terça-feira, 17 de maio de 2011

Sempre Coca-Cola


Aaaatchim! Toda vez que a poeira sobe a renite ataca... Mas vamos lá. Já tem um tempo que não atualizo isso aqui. Se tomar como base os assuntos que mais rolavam no blog na época que ele foi criado com este nome Nove do Quinto, desde o dia 18 de abril que o “F5” não funciona por aqui.

A atualização de hoje não foi lá muito programada. Vi esse vídeo da Coca-Cola, no qual ela celebra seus 125 anos e me inspirei. Coincidentemente, era assim que atualizava este blog láaa no início dele. Era na base da inspiração que somado com o tempo livre da noite dava alguns textos legais. Alguns mais inspirados, outros menos. Mas voltando ao vídeo da Coca, gostei do arranjo da música, os assobios (Aaatchim, desculpa mais uma vez, tive que abrir o velho e morfado dicionário Aurélio para constatar que assobio e assovio se tratam de variações, isto é, pode falar de um jeito ou de outro que está certo. Tive que tirar esta dúvida). Achei massa o vídeo, principalmente porque também gosto do refrigerante. Podem falar que não presta, que já desentupiram pia com ele, que MacGyver conseguiria construir uma bomba atômica com ele e mais um Mentex e todo mundo diria que a mentira estaria na maneira como o Profissão Perigo rumaria no inimigo, mas ninguém duvidaria do mesmo poder de destruição em massa que a Coca-cola igual ao da fusão dos átomos, enfim, eu adoro Coca-Cola e ponto.

Sim, gosto e não estou vendo com bons olhos esse crescimento desenfreado da AmBev, que parece que agora está sendo presidida por Cérebro (de Pinky e Cérebro). A AmBev está a todo vapor rumo a conquista do mundo, estão comprando todas as cervejas do mundo e impondo seus produtos goela abaixo. Em muitos bares e restaurantes de Salvador (a cidade que eu vivo) não estão rolando coca-cola. “Não tem coca, senhor, só vendemos Pepsi. Serve?” e eu sempre respondo, “Não, então me traga um guaraná Antárctica.”. Na falta de coca, prefiro guaraná. Ah, mas é o símbolo dos refrigerantes da AmBev. Sim, eu sei disso, mas só gosto da coca original e outro ponto.

Além de estar comprando todas as cervejas produzida em cada canto do planeta, os caras estão comprando agora os canais de distribuição das bebidas. Compraram a Burger King recentemente ou pelo menos foi a última aquisição feita por eles que ouvi. Não sei se a compra foi por estratégia, isto é compraram uma “Vaca Leiteira” (pincelada sobre marketing), isto é, o crescimento do mercado do produto é baixo, mas sua participação no mercado é alta e por isso ele não precisa de investimento para expandir, então a vantagem é manter como caça-níquel e com isso financiar o “Abacaxi” da empresa, que é um produto de baixa participação em mercado de baixo crescimento, enfim, geram pouco lucro. No entanto essa compra também pode cheirar a monopólio ou vocês cogitam a hipótese da AmBev vender coca-cola assim numa boa?

Fui na Burger King nesse fim de semana e enchi meu copo de coca, mas até quando conseguirei fazer isso? Vai que Cérebro resolva tirar a coca de circulação de suas lanchonetes e resolva botar (serve?) Pepsi no lugar? Aí terei que trocar também de sanduíche, ao invés de pedir um Whoper duplo, terei que pedir um Big Tasty. A menos que... a AmBev resolva comprar também a Coca-cola, aí Pinky atingiria o seu objetivo e terminaria de conquistar o mundo.

Bom, deu pra tirar a naftalina desse blog, não? Além de matar um pouco a saudade de um dos passatempos que mais me gosto, escrever qualquer coisa que me vem a cabeça sobre um tema sem importância alguma e fazer um texto legal, divertido.

Ah, e pra fechar, criei outro blog, esse um pouco mais sério, mas o estilo de escrita é o mesmo, Nove do Quinto Esporte (http://novedoquintoesporte.blogspot.com), mas que só trata de esporte, quem se interessar pelo assunto passa lá ou quem não tiver nada pra fazer e estiver com saco, pode passar lá e ler meus textos. Até a próxima!

2 comentários:

Beti Timm disse...

Oi meu filho do coração!

Matando as saudades e constatando que vc ta escrevendo melhor do que nunca. muito orgulho, viu?

Estou voltando aos poucos, senti muita falta!

Agora estou aqui

http://donasanta8.blogspot.com/

(gostei muito deste teu texto, vou postar no meu Face)

Beijos, muitos filhote

COREFOX disse...

Realmente agora é Pepsi no Burger King, fui ontem e essa mudança já é valida, creio que você terá que comer em outro lugar