domingo, 8 de junho de 2008

A guerra está dentro da civilização

Não sou a favor das guerras, mas vejo que elas fazem parte da natureza. Toda vez que os homens entraram em guerra, todos levantam a bandeira de que isso é uma estupidez, irracionalidade entre outros adjetivos. Porém, o instinto dos homens, dos animais é entraram em guerra de tempos em tempos da sua existência.
Todo mundo reprova as atrocidades que os alemães fizeram com os judeus na II Guerra Mundial. As fotos das valas cheias de cadáveres vindos das câmaras de gás, dos campos de concentração podem ser realmente vistas como atrocidades, mas não como algo nunca visto antes. Ou os vitoriosos conduzindo seus prisioneiros de guerra para lugares cujas condições de vida ultrapassam as desumanas.
Acabei de assistir Apocalypto, um filme que retrata as civilizações antigas da América Central, antes da colonização. O que se passa nesse filme, também passa nos filmes que retratam a II Guerra Mundial. Os judeus podem ser vistos com as civilizações conquistadas em Apocalypto. Muitos prisioneiros nos campos de concentração morrem de doença, pestes, fome na grande guerra. A mesma coisa acontece com os prisioneiros oriundos das civilizações conquistadas. A câmara de gás, o paredão de fuzilamento são retratados nas tradições dos povos de matar os guerreiros derrotados, oferecendo o coração para os Deuses.
A diferença das guerras dos povos antigos para as guerras do Afeganistão, Iraque está no armamento. Enquanto que os guerreiros antigos se pintavam, colocavam as máscaras de guerra e se armavam com machados, pedaços de madeira, arco, flechas, os guerreiros de hoje também se pintam, colocam suas máscaras de infra-vermelho e se armam com AK-47, pistolas, aviões B-52, mísseis tele-guiados e bombas atômicas. As humilhações de Guantânamo são as mesmas praticadas pelos povos antigos.
A humanidade não está condenada e as guerras entre as civilizações não acabará com o mundo. Antes de a ver uma guerra atômica, antes de alguma civilização usar um armamento nuclear, o instinto de sobrevivência falará mais alto. Na hora de proteger suas famílias, os homens farão qualquer coisa, lutarão com colméias de abelhas, dardos com veneno de sapo e armadilhas. E eles utilizarão isso dentro do seu terreno, dentro das suas florestas como fizeram os vietnamitas contra os EUA e como fez o Jaguar Paw.
******
"Eu sou Jaguar Paw, filho de Flint Sky, meu pai caçou nessa floresta e meus filhos caçarão nela também quando eu morrer. Venham!"
Jaguar Paw, em Apocalypto.

3 comentários:

Anônimo disse...

parece que faz prte do instinto animal a constante conquista da superioridade. mas pra mim é inadmissivel que se busque a paz através da guerra - argumento comum aos senhores da guerra, né?
concordo com vc: as guerras não extinguirao a raça humana. mas como são dolorosas!!!!
beijo menino!

Anônimo disse...

Muito bem lembrado,LEANDRO. Por coincidencia,tbem peguei uma parte deste filme,neste final de semana. E vc está coberto de razão.
Abração e uma otima semana!

Vinicius Grissi disse...

Infelizmente, de fato, as guerras fazem parte do homem. Na verdade, fazem parte dos animais. Só são guerras aqui, porque os homens se organizam em grandes grupos. Mas o instinto de sobrevivência vai sempre falar mais alto.