terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A última eleição de 2010


Não votei no segundo turno dessas eleições. Estava longe da minha cidade e justifiquei o voto. Foi uma eleição fraca, em que o roto venceu o esfarrapado. Nenhum dos candidatos inspirava mudanças. A candidata da oposição continuará fazendo tudo o que o seu antecessor e mentor fez, com a diferença de que será obrigada a cortar a mamata do empréstimo, do carnê de pagamento. O da oposição, não faria nada diferente do que o seu partido sempre fez.

A segunda eleição de 2010, a de melhor jogador do mundo, também está assim. Não existe um franco-favorito, uma escolha unânime. Ontem, a FIFA e a revista francesa France Football, que agora dão juntas o prêmio de melhor do mundo, anunciaram os três finalistas da votação. E todos vestem a camisa azul-grená do Barcelona. Messi, Iniesta e Xavi.

Messi é magistral, um demônio dentro de campo, um jogador de vídeo-game, daqueles que você chega rir da jogada e diz que isso só acontece no mundo dos games. Mas Messi não conseguiu conduzir o Barcelona ao principal título europeu, a Liga dos Campeões. Já Iniesta fez o gol do título mundial da Espanha na Copa do Mundo da África. Mas mal conseguiu entrar em campo com a camisa do Barcelona por toda a temporada.

Nesse ano, o melhor do mundo não armou uma jogada sequer, não deu nenhum chute a gol e não fez nenhum desarme, tudo porque ele não podia passar do retângulo que fica do lado de fora da linha lateral do campo, mais conhecida como área técnica. O técnico português José Mourinho foi o melhor do mundo de 2010. Comandou a Inter de Milão na conquista do título da Liga dos Campeões, eliminando o Barcelona na semifinal. A Inter ganhou tudo que disputou na temporada passada sob o comando de Mourinho. Sem o português no comando, a Inter patina no campeonato italiano e se classificou, hoje, em segundo lugar do grupo A na Liga dos Campeões, com direito a uma surra de 3 a 0 do Werder Bremen.

Esqueci de falar de Xavi? Não, deixei-o por último de propósito. Discreto, cerebral e genial. É nele que eu votaria nessa eleição. Xavi é o cérebro do todo poderoso Barcelona e da seleção campeã da Copa do Mundo, Espanha. Em ambos, as jogadas começam, passam ou saem dos seus pés. Não é driblador como Messi, nem veloz como Iniesta, mas deixa um companheiro na cara do gol com um simples toque ou um lançamento perfeito por baixo ou por cima.

Xavi é o cara que bota a bola no pé do homem do gol, talvez isso explique, porque o melhor do mundo ainda não apareceu pra mídia.


*****


Em tempo: A revista italiana Gazzetta dello Sport, que antecipou o anúncio dos 3 finalistas ao prêmio de melhor do mundo, cravou que Iniesta levará a bola de ouro pra casa.

No texto, eu escrevi sobre em quem eu votaria, se fosse participar dessa votação. O anúncio do melhor do mundo será feito no dia 10 de janeiro de 2011.

4 comentários:

miguel disse...

Leandro, gosto muito dos três atletas, apesar de achar o Xavi muito bom, de verdade, acho que o Messi ainda leva esta, pela tradição do cara, imagino isso. Grande Abraço.

Inside Me disse...

oie, bom fds, leandro, bjao

Maria Olívia disse...

Não sei porque falam melhor jogador do mundo se apenas os que estão na Europa participam, é ridículo.Eu acho que a imprensa da América Latina deveria ignorá-los

Um abraço

Net Esportes disse...

Acho que o Villa merecia estar entre os três finalistas, de qualquer forma pra mim merece ganhar o Iniesta .......

Net Esportes virou livro, confira em:

Livro Net Esportes