quarta-feira, 10 de junho de 2009

Made in Bahia

Um desses sábados, acho que umas duas semanas atrás, fui pra uma festa espuma mesmo (festa para o mitiê da cidade) e logo na entrada me deparo com um curioso panfleto de propaganda. O panfleto convidava para todos a irem para o Carnaval de Barcelona. As atrações? Asa de Águia, Banda Eva.

O carnaval de Salvador é tão forte que já faz escola no exterior. Mas não vou falar do melhor carnaval do planeta não. O que me chamou atenção foi o simples fato de Barcelona fazer um carnaval baseado no daqui. Durval Lellys, vocalista e líder do Asa de Águia, é quem deve ter começado com essa brincadeira. Ele botou o carnaval de Salvador na mala e levou pra Barcelona. A idéia vingou e agora estão convidando o resto dos baianos para irem pra lá ajudá-lo a fazer a festa.

É óbvio que o carnaval ia vingar lá. Os brasileiros estão espalhados pelo mundo todo, mas em alguns lugares a comunidade brasileira é grande. O poder do brasileiro vem da admiração dos gringos. Os brasileiros comandam em qualquer lugar que estejam. Nós somos a principal atração do mundo. Somos admirados por todos. E principalmente, sabemos como fazer festa. O que exemplifica minha teoria é o Brazilian Day que acontece em Nova Iorque. A maior cidade do mundo, praticamente, pára pra festejar. Agora me responda uma coisa, existe Japanese Day? Italian Day? Não, pelo menos eu nunca ouvi falar. Todo mundo paga pau pra brasileiro.

Aí um esperto, um baiano (o povo mais malandro do Brasil) leva o gostinho do carnaval da Bahia para os brasileiros que estão na Europa morrendo de saudade de casa. Os brasileiros se reúnem pra “Quebraê” com Durval e está armada a festa. Os europeus, ligados nas coisas boas da cultura brasileira, entram no esquema e começam a se balançar entrando na festa e se divertindo junto. No ano seguinte, a quantidade de pessoas aumenta e a coisa vai crescendo, até que Durval, com mais sede ainda de dinheiro, começa a chamar os brasileiros que vivem no Brasil para a festa de lá.

O problema é que a gente é muito preguiçoso, só queremos beijar na boca, fazer sexo, batucar, jogar bola e maguear tudo. Temos muito potencial para fazer qualquer coisa e dominar o mundo como Pink sempre tentou. Se Pink fosse brasileiro, o mundo era dele. Mas como os brasileiros são Macunaíma, preferimos fazer o que gostamos (sexo, futebol, música) e depois viramos pro lado e dormimos (preguiça). Pink gasta um esforço descomunal para conquistar o mundo sem obter sucesso até hoje. Prefiro viver que nem Macunaíma é mais interessante e muito mais gostoso. Se eu conseguir juntar dinheiro (sonho meu...) vou pra Barcelona curtir o carnaval, beber Heineken e pegar umas européias.

7 comentários:

Vinicius Grissi disse...

A idéia é realmente ótima e não tinha como dar errado. O Carnaval de Salvador não é um sucesso por ser em Salvador. Mas pelo astral contagiante da festa, onde ela vá nesse fomato, será sucesso.

Magui disse...

Por aqui carnaval baiano não pegou!!!

Anônimo disse...

haja fôlego, haja festa, haja tesão, haja....rs

DO disse...

Pois pode ter certeza que vc esta certíssimo.E me explica o que seria "maguear",rss

Abração!!

Beti Timm disse...

Ô filhote, tô rindo aqui, aliás tava meio down e acabei rindo! Tanks! Tem coisa melhor do que isso: fazer sexo, beijar e o melhor de tudo dormir depois de uma boa "transada", leve como um nenê, e sem conversinha após, bem radical, (ao menos eu), viro pro lado e durmo como um anjinho!

Beijinhos.

Aline disse...

Hahaha, eu vou com você! ;)

Unknown disse...

vamos todos....
Não custa nada fazer uma caridade. Já que temos o melhor carnaval do mundo, levemos um pouco desse prazer para os que não sabem fazer carnaval como nós.

beijos