quarta-feira, 20 de julho de 2011

Filme de um, mas com o dedo de um gênio

Esses dias li a resenha da Veja sobre o último Harry Potter. Isabela Boscov escreveu que “Ralph Fiennes pela primeira vez leva a sério seu Lorde Voldermort”. Ontem eu assisti Transformers 3 – O Lado Oculto da Lua. Steven Spielberg resolveu levar a sério o projeto Transformer e fez deste terceiro longa da série, o melhor de todos.

Tudo começou num ataque de estrelismo de Megan Fox, que se achou demais e resolveu comparar o diretor do filme, Michael Bay, com Adolph Hitler. Spielberg exigiu e foi dado uma justa causa pra Megan.

Nos dois filmes anteriores, a briga dos robôs só podia ser acompanhada com ajuda da super câmera lenta da Globo. Quando eles se embolavam só dava pra ver cabeças e membros sendo separados dos corpos. Nesse terceiro filme, Spielberg resolveu abrir sua caixa de mágicas e mostrou o pau quebrando a olhos nus.

Quem vai ao cinema para assistir um filme dos Transformers quer ver as máquinas se transformando em bípedes e lutando entre si. Logicamente que um roteiro convincente, bem elaborado também é necessário, afinal de contas não é um filme do tipo sexo explícito em que os personagens trocam duas palavras e entram em ação. O roteiro de Transformers 3 é bom, explica bem as coisas, mas achei um pouco longo demais. Dessa vez resolveram colocar as lutas para o final. Não critico este ponto, ficou bom. No entanto a explicação da estória ficou um pouco longa. Poderiam ter exugado mais, para as mulheres, que estão acompanhando seus namorados, não ficarem cansadas na hora da enorme batalha final. Outro ponto negativo foi o romance difícil de engolir (inclusive por uma mulher, pra não me chamarem de machista por insinuar que as mulheres são interesseiras) entre o mocinho da estória Sam Witwicky (Shia LaBeouf) e Carly personagem da estupidamente linda Rosie Huntington-Whiteley.

A longevidade do roteiro e o romance de ficção do protagonista não foram capazes de tirar o brilho da genia lidade de Spielberg com os efeitos especiais. O prato principal do filme que é a briga de robôs ficou saborosíssima.

Nenhum comentário: