segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Olimpíada 3: Gênios para todos os gostos

Michael Phelps chegou em Pequim com uma missão: ganhar 8 medalhas de ouro. Parecia ser impossível e muito arriscada, pois se não conseguisse chegar aos exatos 8 ouros, a olimpíada seria um fracasso, mesmo que batesse todos os recordes nas provas que ganhasse o ouro.


A missão de Phelps parecia ser impossível para um atleta normal. Mas o assassino das piscinas ou o super-peixe americano ou o fenômeno transformou o impossível em realidade e de uma forma até fácil, com apenas dois sustos para valorizar mais a conquista. Phelps ainda fez cara de bravo quando conquistou o ouro numa prova, mas não conseguiu bater o recorde. Quase todas as conquistas do ouro foram coroadas com a quebra do recorde mundial.


O gênio Phelps foi focado para a missão. Não pensou e não fez nada que não fosse a preparação para as provas durante a sua estadia em Pequim. Ele só fazia comer, dormir e nadar. Com a conquista dos 8 ouros Phelps quebrou o recorde de Mark Spitz. Esse recorde não vai cair tão cedo. Vai durar muitos anos. E o melhor disso tudo é que eu vi o assassino das piscinas atingir essa marca. A história foi feita diante dos meus olhos, mas claro que através da 9mm.


Enquanto que Phelps não quis saber de brincadeira para bater o recorde, o outro gênio, mas das pistas de atletismo, Usaín Bolt brinca de ganhar as provas. O jamaicano abre uma enorme vantagem sobre os seus rivais e um pouco depois da metade do percurso, começa a diminuir a velocidade, como a distância que ele abriu é segura, os adversários não conseguem ultrapassá-lo. Na final dos 100m rasos, Bolt começou a sua comemoração antes mesmo de cruzar a linha de chegada. O tempo que ele fez? 9s69. O que impressiona é que este é o recorde mundial e Bolt demonstra claramente que se corresse com a seriedade de Phelps essa marca poderia baixar mais ainda.

Consegui assistir a final do salto com vara. Junto com as provas de natação, estava na minha grade de programação e eu queria assistir de qualquer jeito. A final era a decisão das medalhas de prata e bronze. Claro, o ouro já era da bela russa Yelena Isinbayeva. Quis assistir a final para ver a bela russa em ação atrás de um novo recorde.


Durante a decisão da prata e do bronze, Isinbayeva só deu dois saltos para garantir o ouro. No resto do tempo, ela só fez dormir e se concentrar e não viu a briga de foice e martelo das outras atletas. A medalha de prata ficou com uma americana que saltou 4,80m e o bronze ficou com duas russas que saltaram 4,75m.

Depois que o pódio estava decidido, Isinbayeva acordou para saltar e disputar contra ela mesma. A primeira vítima foi a Yelena de 22 anos, que conquistou o ouro em Atenas 2004, que teve o recorde olímpico quebrado, a nova marca passou de 4,91m para 4,95. Depois foi a vez de quebrar o recorde mundial de 5,04m, que ela própria havia estabelecido em julho desse ano em Monte Carlo. Isinbayeva saltou 5,05m.

Ela me lembrou Ayrton Senna em 90-91 que ia para as pistas na metade do treino, fazia a melhor volta e retornava para os boxes, saindo de lá só no final do treino para quebrar a própria marca dele, isto é, Senna voltava para a pista para tomar a pole dele mesmo.

Yelena Isinbayeva ainda tem potencial para saltar mais alto. Infelizmente, um dia ela atingirá uma marca que não poderá mais ser quebrada por seres humanos anormais, pelo menos na geração dela. Quando esse dia chegar, é provável que a russa perca a motivação, pegue seus milhões de patrocinadores e publicidade e se aposente para gastá-los e curtir a vida. Adversários ela não tem, apenas a Isinbayeva da competição anterior. Aos 26 anos, ela entra nas competições apenas para quebrar os recordes dela. Enquanto que as adversárias se matam pela prata, ela gasta o mínimo de energia possível para garantir o ouro e depois a competição realmente começa para ela.

*****


Na final do salto com vara que Isinbayeva bateu o recorde mundial, Fabiana Meurer terminou na 10ª colocação por um erro vergonhoso da organização da competição. Perderam uma vara da brasileira, justamente a que ela iria usar para disputar a prata. Pode ser que ela nem conquistasse nenhuma medalha, já que as marcas das ganhadoras da prata e bronze, ela atingiu poucas vezes. Mas devido ao sumiço da vara, ela não pôde nem tentar.

*****

Mas quem é Michael Phelps? De onde ele veio? Um nadador da atualidade tentou definí-lo e Mark Spitz também.

"Ele não é de outro planeta. Ele é do futuro, e o pai dele o mandou numa máquina do tempo. Daqui a sessenta anos, ele é um nadador comum, mas o mandaram de volta só para arrebentar com tudo."
Simon Burnett, nadador inglês sobre Michael Phelps

"Eu fui o primeiro homem na Lua. Michael Phelps é o primeiro homem em Marte".
Mark Spitz, ex-nadador

14 comentários:

Nando Damázio disse...

Bem, eu não tô acompanhando as Olimpíadas, mas por acaso eu tava assistindo sexta-feira e o cara que eu achei demais mesmo foi aquele brasileiro que ganhou o primeiro ouro da Natação, esqueci o nome dele. Me emocionei junto.

Abração, Leandro!

Anônimo disse...

O PHELPS é mesmo impressionante,Leandro. E ele disse que quer ir atras dos recordes rapidos. Segura que ele vem ai,de novo!!

Mas confesso que,como ja esperávamos tudo isto dele,eu fiquei bem mais impressionado com o Usain Bolt.
Ele arrebentou!!
Parecia que estava brincando e não competindo com os melhores velocistas do planeta.
Abração!!

Anônimo disse...

Tem uma história que o Phelps tava voltando pra casa de ônibus e aí falaram do Spitz e ele nunca tinha ouvido falar, "como vc é um nadador que não conhece Mark Spitz??" indgaram...... aí ele iniciou sua luta para superar o lendário nadador..... fiquei muito feliz por ele ter conseguido justamente por esse fato de que ele seria visto INJUSTAMENTE como um fracasso..... o que sería de fato ridículo.

A Isinbayeva é absolutmamente maravilhosa, ver ele chorando hoje ao receber o ouro foi mais uma cena marcante desse Jogos.

Usaim Bolt tira onde exageradamente mas o cara está realmente demais, deve faturar os 200m fácil também......

Vinicius Grissi disse...

Post sensacional! Sem dúvida, três dos maiores atletas destes Jogos Olímpicos. Os maiores destaques individuais, sem dúvida. E concordo com quem diz que daqui 60 anos, o Phelps será um nadador normal. O cara é fantástico!

Pâm Cristina LF* disse...

Sensacional...
O PHELPS sobrou nas piscinas, mereceu ganhar todas as medalhas que conquistou!!!!!!!
A Isinbayeva é show, sem comentários viu!!!

Beijosss

Guiga disse...

Muito obrigada, Leandro!!! hehehe
Não aconteceu nada daquelas coisas ruins que citei, UFA!

ps: eu fiquei vermelha com tantos elogios!

beijão!!!!!!

Renata Silva disse...

É a nova geração de super atletas...

Bjs

warley.morbeck disse...

Quando o Brasil vi fazer um campeão de verdade?

Parabéns ao Cielo por ser uma excessão.

Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com/

Beti Timm disse...

Leandro,
como de praxe, muito bom vir aqui! Muita informa�o,e tudo muito bem delineado. E lament�vel, o eps�dio da Fabiana. Isso prova que todos pecam, e as vezes bem feio! Beijos carinhosos

Camilla disse...

Phelps é um fenômeno!!

Beijos

Lelli Ramz disse...

Parabéns para ele.. entaum...

hehe enquanto isso nós aqui naum em marte... martilizamos-nos por não poder nadar no tietê!!

bjos Lelli

M. disse...

Infelizmente não acompanhei as Olimpíadas, agora que voltei elas já vão acabar. Imagino que deva ser uma sensação muito agradável saber que você é o melhor do PLANETA em uma coisa, que ninguém faz aquilo melhor que você...Ter uma habilidade já deve ser sensacional, ser o melhor nisso então..!

Agora, você pode ver que Deus é justo: o que Phelps tem de bom nadador, não tem em beleza! haha

beijos

Anônimo disse...

São atletas diferenciados.Mas o jamaicano é o melhor disparado.Ele corre sem esforço.Se desse tudo faria uma marca imbatível tb.

Nando Damázio disse...

Relendo este post, me lembrei do nome do cara que falei ali em cima: César Cielo.

O cara é fera, não sei porque ninguém fala dele!

Tudo bem por aí, Leandro? Deixei um meme pra você lá, tá?
Abraço!