terça-feira, 20 de maio de 2008

Mudanças de endereços

Amanhã a capital inglesa mudará de endereço. Londres deixará o posto de centro da Inglaterra por um dia. Todas as atenções dos inlgeses, além do resto da europa e do mundo, estarão voltadas para Moscou, que também deixará de ser a capital da Rússia. Amanhã acontecerá a finalíssima da Liga dos Campeões da Europa que será decidida entre dois times ingleses Machester United e Chelsea. O palco da festa será o estádio Luzhniki, antes chamado de Estádio Olímpico de Moscou em outras eras.
Moscou está cheia de inlgeses. Não é mais nem necessário ter visto num passaporte inglês para entrar na Rússia. Basta apenas apresentar o ingresso da final. Este foi um dos primeiros decretos que o novo presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, assinou. Convencido pelo bom senso de que não daria tempo suficiente para que todos os ingleses com passagem marcada e ingresso na mão conseguissem o visto para entrar no país.
Não arrisco nenhum palpite para a final. Os diabos vermelhos do Manchester dominaram a maior parte da temporada, apresentando o futebol mais bonito do mundo, além de ter o favorito ao prêmio de melhor jogador do mundo no seu elenco, o português Cristiano Ronaldo. Entretanto, o Chelsea cresceu bastante de produção nesse final de temporada. Enquanto que o Manchester apenas administrou a vantagem que tinha em relação ao mesmo Chelsea, para ser campeão inglês, os Blues colecionaram vitórias convincentes, inclusive uma sobre os diabos vermelhos na casa dos rivais.
O Manchester chega com pompa para a final e com a faixa de bicampeão inglês no peito. Já o Chelsea chega mais inteiro e numa fase melhor que os rivais. O embate entre Cristiano Ronaldo, estrela do Manchester, e Didier Drogba, principal jogador do Chelsea será de arrepiar. Fora isso, teremos dois dos melhores zagueiros do mundo em lados opostos, Rio Ferdinand vestindo vermelho e John Terry de azul. Será um jogão. Não vou palpitar, mas torcerei para o Manchester por pura antipatia pelo Chelsea. Será também a primeira vez que o dono do Chelsea, o bilionário russo, Roman Abramovich voltará para sua terra para disputar um jogo importante. Teoricamente, os ingleses do Chelsea jogarão em casa. Na quinta-feira, tudo voltará ao normal, Moscou voltará a ser a capital da Rússia e a capital inglesa voltará a ser Londres. Resta apenas saber onde será a festa, se em Manchester ou em Londres.

3 comentários:

Renata Silva disse...

Continuo não entendendo nada de futebol, mas como vc comentou do futebol inglês, lembrei de um filme sobre os hooligans - muito bom, por sinal. Juro, queria assistir um jogo deles apenas para registrar o fanatismo.
Beijos

Anônimo disse...

Torci pro Chelsea ganhar,Leandro. Mas confesso que fiquei com pena do C. Ronaldo qdo ele perdeu o penalti.
Abração!!

Vinicius Grissi disse...

Foi um jogão. Mas apesar de ter jogado melhor o Chelsea, fiquei feliz com o título do Manchester, que foi superior ao longo da temporada.