quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Tempo perdido

O que vocês fizeram nos últimos 2 anos? Bom, eu trabalhei, esboçei uma tentativa de estudar para concurso público, assisti a final da Libertadores de 2006 no estádio do Morumbi, viajei para Coité, Pombal, Santa Luz (todas cidades do interior da Bahia), Aracaju (SE) atrás de festas, passei os últimos reveillons, respectivamente, em Arraial D'Ajuda (BA) e em Caldas Novas (GO) e nesse ano começei um curso de MBA.
Já Renato Correia de Brito, William César de Brito e Wagner Conceição da Silva passaram os 2 últimos anos na presos. Eles foram presos porque confessaram ter estuprado e matado a jovem Vanessa Batista de Freitas em agosto de 2006. No início dessa semana, o caso teve uma reviravolta. Um rapaz de 19 anos confessou ser o verdadeiro autor desse crime e de ter matado mais 11 pessoas. Renato, William e Wagner alegam ter sido torturados pelos policiais para confessarem o crime que não cometeram. Os policiais chegaram a pedir 20 mil reais para deixar os três fugirem, como eles não pagaram, tiveram que assinar a confissão e foram para a cadeia.
Ontem os três foram soltos, agora a corregedoria da polícia de São Paulo terá que apurar a denúncia de tortura por parte de quatro policiais civis de Guarulhos envolvidos no caso. Mais um episódio vergonhoso da polícia que já não tem tanta credibilidade com a sociedade.
Renato, William e Wagner perderam 2 anos de suas vidas presos. Imagine se tivesse pena de morte no Brasil e eles tivessem sido condenados e executados. Será que ainda dava tempo para desenterrá-los, tirá-los do caixão e ressucitá-los?

8 comentários:

Bem Resolvida disse...

vi isso...com certeza eles não são os únicos presos inocentes no Brasil....

Anônimo disse...

Muito bem lembrado,Leandro. Por estas e outras é que sou totalmente contra pena de morte neste país ,campeão de injustiças.
Alias,bem fariam eles,se processassem o estado e ganhassem uma gorda indenização. Merecida por sinal.
Grande abraço!!

Renata Silva disse...

Ta aí um assunto complicado demais...
Eu vou abster de opinar dessa vez.
;-)

Beijos

Cinta Liga disse...

Oie... Ow me amarro aki viu.
Pode linkar sim vou linkar o teu tb blz?
Beeijos

Vinicius Grissi disse...

Uma vergonha. Não há outra expressão para esta situação. Infelizmente, acontece com muito mais frequência do que imaginamos.

Loba disse...

Perderam dois anos de vida, a dignidade ficou arranhada, o emocional pra sempre abalado. Sem contar com o que devem ter sofrido nos dois anos.
Agora, o Estado pagará uma indenização (com a devida morosidade que lhe é caracteristica), os policiais no máximo serão excluídos dos quadros da Polícia e a vida vai continuar.
É tão absurdo que a gente perde as palavras.

Beijo, queridinho

Beti Timm disse...

Leandro,
a injustiça, a todo momento, é cometida, sem o mínimo intuito de repara-la. Dois anos jogados numa vala comum, de jovens, que deveriam ser cuidados em vez de estarem nessa situação. Fico triste, e me dou conta que isto pode acontecer com qualquer um de nós. Estamos sempre a deriva da tolerância. Gosto de vir aqui, vc sempre aborda temas importantes. Beijos justos

Juliana Dacoregio disse...

Por isso que concordo com meu namorado quando ele diz que "na teoria é a favor da pena de morte, mas, na prática, não". A justiça sempre é passível de falhas. Leandro, o filme Na Natureza Selvagem eu assisti sim, mas não gostei. Até escrevi um post sobre ele. Vai lá em Cinema no meu blog que vc encontra. Mas se você gostou do filme, acho que não vai gostar muito do meu post, não. abraços:)
Ju Dacoregio