terça-feira, 4 de março de 2008

Imprevisível

A graça do futebol é ser imprevisível. Um clichê bastante usado é que o futebol é uma caixinha de surpresas. Evitarei recorrer ao clichê. Não quero usá-lo, mesmo que ele traduza bem o futebol. O bom desse esporte é que ele adora pregar uma peça quando menos se espera.


Da temporada 97/98 até 2005/2006, o Arsenal montou grandes equipes, teve craques como Henry, Pires, Vieira, Bergkamp e companhia. Venceu o campeonato inglês 3 vezes, foi vice 5 vezes. O time sempre deu show na Inglaterra, mas faltava um título na Liga dos Campeões, competição que sempre fracassava. Em 2006 chegou na final da competição européia, mas perdeu o título para o Barcelona.


Antes do início da temporada 2006/2007, o Arsenal acabou a construção do belíssimo e moderno estádio Emirates. A construção esvaziou o cofre do clube obrigando-o a vender seus craques. Sem dinheiro, só restou montar um elenco modesto, com muitos jovens, sem grandes craques. O Arsenal terminou o campeonato inglês na quarta colocação. Na Liga dos Campeões, o time foi eliminado pelo modesto PSV da Holanda nas oitavas-de-finais.


Na atual temporada, ainda sem dinheiro para montar um belo elenco, o Arsenal manteve a base da sua modesta equipe sem craques e montou um time eficiente. O técnico Arsene Wenger tratou de dar consistência à equipe. Os destaques do time são o excelente meia Fábregas e o matador Adebayor. O time eficiente, mas sem craques do Arsenal encontrou nas oitavas da Liga dos Campeões o todo poderoso Milan do melhor jogador do mundo Kaká, do talentoso Pato, do excelente Seedorf e do considerado melhor volante do mundo Pirlo. A diferença do Milan para o Arsenal não se restringia apenas na quantidade de craques, mas também na experiência do time italiano. Além do mais, o Milan é o atual campeão da competição. No primeiro jogo, o Milan conseguiu sair da Inglaterra com um empate de 0 a 0. O segundo jogo aconteceu hoje no estádio Sansiro, na casa do Milan. A lógica seria a classificação da equipe italiana que precisava apenas de uma vitória pelo placar mínimo. Mas como o futebol é imprevisível e não segue nenhuma lógica, o Arsenal meteu 2 a 0 no Milan em pleno estádio Sansiro, se classificando para as quartas-de-finais. Claro que ainda tem muito campeonato pela frente, ainda faltam as quartas, semi-final e a final para o Arsenal ser campeão. Ainda é muito cedo para dizer que o jovem time londrino será campeão. Porém, a conquista do Arsenal já é grande. Um time de muitos jogadores jovens e com pouca experiência bateu o atual campeão do mundo.


Quando tudo apontava para a classificação do Milan, o futebol prega das suas e o Arsenal se classifica. O futebol é uma caixinha de surpresas.

3 comentários:

Vinicius Grissi disse...

O Arsenal foi forte. Marcou como poucos, soube chegar com inteligência ao ataque e mereceu muito a vitória. Resultado justíssimo, e que também me surpreendeu apesar de não ser fã do futebol do time do Milan.

Anônimo disse...

Por estas coisas é que o futebol empolga e é o mais popular esporte do mundo. Já imaginou se não acontecessem as surpresas??

Abração!!

Loba disse...

pra mim, este é o grande barato do futebol! ele, além de ser esta grande caixinha de surpresas, é um dos maiores ( talvez o maior) agregador de pessoas! isso é lindo,né?
beijo menino