terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O politicamente (in)correto

Juvenal Antena é um criminoso politicamente correto e por causa disso eu não gosto dele. Ele é em cima do muro, não sabe se é bandido ou se é mocinho. Aguinaldo Silva tenta empurrá-lo como mocinho e ele não deveria ser, suas características são de um chefe da máfia ou, talvez muito mais apropriado, um dono de morro.

Juvenal enriquece as custas do pagamento dos moradores da Portelinha pela proteção. A mesma atividade que o recém-chegado aos EUA, Vito Corleone desempenhava quando a sua "famiglia" estava nascendo. A base do império dos Corleone foi feita às custas da venda de proteção no bairro. Assim como Don Vito que colocou Michael no seu lugar, Juvenal deveria ter passado o comando da família para Evilásio após o atentado que sofreu e ficaria como conselheiro. Mas assim como os gângsters italianos, ele deveria ser mais assassino. Juvenal descobriu que o marido de Alzira foi quem atirou nele durante a invasão da Portelinha. Também por traição, Don Michael Corleone mandou matar o próprio irmão. Além disso, nos três filmes Michael faz uma chacina, eliminando todos os seus inimigos.

Deixando um pouco a profissão de lado, Juvenal é nada mais nada menos do que um dono de morro. E, como todas as favelas cariocas o tráfico deveria reinar para dar um caráter mais real à novela. Como o rei da Portelinha pensa muito no povo, deveria ser um chefe do tráfico inspirado em Marcinho VP, que segundo o livro O Abusado, era um cara culto, que lia os livros de vários pensadores, Marx, Focault e tinha idéias de liberdade. Mas sem deixar de andar de fuzil na mão e ter um exército de soldados do morro menores de idade. Ao invés de pegar os bandidos fora da linha, ameaçar de morte e mandar embora, Juvenal deveria era botar no microondas e fim de papo. Além disso, ele também continuaria com Alzira, já que o marido dela um dia acordou com a boca cheia de formiga.

Acabei de pensar numa coisa!! Ao invés de só ter Ferraço como principal vilão, Juvenal seria o traficante dono do morro e o principal seria um gângster tipo Michael. Eles poderiam até entrar em confronto, mas tecnicamente são ramos diferentes de negócios. Enquanto que um é da construção civil, o outro é do tráfico. Ferraço deveria ter um esquema de corrupção com deputados, senadores envolvidos. Passaria a vida inteira tentando legalizar os negócios da família, mas apenas o que conseguiria no final era uma morte solitária no jardim da sua bela mansão, depois de ver o seu filho ser morto no seu lugar num atentado orquestrado por algum inimigo. Já o Juvenal Antena teria um fim próprio de traficante. Depois de mandar fechar lojas e escolas próximas à Portelinha, o governador do Rio de Janeiro mandaria o Core (o BOPE da Polícia Civil, porque tem aparecido muito nos jornais) para prendê-lo. O Core subiria o morro da Portelinha e desceria de lá com o corpo de Juvenal num carrinho de mão.

O roteiro está ótimo, para mim. Vilão é vilão e na vida real não existe herói. O herói na vida real são os policiais de verdade, que não são corruptos e defendem a população porque entendem bem os seus papéis na sociedade. Um dos problemas é que Duas Caras teria que trocar de horário com Queridos Amigos por ordem judicial. E o principal problema é que eu não sou autor, não trabalho na Globo, sou apenas um cara que escreve por puro lazer e diversão. Mas não estou conseguindo gostar de Juvenal Antena como um herói. Seria mais apropriado e teria mais graça se ele fosse um vilão de verdade.


*****

Primeiro quero dizer que não sou noveleiro. Geralmente acompanho as novelas das 21h quando elas não são de época. Naõ assisto todos os dias, não deixo de sair, de assistir outra coisa, enfim, não deixo de fazer nada por causa da novela. Não sei os detalhes porque não assisto todos os dias, mas sei o que está acontecendo na trama.

*****

Errata: No post anterior escrevi que o São Paulo tinha empatado com o Paulista. Não! O tricolor empatou com o Noroeste. Peço desculpas pelo erro e agradeço ao Vinícius e a Maria que me chamaram a atenção disso. Prometo ser mais cuidadoso nas próximas vezes.

4 comentários:

Unknown disse...

Pára de implicar c/ o Juvenal!!!
Pode deixá-lo pra mim, gosto do pança em cima do muro, já vai sair no lucro ficando c/ a Alzira...

...Ou vai querer sair no tapa. hehehe...

Anônimo disse...

Herói ou vilão ,to gostando muito da atuação do Fagundes. Será um personagem antológico,sem duvida.
E acho que vc deveria investir em roteiros para tv. Tem bom faro.

Abração!!

Vinicius Grissi disse...

Que plano maquiavélico o seu! kkkkkkkkkkk....Mas eu concordo que a novela está bem distante do real, e que é forçada demais a posição do Juvenal na história. Ele não é mocinho.

marcos disse...

Nós brasileiros nos tornamos muito lenientes. Não entendemos mais os limites.