terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O futebol na página policial

Como diz Zeca Pagodinho, camarão que dorme a onda leva. Pois é, a onda me levou. Não que eu estivesse dormindo, mas estive por um tempo na praia, em outro vendo a lua na esquina, tomando um chopp e na frente do supermix. Minha idéia na semana passada era falar um pouco das minhas expectativas no esporte em 2009, como as (ótimas) contratações do São Paulo, a possibilidade de grandes pegas na Fórmula 1 entre Alonso, Massa, Hamilton, Haikkonen e as BMW's.
Porém, a preguiça que bate quando se deita numa rede, ao ponto de nada passar pela minha cabeça, fez com que eu adiasse, adiasse, até explodir notícias de futebol nas páginas policiais de todos os jornais, revistas. As guerras nos grandes clássicos estaduais tomaram as manchetes de assalto, deixando a crise econômica, política, Big Brother Brasil e a preparação das musas para o carnaval de lado.
No Rio de Janeiro, São Paulo e Minas torcedores e policiais entraram em confronto. Em São Paulo, o Morumbi e arredores se transformaram em praça de guerra deixando muitos feridos, que nem no Rio no estádio do Maracanã. Já em Minas, foi mais violento, um torcedor foi assassinado no meio da confusão.
Episódios lamentáveis e justamente em plena preparação(?) para sediar a Copa de 2014. Esse é um grande problema do Brasil e ele não pode se visto apenas como um problema do futebol, pois já virou, há muito tempo, caso de polícia, que necessita de uma atuação em conjunta dessa última com a Justiça.
O despreparo da polícia é uma das causas, aliadas a lentidão e a falta de leis que punam os baderneiros. Enquanto que a solução passa longe da idéia de diminuir a carga de ingresso para a torcida rival. Os argentinos já tentaram fazer isso, mas não deu certo por lá. O que precisa ser feito é olhar para os torcedores brigões, baderneiros que só vão para o estádio para tumultuar, arranjar confusão, como sequestradores, assaltantes. Investigar as torcidas organizadas como se investiga uma quadrilha que assalta bancos, traficantes e mafiosos.
Claro que isso não é nada fácil, os ingleses penaram para controlar os hooligans e acabar com as guerras nos estádios, mas conseguiram. Hoje em dia os hooligans só arranjam confusões nos arredores dos estádios franceses, alemães, suiços, nos jogos da seleção inglesa. Mas nada de incidentes do tipo nos jogos na terra da rainha.
Corrigir esse problema da segurança nos estádios é de fundamental importância para quem quer sediar uma Copa do Mundo no mínimo decente. Mas tirar os torcedores dos estádios é tapar o sol com a peneira, pois a guerra vai continuar nas ruas das cidades. O torcedor do Atlético-MG foi morto no caminho do estádio e não dentro do Mineirão. Melhor tomar providências agora do que mobilizar o pessoal das relações exteriores com pedidos de desculpas para vários países que viram suas seleções em solo brasileiro em 2014.

14 comentários:

erotico disse...

:)
Bjim,
L.

Aline disse...

Oi Leandro! Estou retribuindo a visita, volte sempre para ler algumas besteiras!;)
E só deixando bem claro, quem brigou foram os corinthianos sem educação, sem classe e sem títulos! Coisa de timinho e torcida de timinho! Sou frequentadora assídua do Morumbi e nunca vi tamanho disparate. A solução é proibir esse povão de ir ao estádio!
E quanto ao post do meu blog, possoe me dizer decepcionada, pois vejo que quase ninguém pagaria pelo conteúdo online e contra isso não adianta brigar e as coisas continuarão a mesma. Bem triste para pessoas como eu que estão na área. Mas é um direito de cada cidadão.=/

Beijos

Vinicius Grissi disse...

Uma pena que tantas pessoas tenham perdido espaço que poderiam falar de coisas boas, para tratar desta violência descabida. Este é o Brasil.

Anônimo disse...

Sei não,Leandro. Ontem assisti ao promotor que cuida destes casos na tv,e mais parecia que ele queria é aparecer. Só faltou fazer um comicio no ARENA SPORTV.

Abraços!!

Fernanda Magalhães disse...

Infeslimente isso é rotina nos campos quando rola uma grande partida, entre classicos.

Lele amor!!! Vamos curtir o carnaval que isso sim é bommm!!


Bjos de luz e perca o juizo mais com respon, ok?

Idylla disse...

O grande problema do futebol é esse ai, a falta de educação dos torcedores....Isso eh lastimável, mas fazer o q???? eh o BRASIL!!!rss...
beijos Leo ;)

Thiago disse...

Com certeza, a violência anda absurda pelos estádios!!!

O que seria um grande palco de felicidade, vira palco de guerra!

Nandinha Martins disse...

morro de vontade de ir num estadio acredita q nunca fui? morro de medo tbm... =///
quero ver na copa como vai ser... ai ai...

e carnaval em salvador bombou mt??? q invejinha d vc ai hein...



xero grande e to de volta já XD
volte tbmmm

Mamãe de primeira viagem disse...

o problema mesmo são as tocidas organizadas, que em geral são compostas por baderneiros. O torcedor que é torcdor de verdade vai ao estádio torcer pelo seu time, e não pela violência gratuita aos torcedores de outro time. Com isso, em dia de clássico, qualquer hora não vai ter mais ninguém nos estádios.... E vc falou certo, o problema é forma e não dentro....
beijos

Anônimo disse...

Meu pai diz que não existem mais as caravelas para pegar os briguentos e levar para brigarem longe da gente.Nem povos para eles dizimarem ou terras a conquistar. Isso não é privilégio do Brasil.

Vinicius Grissi disse...

Abandonou mesmo isso aqui?

Anônimo disse...

Ô homi, trate de aparecer no meu cantinho pleassseeeee vc sumiu de lá e pelo visto ddaki tb, mas tá fazendo falta!!^^
Tá tudo de cara nova por la viu!!!
big bjoo

=^.^=

Anônimo disse...

Ahhh tem um selinho pra ti la no blog
bjusss^^

Brasileirão disse...

Oi Leandro, amigo torcedor
Venha blog livre de censura das companhias de mídia sobre futebol no Brasil para todos os nossos usuarios fanaticos ver!
Brasileirão.com
está lançando o Vc Repórter, com ele Você pode enviar notícias, fotos, videos ou audios relacionadas a sua time ou torcida para o Portal Brasileirão e relacionadas categorias / times, torcidas.
Você é convidado a criar e publicar notícias na nossa característica única o Vc Repórter que foi introduzida para capacitar torcedores e torcidas como você relatar notícias locais para todo o povo a ver.
Sua notícia será publicada imediatamente com o seu nome.
Este é o melhor fórum social sobre futebol para você expressar suas opiniões.

Bem-vindo!