terça-feira, 23 de outubro de 2007

Apenas o justo!

O Radiohead disponibilizou o seu novo CD, In Rainbows, na internet para downloads. A pessoa que quer fazer o download pode ir lá no site deles e decidir quanto vai pagar pelas músicas ou até mesmo nem pagar 1 tostão por elas. Isso é para tentar driblar a pirataria. E tem até dado certo. O empresário da banda, Bryce Edge, disse que em média os fãs da banda pagaram entre 10 e 16 reais.

A internet não é inimiga dos artistas, muito pelo contrário, ela é uma poderosa ferramenta de divulgação. No meu caso, começei a ouvir Los Hermanos, Björk através dos downloads. E qual é o meu próximo passo? Comprar os melhores cds deles. E por quê ainda não comprei nenhum? Por causa dos preços altos dos cds originais. As gravadoras só pensam em altos lucros e por isso, colocam os preços lá em cima. Não pago 30, 35 reais por um cd. Então tenho que esperar as promoções e quando elas irão aparecer? Sabe lá Deus quando, então fico esperando e enquanto isso vou baixando as músicas na internet e gravando em cds para ouvir no carro.

Não compro cds porque estão na moda. Compro os que valem a pena ter em casa (isso tirando as bandas que sou fã, pois é de lei ter todos os cds originais delas). Aqueles cds que vira e mexe coloco no som para ouvir, inclusive os que foram lançados há mais 10 anos. Agora, mesmo o cd sendo fantástico, com todas as músicas boas, não vale a pena pagar 35 reais.

A iniciativa do Radiohead é boa. Os fãs escolhem quanto eles vão pagar pelas músicas e sempre vão pagar o preço justo. Parece que o Oasis vai fazer a mesma coisa. No caso, eu sou fã do Oasis e se eles fizerem isso, é capaz de eu pagar mesmo para fazer os downloads, mas não vou pagar nunca 35 reais, porque não acho esse valor o certo.

O mal do cd pirata não é a qualidade em si. O problema está na durabilidade dele. Um cd pirata dura apenas o tempo do sucesso de uma música de modinha. Depois o cd fica pulando partes. Além disso gosto do encarte do cd original, gosto de ver as fotos, a letra das músicas. E, também, o artista deve ser recompensado, é justo que ele ganhe dinheiro com o trabalho dele. A gravadora também pode ganhar o dinheiro dela. Não sou contra nenhum deles, apenas quero pagar o preço justo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com vc,Leandro.
O grande problema é saber : qual é o preço justo??


Abração!

Mamãe de primeira viagem disse...

oi leandro...
quando gosto muito da banda, tb adquiro os produtos originais...
mas fico de olho nas promoções das lojas americanas, os cds são bons e baratos...
beijos!!

Vinicius Grissi disse...

O seu também já está linkado no Marcação Cerrada. Grande abraço!

Marina disse...

Eu vi essa notícia no jornal da Mtv...acho uma boa iniciativa, afinal, os cds tão caros pra caramba! Nunca mais comprei um cd, agora só escuto música no computador, mp3 e rádio.
Realmente pagar 35 reais não vale a pena.