segunda-feira, 6 de julho de 2009

É pra você responder!

Vi duas das várias (que devem ter tido) matérias do Fantástico sobre Michael Jackson, uma não interessa e a outra me chamou muito a atenção . Não queria mais tocar nesse assunto, mas não resisti. É muita mídia em cima e já virou moda dar pitacos sobre a vida e morte do astro-rei do pop. O mundo inteiro só fala e discute isso, é na praia, no boteco, na igreja, no supermercado, só não na Coréia do Norte porque os caras estão ocupados testando mísseis.

A matéria que me chamou atenção falava sobre a apresentação dos Jackson 5 na TV Tupi (se não me falha a memória...). Dois caras que fizeram o meio-de-campo para a banda se apresentar na TV, foram chamados para contar essa história. Um deles destacou que a banda era muitíssimo bem ensaiada e insinuou que o rei do pop chegou onde chegou por causa da disciplina e do rigor dos ensaios. Pois é, o cara levantou a hipótese, em pleno Fantástico, para milhões de brasileiros aqui e no mundo afora, para a família brasileira que assistia, de que Michael Jackson devia ter agradecido todo o sucesso, fama e dinheiro ao pai (tirano).

Antes de mais nada só quero lembrar que a minha intenção não é destruir o ídolo, muito menos questionar o seu verdadeiro talento, também gostei dele na infância. Mas o sucesso da música de MJ é basicamente ensaios atrás de ensaios para se chegar a uma coreografia perfeita e surpreendente, sem contar com as roupas extravagantes (e originais). Esse pop que ele fazia é dança, coreografia, cenário, efeitos especiais, luzes, faíscas. O resto o computador corrige... E é claro que se tem que cantar um pouquinho.

Todo mundo joga pedra em Mr. Jackson tal como em Gení, mas se o patriarca da família não tivesse posto o pequeno Michael por 10, 12 horas ensaiando canto e os passos de dança direto, sem parar, ele teria se tornado Michael Jackson? Será que se o pequeno Michael tivesse tido uma infância de verdade e faltado alguns (vários) ensaios para jogar gude e soltar pipa, contando a mentirinha de que comeu um cachorro-quente na rua e ficou com dor de barriga a noite toda, e o Mr. Jackson tivesse passado a mão na cabeça dele dizendo “coitadinho, deixa ele brincar, é criança”, teria vendido, alguns anos mais tarde, 105 milhões de cópias só do álbum Thriller? Talvez sim, talvez não. Ninguém pode afirmar isso. Se o pequeno Michael não tivesse emplacado na música, não teríamos visto, curtido, adorado e idolatrado o Michael Jackson que conhecemos, porque ele não teria existido. Talvez fosse apenas uma Mariah Carey da vida ou uma instável Britney Spears ou uma Janet Jackson, enfim, seria o Robinho da música pop e não o Pelé.
Não podemos afirmar nada com relação a isso, o que foi feito já foi feito e o que aconteceu já aconteceu. Como não podemos voltar no tempo, já que Doc Brown guardou a sua grande invenção apenas pra si, sem divulgá-la na comunidade científica e sem ser contaminado pelo capitalismo para botar na esteira de produção e ficar multimilionário, só podemos brincar de imaginar e perguntar qual dos dois você preferia sacrificar: o Michael guri (que se tornou o que o mundo conheceu) ou o Michael Jackson astro do pop (assim ele não teria existido do jeito que conhecemos)? Quero sua resposta!

11 comentários:

Lelli Ramz disse...

Querido.. pode enviar os comentários do projeto pai por email no r0731r@gmail.com e sobre o MJ.. super sucesso e pq e como... prefiro não pensar.. prefiro admirar tanto talento.. e pronto.. pra evitar sensacionalismo.. msm

bjinhusss brigada pela presença sempre e a minha vc sempre terá aqui!
Lelli

DO disse...

Sacrificar é uma palavra muito forte,Leandro. O correto seria não prejudicar nunca. Mas a verdade é que só o próprio MJ é que poderia dizer o que realmente aconteceue todos os outros porquês. E se tudo valeu à pena.
Abração!

Rafaela Marinho disse...

Concordo, sacrificar é forte demais!
Somos tão condicionados pelos tablóides que mal posso dizer o que eu penso realmente sobre o Michael Jackson. E na verdade, não há nada de errado nisso. Não é obrigação que se tenha uma opinião formada pelo rei do pop. Antes fosse por políticos! O que seria mais válido - sem querer tirar méritos de Michael. Toda a fama que ele conquistou, sem sombra de dúvidas, esteve fortemente ligada ao modo como ele espetacularizava sua música, seu jeito de dançar, e tudo mais. Assim como na vida dele, só alcançamos nossos objetivos, se treinarmos, treinarmos e treinarmos. Michael, nesse aspecto, não fez mais do que o normal. No entanto, a questão que me vem à mente quando penso nele é: Como teria sido se ele ainda fosse negro? Teria feito mais sucesso? Menos? Desaparecido da mídia? Eu sinceramente, preferia ele sem plástiscas, com aquela carinha de quando cantava no Jackson 5!
Bom, não sei se respondi o que você queria! O texto ficou muito bem feito! Parabéns! Beijos!

Camilla disse...

Foi o que escrevi no meu blog.
De repente, esqueceram tudo de podre que ele fez...

Beijos

Marina disse...

Talvez, como você mesmo disse não temos como saber, mas acho que esses ensaios todos só veio a melhorar e pode ser que mesmo sem eles o Michael fosse um achado único e continuaria do mesmo jeito, beijos.

Vinicius Grissi disse...

É uma situação delicada. MJ tinha potencial e isto é inegável. Talvez não chegasse ao sucesso tão cedo, sem tanta disciplina. Mas seria um grande músico, de toda forma, porque tinha muita qualidade no que fazia.

Barbara disse...

Os dois foram absurdamente sacrificados.
Das causas desse sacrifício, apenas excluo o talento para ser astro, o que inclui tudo o que você escreveu.
As outras causas , são de maldade, de ganância, de poder.
Na verdade preferiria que nenhuma criança fosse sacrificada em seus direitos e vemos isso no nosso bairro, nas escolas, acontecendo todos os dias.
E um tipo de sacrifício que não fará delas "estrelas" em nada, mas as condenarão à sombra.
Este sacrifício me incomoda mais.
Embora você não tenha perguntado.
Desculpe, sou metida.
Mas sua colocação é desafiadora, do tipo: Se correr o bicho pega se ficar o bicho come.
Perspicácia sua.

Beti Timm disse...

Filhote, talvez realmente, ele não teria sido o que foi, mas algo tão tirano, tão carregado de pressões, não foi o ideal. Talvez ele preferisse ser um menino normal e não o adulto problemático e triste que se tornou. O sucesso para ele não foi uma escolha e sim uma imposição!

O Gil diz em uma música sua, muito pouco conhecida que diz o seguinte: "Bob Marley morreu, porque além de negro era judeu. Michael Jakson ainda resiste pq além de branco ficou triste."

Beijinhos filhote.

Beta Setimi disse...

Nossa, que pergunta difícil... então deixo outra no ar... será que não existem por aí outros pais tiranos que sonham em ver seus filhos artistas (especialmente nos EUA) e impõem a tal rotina militar e mesmo assim eles não viram um fenômeno como michael jackson? Tostines vende mais pq é fresquinho ou é fresquinho pq vende mais? hhahahahaha
vale a resposta 'é uma conjunção de tudo'?

Aline disse...

Disciplina é TOTALMENTE diferente de abuso, violência e ignorância! MJ tinha muitoooo talento, poderia ter sido tão grande como foi sem tantos ensaios também.

Magui disse...

Eu vi o depoimento de uma pessoa dizendo que ele , já adulto, dançava em casa enqt tinha uma idéia e era fantástico.O diretor do Clip onde ele dança de preto com as luzes no chão que o acompanham, disse que aquele clip foi feito de improviso, que MJ disse que queria dançar e não ficar parado e que o ilumindor foi tentando segui-lo e MJ fez como se estivesse conversando com o iluminador. Vi sua mãe dizendo que ele levantava-se à noite com um grito (UH!) e qd ela perguntava o que havia ele dizia que tinha tido uma idéia e ia escrevê-la.Sua apresentação no Japão ele salta do chão e fica parado enqt o povo ulula, tira os óculos lentamente, tudo bolado por ele.Aquele cara que apareceu no carnaval do Rio,voando em um foquete, foi invenção do MJ na saída do palco no Japão.Eu vi um cara da mixagem dizendo que era MJ quem fazia a mixagem, bolava tudo, que ele quem descobriu o uso de seis canais, como regular a mesa inovando tudo, dando coordenação aos sons e criando mixagem de ritmos, nascendo um novo pop, criando indiretametne a tecnomusic.As coreografias são repetitivas depois de alguns anos mas foi ele quem inventou. Ele não precisava ter sido tão exigido pelo pai, tudo sairia como saiu porque seus irmãos tb sofreram a mesma pressão e pararam no caminho.
Seu produtor disse que MJ tinha as idéias e eles corriam atrás do dinheiro para concretizar e tudo era caríssimo!

Se seu pai não lhe tivesse roubado a infância ele teria crescido psicologicamente e não teria sido uma criança a vida toda e, talvez, estivesse ainda entre nós, não precisasse tomar remédios para enfrentar seus caluniadores ávidos de escândalo, não teria vitiçligo que é uma doença em pessoas sensíveis que tiveram um choque psicológico.
O poprock começou com Elvis acabou com MJ, refletindo o nascimento e morte da hegemonia americana no mundo.