quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Colete a prova de balas

Lembro de Marcos Losekan, Ernesto Paglia, Marcos Uchôa cobrindo guerras no Iraque, Afeganistão, Oriente Médio de coletes, mostrando o caos, relatando ataques aéreos, terrestres. Os cinegrafistas mostrando tanques de guerra andando em ruas desertas e destruídas das cidades bombardeadas. Mas nunca vi Lilia Telles de colete a prova de balas.

Não é a primeira e nem será a última vez que o Rio de Janeiro ficou a mercê da bandidagem, dos mandos e desmandos dos cabeças do tráfico de drogas. Mas a imagem que me fez cair na real de que dessa vez foi a pior de todas foi ver os repórteres fazendo reportagem de colete a prova de balas, como se a cidade maravilhosa fosse a Faixa de Gaza.

O Rio de Janeiro tão belo, do Cristo de braços abertos, do Maracanã lotado, da mulata sambando, do biquíni fio dental nas areias de Copacabana, do Pepe, da Reserva. Da bela vista do Pão de Açúcar que tanto inspirou e inspira tantos músicos, poetas, escritores, artistas. Viveu dias de terror. Mortes. Carros e ônibus queimados. Shows cancelados tudo por causa da criminalidade. É triste ter que ver esse cenário. Ter que ver o Bope dando uma de exército nacional, andando pelas ruas da cidade maravilhosa armados até os dentes em blindados, tanques de guerra cedidos pelas forças armadas. Para recuperar o comando da cidade. A honra do país.

No ano passado fui pro Rio umas 3 vezes a turismo. Tudo o que falaram da beleza do Rio é verdade. A cidade é mesmo maravilhosa. Tudo o que falaram da criminalidade do Rio, deve-se tirar os exageros. Você pode dar dois passos no calçadão sem ser assaltado. Mas hoje foi diferente. Hoje eu vi o Rio se preparando para uma guerra de manhã. Vi a guerra acontecendo na hora do almoço. Claro que devemos levar em conta que não houve um toque de recolher (Graciane Barbosa foi pra praia hoje) como acontece em Israel, na Palestina em que a cidade inteira fica um deserto. A guerra aconteceu na Vila Cruzeiro, numa favela e os arredores dela é que foram tomados pelos aparatos de guerra, mas a cena de Lilia Telles de colete, em pleno Rio de Janeiro, como se fosse Losekann na Faixa de Gaza ou Paglia no Iraque, foi forte. Muito forte.

Ainda bem que a resistência conseguiu expulsar o inimigo.

Nenhum comentário: