terça-feira, 5 de abril de 2011

O céu é logo ali. E o inferno também.

O interessante do futebol é que ele é uma gangorra. Um dia um técnico ou um jogador pode estar no céu e em questão de dias parar no inferno. O inverso também pode acontecer. Quer dois exemplos? Leonardo e José Mourinho.

Leonardo chegou numa Inter de Milão bagunçada, desacreditada e bem longe da disputa do Scudetto (mais conhecido como título do Campeonato Italiano). Arrumou a casa e o time começou a colecionar ótimos resultados até chegar no clássico contra o Milan, nesse último sábado, apenas a dois pontos do rival, que ocupava a liderança. Uma vitória no clássico e a Inter assumiria a liderança isolada do campeonato. A euforia era tanta que recorreram a história, lembrando de Giovanni Invernizzi, que assumiu a mesma Inter na 6ª rodada do campeonato na temporada 70/71 e levou a equipe ao título italiano. Leonardo foi mandado pro inferno por uma atuação magistral de Alexandre Pato, que anotou 2 gols e ainda sofreu pênalti convertido por Cassano, dando a vitória por 3 a 0 ao Milan. Hoje, em pleno Giuseppe Meazza, a Inter de Milão caiu novamente e de goleada, mas dessa vez para o Schalke 04 em jogo válido pelas quartas-de-finais da Liga dos Campeões. Os 5 a 2 fora de casa aplicados pelo time alemão garante um pé na semifinal.

Claro que as coisas podem ser revertidas na semana que vem, mas dificilmente o time alemão deixará escapar essa classificação. Além disso, Leonardo terá que juntar os cacos do derby e dessa goleada indigesta dentro de casa.

Já José Mourinho vinha tentando uma recuperação heróica na tabela do Campeonato Espanhol. O Barcelona, jogando um futebol de outro mundo, conseguiu abrir uma vantagem de 5 pontos em relação ao Real Madrid. Há duas rodadas do clássico, o Real tinha tudo para encostar no Barça e tentar virar o jogo no confronto direto. No sábado, o Real enfrentou o Sporting Gijón, que patina no meio da tabela, em pleno estádio Santiago Bernabéu. Mas a zebra resolveu dar as caras, Real Madrid 0 x 1 Sporting. Logo mais, o Real viu o Barcelona bater o Villarreal, que disputa com o Valência a 3ª posição, fora de casa por 1 a 0 e ampliar a vantagem para 8 pontos.

Assim que o juiz apitou o fim de jogo no Santiago Bernabéu, um poucos antes do Barcelona entrar em campo contra o Villarreal, vi uma cena que me chamou muito atenção. Não sei se ele sempre faz isso nas derrotas, mas vi José Mourinho cumprimentando jogador por jogador após a derrota para o Sporting, que fatalmente seria a perda do título, como de fato foi. Vi Casillas com um olhar desolado andando em direção ao vestiário e sendo cumprimentado pelo chefe.

O Real chegava ao inferno. Barcelona campeão espanhol da temporada 2010/2011. A perda do título poderia minar as forças psicológicas do time no primeiro confronto contra o Tottenham pela Champions League, que já era 2 dias depois. Estrategista como é, na coletiva Mourinho disse que o Real poderia tomar de 10 do Sporting, já que o jogo importante seria o da Champions. Hoje, o Real Madrid enfiou 4 a 0 no Tottenham, praticamente selando a classificação para a semifinal do principal torneio da Europa.

Só não dá pra dizer que é impossível que Schalke e Real Madrid não consigam a classificação para as semis, pois futebol você sabe, né? Pra você ir do céu ao inferno é daqui pra ali... Leonardo que o diga.

Nenhum comentário: