terça-feira, 15 de julho de 2008

A vida não imita a arte em todos os lugares

Ontem assisti, num programa de tv local sensacionalista, uma entrevista com um ladrão que tinha acabado de ser preso. O cara foi preso porque roubou um saco de frango de um restaurante. Segundo ele, o fundo restaurante estava aberto, ele entrou, viu "friza" aberta e pegou um saco que ele disse ter entre 8 e 10 frangos. Para azar do ladrão de frango, tinham 2 policiais almoçando no restaurante na hora do roubo e que seguiram ele e efetuaram a prisão. O cara é um mendigo de rua e está preso por ter roubado um saco de frango para comer. Corretíssima a prisão, pois ele representa uma enorme ameaça para a sociedade.
Enquanto que um mendigo que furta frangos em restaurantes está preso junto com um amontoado outros ladrões numa cela de delegacia, um mega empresário está solto. Daniel Dantas até agora não conseguiu esquentar o colchonete do xadrez da Polícia Federal. Sempre o juiz Fausto de Sanctis manda prender o criminoso, os advogados deste último conseguem um habeas corpus que deixa o cliente ver o sol nascer por inteiro. Daniel Dantas é acusado, junto com a sua quadrilha chamada de Opportunity, por crimes financeiros de gestão fraudulenta a evasão de divisas, uso indevido de informações privilegiadas, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, além, do óbvio, formação de quadrilha. No processo contra Dantas ainda aparecem os nomes de Naji Nahas (outro mega empresário) e de Celso Pitta (ex-prefeito de São Paulo).
Daniel Dantas enriqueceu através dos seus contatos com pessoas dos governos de FHC e do atual, Lula. A fórmula mágica de Dantas é agradar, ameaçar e corromper o poder. Ele teve privilégios na privatização do setor de telecomunicações, ficou as melhores e maiores fatias do bolo. Dantas também foi um dos financiadores do mensalão.
Hoje o delegado da operação Satiagraha que prendeu Dantas, Nahas e Pitta, Protógenes Queiroz, foi afastado do caso. A alegação do afastamento, dada pela PF, foi de que o delegado está fazendo um curso na Academia de Polícia. O próprio Protógenes afirmou que foi a cúpula da PF que o mandou deixar o caso. Como as duas afirmações levam a caminhos diferentes, penso que a lista de pagamento de Daniel Dantas seja muito grande e inclua pessoas de várias esferas do poder, tal como fazia Michael Corleone na trilogia O Poderoso Chefão. O curioso é que li na internet, alguns dias atrás, que Dantas ameaçou de contar todo os esquema. A delação de Dantas lembraria muito o filme O Gângster, em que o traficante de drogas, Frank Lucas, contou todo o esquema dele para a Justiça, inclusive a folha de pagamento com nome completo e RG dos "funcionários" dele e quem não foi preso é porque tinha se matado. E me parece que o filme foi baseado numa história real...
Na terra de Hollywood, a justiça não quer saber quem você é, nem quanto você tem no banco (a menos que seja para confiscar) para dar a sentença do seu julgamento. Tanto o ladrão de galinhas, quanto o mega empresário poderão se encontrar no pátio da penitenciária na hora do banho de sol. Aqui no Brasil acontece diferente da terra das grandes produções cinematográficas (que são ilusões, ficções...). Melhor para nós. A justiça daqui sempre trabalha para a segurança da população. Um ladrão de galinhas oferece um enorme risco para a segurança da sociedade. Um mega empresário que financia um esquema de corrupção que poderá atrapalhar a vida de um país em todas as esferas (Executiva, Judiciária e Legislativa) não oferece risco nenhum a sociedade.
E assim, a operação Satiagraha caminha para a pizzaria mais próxima, enquanto que, segunda a PF, Protógenes caminha para o seu curso na (Louca)Academia de Polícia (25), ao invés de assistir Kevin Costner desempenhar o seu papel em "Os Intocáveis 2" e repetir uma atuação tão importante para o seu país como fez Eliot Ness.

6 comentários:

Renata Silva disse...

Bravo!
Pior que o tempo passa e nada disso muda muito.
Me lembrou do ditado: "quem pode mais, chora menos", e nessa história o mendigo não podia nada!

Beijos

Vinicius Grissi disse...

Manda prender, manda soltar.

O Brasil é o país da piada pronta.

Uma pena...

Srtª Amora disse...

na verdade tudo isso é pra inventar nomes interessantes "Satiagraha". mas eu ainda acredito que um dia todo mundo vai pagar por isso.

e pra mim, essa coisa de cela especial deveria acabar.Afinal de contas são pessoas "instruídas"

roubar comida não é crime, é problema social... não tira o peso do fato. mas não machuca tanto quanto ficar em fila de hospital, ver seu parente morrer... justamente pq o dinheiro que deveria ser investido nisso, está passeando por outros lugares. Corrupto o Brasil é um país corrupto. daqui a pouco teremos aula disso nas escolas e faculdades, já que está ficando tão normal e divertido.

Anônimo disse...

É mais um caso que vai deixar a todos nós muito indignados,meu amigo.Infelizmente!!

Abraços!!

Pâm Cristina LF* disse...

Oiee tudo bem Leandro?
Adorei o post, vc manda bem heim ehehheheheee...

Bom enquanto tem gente roubando pra comer e sendo preso, existe outras pessoas matando inocentes como a POLICIA MILITAR e nada se faz para prende-los!

Anônimo disse...

Inversões tupiniquins!!!
Parece piada, mas é um país, né? O nosso país!!!
Beijo, garoto. Semana linda pra vc.