quinta-feira, 27 de março de 2008

Algumas grandes invenções e o triunfo de um mosquito

Homem inventou a roda a cerca de 5.500 anos atrás. Foi originada do rolo, um tronco de árvore. Mais tarde este rolo se transformou em disco. Daí foi um pulo para ela ser utilizada no transporte e depois nas máquinas servindo de polia e de engrenagem.
A roda também está presente em outra grande invenção do homem, o carro. Em 1769, Nicolas Cugnot utilizou um motor a vapor para movimentar um veículo. Esse veículo possuia três rodas e tinha lugar para duas pessoas. Quase dois séculos depois, Henry Ford passaria a fabricar automóveis em série, destacando-se o Ford T, fabricado de 1908 a 1927, cujas vendas ultrapassaram os 15 milhões de unidades.
A roda aparece também no avião criado por Santos Dumont, que no dia 23 de outubro de 1906 fez o seu primeiro vôo público em Paris, em seu avião 14-Bis. A aeronave utilizava meios próprios para levantar vôo e por isso foi considerado o primeiro avião da história.
Deixando a roda de lado... Em 1860, Antonio Meucci inventou um dispositivo chamado telefrone (como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos em 15 de junho de 2002). Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, sendo esta geralmente atribuída a Alexander Graham Bell. A primeira demonstração pública de Meucci teve lugar em 1860, e sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque. Quase 1 século depois, em 1947, o laboratório Bell, nos Estados Unidos, inventou o celular.Outra grande invenção foi a lâmpada em 1879, por Thomas Alva Edison. Após mais de 1.200 experiências, ele inventou a primeira lâmpada elétrica. Um filamento de carvão produziu luz durante dois dias seguidos, causando sensação, inclusive, muitas pessoas tomaram o invento como magia.
O planeta Terra ficou pequeno e o homem partiu para conquistar o espaço. Em 1957, a URSS lançou o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1. Uma semana depois o Sputnik 2 foi lançado com a cadela Laika a bordo sendo o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Em 1961, foi a vez do homem ir ao espaço e Iuri Gagarin tripulou a cápsula espacial Vostok 1. Já em 1969, o homem conquistou a Lua. Neil Armstrong foi o primeiro homem e pisar em solo lunar. A conquista do espaço ainda engatinha, mas o próximo alvo é Marte. A NASA estuda as possibilidades de mandar um homem para lá.
A grande invenção do homem no século XX foi o computador. Em 1943-44, Howard Aiken elabora o primeiro computador eletrônico com a IBM. Esse computador se chamou Mark 1, tinha 15 metros de comprimento e 2,5 de altura. Depois de 32 anos, em 1975, a 4ª geração dos computadores chegaram menores, o que permitiu entrar nas casas, e mais rápidos. Hoje, estamos na 5ª geração e o computadores continuam evoluindo a cada dia.
A Guerra Fria inspirou também outra grande invenção, a Internet. Tudo para possibilitar que os computadores militares trocassem informações de uma base militar para outra. O que hoje forma a Internet começou em 1969, até virar de interesse público no final de 1994.
A grande ferramenta que serviu de fonte de informações para fazer esse texto foi criada em 15 de janeiro de 2001. O Wikipédia é a grande enciclopédia da Internet. Lá tem tudo, a história de tudo que já foi visto e criado até agora, histórias das pessoas famosas, das revolucionárias. Tem também dos animais, até mesmo do Aedes aegypti, o mosquito da dengue que assola a cidade do Rio de Janeiro. Até agora já foram 29.889 pessoas infectadas pela denguem segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Depois de tantas invenções e até viagens espaciais, em pleno século XXI, 2008, a Secretaria estadual de Saúde já registrou a morte de 114 pessoas, até de crianças, pela dengue. A humanidade de grandes invenções ainda perde seus semelhantes para um mosquito.

3 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Belíssimo texto, e ótima lembrança. Realmente o "grande homem" ainda não aprendeu a domar a si mesmo, e a outros pequenos seres vivos...

Mamãe de primeira viagem disse...

arrasou!!
vc jah viu o curta "a ilha das flores"?
seu texto daria um curta no mesmo nível, excelente!!!!
abração!!!

Anônimo disse...

Perdemos pro mosquito pois existe um binômio insuperável,Leandro: falta de educação do povo e incompetência dos governantes.