domingo, 11 de maio de 2008

Time maduro

Na temporada 2004-2005, o Machester United caiu nas oitavas-de-finais diante do Milan com o placar de 1 a 0 para os italianos nos dois jogos. A superioridade do Milan era nítida, o Manchester não era páreo para os rubro-negros italianos. Paulo Vinícius Coelho, comentarista da ESPN Brasil, disse, naquela ocasião, que o Machester United era um time muito bom, mas ainda estava verde.
Hoje o Manchester United conquistou bicampeonato da Premier Liga Inglesa. A base do time que foi eliminado pelo Milan há 3 temporadas atrás foi mantida, inclusive os principais jogadores do time dessa temporada, o veterano Ryan Gigss e os jovens Wayne Rooney, Cristiano Ronaldo, além do zagueirão Rio Ferdinand.
PVC tinha razão. Quando perdeu do Milan, o time ainda estava verde. Hoje, o time está maduro. A campanha do bicampeonato teve altos e baixos, mas o time soube se comportar, aproveitou as oportunidades que apareceram e soube administrar a vantagem que construiu diante o Chelsea. Na reta final do campeonato, o Manchester caiu de produção. Antes disso, o time vinha jogando muito, jogava bonito, encantava. Foi apontado como o melhor time do mundo. Mas da metade de Abril pra cá, o Manchester caiu de produção, algo normal no futebol, pois são muitos jogos e não tem preparo físico que permita um time jogar bonito a temporada inteira. Porém, o time soube administrar a vantagem e mesmo com a subida de produção do rival, Chelsea, não permitiu que fosse ultrapassado. O técnico Alex Fergusson soube fazer o rodízio na hora certa e, além disso, outros jogadores que eram coadjuvantes começaram a aparecer nos últimos jogos, como Tévez e Paul Scholes.
No jogo de hoje, que garantiu o título, os diabos vermelhos venceram o Wigan, fora de casa por 2 a 0. Cristiano Ronaldo e Giggs marcaram os gols. Este último inclusive se tornou o jogador que mais vestiu a camisa do Manchester United, ao lado de ex-jogador, Sir. Bobby Charlton, completando a marca dos 758 jogos. Ryan Giggs deverá superar Charlton no próximo dia 21 quando o Manchester entrará em campo para disputar a final da Liga do Campeões contra o Chelsea.
O Manchester é um time maduro. Seus jovens craques de 2004, estão mais experientes, inclusive Cristiano Ronaldo é o favorito para levar o prêmio de melhor jogador do mundo 2008. A diretoria soube segurar seus talentos e esperou o amadurecimento deles. Agora falta apenas o título de campeão europeu para coroar de vez este belo time que o Manchester vem montando desde 2004.
*****
"A primeira lei da natureza é a tolerância, já que temos todos uma porção de erros e fraquezas"
Voltaire, filósofo

2 comentários:

Anônimo disse...

Um texto de quem entende e acompanha o futebol ingles.
Abração,Leandro

Vinicius Grissi disse...

Realmente o time do Manchester hoje amadureceu. Conseguiu reforços importantes, alguns jogadores subiram muito de produção, e hoje os Diabos Vermelhos estão prontos para conquistar títulos. Aposto neles na final da Champions.