quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Trinta e dois anos de atraso

Cheguei na estação com 2 horas de antecedência ao embarque. Dei um passeio por ela e fui procurar um café. Enquanto tomo meu café fresco e leio o jornal, observo o vai-e-vem das pessoas. Algumas apressadas, outras mais calmas. O tempo passa e o auto-falante anuncia 15 minutos para o embarque. É o meu trem. Procuro o portão de embarque e quando chego lá, novamente ouço o auto-falante. Porém dessa vez ele fala o meu nome e pede que eu me encaminhe para a administração.
Chego lá um senhor me pede o cartão de embarque. Ele lê, olha pra mim e entra numa sala. O auto-falante anuncia 5 minutos para o trem partir. Fico nervoso. Procuro o senhor com o meu cartão de embarque e ele me diz: "O Lord quer você entre na sala dele". Explico que o meu trem já está para sair e ele repete a mesma coisa e diz para eu me apressar se não quiser perder o trem. Na sala, o Lord me aguarda e, pacientemente, manda-me sentar. Ele diz: "Hum, ano de nascimento 1950." Da janela vejo meu trem partir... Perdi o meu trem.
Eu deveria ter nascido no ano de 1950. Sim. Era para eu ter 18 anos em 1968, quando a música brasileira surgia já no seu apogeu. A revista Rolling Stone listou os 100 melhores álbuns nacionais. No site que achei ela divulga apenas 10 e apenas 1 único álbum foi lançado em 1959, o resto entre 1968-1972. Eu deveria ter vivido essa época. Deveria ter visto a olho nu o apogeu da música brasileira. Queria ter ido para um show dos Novos Baianos, Os Mutantes, Gilberto Gil, Gal Costa. Mas perdi o trem que saiu em 1950.
Na sala, o Lord me diz: " Você vai perder esse trem. Vai lamentar quando começar a enxergar o mundo com outros olhos e com outra cabeça, isto é, quando você abrir a sua mente para o passado. Me desculpe, mas é assim que tem que ser.". E eu digo que já estava tudo acertado, tudo pronto para eu ter embarcado nesse trem. E ele, pacientemente, me explica: "Você é calmo, tranquilo, vai se sentar, esperar o ano de 1982. Botei você num avião. É mais rápido, seguro e utiliza tecnologia de ponta, de última geração. Você vai gostar, apesar de trem de ser mais charmoso." E Ele continua: "Essa época é perigosa para você. Quero te poupar, pois sei que fará de tudoe conseguirá ir para uma fazenda em Berthel, Nova Iorque, onde acontecerá o Woodstock. Lá vai ser muita doidera, temo o seu futuro. Mas não serei mau com você. Você curtirá os anos 90, que não será nada comparado a 1960-1980, porém lhe dará os alicerces necessários para que um dia você goste do som dessa época que você perdeu. E se você quiser, poderá ter uma idéia do que foi o Woodstock, se for a Glastonbury. E se der sorte poder ser que seja no ano em que tenha seus sons preferidos que aparecerão na década de 90."
E Ele finalizou: "Lamento que os sons de 1968-1972 que você curtirá nos anos 2000 não poderão ser vistos na sua época. Pelo menos não na mesma performance. Mesmo que eles voltem ou continuem ativos na música, não terão o mesmo pique, nem as mesmas imaginações. Mas sei que você irá aproveitar bem a sua época, coloquei algumas coisas que a geração de 60 e 70 não terão, mas eles vão abrir portas, para as gerações seguintes, inclusive a sua, escancará-las. Você vai gostar, tenho certeza disso e pode ver isso como uma recompensa pelo trem perdido. O seu embarque foi remarcado para 1982 e será de avião. Se divirta.".
"Ah! Tome aqui umas diárias do hotel aqui do lado, enquanto você espera o seu avião. Nos anos 2000, você verá muito disso no seu país. Ele será subdesenvolvido, você irá vê-lo crescer, mas é bonito, divertido, o povo é alegre e as mulheres sensacionais.". E eu deixo a sala triste por ter perdido a melhor época da música, mas esperançoso com as promessas Dele. E ainda bem que Ele não é político.

*****

Para ver o site dos 10 melhores álbuns brasileiros, clique aqui

13 comentários:

Anônimo disse...

Delicioso este texto,Leandro. Sempre surpreendendo,hem

Grande abra;co!!

Vinicius Grissi disse...

Belíssimo texto. E não sei se gostaria de ter vindo de trem. Estou feliz com o avião...

Patricia disse...

Amei a forma que vc expressou sua vontade de viver aquele momento.
Criatividade impressionante que você tem.

Parabéns!!!
Beijos!

Anônimo disse...

nossa otimo texto, se expressou mt bem mesmo!!!


bom, espero realmente que isso passe e se resolva logo pois nao kero ter + problemas com o grupo de dança

Mamãe de primeira viagem disse...

Leandro, fiquei fascinada com esse texto. Você se superou... Bom, Deus sabe o que faz. Se ele trouxe nesses anos 80 e não nas épocas de woodstkock, ele sabia que vc ia ser feliz por agora tb... E olha, já pensou, se fosse naquela apoca, vc nao viveria essa euforia danada de salvador... Espero que tenha valido a pena sua espera na estação!!! Beijos!!!

A Pimentiinha disse...

Nossa, ameei seu texto...
Como vc pode ser tão criativo e profundo????
sensacional!!!
a cada dia me surpeendo com vc!!!!
Só poderia ser da nossa Bahia!!!
Baiano não nasce, estréia, jah diz o antigo ditado!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Parabéns!!!

Ahhh e qto a alimentação, estou controlando siim... Pra mim não eh muito difícil...
O dificil eh a questão de ter horários certos pra comer... =/
Espero ver resultados na proxima avaliação física!!! daqui a 2 meses!!! uiiii! rsrs

BeijãO Léo!!!

Se cuidaaa

Criisss

Inside Me disse...

eu tb nasci em 82 =(
mas a vida vai seguindo seu ciclo, tudo tem um propósito... mas a música entrou mesmo em decadência viu, aff ¬¬'
bjs, leandro

Anônimo disse...

Ah, sempre sofri por não ter vivido numa época de grandes acontecimentos históricos. Daí inventei minhas vidas passadas: na passada, fui groupie e morri cedo; na retrasada, participei da revolução russa.

Adorei seu texto. Eu com certeza gostaria de ter pegado esse trem!

beijos
__________________
Outro blog da Mary

Saulo disse...

Belo texto, como sempre.
Valeu e até mais.

Unknown disse...

Já tive épocas de questionar o meu nascimento nos anos 80...Sentia vontade de ter nascido a uns 20 anos antes...Mas já me senti eternamente grata e satisfeita em ter vindo nos 80 e vivido toda a maravilha do avanço da tecnologia e modernidade.

Acho que o mais importante além disso tudo,é que você seja feliz,que viva sua vida da melhor forma que possa viver e que desfrute de cada minuto de sua vida,cada oportunidade,realmente como se fosse a última a se viver.Independentemente dos fatores externos a você.

bjinhus Lelê
a cada dia que passa,te admiro mais

Mi disse...

Eu queria ser jovem nos anos 80, fato.

Belo texto!
Beijos.

Anônimo disse...

rs... pensa pelo lado positivo: vc achou tudo prontinho!
É, foi uma época e tanto, viu? Mas foi tb uma época em que amordaçaram as nossas bocas, fecharam os nossos caminhos. Foi bonito, mas doloroso.
Seu texto está delicioso, Leandro! Me causou dois sentimentos: saudosismo e admiração!
Beijo, mocinho!

Camila disse...

Que belo pensamento!
Assim não estariamos vivendo o auge da musica-sem-letra no Brasil!
Adorei.
Beijos