quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Novas brincadeiras

Quando eu era criança gostava de brincar de polícia e ladrão. Não curtia muito aquele que era tipo pega-pega, a menos que valesse no bairro todo. A que eu mais curtia era a que usava armas de brinquedo. Nada de atirar bolinhas, ou água, apenas apontar a arma pro outro e dizer a palavra "pow" que o adversário morria. Tudo corria bem, não tinha roubos de dizer que a bala não pegou.
Gostava também de jogar War, mas aí foi quando eu já era adolescente. Junto com jogo da Vida era o meu preferido. Com o sucesso de War, a Grow tratou de lançar novas versões dele. O War II tinha aviões, tanques de guerra, era mais estratégico e tinha mais objetivos. Mas o II não cheguei a jogar. O primeiro era mais tradicional. Depois do II, lançaram o War: Império Romano. O nome já auto-explicativo, o mapa tinha províncias e os domínios do grande Império em torno do Mar Mediterrâneo.
Depois o designer Fábio Lopez criou o War in Rio. O mapa era dividido em Zona Sul, Norte, Oeste, Central, Av. Brasil e Baixada Fluminense. As sub-divisões dessas Zonas são dos morros, Jacarézinho, Mangueira, Providência, Cidade de Deus, Cantagalo e por aí vai. Ao invés, dos exércitos serem identificados pelas cores, eles foram chamados de BOPE, Comando Vermelho, Terceiro Comando, Polícia Militar, Amigos dos Amigos e Milícias. O jogo reproduz o cenário policial do Rio de Janeiro. O criador fez o jogo apenas por brincadeira, uma piada, mas não duvido que se alguém, com uma mala preta de 007 cheia de dinheiro, sentar para conversar com ele, essa piada pare nas prateleiras da B-Mart.
Na minha infância, ladrão era ladrão. Os traficantes não tinham espaço na mídia, nem mandavam fechar escolas e lojas, muito menos transformavam ruas e avendias em praça de guerra nos confrontos com a polícia e os postes de luz não se transformavam em trincheiras. Não sei se as crianças dos anos 2000 mudaram o nome de Polícia e Ladrão para Polícia e Traficantes.
Hoje a Polícia Militar e a Polícia Civil entraram em confronto e não foi contra traficantes dos morros do Rio e sim entre eles, em plena Sessão da Tarde e transformaram a porta do Palácio do Governo de São Paulo. Transfomaram a rua numa praça de guerra, tal como as ruas de acesso aos morros cariocas ou as principais ruas de Bogotá. Só espero que as crianças dos anos 2010 não inventem de brincar de Polícia e Polícia e nem batam par ou ímpar para ver quem será Polícia Militar e quem será Polícia Civil. Essa "política" já foi longe demais!

10 comentários:

Bem Resolvida disse...

mais um texto muito bem escrito!!

minha infancia foi longe de palavras como traficantes e barulhos de tiros!!
infelizmente minha filha cresceu ouvindo muitos...tiros...e muitas coisas sobre traficantes e drogas.

sabe-se lá como vai ser no futuro!!!


E eu tbm adorava jogo da vida, mas quando era bem novinha mesmo eu já mandava muito bem no atari. Tinha meus 5, 6 anos mas jogava melhor que muito adulto!!
melhor video-game EVER!!!

bjs!!

Camila disse...

Parabéns pelo post!
Quanta verdade, heim?
O que mais me assustou esses dias foi o confronto entre a policia civil (grevista) e a militar?
Policia contra polícia?
Que isso?!
Beijo e bom fds

Nandinha Martins disse...

perfeito
em resumo tudo o q queriamos ( Brasil) dizer...
vergonha neh?
e agora o q fazer...
xero

Mi disse...

Belo texto, e tenha a certeza que as coisas só vão piorar. Neste país, os malandros é que são valorizados.

Memê para você, ok?
Beijos.

Mi disse...

Oh é verdade, que cabeça a minha!

¬¬

Anônimo disse...

Show o seu texto,Leandro. Alias,ja começo a querer saber se a sua profissão tem a ver com a escrita em si. Se não tiver,comece a pensar nisto.
O conflito foi mesmo um absurdo. Por mais que hajam razões dos dois lados,houve um verdadeiro ato non sense. Jamais poderiam chegar onde chegaram.
Mas é o nosso país.Tristes tempos!!

Grande abraço!

Saulo disse...

Excelente post.
Realmente o que aconteceu foi lamentável, uma coisa horrível, sem explicação.

Anônimo disse...

Texto excelente principalmente o último parágrafo.

Vinicius Grissi disse...

Cenas complicadas. O ano está repleto de casos "policiais" preocupantes. Lindembergue que o diga...

Tha disse...

Seu post é infelizmente a mais pura verdade, o que está acontecendo com o brasil?
Será que restará alguma coisa boa pra que nossos filhos possam crescer como nós crescemos??

E uma vergonha tudo isso!