sábado, 26 de março de 2011

Feliz ano velho

A quarta-feira de cinzas é cinza mesmo. A volta é sempre cinzenta. É o ouvido zunindo no silêncio. Você volta pra casa com sono, cansado, ou quando está de carona, dormindo, mas tem consciência de que amanhã é o primeiro dia do ano. E em Salvador isso vai ser referência, mas sem significar que antes do carnaval tudo é festa, tudo é uma maravilha. Tudo é divino maravilhoso pra turista.

Depois do carnaval, todas as conversas começam no réveillon, que é o marco zero do verão pra quem mora em Salvador. Daí, elas dão voltas e mais voltas e quando começa a chover vem o assunto trabalho. Nesse momento, você percebe que o baiano trabalha desde o primeiro dia útil do ano. Mas sem fugir do tema "conversa", é partir daí que conta-se tudo o que se passou no verão trabalhando até chegar no carnaval, que traz mais um monte de histórias na terra (emprestada) do Rei Momo. O início da conversa termina no "é (Ah,)ano novo" ou então quando a chuva fica fraca, mas o vento começa a soprar, aí o assunto “É outono em Salvador” domina a conversa. Por causa disso é que o ano do baiano começa depois do carnaval, as conversas são iniciadas com as experiências veranistas e profissionais que antecedem a Grande Festa (Guerra Mundial não é escrito assim nos livros de História? A maior malandragem do mundo é viver!).

Pois é, assim como reza a lenda de que na Bahia é festa o ano inteiro, pelo menos nesse mito de que quinta-feira pós-carnaval é 1º de janeiro no calendário baiano, vocês podem acreditar em partes ou até acreditar, desde que tenha sempre em mente que o baiano passa janeiro e fevereiro trabalhando e as "férias de janeiro" duram apenas de quinta-feira a quarta-feira de cinzas. Pra ficar mais fácil de gravar isso, é só não se esqueçer que domingo é dia 31.

E no primeiro treino oficial do ano, o menino Sebastian Vettel resolveu largar os bonecos e os carrinhos e, pisar fundo dentro daqueles carrões que você não ouve o barulho do motor e quando olha no velocímetro já passou dos 200Km/h, meter quase 1 segundo em todo mundo, sem dar vez pra alguém arrancar sua pole. O primeiro grid de largada do ano só é novo, porque Lewis Hamilton resolveu se meter no meio das Red Bulls, ficando com a 2ª posição, deixando Mark Webber, dono da casa, na 3ª colocação. O espanhol Fernando Alonso ficou a 200 milésimos atrás de Jenson Button, isto é, o espanhol tem muito leite pra tirar da pedra vermelha ao longo da temporada. Alonso larga em 5º. Feliz ano novo Fórmula 1!

Nenhum comentário: