terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Uma metamorfose ambulante

"Eu vou desdizer aquilo tudo que eu lhe disse antes. Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante. Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo." Agora leiam esse post e esse daqui.
O dia 1º de janeiro de 2009 foi um dos melhores da minha vida. Mudei completamente de um dia para o outro. No texto "Ano novo, vida velha", eu disse que as pessoas não vão mudar ao despertarem pela primeira vez no ano. A diferença é que eu não cheguei nem a dormir entre o dia 31 e o dia 1º (entendam como o dia mudar depois que você dorme, mesmo que você vá dormir de manhã), emendei tudo, mas senti extamente como são, dias diferentes. O dia 1º eu mudei completamente minha forma de pensar e, de uma certa maneira, de agir. Começei uma vida nova nesse dia.
Eu estava em Arraial D'Ajuda. Para quem não conhece e nunca ouviu as histórias, o reveillon de lá são 5 dias de festas (de axé, pela ordem desse ano, André Lelys, Ivete Sangalo, Trivela, Banda Eva e a virada com Asa de Águia) na barraca do Parracho. Eu e meus 3 irmãos (sou filho único) saimos da festa, que já tinha acabado a banda e tocava som eletrônico, e fomos direto para praia do espelho (uma praia paradisíaca, é a Indonésia na Bahia, um dos lugares mais bonitos que já fui na vida), do lado, talvez apenas uns 12km, e passamos o dia lá. Deixamos o resto da galera que estava com a gente na viagem na festa, pois ninguém quis ir nossa barca.
Eu era de um jeito em 2008, hoje sou de outro jeito e começou extamente no 1º dia desse ano. Várias coisa que eu pensava, agora penso de forma diferente. E a mudança já perceptível. No ano passado, fiquei doente, perdi a Trivela e por causa disso escrevi esse texto. Nesse ano, escolhi não ir para a Trivela. Depois que voltei de Arraial, não estava muito afim de ir pra essa festa. Quando foi na véspera(09/01), já com a camisa na mão decidi vender e não ir mais. Como eu conhecia a menina (ela é do meu círculo de amizades), vendi barato, abaixo do preço no mercado negro (o oficial já tinha esgotado). Em 2008 não fui porque fiquei doente, em 2009 não fui porque escolhi não ir.
O segundo texto que recomendei vocês a lerem, lá em cima no primeiro parágrafo, eu disse que dificilmente voltaria no Vale do Capão. A praia do espelho me despertou uma grande vontade de voltar lá. Estou com uma percepção das coisas diferente do que tinha quando fui pra lá na primeira vez. E é por isso que eu quero voltar pra lá. Quero fazer mais trilhas, conhecer outros picos.
Estou num momento de mais tranquilidade. Não quero grandes agitações, grandes festas... Quero festas pequenas, tranquilas. E é exatamente assim que eu quero no próximo reveillon. Escolhi ir pra Arraial, porque eu queria festa grande, axé, pegação. Dentre as opções que tinha Barra Grande não se enquadrava nessas especificações. Se fizesse a escolha hoje, com certeza iria pra Barra Grande. Um outro lugar que é nesses moldes de BG é Trancoso. No dia seguinte voiltamos novamente na praia do espelho, dessa vez com a galera toda e na volta, demos uma paradinha em Trancoso, que é perto também. Outro lugar muito bonito, mas esse quero ir logo para lá, devo ir na semana santa.
Pois é, Ano novo, vida nova. Estou curtindo muito essas minhas mudanças. Mas o blog vai continuar, só que num ritmo menos frenético, não por causa do meu momento, mas sim porque é verão, férias, sol, praia. Tudo isso ocupa demais o tempo.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O último será o primeiro

Andei lendo uns blogs e me deu vontade de blogar. Resolvi espanar a poeira daqui, dá uma varrida, tirar as teias de aranha... A verdade é que esses dias cheguei até começar um texto, mas estava sem inspiração, não gostei do saiu e fechei a janela. Bom, mas vamos lá, recomeçar tudo novamente.
Deveria ter escrito alguma coisa antes de 2009 se apossar do lugar, mas não tive tempo no dia 26 e no dia seguinte, 27, peguei estrada as 4 da madrugada rumo a Arraial D'Ajuda. Sim, passei o reveillon lá. Não gostei das festas, achei esse ano o mais fraco de todos (foi a 3ª vez que fui pra lá), mas a galera que foi comigo era boa e os 2 últimos dias foram espetaculares. Viajei no dia 27 e só pisei em casa dia 03 depois das 22h.
Todos os anos sempre faço um balanço do ano que terminou. Geralmente é no último post. Esse ano teve duas diferenças. A primeira é mais visível a olho nu, estou escrevendo pós-reveillon. A segunda é menos visível, está na forma do texto, sempre escrevo os acontecimentos em tópicos divididos em positivos e negativos. Dessa vez será em forma de texto mesmo e farei um balanço mais de mim do que das outras coisas e notícias. Não falarei de Olimpíadas, Fórmula-1, tragédias, eleições, futebol, cinema, tv e por aí vai.
Gostei de 2008. Aprendi muitas coisas, me soltei mais, falei mais (talvez não transpareça no blog, mas sou tímido), conversei mais, conheci mais pessoas, passei a ser mais visto, parei mais para pensar, refletir, viajar nas coisas. Me conheci mais. Cresci muito nesse ano. Fortaleci as amizades mais importantes, conquistei novas amizades, também, importantes. Viagem, no real sentido da palavra, foi menos, mas conheci lugares novos. Lugares um pouco comuns, sem nada demais, mas que foram boas viagens. Descobri belas e espetaculares músicas, velhas bandas (Os Mutantes de 1970 e, a melhor de todas, Os Novos Baianos). Assisti ótimos filmes (Requiém para um sonho, Magnólia). Além de ter escrito alguns textos que guardarei com cuidado na minha estante sem troféus, nem prêmios. Profissionalmente nada mudou, sem novidade no front. Continuo no mesmo lugar, ganhando a mesma coisa. Mas esse ano passei a dar menos importância a dinheiro, claro que quero ganhar mais, quero ganhar bem, porém não faço disso uma cruzada, muito menos uma obssessão.
Mudei bastante em 2008. E mais uma vez, como já escrevi, talvez no post do início de 2008, as mudanças aconteceram ao longo do ano, a vida mudou durante os 365 dias e não no 1º dia do ano. Não acredito (ava) em reviravoltas após a meia-noite. E no reveillon de 2009 foi diferente? Será? Cenas dos próximos posts... Feliz 2009 para todos, cheio de saúde, paz e realizações!!