domingo, 29 de junho de 2008

Nasce um mito

Numa bela tarde num parque: "Olha que bebê lindo!", disse um pequeno grupo de pessoas. Uma mulher do grupo diz: "Que fofinho, ele sorri pra todo mundo! Ele é tão amável.". Alguns perguntam: "Como ele se chama?". E a mãe do bebê responde: "Adolf. Adolf Hitler".
Numa outra cena, duas mulheres conversam: "Pauline, está encantada com filho de 1 ano dela. Ela acha o menino o mais lindo de todos e diz que o nenê dela é o mais inteligente de todos!". A outra diz: "Ah isso é normal, todas as mães dizem isso dos filhos, eles sempre são os mais lindos e os mais inteligentes. Isso é coisa de mãe coruja". O nome do filho de Pauline? Albert Einstein.
Como deve ter sido acampanhar a infânia, a juventude desses dois personagens? Será que as pessoas que viviam ao redor imaginaram que eles se tornariam dois dos maiores personagens da história da humanidade? Será que alguém olharia para o bebê Adolf dormindo num sono angelical e conseguiria visualizar no pequeno indefeso um dos maiores tiranos do século XX? Ou alguém conseguiu prever que Albert, do alto dos 4 anos de idade, seria um dos maiores gênios que deu novos rumos para humanidade? Creio que não.
Já escrevi algo parecido no blog antigo, mas eu queria ver Bob Marley nascer musicalmente. Queria ver um dos mais conhecidos músicos da história, que até hoje conquista novos fãs apesar de ter morrido há quase 30 anos, ainda anônimo tocando num barzinho ou na rua. Será que alguém previu o sucesso que ele viria fazer?
Imagine a cozinheira da casa dos Senna e vamos supor que ela viu nascer e crescer Viviane, Ayrton e Leonardo. Ela deve ter visto o pequeno Ayrton correr pela casa de velotrol. Deve ter ouvido as histórias empolgadíssimas do garoto Ayrton contando, com brilho nos olhos, a primeira vez que andou de kart. Deve ter visto a casa comemorando a primeira vitória de Ayrton no kart. Sentiu a casa menos cheia quando soube que o, agora jovem, piloto tinha ido morar na Inglaterra para correr de Fórmula 3. Deve ter feito um almoço especial para a família se reunir em torno do piloto Ayrton Senna para comemorar sua estréia na Fórmula 1. Certamente, a cozinheira deve ter ajudado na arrumação da casa para a festa da primeira vitória de Ayrton na Fórmula 1 e da enorme festa que deve ter ocorrido no final de 1988 quando conquistou o primeiro título mundial. E lembrou do pequeno Ayrton brincando de velotrol dentro de casa, quando este virou a válvula de escape do povo brasileiro durante um dos piores períodos que a economia do país passou. Será que quando uma certa criança brincou de velorol na sala, a cozinheira da família Senna chegou a cogitar que ali estava um dos maiores heróis do Brasil?
Queria ver um mito, um personagem da história da humanidade crescer. Queria ver ele ouvir um não de um empregador ou receber uma nota vermelha de um professor ou ouvir tocá-lo numa casa de show com apenas 4, 5 gatos-pingados na platéia. Será que já convivi ou convivo com algum e não sei? Será que um dia entrarei para a história da humanidade? Pretensão minha. Mas não faço questão de ver o meu nome na história, apenas queria ver um personagem dela crescer e quando ela escrevesse o nome dela, eu pensaria: "Quem diria, hein? Ninguém apostava naquele garotinho franzino ou naquela garotinha toda desconfiada.".
*****
"Digno e admirável é aquele que tendo tropeçado ao dar o primeiro passo, levanta-se e segue em frente”.
Carlos Fox, pensador

7 comentários:

Anônimo disse...

Quendo muito pequenos e jovens acabam reservando esse privilégio para os pais e os entes mais próximos.... depois a mídia trata de registrar e mostrar para o mundo tudo o que fazem !!!!!

Anônimo disse...

Talvez basta um olhar diferente,uma atenção redobrada...
A gente nunca sabe o que pode estar diante de nós.

Abraços!

Renata Silva disse...

Pois é... Deve ser interessante e de dar orgulho acompanhar o crescimento de quem nasceu pra ser grande.

Beijos

Vinicius Grissi disse...

É um pensamento de fato, muito interessante. As vezes, um "mito" da humanidade no futuro pode estar ao nosso lado, e ninguém vê.

Nunca tinha pensado nisso, mas deve ser realmente intrigante. Me deu vontade também! hehehe

Nando Damázio disse...

Talvez aí perto de você mesmo há um futuro mito ..
Achei bem interessante essa colocação sobre os mitos a que você se referiu !!
Passando para conhecer o blog ..
Abraço !!



www.amelhornoveladetodosostempos.blogspot.com

Mamãe de primeira viagem disse...

oi leandro.... muito interessante esse texto... olha, tem um primo meu que joga bola demais... acho que ele vai ser famoso ainda, já competiu até na Europa. Por enquanto, é o unico futuro mito que acompanho, isso por meus filhos não nasceram, é claro!!!! hehehhehe
beijos

* Suyanne * disse...

Hum, já pensei nisso algumas vezes ...
Quantas vezes algumas pessoas pelas quais "não damos nada" nos surpreende?
É bem interessante isso!
Gostei do texto :)

Obrigada pelo comentario! Ah, vc acertou, hehee
mas foi só um diazinho baixo astral!

Beijos