domingo, 27 de março de 2011

Passeio na Austrália

Uma das raras cenas boas de Vips, fraco filme de Wagner Moura que está estreando nos cinemas nessa semana, me fez lembrar de Sebastian Vettel. O personagem de Wagner Moura é apaixonado por aviões e pilotá-los é sua grande paixão. Em duas cenas, na primeira, enquanto lava a aeronave, ele conversa com o avião como se um entendesse e ouvisse o outro. Em outra cena, ele pede “por favor me ajude e decole!”.

Você conhece Kate? Já ouviu falar da irmã safada de Kate? E de Liz Voluptuosa? Não? Mas Sebastian Vettel sabe quem são e ele é apaixonado por elas. Kate, a irmã safada de Kate e Liz Voluptuosa são alguns dos nomes que o mais jovem campeão do mundo de Fórmula 1 dá aos seus carros. Típico de quem é apaixonado por carros, daqueles que conversam com o carro como se um entendesse e ouvisse o outro. Pilotar carros é a grande paixão de Vettel.

Assim que vi as duas cenas do filme, pensei que seria ótimo se Vettel ganhasse o GP da Austrália. Algo que não seria tão difícil, muito pelo contrário. O alemãozinho campeão do mundo passeou na pista de Melbourne e venceu com um pé nas costas sem ser importunado por ninguém.


Não consegui ver a corrida, o cansaço e o sono foram mais fortes e não esbocei reação quando a pálpebra caiu. Claro que uma das primeiras coisas que fiz quando acordei foi ligar a televisão para ver o jogo do Brasil e entrar na internet para ler o que aconteceu na Austrália. A primeira corrida do ano teve um inédito pódio do russo Vitaly Petrov, que terminou a prova em terceiro, atrás de Hamilton e, do vencedor, Vettel. O russo carregava um grande peso nas costas por ser a esperança da Renault em conseguir boas colocações, já que o polonês Robert Kubica sofreu um grave acidente no início do ano, ainda sem previsão de retorno para Fórmula 1. Pelo visto, Petrov conseguiu tirar isso de letra na primeira corrida do ano. Veremos como será o desempenho dele ao longo do campeonato.

Li também que, tirando o primeiro pódio de Petrov, outro que teve grande destaque foi o estreante mexicano Sérgio Pérez que fez uma corridaça com a Sauber, recebendo a bandeirada na sétima posição. Fernando Alonso ficou na frente de Felipe Massa, mas não conseguiu fazer nada com seu limitado carro. Rubens Barrichello teve um bom início, mas depois errou, bateu e abandonou a prova com problemas no câmbio. E Mark Webber, companheiro de Vettel na Red Bull, teve uma atuação apagadíssima, sem brios para lutar por posições.

Depois que a corrida terminou, os comissários da prova detectaram algumas irregularidades na asa traseira dos carros da Sauber e desclassificaram Pérez e Kamui Kobayashi, isto é, Massa herdou a sétima posição do estreante mexicano e do piloto japonês.

A Red Bull continua tendo o melhor carro do circo da F-1 e Vettel com o talento, ímpeto e paixão parece que será ainda mais imbatível nessa temporada rumo ao bicampeonato. Mais experiente, seguro, sem a pressão de querer ganhar um título, os erros tenderão a aparecer cada vez menos. Pelo que tudo indica, a disputa pelo vice-campeonato deverá ser quente. Mas é apenas a primeira prova da temporada, ainda tem muita gasolina pra queimar até o título ser resolvido.

Um comentário:

Nadine disse...

Primeiro, acho que vc inventou uma cena do VIPS pq vi o filme e não lembro de jeito nenhum disso rsrs
E segundo, quase me emocionei com o relato da sua tentativa de abrir os olhos pra ver a corrida... acredito mesmo que vc se esforçou muito pra acordar kkkkkk