domingo, 6 de abril de 2008

Os diabos vestem máscara

Eliot Spitzer, Max Mosley e Ilkka Kanerva perderam ou estão perdendo suas cabeças por causa da hipocrisia da sociedade e por seus exageros. Dos três, apenas o chefe da diplomacia finlandesa, Kanerva, perdeu o emprego por causa da caretice da sociedade.
Eliot Spitzer era governador de Nova York até que a Polícia investigando um esquema que agenciava garotas em Nova York, Paris, Londres, Miami e Washington, descobriu que ele era o cliente 9 de uma empresa chamada Emperor's Club Vip. Para não se descoberto antes em casa, o ex-Governador fazia o pagamento para a empresa, pelas garotas que fazia programa, usando empresas de fachada. Como esses pagamentos eram frequentes, o HSBC estranhou a movimentação financeira e comunicou as autoridades. Spitzer perdeu o emprego por ser hipócrita como a sociedade. Ela condenou o governador não apenas por causa das suas estripulias extraconjugais, mas principalmente por que ela o elegeu por ele ser a encaranação da ética, da moral e da lei. Antes de ser governador, Spitzer foi procurador-geral do estado e caçou os antiéticos, os imorais, os corruptos. Ele até estourou uma rede de prostituição e passou a apoiar o endurecimento da lei de Nova York para homens que pagam por sexo. O certinho Eliot é hipócrita como a sociedade, combate a prostituição quando está trabalhando e vai relaxar nos braços de uma prostituta quando o expediente acaba.
Já o atual e futuro ex-presidente da FIA, Max Mosley, pecou pelos seus exageros. Suas taras à parte, o erro dele foi querer se vestir exatamente de soldado nazista para dar chicotadas no bumbum das garotas que participaram da farra. Max ficou sem palavras por causa disso para explicar que suas fantasias sado-masô não são nada de extraordinário, nada que dentro de uma sociedade encontre pessoas com fantasias semelhantes, porém a referência nazista foi exagero dele.
O chefe da diplomacia finlandesa, Ikka Kanerva, obsecado por Johanna Tukiainen, uma dançarina de stripper americana, enviou entre 150 e 200 mensagens para ela desde que se encontraram em janeiro desse ano. Algumas mensagens eram até explicitamente sexuais.
A sociedade é hipócrita com relação a sexo. Todo mundo faz, mas ninguém pode ser descoberto, correndo o risco de ser ridicularizado, desrepeitado por todos. Alguns exageram nas suas brincadeiras entre quatro paredes, levantam a bandeira do moralismo, mas esquecem que são pessoas normais. Eles extrapolaram e como são pessoas públicas as chacotas e a ridicularização não ficam restritas apenas ao círculo de amigos ou aos colegas do trabalho, faculdade, escola. Nenhum deles é santo, mas na sociedade não existe nenhum santo. Entretanto, os diabos não podem ocupar cargos de destaque sem suas máscaras de santo.
*****
"Você é um bom pai."
Christopher em À Procura da Felicidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

A hipocrisia é tamanha que os corruptos são mais "aceitos"...
Abração!!

Mamãe de primeira viagem disse...

oi leandro.. obrigada pelo apoio...
já vi o filme, é realmente lindissimo....
grande beijo!!!