sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Batalha da Transmissão do Brasileiro: Clube dos 13 x CBF, Fábio Koff x Ricardo Teixeira e Globo x Record

Hoje eu ia mesmo sentar para escrever. Tinha 2 assuntos na cabeça pra escolher ou o texto que saísse melhor. Um seria sobre os aumentos da gasolina tanto no preço, quanto na quantidade de álcool (ou o aumento foi por causa do aumento da quantidade de álcool na gasolina?), o outro tema seria dos apartamentos espaçosos de hoje em dia, 3 quartos de 88 m² uma atmosfera perfeita para viver bem, dizia a propaganda.

Durante o dia ouvi e li duas coisas que me fizeram arregaçar as mangas e brincar de ser jornalista. Duas coisas que falavam a mesma coisa. Primeiro foi na faculdade quando tocaram no assunto do imbrólio dos direitos de transmissão do brasileirão de 2012. Disseram que a guerra era entre a Rede Globo e a Rede Record para ter os direitos. De noite, quando chego em casa depois do trabalho, de Administrador, alguém manda o endereço de um blog por e-mail. Entro no blog dou uma olhada no post mais recente e vou olhando os posts passados até chegar num texto que fala da guerra entre a Vênus Platinada e a emissora dos Bispos pelos direitos de transmissão do brasileirão. Aí foi o golpe de misericórdia para eu levantar da cadeira e ir na cozinha buscar um café. Sim a noite vai ser longa.

Já tinha pensado em abordar esse assunto no blog, mas vi o trabalhão que ele ia dar, já que os jornalistas da ESPN Brasil não contaram o lindo conto de fadas da guerra entre a Globo e a Record, repito, pelos direitos de transmissão do Brasileirão 2012. Os caras simplesmente pegaram um bisturi e foram direto no intestino grosso dessa “guerra” mostrar a melhor parte do jornalismo, os bastidores da verdade.

Estou lendo para fichar um livro de Paulo Vinícius Coelho intitulado Jornalismo Esportivo, em que ele apresenta a profissão para os aspirantes ao trabalho. Primeiro ele começa falando do preconceito dessa área e de como as pessoas (não)dão importância ao trabalho do jornalista esportivo. De fato, sabemos que no Brasil existem mais de 190 milhões de técnicos que dividem os cargos de comandantes da Seleção Brasileira e dos seus times do coração. “Ah, esse técnico é burro! Como é que ele escala João e deixa Zé no banco? Ele deveria também botar Aguinaldo no lugar de Durval pra fechar mais o meio campo. Como é que Tiagão é reserva?!? Ele é burro demais!”.

Dei essa volta toda para dizer aos senhores, que escolhi a profissão que quero ser e aos 28 anos criei coragem para recomeçar tudo novamente e fazer faculdade de Jornalismo (para quem não sabe sou formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos).

A explosão do Big Bang

Essa guerra da Globo com a Record começou no dia 12 de abril de 2010, quando Fábio Koff foi reeleito presidente do Clube dos 13, vencendo o candidato de Ricardo Teixeira, Kleber Leite. Precisa dizer que Ricardo Teixeira é presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), meninas?

Koff recebeu votos de Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Fluminense, Atlético-MG, Inter, Grêmio, Portuguesa-SP, Bahia, Atlético-PR, Sport e Guarani. Todos eles entraram, automaticamente, na lista negra do mandachuva da CBF. Enquanto que Corinthians, Vasco, Santos, Botafogo, Cruzeiro, Coritiba, Goiás e Vitória ficaram com medo de amanhecerem com a boca cheia de formiga, em plena época da ditadura (há 22 anos no poder, não é ditadura?), e votaram em Kleber Leite.

No dia seguinte 13 de abril, Ricardo Teixeira anunciou que o estádio do Morumbi, de propriedade do São Paulo Futebol Clube, meninas, não tinha a menor condição de receber um jogo sequer de Copa do Mundo. Ora, o maior estádio da capital paulista, palco de finais de Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores, não tem condição de abrigar um jogo de Copa. E agora, a cidade de São Paulo ficará de fora da Copa? Claro que não, será construído o estádio do Corinthians, o Itaquerão, já que o presidente do clube, Andrés Sanches tem sido muito leal.

O próximo da lista negra de Teixeira foi o Flamengo. No dia 14 de abril, a CBF reconheceu o Sport como campeão brasileiro de 87 e entregou a taça de bolinhas, tão pleiteada e sonhada pelo Flamengo, ao São Paulo como primeiro pentacampeão brasileiro. O Flamengo se revoltou e o São Paulo recebeu.

O nascimento das estrelas

No dia 13 de fevereiro, o Clube dos 13 resolveu pensar grande e cortou a pizza dos direitos de transmissão do campeonato brasileiro dos próximos três anos em quatro pedaços e vendê-los separadamente, isto é, a TV aberta vai pagar um valor, a fechada outro, o pay-per-view outro e as empresas de telefonia e internet também. O total projetado para tudo isso será de 267 milhões de euros, que está longe de ser dos mais caros do mundo, mas já é um bom início, já que o país vem crescendo bastante economicamente.

A disputa pelos direitos seria por envelopes fechados. Cada emissora aberta faria sua proposta, colocaria no envelope, lacraria e mandava pro Clube dos 13. Quando os envelopes forem abertos, a maior proposta levará os direitos. A mesma coisa acontecerá com as TVs fechadas, pay-per-view, telefonias e internet.

Um pouco mais pra frente, no dia 26 de fevereiro, o presidente reeleito do Clube dos 13, Fábio Koff deu uma entrevista para o jornalista Juca Kfouri. Dentre muitas coisas que ele falou para Juca, explicou também os motivos da briga dele com Ricardo Teixeira e com, o principal executivo da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto. A primeira briga foi com Marcelo, quando ofereceram o controle da segunda divisão do brasileiro para Koff, que se revoltou por considerar a proposta iníqua e denunciou, irritando o executivo da Globo. Depois foi a vez de Ricardo Teixeira, que a briga começou quando a CBF vetou um contrato de patrocínio que o Palmeiras pretendia estampar uma marca no uniforme de Felipão. A CBF se baseou num artigo no regulamento das competições que Koff apontou Marcelo como o autor, pelo estilo de escrita. Fábio Koff notificou a judicialmente a CBF, deixando Ricardo Teixeira mais irritado do que mulher de TPM. A notificação fez Teixeira cortar totais relações com o Clube dos 13 e para os clubes chegarem até ele, teria que ser por intermédio das federações estaduais.

Agora, voltemos a proposta. O Clube dos 13 assumiu todas as gerações de imagens, não só dos jogos, como também das entrevistas pós-jogo o que garantirá expor os patrocinadores dos seus filiados e também acabar com quaisquer direitos comerciais da CBF, isto é, a intenção de Koff é chutar Teixeira para escanteio.

A Globo também perderá a exclusividade, já que terá que disputar a concorrência democraticamente contra outras emissoras. Apesar de que alguns dias depois, ficou decidido que a Globo teria um ágio de 10% na proposta da TV aberta, pelo anos de parceria. Dito isso estaria aberto o leilão pelos direitos de transmissão.

E nascem os planetas

As duas maiores torcidas do país, como é de conhecimento de todos, inclusive das meninas, são Flamengo e Corinthians, nessa ordem. O time da segunda maior torcida já estava fechada com Ricardo Teixeira, mas o da maior torcida não. O Flamengo votou em Fábio Koff na eleição do Clube dos 13 em abril do ano passado. Aí o gato Félix pegou um papel e uma caneta na sua bolsa mágica e re-decretou o Flamengo como campeão legítimo do brasileiro de 87 e mandou o São Paulo pegar a taça de bolinhas, que já havia guardado na sua sala de troféus, e entregar ao Flamengo.

Se os dirigentes brasileiros fossem profissionais de verdade, entregariam a taça e dariam as mãos nessa negociação para ganharem mais dinheiro com os direitos do campeonato, fazendo valer a boa proposta do Clube dos 13. Mas como estamos no Brasil, Teixeira acertou em cheio. O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio subiu no pedestal da ignorância e fez mais uma trapalhada na sua ótima gestão, se recusando a entregar a taça. Patrícia Amorim, presidente do Flamengo, como muitos já perceberam, não gosta de contrariar a massa, afinal de contas a maior torcida do Rio de Janeiro, pode se tornar também o maior “colégio eleitoral” do estado, arregaçou as mangas e foi a luta. E assim o Clube dos 13 começou a ruir.

Nesse meio tempo, a licitação foi aberta e o lance mínimo para a TV aberta foi de 500 milhões de reais.anunciou-se que a RedeTV!

Surgimento de vida na Terra

Ronaldinho Gaúcho foi contratado pelo Flamengo no início do ano e como todos sabem o craque ex-Barcelona e Milan, ganha um caminhão de dinheiro. É impossível um clube brasileiro bancar o salário de um jogador de nível internacional, como Ronaldinho. A solução para que um time brasileiro tenha um craque desse quilate é arranjar patrocinadores que banquem esses gordos salários. A Traffic foi a empresa que bancou a ida de Ronaldinho para o Flamengo e todo mundo sabe que por mais que imite, a Record tem metade da visibilidade que a Globo tem. Como a Traffic não é besta nem nada e quer ter o retorno do investimento dela, nada mais óbvio do que torcer para que a Globo vença o leilão e fique com os direitos de transmissão. E é mais óbvio ainda que a Traffic convença a presidenta Patrícia Amorim a rachar o Clube dos 13, sob o pretexto de que nem a pau Juvenal entregará a taça de bolinhas, e negociar diretamente e individualmente com a Globo.

Andrés Saches, do Corinthians, também anunciou que estava de saída do Clube dos 13. Além de Flamengo e Corinthians, os times que votaram em Kleber Leite também se debandaram do Clube dos 13.

A partir daí o que se viu e se vê, foram alguns clubes que antes votaram a favor de Koff, se debandar para o outro lado, enquanto que outros poucos revolucionários ficaram onde estão e prometeram lutar até o fim ao lado do presidente do Clube dos 13.

Separação dos continentes

Quando a licitação foi aberta, no dia 23 de fevereiro, foi anunciado o preço mínimo para os lances, 500 milhões. Rapidamente a Globo pulou fora e foi negociar individualmente com os clubes que não votaram em Koff. A Record foi depois, ficando apenas a RedeTV!.

Já em março, as negociações com a Globo rolaram soltas. Como quem tem boca fala o que quer, os novos números negociados pelos clubes individualmente com a Globo, mostrou o abismo entre os contratos. Por exemplo, o Botafogo alegava que sairia do clube dos 13, porque não aceitava receber 60% a menos que o rival Flamengo dos direitos de transmissão. A Globo oferece 45 milhões de reais ao Botafogo, que antes recebia 22 milhões. Evolução não? Seria sim, se o que especulam é que a Globo ofereceu a bagatela de 110 milhões de reais ao Flamengo. Isto é, sozinho o Botafogo não conseguiu nem a metade da receita do Flamengo com a TV.

Desfecho

Como se pode ver a briga não é entre Globo e Record. Na verdade a briga é entre Ricardo Teixeira e Fábio Koff. Apesar de anos e anos de mandos, desmandos, e muitos erros, Koff quer se redimir e a revolução que está tentando fazer é benéfica ao futebol brasileiro, coisa que a CBF não pensa em fazer, apenas objetiva controlar ainda mais o futebol e encher os cofres da entidade, mesmo assistindo de camarote os clubes se endividarem e entregarem suas almas a quem quer que seja para ter um craque no seu time.

Ricardo Teixeira manipulou direitinho os clubes para que houvesse o racha. Só para dar dois exemplos, o Super Bowl, o futebol americano, reparte igualmente os direitos de TV com os times e impõe uma série de regras para que todos tenham chances iguais para disputarem o título, além de terem caixas saudáveis.

O outro exemplo é negativo e vem da Espanha. Lá os direitos de TV são negociados meio que individualmente e o que culmina no pleno domínio de Barcelona e Real Madrid nos campos, já que eles detém disparados os melhores contratos de TV. Inclusive, está havendo um motim dos clubes menores para que o bolo passe a ser repartido igualmente.

Se a mesa não for virada, o futebol brasileiro corre o risco de se tornar um campeonato Espanhol, em que apenas dois times são apontados como únicos candidatos ao título e façam uma disputa particular, deixando as surpresas para o terceiro colocado. Será que isso faz bem ao futebol?

Um comentário:

Maria Olívia disse...

Olá, amigo. Tenho 33 anos e estou no segundo ano na UFAL, de jornalismo. Nunca é tarde para ser feliz. Boa sorte e quanto ao futebol, eu acho isso tudo revoltante, mas estou preocupada com o SPFC, ele está sendo massacrado pela Globo/CBF, não será fácil nossos jogos no campeonato brasileiro. Um abraço