terça-feira, 12 de agosto de 2008

Olimpíada: torcida, revanche e angu

Foi simplesmente incrível a final do revezamento 4x4 100m livre masculino de natação. A disputa pelo ouro foi acirrada no final entre a equipe dos EUA com Jason Lezak e a França com Alain Bernard. A França liderava a prova com quase um corpo na frente dos americanos e até aí o sonho das 8 medalhas de ouro de Michael Phelps ia por água abaixo. Numa virada histórica, Lezak ultrapassou Bernard no final da prova, conquistando o ouro para os EUA.
Tão espetacular quanto o duelo entre Lezak e Bernard foi a vibração de Michael Phelps. Confesso que fiquei arrepiado com a cena. Ele parecia estar em transe.

Tratava a missão de Phelps com indiferença. Logicamente sempre respeitei a tentativa do americano devido ao tamanho gigantesco do feito. Mark Spitz detém o recorde histórico de 7 medalhas de ouro numa mesma olimpíada, conquistado em Munique 72 e até hoje ninguém conseguiu quebrar essa marca. Porém, após essa cena, passei a torcer para Phelps. Já assistia a natação por vontade, agora assisto como um torcedor.

Após a final do revezamento, Galvão Bueno convidou o telespectador para aguentar mais um pouco acordado e assistir a Brasil x Rússia pelo torneio olímpico de vôlei feminino, que seria logo mais. Galvão chamou o jogo de revanche, já que a Rússia eliminou o Brasil na semifinal na última olimpíada, naquele apagão das brasileiras que tiveram o jogo na mão para fechar, mas permitiram a virada (outra histórica) russa.

A única coisa que existe no sentido de revanche é a "negra". Na minha infância, quando alguém (criança) perdia, tinha direito (se quisesse) a pedir a "negra", jogava-se novamente e era a oportunidade do derrotado conseguir a vitória. Fora isso, para mim não existe nada de revanche.

O Brasil ganhou da Rússia, que aliás foi um atropelou, 3 a 0, parciais de 25/14, 25/14 e 25/16. O jogo da revanche não valia mais nada, a não ser mais uma vitória na fase de classificação, moral alta. Nessa "revanche", as russas não foram eliminadas e seguem na disputa pelo ouro e nem as brasileiras se classificaram para a final. Além disso, não foi uma revanche porque a "negra" só pode ser pedida na hora que perde e não 4 anos depois.



Esta aí em cima é a australiana Lisbeth Trickett. Ela conquistou o ouro nos 100m borboleta na natação feminina nesta olimpíada. Olhando para a australiana, começo a achar uma enorme injustiça a suspensão por 2 anos de Rebeca Gusmão, que foi pega no doping por excesso de testosterona... Como diz Armando Nogueira, tem caroço nesse angu.

13 comentários:

Anônimo disse...

O Phelps é algo impressionante mesmo,Leandro. É impossivel ficar indiferente qdo ele esta na piscina.
É muito grande a expectativa,né??

Abração!!

Vinicius Grissi disse...

Pode ter sido a maior prova da história da natação nas Olimpíadas. O Phelps é um fenômeno. E a prova foi realmente de tirar o fôlego.

Anônimo disse...

Torci um tantão para o francês! Nada contra o Phelps, mas ando cansada da supremacia americana nos jogos olímpicos!
Bom mesmo é ver o vôlei brasileiro! Que continue dando show nos dois gêneros!
Beijo, lindinho!

Anônimo disse...

A vibração do Phelps provou o quanto ele quer e valoriza as oito medalhas de ouro, o cara realmente merece...........

Guiga disse...

Nunca ninguém descreveu tão poeticamente a minha cara de lua cheia hehehe
adorei!

Anônimo disse...

Meu amigo Leandro,vc está certo na sua observação por lá. O problema é que vivemos num país em que,se vc tiver algum problema como o que vc citou,não arruma emprego NUNCA. Nem privado,muito menos público.
Por isto que os direitos têm que ser iguais.Além do mais,convenhamos,as pessoas que se dignam a sererm nossos representantes,deveriam sim ter uma vida totalmente limpa.
Abração!!

Menina Nina disse...

Olha o tamanho dela!!!!!!!!

Cara, esse americano deve ter um motor nos braços... ele é muito rápido!! Mais do que merecidas as medalhas dele!!

Beti Timm disse...

Leandro,
teve uma época em que curti, muito mais as olímpiadas. Agora to meio, desmotivada, sei lá pq! Acho que meu pique nisso foi pro espaço! Até gostaria de estar mais atenta, mas outras coisas me tomam mais o tempo e o meu pique. Gosto muito de vir aqui, ta tudo bem fechadinho, como de costume. Parabéns! beijos com pique pra vc

Pâm Cristina LF* disse...

Não esta dando graça de ver a natação =(

não aguento mais aquele Michael kkkkkkk

Anônimo disse...

O nadador Phelps é uma coisa mesmo.Não sei se vc viu que ele come 12 mil calorias por dia!Quando parar de nadar vai virar um elefante...

Juliana Dacoregio disse...

Oi Leandro. Sobre a questão Milan, solidariedade e o projeto da escolinha de futebol itinerante, a assessora do Bairro da Juventude respondeu lá nos comentários.
abraço

Anônimo disse...

Oi,Leandro.
Parece que as competições estão vibrantes. Acredita que não estou conseguindo acompanhar nada dos jogos?! Só os quadros de medalhas mesmo..rs
Tem selo pra vc.
bjs:)

Camilla disse...

O Phelps é sensacional!!

E claro que pode me linkar, teu blog já tá linkado lá...

Beijo!!