quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Som Ambiente


A indicação inaugural dessa seção já tinha sido escolhida há séculos... Aliás há decadas, pois também tem outro disco que eu vou te contar. Mas, para ser o mais justo possível semanas, pois o outro disco também é recheado de relíqueas e a briga foi boa. Porém deixemos as indicações deles para as próximas oportunidades, porque a escolha inaugural foi alterada por motivos puramente pessoais, viu?

A Tábua de Esmeralda (1974) de Jorge Ben. Este disco apareceu em sexto numa lista elaborada pela revista Rolling Stones dos 100 maiores discos da música brasileira. Contém algumas das maiores composições de Jorge Ben como "Os alquimistas estão chegando", "Eu vou torcer". Além das espetaculares, mas menos divulgadas, como "Errare humanun est", "Cinco Minutos", "O homem da gravata florida", entre o resto do disco. Ele é todo bom.

Agora vamos a seção. Um belo dia perceberam uma estranha maneira minha. Toda vez que eu dizia que gostava muito da música que estava começando a tocar no som do carro, eu ia e abaixava o volume. Acharam isso estranho logicamente, pois todo mundo que gosta de uma música aumenta o som.

Uma boa música para mim deve ser deleitada em som ambiente, simplesmente porque você consegue ouvir todos os instrumentos da música. Com o som alto sempre alguma coisa vai ficar mais estridente do que as outras e consequentemente isso termina tomando conta da sua atenção. Com o volume mais baixo, em som ambiente, você consegue perceber vários pequenos detalhes da música. O momento em que entra um instrumento, a hora que o outro se recolhe. Música tem que ser conduzida pelo seu criador. Ele vai te dizer a hora que a guitarra deve entrar desse jeito, sendo acompanhada pelo baixo, para abrir caminho para a vez do piano.

Exatamente por isso essa seção vai se chamar Som Ambiente, pois vai ser sempre um som para você se deleitar ao ouvir. Não será uma escolha a revelia. O underground a gente deixa para o underground, já que a minha intenção é agradar o maior número possível de pessoas. As indicação serão de discos com potenciais para agradar a gregos e troianos. Já os "undergroundianos" perguntem diretamente a mim (o e-mail está no perfil). Filtrarei a água que pego diretamente da fonte, mas não esperem esssas coisas que estão sob os holofotes, não será nada que teria o carimbo do Disk MTV, se este ainda fizesse parte da grade do canal. Isso é coliformes fecais e a água que eu bebo é pura e limpíssima!
P.S: Não apenas mostro os peixes, como também digo onde eles estão que é nesse último link da parte de Fontes, Inspirações e Influências.

6 comentários:

Lelli Ramz disse...

Olá Lê!!


q saudade de vc!!!

amei a dica.. tb gosto mtoooo

bjinhus, sons e músicas


Lelli

Vinicius Grissi disse...

Boa! Tanto a escolha da música quanto à idéia. Abaixar o som e aproveitar cada instante da música é realmente uma idéia muito inteligente.

Rafaela Marinho disse...

O Cd já não está mais disponível para baixar!(?)
Sabe? Essa troca de experiência musical-cultural é tão gostosa, me prende no computador, me desvia dos deveres, mas confesso que gosto desse pequeno "pecado"! Aproveitei a sugestão e baixei outros cds que estava procurando!
Beijo!

DO disse...

A idéia éotima e vai nos mostrar seus gostos.
Abração e um otimo fds!

SexLand disse...

ooootimo gosto..
affff


beijokas

as viciadas disse...

Jorge Ben é mara.
O alquimistas estão chegando, estão chegando os alquimistas!

Ouvir música no mp4 também é bom pra perceber cada instrumento. Você se concentra e sente a música. Dá pra ouvir e sentir tudo.

Beijones, L.

(será que sou undegroundiana?)