terça-feira, 27 de novembro de 2007

O Bope é Pop

Li isso numa reportagem de uma revista chamada Bravo!. Já vinha pensado nisso. Tropa de Elite caiu perfeitamente no gosto do povo e isso não é indicado apenas nas bilheterias dos cinemas que vem quebrando recordes entre os filmes nacionais, apesar de toda a pirataria 1 mês antes da estréia do filmes nos cinemas. O que vem me impressionando e chamando a atenção são os bordões dos filmes exaustivamente repetidos nas ruas no país inteiro.

Em qualquer lugar que você vá, pare e fique por alguns minutos observando um grupo de pessoas (vi isso com um pessoal que jogava bola), em vários momentos uns vão falar com os outros "Pede pra sair 01!", "O senhor é um fanfarrão, seu 06", "Senta o dedo nessa porra" e por aí vai. Isso eu nunca vi acontecer com nenhum filme. Claro que num filme ou outro algumas pessoas vão usar alguns bordões, mas nunca um país inteiro.

Tropa de Elite é um filme feito com a intenção de traçar um painel da criminalidade no Rio de Janeiro baseado em fatos reais. Porém o filme tem os moldes perfeitos da cultura pop. O herói é um policial, que faz parte de um Batalhão considerado o melhor do mundo, truculento, incorruptível que saí esculachando usuários de drogas e matando os bandidos impiedosamento. É como se o filme fosse a banda inglesa The Beatles, ao passo que Cap. Nascimento é John Lennon. Os bordões são dele, as frases são dele e isso se deve muito a atuação excepcional de Wágner Moura.

A unanimidade é burra, já dizia Nelson Rodrigues. Também não vejo com bons o que a esmagadora maioria gosta. Mas nesse caso foi uma ótima escolha, pois o filme é excepcional, o Cap. Nascimento é mísero e quem não gostou do filme é um fanfarrão e a única saída para isso é pedir pra sair.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não assisti e pra falar a verdade não pretendia.
Mas é tanta gente falando bem que vou repensar minha decisão.
Abração!

Marina disse...

Você tem toda razão, os bordões do filme estão em toda parte. Mas, o que mais me impressionou, foi o filme surgir até na gincana tradicional da minha escola. Quando todo mundo menos esperava, lá estava ele, um guri sem camisa com o número "O2" desenhado no peito, sendo expulso do palco aos gritos de "Pede pra sair". Todos riram, claro. Ser pop é %$¨#

Vinicius Grissi disse...

Realmente é incrível como o Tropa de Elite está na boca do povo. E mais impressionante ainda é o time bater o recorde de pessoas no cinema, mesmo tendo sido visto por quase todo mundo fora dele!

PS: Realmente o Wágner Moura foi incrível no papel.