sexta-feira, 29 de maio de 2009

O Ruim certo

Que Hugo Chávez é um ditador e um entrave para a liberdade de expressão na Venezuela disso ninguém tem dúvidas. Porém, estou começando a vê-lo com outros olhos. E na rabeira do venezuelano, vem Evo Morales, presidente da Bolívia.

Chávez é aquele cara que quer botar ordem na casa. Ele não conta conversa, seja quem for não terá vida fácil pra entrar no território venezuelano.
O principal inimigo de Chávez são os EUA, simplesmente porque os americanos se acham os donos do mundo por ser poderosos. Os ianques invadem qualquer território sob a bandeira da democracia, mas na verdade estão fazendo o mesmo papel que os europeus nos tempos dos descobrimentos. Portugueses, espanhóis, ingleses e franceses rodaram o mundo atrás de novos territórios que tivessem riquezas para serem exploradas. Chegavam, faziam um reconhecimento da área, matavam os índios rebeldes, tomavam conta do local e começavam a exploração, colonização, catequização dos índios, construção de igrejas e fortes, desova dos conterrâneos loucos varridos e depois iam embora (ou nem iam embora, que o diga os africanos).
Os americanos fazem a mesma coisa nos dias atuais. A diferença é que fazem o reconhecimento da área antes da invasão e quando descobrem alguma riqueza é que recolhem a âncora, abrem a vela e colocam a caravela a navegar pelos oceanos. Sob a bandeira da democracia, invadiram o Afeganistão, mataram os talibãs rebeldes, tomaram conta do local (e nem Obama pensa em sair logo), começaram a explorar o petróleo, colonizar afegãos, democratizá-los, levaram empreiteiras e os loucos varridos ficam por conta dos soldados que se ficarem na terra do Tio Sam vão metralhar universidades. A mesma coisa aconteceu e acontece com o Iraque que era de Sadam Hussein.

É por causa disso que a Venezuela está na lista negra. O problema é que lá existe um tal de Hugo Chávez que não abaixa a cabeça pra ninguém com o crachá de Washington e pra nenhum outro capacho deles. Sem sucesso pela via capacho-diplomática, os americanos pegam uma foto com a cara de Chávez colocam dois chifrinhos, pintam os dentes de serpente, colocam um tridente e apresentam pro mundo como o capeta em pessoa. Todo mundo se assusta com a foto photoshopada e passa a vê-lo como tirano. Aí Chávez pede apoio a população venezuelana. Os americanos então apelam para o plano B, financiando a oposição venezuelana, fazendo com que Chávez libere o seu lado tirano, pegando em armas e eliminando seus opositores. Assim, os americanos podem levantar a bandeira da democracia e convencer o mundo de que o líder venezuelano é o novo Sadam, mas sempre mirando, de canto de olho, no petróleo venezuelano.

O que os americanos querem é o que financia as guerras no mundo, que é o petróleo. Sadam Hussein não bateu testa com os americanos porque ele era feio, chato e ditador, e sim porque ele tinha petróleo que financiou toda a resistência iraquiana ao longo das décadas. Fidel Castro também tentou enfrentar os americanos, mas esbarrou em 3 obstáculos: não tinha petróleo (conseqüentemente, não tinha dinheiro), médicos só sabem salvar pessoas e atletas só sabem lutar em competições esportivas e não pegar em badogues, se entrincheirar atrás de postes e jogar pedra no inimigo. Por isso, Fidel parou junto com a União Soviética, mas fez questão de não abaixar a cabeça, mesmo que o seu povo tivesse que passar por necessidades.

As maiores riquezas do mundo são petróleo e gás natural. O dono de um país é o governo. É justo que o governo seja o dono do petróleo e do gás do seu país. Por isso, é justo que o “Mionzinho” de Chávez, Evo Morales, botasse a Petrobrás pra correr. A estatal brasileira quis dá uma de EUA e se apossar, por vias legais (diga-se de passagem), do gás boliviano. Ao contrário dos índios do século 15, 16, o índio do século 21 dispensou o arco e flecha e usou fuzil e metralhadora para expulsar os brasileiros.

Os americanos são poderosos, ricos, mas tem um ponto fraco, um calcanhar de Aquiles. Eles não se metem com gente com poder de fogo de destruição em massa, mesmo que seja limitado. Imaginem algum maluco meter uma bomba atômica em Manhattan e apagá-la do mapa? Por isso que os americanos não se metem com o Paquistão, nem com a Coréia do Norte. E na nova corrida armamentista do século 21, Chávez procura se aliar com os únicos no mundo que poderiam abrir o cofre com o segredo do armamento nuclear, Paquistão e Coréia do Norte e formar, segundo os americanos, o eixo do mal.

A Guerra nuclear é o visto no passaporte do mundo para o inferno, então por isso toda cautela para apertar o botão é pouca. Os países sentam para conversar com quem tem armamento nuclear, no máximo aplicam uma (simbólica) multa com o timbre da ONU para quem “ousa” entrar nessa brincadeira. Na mente dos “donos do mundo”, ninguém mais pode inventar de desenvolver esse tipo de armamento. Se eu tenho um 38, mando nessa porra e não quero que ninguém mais tenha para bater testa comigo! Esse é o pensamento dos americanos e por isso querem impor a política de quem tem tem, quem não tem, não pode ter mais. Já os que não tem são alvejados de bombas como o Afeganistão e o Iraque, nada de sentar para conversar e nem aplicar (simbólicas) multas.

Chávez só precisa de uma bombinha nuclear e de um lançador, que pode até ser um meio enferrujado da antiga União Soviética (é só dar um polimento e botar óleo nas engrenagens que funciona), para que os EUA não entrem nunca na Venezuela para roubar o petróleo alheio. E é justamente por isso que começo a vê-lo com outros olhos. Ele está defendendo o patrimônio dele, da Venezuela. Coisa que o resto da América do Sul deveria fazer para não ter mesmo fim do Oriente Médio. A ONU vira e mexe inventa de vir inspecionar as usinas de enriquecimento de urânio, porque isso é o caminho para se chegar na energia nuclear e, conseqüentemente, na bomba.Porém muita calma nessa hora. Bater testa com os EUA não significa ditadura, nem morte aos opositores, muito menos fita isolante na boca da imprensa! O povo é que tem que ter liberdade para escolher o seu líder e liberdade para pensar e falar o que quiser. Enquanto que os governantes devem cuidar bem do seu povo e protegê-los de ameaça externa. E não deixar que o mundo transforme a Amazônia num patrimônio do mundo, porque ela é dos sul-americanos. Quem mandou escolher território ruim?

11 comentários:

Marina disse...

Nem cego deixa de ver que os EUA só querem as riquezas que não possuem em excesso, agora é a Vanezuela, e em breve o Brasil caso tenhamos algum presidente que por acaso venha a discordar deles, principalmente porque o Brasil é um país cheio de riquezas naturais e só não foi "confiscado" ainda porque eles tem peixes maiores a pescar e pedras mais chatas a chutar.

Como vai rapaz? Estava com saudades do seu blog, agora que sou internetada novamente vou aparecer com mais frequencia, beijos.

Beti Timm disse...

Menino, vc surpreende a cada post, a cada atitude! Admiro quem fala sobre esses temas, com a fluência que fazes, para isso eu tiro meu chápeu( ou touca, pq aqui no sul, está de congelar ossos, agora a temperatura está de 6 graus)! Jamais escreverei desta maneira, vc está ótimo,teria muito orgulho de ter um filho como vc, assim como tenho de minha filha.
Acostume-se, pelo visto muitos elogios virão!

Beijos menino!

Ps.: não precisa agradecer, só fui justa!

Anônimo disse...

Leandro parabéns meesmo pelo post viu!!! Digno de oscar um assunto que todos fecham os olhos pra n enxerar!
Mas sinceramente acredito que os govrenantes estao poucos preocupados com problemas desta extensão, e ocupam-se com problemas q afligem mais sua vida e retorno pessoal... talvez seja por isso q os EUA seja quem eh hj.... enquanto uns correm atras de bons salarios, eles correm atras de riqueza para a nação!
Não esta certo pelos meios com q buscam-na claro, mas pensar como um pais ajuda!

grande beijo^^

tesco disse...

Ainda bem que você começa a ver Chávez com outros olhos, pois grande parte dos brasileiros estão iludidos com o mascaramento da mídia (e a mídia brasileira copia e incorpora a mídia americana), e o veem apenas como um ditador tentando amealhar vantagens pessoais. Descreveu bem a estratégia americana e o esforço que alguns líderes fazem contra o imperialismo americano, eu incluiria aí o iraniano Amahdinejad, que não é um louco e terrorista como a mídia afirma. _Abraço.

loba disse...

Leandro,
embrora não seja apolítica, tenho tetado me afastar das questões políticas, ainda que não nem sempre consiga. Apesar disso, tenho minha particularissima visão sobre os predadores e seus alvos e concordo inteiramente com o qu vc colocou sobre o EEUU. Qto a Chavez, posso concordar com sua politica exterior, mas sou radicalmente contra o regime tirânico que imprimiu na Venezuela. O tempo dos caudilhos tem que acabar, né? rs...
Outra ótima crônica, menino!
Beijo

DO disse...

Respeito demais o que vc escreveu,Leandro. Post corajoso e verdadeiro em grande parte. Principalmente no que se refere aos EUA. Mas discordo frontalmente na análise do Chávez . E nem preciso me estender pois,FELIZMENTE,vc mesmo colocou os motivos no final de seu post. Ele peca demais no tratamento de seu próprio povo,e com seus opositores. É um ditadorzinho de quinta categoria que pegou um discurso imperialista ultrapassado pra justificar seus abusos e suas grosserias.
Deixemos o idealismo de lado e só verifiquemos o principal: o nível de vida dos venezuelanos melhorou? Têm mais saude,educação? Liberdade de imprensa? Liberdades individuais? Direito à propriedade?
A resposta pra todas estas perguntas ,e muitas outras,é NÃO!!

Conheço uma familia venezuelana que votava no escroto no início. Arrependeram-se amargamente. Segundo eles,virou o país do NÃO!
Muitas coisas só podem fazer se o estado permitir.

E se permite,falar que a mídia mascara este desgraçado e outros ditadorezinhos de quinta,é de uma sandice monstruosa. Coisa de esquerdista que parou no tempo.

Abraços e parabens pelo post!

Fernanda Magalhães disse...

Oi querido...Passando rapidão pra deixar um xeiro. Passei por uma cirurgia e estou entrando pouco na net...Logo volto com mais tempo pra te ler.


Bjos de luz

Betho Sides disse...

Rapaz belo texto...Gostei mesmo! Respeito sua opinião, mas acho que você está com os olhos embassados...Visite meu blogue opine e se participar poderemos conversar sobre isso pessoalmente. Forte abraço

Magui disse...

Os EUA mandaram no petróleo da Venezuela por 100 anos em um contrato imoral.Não se conformam até hoje do contrato ter vencido.Chaves é maluco mas nem tanto...

Vinicius Grissi disse...

É complicado defendê-lo. Mas com certeza, Chavez tem pontos muito positivos no seu governo e grandes conquistas para seu povo.

Aline disse...

Hahaha, ótima conclusão!

O pior é ter que torcer sempre para o sucesso dos EUA porque se eles se derem mal, metade do mundo vai junto com eles. =\