terça-feira, 29 de julho de 2008

Na idade da pedra

O Vitória ocupa a quarta posição na série A do Campeonato Brasileiro. Já o Bahia está na décima posição na série B do Campeonato Brasileiro. O Vitória está em boa fase, tem um bom time, mas dificilmente conseguirá a classificação para a Libertadores. O máximo que o Vitória conseguirá, se for muito bem nesse campeonato será uma vaga na Sul-americana, mas o provável mesmo é que o time não seja rebaixado, mas ficará por ali, no meio da tabela. Já a vida do Bahia é mais complicada. O time está a 5 pontos da zona de classificação para a série A e 5 pontos da zona de rebaixamento. O tricolor de aço, não deverá subir esse ano e sim brigar para não cair.
O técnico do Bahia, Arturzinho, já disse em entrevistas que o maior problema do Bahia é que esse ano o time está sem torcida. Desde que a Fonte Nova foi interditada depois da tragédia no final do ano passado, o time tem jogado em Feira de Santana. Feira fica a 1 hora de Salvador, é perto, mas não dá para você se deslocar daqui pra lá, assistir o jogo de noite e voltar para trabalhar cedo no outro dia. A força do Bahia no ano passado para subir para a série B foi a presença da torcida que teve uma ótima média de público, maior até que muitos times da série A. Agora, sem estádio, sem torcida e, principalmente, sem um time competitivo, o Bahia patina na série B.
A primeira opção para resolver o problema de estádio do Bahia foi a reforma do estádio de Pituaçu (que fica aqui mesmo na cidade). O estádio pertence ao estado, então quem está fazendo e pagando a obra é o governo e como toda obra do governo sempre ocorrem atrasos, o orçamento inicial sempre é menor do que o orçamento final. Antes de começar, a reforma foi orçada em 22 milhões de reais e seria entregue agora em julho, mas já foram gastos 30 milhões de reais e o prazo de entrega foi adiado para setembro.
Devido ao atraso da obra, o governo propôs ao Vitória investir 5 milhões de reais no estádio do Barradão, propriedade do Vitória, se alugasse para o Bahia jogar lá. Esse valor seria empregado também na reforma do CT do time rubro-negro. Fora o valor do aluguel do estádio que o Bahia teria que pagar para jogar. Uma ótima proposta, não? Pois é, mas a diretoria rejeitou a proposta do governo e vetou o Bahia. A diretoria do rubro-negro fez uma enquete com os torcedores e quase 90% negou o estádio para o Bahia.
É por atitudes como essa que o futebol baiano ficou 2 anos fora da série A e em 2006 os dois times baianos disputaram juntos a série C. Futebol é paixão para os torcedores, mas uma coisa séria, um negócio para os dirigentes. Para administrar um clube um cartola não tem que fazer isso com o coração e sim com profissionalismo. A proposta de reforma o estádio é boa, já que ele de fato precisa, além do dinheiro do aluguel que ajudaria a manter o Barradão, além de gerar receita para os cofres do time.
Negar uma proposta dessa por pura rivalidade beira o amadorismo. O Palmeiras foi campeão da Libertadores em 99 jogando no Morumbi, estádio de propriedade do São Paulo, Corinthians e Santos já comemoraram títulos brasileiros lá também. Todos eles pagaram o aluguel do Morumbi para o São Paulo. Em Minas, Cruzeiro e Atlético-MG jogam no mesmo Mineirão, estádio do governo. Na Itália, Milan e Inter jogam no mesmo estádio, inclusive cada um botou um nome no estádio de acordo com seus interesses. O nome verdadeiro é Giuseppe Meazza, que foi um grande jogador da Inter, mas muda para San Siro quando o Milan vai jogar lá, pois a torcida do time de Kaká, Pato e Ronaldinho, se recusa a chamar o estádio com o nome de um jogador do time rival. Já o estádio Olímpico de Roma, é divido entre a Lazio e Roma, times locais de lá e de grande rivalidade.
O Vitória deveria esquecer a opinião da torcida e fechar negócio com o governo e com o Bahia, ganharia uma reforma de graça, além de aumentar sua receita. Os times baianos deveriam ser mais profissionais, pensar no futebol como um negócio importante e deixar a rivalidade, a paixão para os torcedores. É por atitudes assim, que um time está na segunda divisão e o outro, por acidente, está entre os 4 primeiros da série A. Já os torcedores do Bahia, dizem que ano que vem terá Vitória x Boca... mas o Boca da Mata, enquanto que os torcedores do Vitória dizem que se o governo quer ajudar o Bahia, que construa um metrô ligando Salvador-Feira. É tudo muito engraçado, mas não há nada sério nisso, aí é que está o problema.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que o povo baiano já percebeu que futebol , hoje, só serve como vitrine para jogador ir para fora do Brasil.Os europeus , afinal, conseguiram acabar com o nosso futebol, compram os cabras novinhos e os fazem esquecer a arte.Vira tudo perna de pau ou artista de circo.Vide Ronaldinho.

Anônimo disse...

Vc tem razão,Leandro,mas o problema ( ou a solução ) é que a rivalidade é que faz o futebol ser o melhor negocio do mundo,atualmente.
Eu até entenderia se o bahia não quisesse jogar no Barradão. Mas o Vitória "não querer" a grana do aluguel,não dá mesmo pra entender.

Não sabia que o mesmo estádio de Milão tinha dois nomes. Um pra cada equipe que lá joga. Qdo estive lá,havia um nome bem grande no estádio : SAN SIRO.

Vai entender!!

Só uma correção: o Palmeiras foi campeão da Libertadores,jogando no Palestra e não no Morumbi.

Alias,já de alguns anos ,os rivais do SPFC se recusam a jogar no Morumbi,qdo têm mando. Cansaram de dar dinheiro pro rival,que cobra muito caro o aluguel.
abraços!!

Pâm Cristina LF* disse...

Vitória era a sensação do Camp. e o tricolor foi lá e pronto acabou a invencibilidade.....

Vamos rumo a Hexa!
Bejossss

=D

Vinicius Grissi disse...

Discordo de você quanto ao Vitória. Pode e vai brigar por uma vaga na Libertadores.

Mas concordo plenamente sobre o amadorismo. Uma pena. Pena que o time não saiba aproveitar o bom momento e deixar certas besteiras de lado. E assim, o futebol baiano vai perdendo força.

Beti Timm disse...

Leandro,
Te vejo sempre no blog da Lobinha e resolvi te visitar. E deparei-me com algo interessante! Futebol! Adoro! Não sou torcedora fervorosa de nenhum time, mas gosto do esporte em si. E sempre to tentando aprender mais, sobre esse esporte, que agita massas. Já aprendi várias coisas, regras. Só fico confusa sobre impedimento, mas ainda vou sacar esse lance direitinho! Gostei do teu blog. Manero!Bom de passear por ele! Bjos esportivos

Mamãe de primeira viagem disse...

poxa vida, ao invés dos times se fortalecerem para geraram mais renda ainda para o estadoe mais alegria dos torcedores ficam nessa mesquinharia....
acho isso muito triste... isso só faz fortalecer ainda mais os times de são paulo e rio....
ótimo texto e observações...
abraços...

Vinicius Grissi disse...

O Marcação Cerrada está de cara nova e cheio de novidades. Depois dá uma passada por lá.

Grande abraço!