domingo, 4 de maio de 2008

Na vitória ou na derrota

Um amigo meu apostou que Botafogo, Bahia e Palmeiras seriam campeões hoje. Se ele apostou de fato, ganhou apenas com o Palmeiras que meteu 5 a 0 na Ponte. Já os outros dois times, como diz o Mão Branca do programa Se Liga Bocão, o fumo entrou!!
Na verdade não sei se ele apostou nesses três times. O que eu sei é que ele torce pra esses três times. As televisões daqui passaram os jogos dos três times. A Globo passou Botafogo x Flamengo; a Band Palmeiras x Ponte Preta; e a Record Bahia x Vitória da Conquista. Fico tentando imaginar como seria ver os jogos ao mesmo tempo. Eu preciso me concentrar no jogo pra me emocionar, xigar juiz, jogador que erra, jogador adversário, pular, gritar, enfim, me emocionar com o jogo, para no fim, se der tudo certo, eu gritar e depois ficar aliviado pelo resultado.
Claro que dá para acompanhar vários jogos simultaneamente, os comentaristas de futebol fazem isso toda quarta, quinta e nos finais de semana, mas você não sente as emoções, apenas acompanha friamente o que acontece nos jogos, ver os gols e pronto. No final levanta da poltrona e a vida segue normalmente. Vejo jogo assim sempre que meu time não está jogando. Liga Inglesa, espanhola, italiana. Pouco me importa quem ganha, nesses jogos eu só quero ver jogadas bonitas e gols.
A graça do futebol está nas emoções que o seu time te proporciona durante os jogos e não apenas nos resultados e nas conquistas. Eu adoro sofrer durante os jogos, principalmente nos que o São Paulo vence no final. Por exemplo, tomara que o Tricolor paulista se classifique de forma dramática, e nos pênaltis se possível. Dá mais graça e sabor na conquista. Mas também dormir puto depois de uma derrota e ouvir as gozações no dia seguinte, fazem parte da graça do futebol.
No lugar do meu amigo, hoje não seria um dia lá muito bom. Ganhar de uma larga diferença é bom, mas é muita tranquilidade. E engolir duas derrotas na mesma hora é um filme de terror, ainda mais sem poder sentir a emoção.
*****
"Excepcionalmente hoje, a frase de domingo será na terça."
Leandro Aragão, administrador de empresa e blogueiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vc tem razão,Leandro: a vitória foi tão facil que não achei graça alguma. Faltou emoção!

Abraços!!

Anônimo disse...

tá bom que torcedor quer emoção... mas quer tb a faixa de campeão né? rs...
mas não tou podendo falar de futebol. este inicio de ano não foi bom pros meus times!
beijocas