quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sétima Arte


Uma obra de arte é uma obra de arte e deve, orbigatoriamente, ser vista como uma obra de arte. Clint Eastwood é um gênio como Pablo Picasso, Ludwig van Beethoven, Leonardo da Vinci, Wolfgang Amadeus Mozart entre outros grandes gênios da história da humanidade. E os filmes dirigidos por Eastwood devem ser vistos como obra de arte. Depois que assisti, entendi perfeitamente porque o cinema é chamado de sétima arte.

É fácil perceber quando um diretor é genial e quando um diretor é comum e trabalha focado nas bilheterias ou de olho no Oscar. Por exemplo, a interpretação e adaptação de um roteiro pode ser feita de diversas formas, mas os que caem nas mãos de Eastwood são transformados em grandes lições de vida ou críticas a sociedade. Aliado a isso, tem o toque do gênio na filmagem, movimentação da câmera, fotografia e atuação dos atores.

Eastwood é ator e diretor, por isso sabe como ninguém o que pode ser feito por um ator e o que não pode. Ele sabe extrair a seiva de cada um do elenco. Angelina Jolie está impecável na pele de Christine Collins, a mãe do garoto desaparecido. E nos bônus ela disse que só trabalhará com Eastwood. E o grande diretor, também gostou dela, ao afirmar que Angelina entrou para o time dele.

O próximo filme que verei como uma obra de arte é O Leitor. Não porque o filme inspira a isso, mas simplesmente porque quero ver como Kate Winslet tirou a estatueta do Oscar das mãos de Jolie.
*****

Estou inaugurando hoje uma nova seção no Nove do Quinto, a Sétima Arte, que apresentará algumas obras de arte que eu vi. É redundante dizer que recomendo, isso já está implícito. Não são filmes comuns, para serem assistidos se entupindo de pipoca. O foco não deve ser outro senão a obra. A atenção na obra não deve ser rivalizada com algo que esteja próximo da poltrona, no máximo um líquido para molhar a garganta.
Recomendações de filmes? Um dia vai ter, porém não será nessa seção. Pensarei em um nome apropriado para ela. Mas haverá essa separação do joio do trigo, da obra de arte do filme. Afinal de contas, não devemos confundir as grandes obras do mestre Picasso com a grande pica de aço do mestre de obras.

6 comentários:

Menina Nina disse...

Cinema é maravilhoso. Gostaria de ver mais filmes... realmente gosto muito!

Fernanda Magalhães disse...

Oi meu malukete!
A sétima arte é incrivel mesmo.

Saudades das conversas insanas pelo msn.

Bjos!

Vinicius Grissi disse...

Boa!!! Ótima iniciativa e ótima seção.

Eu quero muito ver esse filme mas ainda não tive tempo. Eastwood é um dos grandes cineastas de todos os tempos, sem dúvida. Sabe muito bem transformar um bom roteiro em um filme inesquecível.

Rafaela Marinho disse...

Já assisti O Leitor, acredito que vá gostar! É sutilmente surpreendente, embora triste. Vale a pena! Obrigada pelo comentário lá no meu blog, fico feliz que você também não tenha o abandonado! Beijos! Até!

DO disse...

Voce falou tão bem do filme que fiquei curioso e quero conferir.

Qto à sua brincadeira por la...rsss...vou aguardar...

Abração

Vinicius Grissi disse...

Achei que ia voltar aqui e já ia ter mais umas três dicas de filme...hehehehe

Desistiu?