terça-feira, 13 de maio de 2008

O único problema do Homem

Quase um ano depois que me mudei para o prédio onde eu moro até hoje, rolava a conversa de que iriam construir um campo de futebol, uma quadra e um parque de diversões para crianças. Isso foi em 1998, eu tinha 15 anos. Como o prédio ainda não tinha nada, lembro que a gente batia baba (na gíria, mais conhecida como pelada, futebolzinho) no playground do prédio mesmo. Tinha um cara, chamado Expedito, que a função dele era chefiar os zeladores, além de vistoriar as dependências do prédio. E sempre reclamava com a gente por causa da área que fazíamos de campo de futebol.
O terreno que diziam que seria o campo era um barranco alto e o topo era fino, na forma de um lado de uma pirâmide. Do alto dos meus 15 anos não imaginava muito como os caras iriam fazer para transformar aquilo num campo, já que as áreas onde seriam o parquinho e a quadra eram bem mais fáceis e viáveis. Entre uma bronca e outra de Expedito, a galera conversava com ele e, claro, o principal assunto era o campo de futebol. Expedito falou uma coisa que até hoje não me esqueço: “Hoje, o problema do homem é só ter o terreno. Tendo o terreno, ele pode fazer qualquer coisa que imaginar.”
O universo foi originado a partir da explosão do Big Bang há 13, 5 bilhões de anos atrás. Para entender melhor e achar respostas para diversas outras perguntas, os cientistas criaram uma máquina capaz de recriar essa explosão que deu origem ao universo. Claro que em suas devidas proporções, nada que vá acabar com tudo que existe hoje e formar uma outra coisa diferente do que foi feito há 13,5 bilhões de anos. Porém eles temem que a explosão seja tão poderosa a ponto de criar um miniburaco negro, já que este último é resultado do colapso de estrelas gigantes. A máquina custa 4 bilhões de euros e está sendo bancado pela Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (Cern), com sede em Genebra, na Suíça.
Outra pesquisa que poderá salvar a Terra diz respeito ao aquecimento global. Como todos nós sabemos, o aquecimento global é o problema de maior preocupação da humanidade. Tudo porque ele pode destruir a vida na Terra. O químico holandês Paul Crutzen observou a erupção do vulcão Mount Pinatubo nas Filipinas em 1991 e pôde constatar que o enxofre lançado, formou uma camada que resfriou a Terra em 0,5 grau Celsius no ano seguinte. A camada de enxofre refletia os raios solares e por isso permitiu o resfriamento da Terra. Com base nisso, Crutzen chegou à conclusão que injetando partículas de enxofre na estratosfera, resfriaria o planeta e daria tempo para os seres humanos reduzirem as emissões de gases causadores do efeito estufa. Isso não seria a solução para o problema do aquecimento global, mas sem dúvidas seria um meio eficaz para saná-lo. Esse projeto custaria entre 25 e 50 bilhões de dólares.
Voltando a sabedoria de Expedito, o homem precisa apenas de dinheiro para fazer qualquer coisa. O único problema dele é arranjar o dinheiro ou alguém que o banque. Com dinheiro, o homem pode recriar o Big Bang, simular os efeitos de um vulcão para solucionar um dos maiores problemas do planeta. Hoje, o problema do homem é só ter o terreno (dinheiro). Tendo o terreno (dinheiro), ele pode fazer qualquer coisa que imaginar.

4 comentários:

Renata Silva disse...

Não, terreno não basta.
É preciso de muita imaginação tb.

Beijos

Anônimo disse...

Respeito a sabedoria do Sr Expedito, mas acho que existem outras variáveis necessárias. Como disse a Re, imaginação é uma delas. Consciência, outra! E por aí vai...rs...
Super texto, menino!
Beijoconas

Vinicius Grissi disse...

Ótimo texto. Cada dia melhor passar por aqui...

De fato, o dinheiro tem possibilitado qualquer coisa. Mas não é capaz de mudar a cabeça dos homens para o bem. Infelizmente.

Anônimo disse...

A grana é mesmo importante,sem duvida,Leandro. O Expedito tem razão. Mas permita-me acrescentar mais um pequeno detalhe: tem que SABER usar. Caso contrario sera gasto à toa.
Esta tal maquina que recria o big bang,confesso,só tem me trazido maus pensamentos.Sei não!!

abraços!!