quarta-feira, 3 de junho de 2009

Tudo farinha do mesmo saco

É engraçado como as coisas são. Cada nicho tem suas características, seu mundo, suas escolhas, seus gostos, enfim, todo mundo vive de maneira igual, seguem as mesmas leis, mas com ideais e pensamentos diferentes e cada um no seu canto ou, como se diz no pagode baiano, cada qual no seu cada qual.
Domingo de noite, abri a internet, no meu computador a página inicial é o site Terra, pra ver as notícias e uma das manchetes era de que naquele momento estava acontecendo o MTV Movie Awards, premiação do cinema feita pela MTV. A manchete dizia que o filme Crepúsculo era o mais indicado e favorito a levar a maioria dos prêmios.
Existem várias premiações do cinema. Cada uma interessa quase que exclusivamente ao seu público-alvo. O da MTV é voltado para os adolescentes e por isso Crepúsculo recebeu mais indicações. Já vi o trailer, só que não pretendo assistir o filme, mas suspeito que trate-se de um filme sobre vampiros (ou criaturas do além originadas nas profundezas do mal, com força e poderes sobrenaturais e que sempre tem um desertor que passa pro lado do bem) que tem ação para empolgar os garotos com as lutas e um romance água com açúcar para as menininhas suspirarem com a história de amor entre o casalzinho que é formado no início da história, entre o mocinho de gel no cabelo, corrente no pescoço, coragem e força pra vencer o mal, e a linda mocinha de chapinha no cabelo, corpo de modelo, que passam o filme inteiro sendo separados por tudo e por todos, se beijam selando a união eterna no final do filme sob a trilha sonora feita pela banda pop do momento, que coincidentemente ganhou a Escolha da Audiência no último VMA (também lembro da minha época).
Já o Oscar é para a massa pop adulta que se julga culta, esperta, jurando de pé junto que não engole os enlatados que a grande mídia impõe, mas que na verdade engole tudo sem nem sentir e ainda acha gostoso. A escolha de Quem quer ser milionário? como melhor filme do ano ilustra muito bem isso. É um filme com ar de cult, jeito de bem bolado e uma maquiagem de politicamente correto, fazendo de conta que está dando oportunidade para os pobres coitados indianos catadores de lixo mostrarem que também são gente e que tem algo para mostrar para o mundo. No entanto, por debaixo do pano está a enorme vontade de Hollywood em fazer um filme de baixo orçamento com ingredientes sob medida para cair no gosto do grande público e faturar mais uma grana de 9 dígitos. E um diretor com enorme vontade de querer aparecer.
Já os festivais de cinema de Cannes, Palma de Ouro e entre outros são feitos pelos, verdadeiramente, cults, gênios arrogantes e gente que está no mundo a passeio, se divertindo fazendo filmes com criatividade, criando inúmeras técnicas de filmagem, iluminação e dando opiniões excêntricas, se esforçando ao máximo para trazer a realidade a tona. Utilizando o hobby como fonte de (uma boa) renda e fama.
Os públicos de cada festival ou premiação apenas se aturam. Alguns vivem se bicando, mas sem chegar as vias de fato, além daqueles que tentam ignorar, a todo custo, a existência do outro. O público da MTV nunca ouviu falar de Bernardo Bertolucci. Do mesmo jeito que o público de Cannes não sabe nem do que se trata Crepúsculo. Já o público do Oscar acha infantil filmes como Crepúsculo, nunca ouviram falar de Edukators e acharam justo Titanic ganhar um monte de estatuetas. Já o pessoal de Cannes não sabem da existência de Crepúsculo, ridicularizam Quem quer ser milionário? e dá valor a belas tomadas, edições de imagem, histórias complexas e a exposição da vida sem maquiagens ou plásticas na "versão do diretor".
Porém todo mundo vive no seu canto, cada um com sua cerveja ou refrigerante e pipoca na mão, sentados confortavelmente em suas poltronas, idolatrando seus ídolos, delirando com seus filmes e observando seus vizinhos para criticar a vida alheia. Todo mundo se comporta de maneira igual, mas cada um se acha diferente e estão sempre lamentando a escolha "anormal" da pessoa ao lado. Cada um com seu gosto distinto pensando que está botando pra fuder, mas todos estão vivendo no seio da mesma sociedade e fazendo as mesma coisa: bebendo leite. A diferença é que cada um sente o gosto que achar melhor.

13 comentários:

Fernanda Magalhães disse...

Putzz Le! Que texto r0x!

E cada um com a sua ignorância particular, só faltou isso rsrsr


Bjos meu lindo>

DO disse...

Por isto que tudo tem graça. Já pensou se todos gostassem do azul? Se todos fossem flamenguistas? Seria tudo muito chato.

Abraços,Leandro

Vinicius Grissi disse...

Crepúsculo ganhar tantos prêmios foi uma baita brincadeira de mal gosto com quem gosta de cinema.

Beti Timm disse...

Leandro, teu texto, sempre consciente e nos chamando a atenção para coisas que deixamos passar despercebidas, me lembrou uma música do Gil, que diz assim:


"Se morre o rico e o pobre
Enterre o rico e eu
Quero ver quem que separa
O pó do rico do meu
Se lá embaixo há igualdade
Aqui em cima há de haver
Quem quer ser mais do que é
Um dia há de sofrer."

Sempre temos a vã ilusão de que somos diferentes ou melhores do que está do nosso lado, mas aprendi, que na arte final somos todos iguais, com detalhes e características que diferenciam, mas todos iguais no final.

Como de praxe, perfeito teu texto!

Beijos carinhosos

Aline disse...

No fundo as pessoas são normais demais. E isso me cansa!

Beti Timm disse...

Putz, esqueci: beijinho meu filhote, virtualíssimo...rs

Magui disse...

Concorso com você e , por isso mesmo, não me interesso por nenhum deles e suas cartas marcadas.

Guiga disse...

É...isso tb me cansa viu!! Nem assisti Crepúsculo.

Beijo pra ti!!!
Obrigada pelo carinho de comentar no meu blog!!!!!!!

Menina Nina disse...

vc usou o termo correto: Ninchos. Isso por si só já define inúmeras diferenças. São públicos diferentes em todas as características, sejam elas de idade, cultura, entre outras.

Mi disse...

Rehab é tão Britney 'haha
E "Crepúsculo" é bom, tá?

Fernanda Magalhães disse...

Respondendo sua pergunta....

r0x! È você!

È algo do tipo, muito legal, diferente, bacana, saca?


Acho que respondi.

Bjos!

Idylla disse...

Oi Leoo....eu concordo c vc qndo vc disse no coment q deixou p/ mim q SSa n perde p ninguém, concordo plenamentee!!
E qnto a seu post concordo c vc tb...sobre esse filme crepusculo msmoo eu já ouvi falar muito mas nunca assisti tb n!!!
E seu raciocinio qnto a premiação dos filmes esta certinho eh bem assim mesmo que acontecem!

Beijossss =))

loba disse...

Outra puta crônica! Tu tá impossível, hein? rs..
Antes que me esqueça: preciso do seu endereço de e-mail, please. Urgente, tá?
Qto à crônica, concordo em numero, gênero e grau. Assim caminha a humanidade... e infelizmente, com um crescente grau de individualismo!
Beijocas