendão que não cresce nem se fortalece também, não aguentou e estourou. Lamento muito que isso tenha acontecido. Gosto do Ronaldo e torcia para que ele desse a volta por cima. Com dois joelhos estourados, talvez a melhor opção dele seja mesmo a aposentadoria enquanto ele pode andar normalmente. Ronaldo não tem que provar mais nada a ninguém. Ele já provou que é um dos maiores craques da história do futebol e isso não pode ser apagado por contusão nenhuma!
Fidel Castro renunciou à presidência de Cuba. Finalmente o ditador deixa o posto fisicamente, mas não se preocupem que ele continuará mandando na ilha. Sou contra ditadores, acho que todo mundo que se perpetua no poder sempre faz besteira e no final dá merda. Fidel pode ser sanguinário, assassino e pertubador da paz (concordo com tudo isso), mas também não devemos esquecer também das coisas boas que ele fez para os cubanos. A medicina de Cuba é referência no mudo inteiro, pode não ser a melhor, mas está entre as melhores. Além disso, os cubanos não sabem o significado de mortalidade infantil, analfabetismo, miséria, falta de moradia, desemprego.
Mudando de assunto, o Milan deu um grande passo na Liga dos Campeões hoje ao empatar com Arsenal em Londres. A partida de volta será no Sansiro, casa do Milan, que só precisa de uma vitória simples de 1 a 0 para se classificar. Outro que se deu muito bem foi o Barcelona que venceu o Celtic por 3 a 2 fora de casa. A situação está complicadíssima para o tim escocês.
Vi aqui no Globo.com uma foto do que seria o estádio do Corinthians. Agora leio aqui no Terra que o Andrés Sanchez, presidente do time sem-teto, que a torcida corintiana deve esquecer a palavra estádio. Não sei o que vai acontecer, mas essa enrolação do Corinthians construir um estádio já vem de anos e anos.
Continuando no futebol, a Timemania foi lançada ontem (ou segunda) e Edson Arantes do Nascimento (Pelé não faria uma coisa dessa) foi o garoto-propaganda. E o que temos de fazer? Não é comprar as cartelinhas da Timemania e apostar. Devemos atrasar nossos impostos, deixar a dívida ficar enorme e depois nos reunimos e batemos na porta do Presidente da República e pedimos uma loteria para também ajudar a gente a pagar nossas dívidas. Garanto que ele achará a idéia ótima, abrirá um imenso sorriso para a gente e no outro dia publicar no Diário Oficial a criação da loteria...
E para fechar, uma notícia que vai mudar a minha vida!! Anita, vulgo Mel Lisboa, se separou de Daniel Alvim (nunca ouvi falar). Agora é minha vez!! Até a próxima.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

AHHHHHHHcabou o Verão...

O grande problema foi o calendário. Esse ano o calendário começou mal, com o carnaval marcado para a última semana de janeiro (!), o que fez com que as festas ficassem todas meio que amontoadas. Praticamente todos os finais de semana de janeiro tiveram as grandes festas, que em tempo normal seriam de quinze em quinze dias começando lá pro final do 1º mês do ano e terminando no último domingo antes da grande folia começar no meio para o final de fevereiro.
O Carnaval antecipado encurtou o verão. Na teoria o verão termina em 21 de março, mas na prática é outra história. Na prática o verão termina com o fim do carnaval e aqui em Salvador (Bahia!!) termina após as ressacas. No sábado teve a ressaca de Ivete Sangalo com o Cerveja & Cia Folia (não fui para essa festa), que em condições normais de calendário, ocorreria antes do Carnaval. No domingo foi a vez do Harén (não fui também) se despedir da melhor estação do ano. Mas fechei o verão com chave de ouro na Ressaca da Timbalada (a melhor banda de percussão do mundo!!) também no domingo. Pronto está decretado o fim do verão de 2008 (na prática).
O verão acaba com o fim do carnaval, porém o ano começa. Agora é hora de se concentrar exclusivamente ao trabalho, aos estudos. As escolas iniciam seus anos letivos, as faculdades também e as pessoas começam a tocar seus projetos para o ano novo. O reveillon deveria ser na quarta-feira de cinzas e não a meia-noite do dia 1º de janeiro. Aqui em Salvador era para ele acontecer depois do Arrastão que é o encerramento do Carnaval, com Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e cia desejando feliz ano novo, o problema é que isso ocorreria de manhã e o sol estragaria a beleza da queima de fogos, mas tudo bem. O ano realmente começa agora, hora de arregaçar as mangas. Um feliz 2008 e um próspero ano novo cheio saúde, paz, alegria e realizações!!

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Igual não existe

Cariocas, paulistas e o pessoal do samba vão me odiar, mas carnaval de verdade só existe aqui em Salvador. O resto é brincadeira chata, entediante. Desfile de escola de samba pode ser bonito por causa das fantasias e bom para quem está lá embaixo desfilando (e para bicheiros e traficantes também é bom!), mas para quem assiste é um porre. Já o daqui é bom para todos os lados. Tanto para quem canta e toca, e melhor ainda para quem está lá embaixo correndo atrás do trio.
Meu carnaval começou logo na quarta. Saí num bloco de fanfarra que uns amigos meus organizam. Quinta e ontem fiquei na pipoca, acho que minha paciência para sair em blocos acabou. Hoje passarei o dia em casa descansando, me preparando para amanhã ou talvez dê uma chegadinha lá no Rio Vermelho para levar meu presente para Yemanjá. E amanhã é que o carnaval chega no ápice. Adaptando o que Cap. Nascimento diz, vou subir o Campo Grande cheio de colar e de roupa branca, amigo! Amanhã é de Gandhy.
Ficarei em casa hoje porque amanhã paleta vai ser grande. Depois que as coisas acabam no Campo Grande, descemos para Ondina e esse trajeto é longo, é uma boa caminhada, então o gás tem que estar em dia. Como tirei essa folga no carnaval vim aqui atualizar a casa, mas ainda estou sem grande imaginação (acordei a pouco tempo) para echer choriça e escrever mais. Até a próxima, depois que o carnaval acabar.