domingo, 18 de novembro de 2007

Mensagem Pré-Verão

Basta que os primeiros batuques de atabaques ecoem em Salvador para que a temporada de promoções sentimentais se encerre, dando lugar a uma outra fase, a da piriguetagem desvairada de verão, com intensa troca de saliva. Assim que os primeiros refrões das canções de carnaval se instalam nas nossas mentes, começamos a repensar nossos namoros. Vale a pena trocar uma relação estável pelos prazeres da vadiagem carnavalesca? Aliás, vocês já repararam que várias músicas de carnaval falam sobre casais que se separaram? ("se for ficar sem seu amor, eu piro", "não vale a pena te esquecer", "foi eterno em quanto durou, foi sincero nosso amor, mas chegou ao fim").

Setembro começa, e os casais permanecem estáveis. Basta analisar o orkut para perceber que todos os meus amigos e amigas foram tragados pelo furacão amoroso do inverno, buscando companhia estável, colo quentinho para deitar nas tardes de frio. Quando os primeiros pacotes do Sauípe Folia começam a ser vendidos, começa a fase das separações. O colo quentinho passa a fazer calor, e as mãos dadas começam a suar, fazendo com que muitos admitam: Asa de Águia gera divórcios. E milhares deixam seus amores em busca de um espacinho sob a Trivela maravilhosa.

Alguns casais resistem, persistem em acreditar que a paixão verdadeira não é coisa que se encontra em cada esquina, e que as relações estáveis têm - de fato - um preço alto, mas que valem a pena. Algumas relações não há Mastercad que possa comprar. Por isso, seguem rumo ao próximo obstáculo. É quando lançam os pacotes do Sauípe Fest, Negra Cor surge com seus primorosos ensaios e convidados mais do que especiais, Jammil lança DVD com mega show... Enfim, o sol sobe mais, a praia fica mais cheia, as saias encurtam, os bombados tiram as camisas... O calor aumenta. Seu orkut exibe a comprovação da teoria. Todo mundo quer ficar solteiro no verão!! Quer cantar "sou praieiro" ou "ai, ai, ai, tô solteiro em Salvador", ou "aqui ninguém é de ninguém", enfim, quer cair mesmo é na putaria. Os mais apaixonados resistem aos primeiros ensaios de verão, ainda em novembro, e se contorcem no mês de dezembro. Quando surge a melhor segunda-feira do mundo com o Harmonia do Samba. Enfim, chega o reveillon, Morro de São Paulo, Itacaré, Porto Seguro, Arraial D´Ajuda, Paratinga. Então, aquele amor já não lhe parece tão grande, ou aquele relacionamento, estável. Você briga mais, se irrita mais, e se incomoda imensamente com cada defeito. Se estressa com cada mancada dela ou dele, e vai buscando justificativas para entrar o ano como o diabo gosta: livre-leve-e-solto!

Chega o Bonfim Light, Farol Folia, Lavagem de Ondina, Festival de Verão, Ensaio Geral do Camaleão, Cerveja e Cia Summer com Ivetona em Praia do Forte, Carnaval. Em fevereiro, (detalhe que esse ano começa 31 de janeiro), então os casais do orkut são raros. O que vale é o beijo vazio, gratuito nos blocos e becos. É o sexo sem sentimento, sem afetividade. O coração palpitante dos romances incertos de verão. A noite povoada pelos amigos, ou vazia por causa da solidão. Cariocas, paulistas, mineiras putz las gringas, made in france, eua, as italianinhas isso sem contar as baianas que com seu cheiro, jeito e encanto, encantam qualquer homem...

Então, o que era fardo antes do verão transforma-se em saudade. O que era excesso te faz uma falta...! E aquela namorada ou namorado que você dispensou para curtir o verão te deixa com saudade. "Amor de praia não sobe serra e o verão passou, já era!" E bate aquele arrependimento de quem acabou de comer duas pizzas em pleno regime. Aquela malhação segura e pesada antes do carnaval já não é mais tão freqüente. Ahhh verão traiçoeiro! Uma Iara que canta para seus ouvidos e te encanta. Assim é o carnaval da Bahia, assim é o coração dos baianos...
P.S: Recebi esse texto por e-mail nesse final de semana.

3 comentários:

Unknown disse...

MUITO BOM O TEXTOO!!!
E o piro que é tudo verdade!!
bjux

Anônimo disse...

Adorei este texto,Leandro

Se vc permitir gostaria de reproduzi-lo num futuro PAPIRO AMIGO

Abração!

Marina disse...

Respondendo: Acho que a gente aprende com o tempo, fica tranquilo qeu eu não vou pisar no teu pé e falar palavrão. =)

E...comentando: Talvez os amores de verão não subam a serra porque não seriam mais amores "de verão"! Oo
hsuahsuas
Sei lá, perde a graça.

Um beijo