terça-feira, 8 de julho de 2008

Falta a contrapartida

Um dos meus programas favoritos é ir para o barzinho. É muito bom reunir os amigos para conversar, resenhar, dar risada. Além disso, é um bom programa para sair com uma mulher, uma paquerinha, principalmente naquela fase de conhecer, é mais bate-papo, olho no olho. Um outro programa que gosto de fazer é sair para jantar com mulher, tem o mesmo objetivo que o barzinho e intimida mais.
Seja com amigos, seja com mulher, uma cervejinha ou um chopp sempre caem bem. Com os amigos, as merdas saem com mais facilidade, tudo fica mais engraçado. Já com as mulheres, é ideal para quebrar o gelo, se soltar e ajuda a agilizar o processo para os dois. Num jantar a dois, um vinho é excelente para acompanhar a comida, além de causar uma boa impressão.
Porém, a cervejinha, o chopp, o vinho estão ameçados. A culpada disso é a Lei Seca que tolera apenas 0,2 grama de álcool por litro no sangue, isto é, essa quantidade é a margem de erro dos bafômetros. Aliada a nova lei, está a fiscalização, que tem estado presente nos arredores de qualquer burburinho regado á bebidas alcóolicas, fazendo blitz e testes com bafômetro. Quem ultrapassar o limite tolerável da lei, terá que pagar uma multa de 957 reais, terá a habilitação suspensa por um ano, além de ir em cana e ter que pagar uma fiança para ver o sol nascer por inteiro.
Já senti na pele os efeitos da lei, ou os transtornos dela. Saí sexta para um barzinho, que não é lá dos melhores. Eu e meus amigos, ficamos a água de côco. O bar estava uma merda, a gente de cara e não aguentamos ficar muito lá, um pouco depois da meia-noite estávamos indo embora. Uma cerveja deixaria o bar, que já era ruim, com um pouco mais de graça. Já no sábado, arranjei carona e pude beber tranquilamente. O bar era bom e tudo ficou muito bom.
Apesar de gostar de beber um pouco para ver o mundo com mais graça, sou completamente favorável a nova lei e concordo plenamente com o rigor da fiscalização. Ninguém consegue lembrar de não dirigir depois de beber, se não tiver a SET (a CET daqui) para refrescar nossa memória. Os acidentes diminuíram nessa semana, depois que a nova lei entrou em vigor e a fiscalização apertou. A tolerância zero é importante, pois é difícil mensurar quantos copos de cerveja podemos beber para atingirmos o limite da antiga lei, que era de 0,6 grama. Essa quantidade de bebida alcóolica pode variar de indivíduo para indivíduo.
É fácil inventar aquelas soluções mágicas de escolher uma pessoa do grupo para ficar de motorista, ou ir de ônibus ou táxi. Ninguém gostaria de ser tirado para Cristo e fazer o sacrifício de ser o único a não beber numa mesa em que todos estão bebendo. Os ônibus tem um horário em que param de circular pela cidade. E o táxi é caro. Comemoro a chegada da nova Lei Seca, mas é preciso lembrar que o governo precisa dar a contrapartida dele, disponibilizando um eficiente transporte público e dando mais segurança à população para que ela possa andar nas ruas de madrugada voltando dos bares.
O grande problema é que se o processo com a gata for agilizado no bar ou no jantar, como seria para entrar naqueles locais em que os casais (ou mais...) entram para brincar de fazer bebê? Não dá para entrar a pé e de táxi não é muito bom...

5 comentários:

Nando Damázio disse...

Haha, é verdade, os criadores da lei não pensaram neste pequeno detalhe .. Beber agora só ser for quando já "tiver lá dentro", rs ..

Também sou favorável a esta nova lei, até porque eu não gosto de bebidas alcoólicas mesmo e quem gosta de entornar umas precisa de consciência ao dirigir .. Não são todos, mas alguns perdem o controle e o resultado a gente vê nos jornais ..

Abração, Leandro !!

Mamãe de primeira viagem disse...

é verdade... mas aí, no ultimo caso é só dormir no local, que aí o efeito da bebida vai passar e no outro dia já pode dirigir normal....
hehehehhhehee
beijos
P.S: gostei do seu comentário a respeito, bem ponderador...

Renata Silva disse...

Nesse caso, tem que apelar pra cara de pau e talvez entrar a pé mesmo...
Fazer o q?

Vinicius Grissi disse...

Eu ainda acho esta lei muito incorreta. Falta coerência. Falta tato. É muito fácil punir todo mundo. Ninguém mais pode beber.

Minha linha de pensamento é que este tipo de lei só serve para mostrar a incompetência das autoridades.

É muito mais difícil avaliar quem está bebado, prender os que estão sujeitos a provocarem acidentes, do que dar multa para todo mundo e ganhar dinheiro.

DO disse...

pOIS é,Leandro. existe esta contrapartida,rsss...
Entrar à pé no cinco letras não é legal.

Abração!!