terça-feira, 11 de agosto de 2009

Bandeirantes do século XXI

Em seguida ao descobrimento do Brasil, a côrte real portuguesa ficou na praia, tomando banho de mar, comendo as índias, frango assado, frutas recém colhidas, enquanto que os bandeirantes se embrenhavam pela mata embusca das riquezas minerais, prata, ouro e ceifando os inídios que ofereciam alguma resistência e não se escravizavam em paz e capturando os negros que tantavam fugir dos seus senhores.

Os bandeirantes abriam caminho, faziam trilhas e criando os primeiros vilarejos. A área de atuação deles era predominantemente no sudeste, onde hoje é São Paulo. Os bandeirantes usavam botas de couro, coletes, armaduras para se protegerem e as armas eram espingardas.


O tempo foi passando, mas os neo-bandeirantes continuam atrás do ouro alheio. Menos mal que pararam de caçar índios e escravos, já que os primeiros foram drásticamente reduzidos e os últimos foram "libertados" pela abolição da escravatura (porém muitos ainda vivem como escravos). A função de caçar escravos fugitivos passou para os policiais que usam coletes a prova de balas, botas de couro, quepe e armas como pistolas de diversos calibres, escopetas, cacetetes, gás de efeito moral e saco plástico...

Mas voltando aos bandeirantes da Era Moderna, no lugar dos coletes e aramaduras para a segurança, eles usam terno e gravata, para a segurança deles, usam seguranças 4x4 e a força policial quando julgam necessário, além de juízes, advogados e matadores de aluguel. No lugar das armas, espingardas, hoje eles usam caneta, papel, medidas provisórias, leis, decretos que fazem muito mais estrago que uma bala de espingarda e matam muito mais gente do qualquer bomba atômica.

Outra diferença é que os neo-bandeirantes não precisam mais se embrenhar na mata atrás das riquezas naturais, do ouro, da prata. O esquema agora é outro, são as riquezas que vão até os noe-bandeirantes...

9 comentários:

SexLand disse...

APOLOGIA PERFEITISSSSIMAAAAAA....

:)


TEM DIAS QUE EU SINTO VONTADE DE FAZER COMO O POVO EM NOVENTA E DOIS. pINTAR A CARA E IR PRA RUA.

AS PESSOAS ESTAO VENDO TUDO ISSO, E NADA FAZEM PRA MUDAR.

AI FICA DIFICIL.

E PENSAR QUE SOMOS NOS QUEM COLOCAMOS ESSES BANDEIRANTES LÁ...

TIRADENTES DEVE ESTAR SE REMECHENDO NO TUMULO COITADO.

Mi disse...

hauhaauhauahauahauahuaha!

DO disse...

Boa,Leandro!!

Betho Sides disse...

Oi Leandro...Cara eu vivo falando nisso.
O Encontro terá dois dias:
Chegada a Joinville dia 11 recepção no aeroporto e transporte para o local do evento...
dias 12 e 13, debates, passeios, amigo secreto, palestra(Jornalista famoso sobre "A mídia Blogue"), dia 13 às 19:00 horas embarque para casa...
Pacote: 7 vezes de R$82,00(estamos no terceiro mês)esse valor(R$576,00), incluí...passagens aéreas, transporte, hospedagem, alimentação e passeios.
Qual é seu e-mail.
E boa sorte, que sabe vc ganha o pacote!?
Forte abraço

Guiga disse...

Muito bom!!!!

Vinicius Grissi disse...

Muito bem pensada a simbologia utilizada. Os "neo-bandeirantes" estão cada vez ocupando mais espaço e dominando mais gente.

SexLand disse...

FOI EXATAMENTE ISSO QUE EU QUIZ DIZER....

E COMO É GOSTOSO A GENTE PERCEBER ESSAS MUDANÇAS NA GENTE, O TAL AMADURECIMENTO. COMO É GRATIFICANTE A GENTE VER QUE AS PERSPECTIVAS MUDAM PRA MELHOR, SE EXPANDEM, APRENDEM A LIDAR COM OS NAOS DA VIDA NEH LÊ?


PS: JAJA MEU AVAI CHEGA NO PALMEIRAS E NO SAO PAULO.

=O*

Saulo disse...

Essa foto do Cielo, heim. O cara está sendo homenageada por várias pessoas e com toda razão.

saulobotafogo.blogspot.com

Menina Nina disse...

Excelente texto! As estratégias dos dois realmente são bem parecidas. A comparação foi muito bem elaborada.