domingo, 3 de outubro de 2010

Boca de Urna

No almoço de domingo com a família, o assunto não poderia ser outro que não fosse Eleição. Um primo meu (por ser o caçula dos netos da minha vó, tenho primos de 50 anos) falou que só votou em oposição. Soou estranho nos meus ouvidos quando ele disse que votou em ACM Neto para deputado federal, Aleluia para senador e Paulo Souto para governador. Essa turma toda faz parte do grupo do finado Antônio Carlos Magalhães.

ACM, como todos sabem, foi o coronel da Bahia por muito tempo, desde a época da ditadura do Brasil até pouco tempo antes de morrer. Depois da sua morte, a Bahia deixou ter um dono e agora muita gente tenta ficar com o espólio de Toinho Malvadeza, como alguns chamam “carinhosamente”, mas sem sucesso algum. Gedel bem que tentou, foi Ministro de Lula, conseguiu reeleger o atual prefeito de Salvador, João Henrique, mas quando pôs o seu nome como candidato a governador do Estado, viu que não tem essa força toda, que pensava que tinha. Está em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, sem muitas chances de encostar no segundo, Paulo Souto do DEM. Só uma grande reviravolta na boca de urna poderá colocá-lo no segundo turno, isso se Jacques Wagner do PT não levar a eleição no primeiro turno.

Como o Carlismo dominou a Bahia por muito tempo, até o PT chegar ao poder na Bahia há 4 anos atrás, soa muito estranho quando alguém fala que vai votar na oposição dizendo nomes que estavam no poder num passado recentíssimo. Mas a idéia do meu primo é válida. Não podemos dar vida fácil para Dilma. Precisa de um ACM Neto pra dizer que daria uma surra no presidente da república, de um Paulo Souto para Wagner não ganhar no primeiro turno e se sentir um Deus...

Nenhum comentário: