terça-feira, 15 de abril de 2008

Nosso Fulano do Brasil

Pelo segundo ano consecutivo Maya Gabeira ganhou o o mais importante prêmio do surfe como melhor desempenho feminino da temporada 2007/2008. Ela surfa ondas gigantes, o tamanho delas, em média, é algo entre 10 e 15 metros. Sim, a bela Maya dropa em cima de ondas que equivalem a um prédio de 4 andares.
Quando dava as manchetes do dia, o Globo Esporte se referiu à Maya Gabeira como a "nossa" Maya... Nossa? Não, ela não é nossa. Ela é dela mesma, da família dela. Digo isso porque duvido que o governo brasileiro, carioca e a própria Globo ajudou-a em algum momento no início da carreira dela, quando ela era simplesmente Maya, uma surfista desconhecida que ainda engatinhava no esporte, rumo à profissionalização. Poucas pessoas devem ter ajudado ela, apenas familiares, amigos e professores de surf.
A Globo tem dessas de chamar todo mundo de nosso, do Brasil, como a "nossa" Daiane, a "nossa" Jade, o "nosso" Guga Kuerten, "nosso" Felipe Massa e por aí, e sempre depois do nome de cada vem o "do Brasil". Só a Globo não ajuda ninguém a se desenvolver no esporte, ela não dá um centavo para ajudar na formação dos "nossos" atletas. Se o esporte não for futebol, vôlei ou basquete, o Brasil também não move uma palha para desenvolver os outros esportes para justificar o "do Brasil" depois do nome dos atletas barsileiros que sobem no pódio.
O governo brasileiro não deu um par tênis para Claudinei Quirino começar a dar seus primeiros piques na rua, nem uma passagem aérea para Acelino Popó de Freitas viajar para lutar em outro lugar que não fosse em Salvador. Não estou falando apenas do governo federal, mas no geral, incluindo os governos estaduais também.
Se dependesse do nosso país para se desenvolver no esporte, jamais que Felipe Massa, Nelsinho Piquet chegariam na Fórmula-1. Quando subir ao pódio alguma vez, Nelsinho será Nelsinho Piquet do Nelson, pois foi o pai dele que bancou toda a carreira do garoto até conseguir ingressar na F-1. Mas Nelsinho deverá subir no pódio enrolado na bandeira do país dele que não ajudou ele em nada para chegar onde chegará (se um dia chegar...). Por essas e outras é que admiro Fernando Alonso. O espanhol nunca falou o nome do país nos seus 2 títulos mundiais e sempre deixou claro que a Espanha não participou hora nenhuma da sua formação como piloto. Ele chegou onde está hoje, sozinho.
Do mesmo jeito, Gustavo Kuerten chegou ao topo do mundo no tênis, Daiane dos Santos, Jade Barbosa, Diego Hipólito foram campeões mundiais de ginástica superando seus limites e treinando em equipamentos defasados e recebendo uma bolsa-auxílio insignificante, ao contrário dos deputados e senadores do nosso país que juntando todos os auxílios, ajudas, benefícios, salários, verbas, batem fácil fácil nos 100 mil reais.
Por falar nos homens do Congresso, Maya Gabeira é filha do deputado federal Fernando Gabeira, que um dos políticos mais corretos do país. Li no blog dela que ou foi hoje ou será amanhã que ela irá passar o dia junto com pai, depois 8 meses sem se verem direito. Seria uma ótima oportunidade para a melhor do mundo duas vezes consecutivas dá um puxão de orelhas no pai e pedir mais verbas para os esportes que tem menos visibilidade no país. Para os esportes que só vemos os campeões colhendo seus frutos e nunca arando a terra. Mas por enquanto ninguém é "nosso", são apenas brasileiros e não do Brasil.

5 comentários:

Anônimo disse...

Vc tem razao,Leandro. Mas por outro lado,num país com tantos problemas como os nossos,seria uma grande utopia investirmos em esporte,enquanto muita gente não tem o que comer.
As empresas bem que poderiam ajudar,mas só investem se o retorno for totalmente garantido.
Falo isto depois de quase 20 anos como dirigente esportivo.

abração!!

Vinicius Grissi disse...

É verdade. Se o esporte no Brasil fosse mais incentivado, seja pelo governo seja por empresas privadas, já provamos que temos qualidade suficiente para ser exemplo em qualquer modalidade.

Apesar das péssimas condições, vira e mexe tem brasileiro brilhando em outros esportes especializados.

Mamãe de primeira viagem disse...

nossa ow... além de informação, vc sempre taz polêmica...
eu não conhecia nada sobre esse surfista...
mas quanto ao governo e a REDE BOBO de Televisão não ajudarem em nada, isso eu já sabia...
eles são uns hipócritas, quando as pessoas alcaçam o patamar de bons e excelentes, começa esse puxa saquismo sem tamanho. Sabe, eu não gosto dos Estados Unidos, mas tem uma coisa que eu admiro lá e que falta aqui, o incentivo aos esportes. E olha que aqui tem muito mais talento, com certeza....
Beijos

C.J. disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mamãe de primeira viagem disse...

tem brincadeira pra vc lá no meu blog!
beijos